A Ladeira da Saudade

A Ladeira da Saudade Ganymédes José

Resenhas - A Ladeira da Saudade

PolyFlores 30/12/2009

Lido na adolescência
Livro tão lindo, lido na infância/adolescência, traz uma história envolvente, rica em cultura nacional e lições de aceitação e amor.
Pena que nossa juventude não valoriza mais este tipo de leitura. Ou seremos nós, pais, que não incentivamos?
Adorei.
lvrcarolina 23/06/2014minha estante
Poly, tenho que discordar de você. Hoje em dia, nós jovens, temos muita influência de outro tipo de leitura, além desses livros da atualidade. Eu tenho 15 anos, e estudo numa escola do RJ. Na minha escola, durante o ano letivo, somos obrigados a ler quatro livros, e fazemos uma prova sobre eles. Um dos livro que a escola me "obrigou" a ler durante as aulas de literatura foi esse, e ele me passou uma mensagem. Dependendo da escola, estamos sim recebendo essa influência literária, e só depois desses livros, formando nossos gostos..

Raely.Sabrine 13/01/2023minha estante
É perfeito, acabei de terminar..

alexcs.lira 30/08/2023minha estante
Também li na adolescência e realmente é muito bom. Super recomendo!

Raquel1510 05/03/2024minha estante
Tem como baixar em PDF?

paty.0 24/10/2023

Como eu amei esse livro, peguei emprestado da escola onde eu trabalhava e queria um pra mim, mas na Amazon tá muito caro(só um desabafo).
Só não li mais rápido por causa da faculdade, mas que leitura maravilhosa mesclava a história dos protagonista com Gonzaga e Dorotéa, como eu queria uma continuação dessa história, fiquei com uma vontade enorme de conhecer Ouro Preto
Super indico essa leitura juvenil, queria muito ler outros livros nesse estilo, nunca mais vou esquecer de Dirceu e Marília ?

milenesx 22/07/2022

Uma linda história de amor vivida por Lília e Dirceu; no decorrer do livro é possível aprender fatos marcantes sobre Ouro Preto.

Daniel.Silva 21/07/2021

Uma viagem no tempo.
♡♡Leitura do lazer♡♡

Um dos livros infantojuvenil mais fofos e emocionantes que já li! Em 'Ladeira da saudade', escrito por Ganymédes José, em 1983, é uma maneira encantadora de aprender história. Não apenas uma história recente, da década de 80, mas a história do Brasil, mais precisamente de Minas Gerais e da cidade de Ouro Preto, no século XVIII. E o mais interessante que tornou a minha leitura mais emocionante foi que eu estive em Ouro Preto em 1998, durante uma excursão da Faculdade. Muitos dos lugares históricos citados no livro foi uma recordação muito linda, uma viagem no tempo à cidade de Ouro Preto. A história fala de um de amor de entrega, que vence a barreira do preconceito racial. 'Ladeira da saudade' narra a história do namoro de dois adolescentes, Lilian e Dirceu, que nasce embalado pelo clima romântico da história de outros namorados, "Marília e Dirceu", nomes pelos quais ficaram conhecidos Dorotéia e o poeta Tomás Antonio Gonzaga. Eles viveram em Ouro Preto na época da Inconfidência Mineira, de que Gonzaga participou. Para contar a história de Lilia e Dircel, Ganymédes José apresenta um passeio pela ruas e lugares históricos da encantadora Ouro Preto, hoje considerada Patrimônio Histórico da humanidade, onde "até as pedras têm história" . 'Ladeira da saudade', é o despertar de um amor verdadeiro no coração de uma adolescente que revive, no século XX, em Ouro Preto, um amor atormentado do Brasil do século XVIII. Um amor de entrega, que vence a barreira do preconceito racial.
⭐⭐⭐⭐⭐

Jupiter 25/06/2021

De um livro paradidático para um grande amor
Eu confesso que quando recebi esse livro pra ler no meu segundo ano do ensino médio fiquei mega desanimada, mas ao longo das paginas fui me apaixonando completamente pelos personagens e pela história, ouro preto virou ate um desejo de viagem, é uma leitura jovem e bem divertida!

Renata CCS 07/02/2013

O melhor é a sensação de mergulhar no passado e se esquecer totalmente o presente
A LADEIRA DA SAUDADE é para aqueles que gostam de romances e muitos detalhes nas descrições de lugares. Quando chegou às minhas mãos foi através de uma professora. Era apenas mais uma leitura obrigatória da escola, mas que acabou se tornando uma deliciosa viagem no tempo. Sabe aquela sensação de estar vivendo a história, conhecer a antiga Ouro Preto? Assim me senti ao ler esta obra. Foi um dos livros, juntamente com MÚSICA AO LONGE de Érico Veríssimo, que marcou a minha adolescência.

É a história do despertar de um amor puro no coração de dois adolescentes que revivem, no século XX, um amor atormentado do Brasil do século XVIII. É a história de Marília e Dirceu. A narrativa se passa em Ouro Preto, uma cidade histórica brasileira e todas as características desta incrível cidade estão no livro: as ornamentações das antigas construções e a história daquele povo. Marília, conhecida por Lília, é de uma família muito rica de São Paulo. Ela termina o relacionamento com o namorado muito bem sucedido, porém bastante egoísta, e isto deixa um “clima pesado” em sua casa, já que o ex é filho da melhor amiga de sua mãe, que não se conforma com o término do relacionamento da filha. Lilia acaba indo morar por um tempo em Ouro Preto com sua tia-avó Ninota. A princípio ela não fica nada feliz com a mudança, mas ao chegar à cidade e conhecer os moradores, as histórias e os personagens daquele lugar, muda totalmente seus conceitos. Conhece as "Tetetês", 3 garotas cujos nomes começam com T, e ficam grandes amigas. Elas participam de um grupo de teatro de bonecos, liderado por Dirceu, um rapaz pobre e descendente de escravos africanos. Lília e Dirceu se apaixonam e precisam vencer a barreira do preconceito, já que Dirceu é de uma família de origem muito simples. Mas este livro também é uma grande viagem a Ouro Preto: para quem pretende conhecer, ou para quem já conhece e quer reviver a cidade histórica brasileira tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Juntamente com uma história de amor consagrada pela literatura brasileira, é relatada também a história dessa linda cidade.
Juliana 23/04/2013minha estante
EXCELENTE !!!!

torello 29/06/2022

Não sentirei saudades
O livro é mal desenvolvido, não promete o que entrega, os personagens são chatos, há uma romantização de tudo, é extremamente corrido, enfim, péssimo, não leria de novo.
Só não dei menos estrelas pois amo Minas Gerais e fiquei encantado com a descrição de Ouro Preto. Fora isso, são poucas as qualidades desta obra, dentre elas uma exploração das relações entre filhos e pais e uma "diversidade" meio chula, porém existente.
Portanto, é um livro medíocre e tedioso, a leitura não prende o leitor.

Deeh 02/08/2023

Gosto do contexto, só.
Depois de muita vergonha alheia, terminei a releitura. Rsrs
Meu apego pelo livro foi o fato dele instigar curiosidade por Ouro Preto. O romance é legalzinho, mas bem fraquinho... Falta algum tempero, mas vá lá. Tá bom.

Júlia 10/09/2020

Esse livro é um romance bem levinho, mas infelizmente não muito bem explorado e desenvolvido, e o final também é bastante previsível. Tirando isso, acredito que seja uma leitura ideal para pré-adolescentes, apesar de alguns termos usados no livro serem problemáticos hoje em dia. É um livro muito rico em cultura e pra quem ainda não conhece Ouro Preto assim como eu, é uma ótima porta de entrada para despertar a curiosidade e vontade de conhecer um lugar tão repleto de história

FlorCavalcanti 04/04/2021

Um livro lindo
Li a mais ou menos uns 12 anos, marcou radicalmente minha adolescência, foi uma dos livros que me despertou ainda mais pra esse mundo incrível da literatura e afins... Saudade!

fefe62 19/06/2022

crítica "a ladeira da saudade"
bastante semelhante a "amor e gelato", porém sem o devido reconhecimento por ser nacional.
recentemente fiz a leitura do livro e a forma como é retratado igual "amor e gelato" é absurda.
há muitas semelhanças na historia, no enredo, e sem dúvidas, melhor que "amor e gelato". Não apenas por se tratar da nossa historia, mas sim pelo desenvolvimento.
recomendo a todos, principalmente aos que ja leram propriamente "amor e gelato", pois se gostou desse, certamente adorará "a ladeira da saudade".
o que mais me chateou foi o fato de só haverem 2 vídeos panfletando no Tik Tok, enquanto há milhares de resenhas sobre "amor e gelato".
quem sabe conseguiremos dar o devido reconhecimento a esse livro?

bloop 13/10/2020

Se você quer um livro brasileiro para sair da ressaca literária, eu recomendo Ladeira da Saudade. A escrita simples e fluída faz com que você leia rapidamente, sem ver o tempo passar.
Inicialmente não tem muita graça, parece apenas um clichê, e admito que o romance é bem sem graça. No entanto a quantidade de fatos históricos e descrições sobre Ouro Preto me faz pensar em visitar Minas Gerais caso eu tenha oportunidade.
Tem alguns trechos e expressões problemáticas no livro, mas nada muito pesado ao ponto de fazer você querer deixar de ler ? embora esteja me questionando sobre a opinião de deficientes físicos sobre o que está escrito sobre Aleijadinho....
Enfim, foi uma leitura até que agradável para alguém que não estava conseguindo ler nada.

Carolina 19/03/2021

Livro maravilhoso, com a cultura brasileira extremamente rica e uma história linda por trás de fatos verídicos?