A bibliotecária de Auschwitz

A bibliotecária de Auschwitz Antonio G. Iturbe
Antonio G. Iturbe
Antonio G. Iturbe




Resenhas - A Bibliotecária de Auschwitz


275 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Jacque 10/11/2023

A Bibliotecária de Auschwitz
Leitura fluída, porém com algumas descrições de cenas muito pesadas. As vezes é difícil acreditar que alguma possa ter passado por isso.
comentários(0)comente



Ana 09/11/2023

A paz não cura tudo, pelo menos não tão depressa.
Excelente leitura pra quem se interessa pelos acontecimentos do Holocausto. Coincidentemente me peguei iniciando essa leitura pouco antes do início da ?guerra? entre Israel e a Palestina, e fiquei intrigada quando Fred Hirsch disse em uma de suas falas aos frequentadores do bloco 31: ?Por isso, regressaremos à terra da Palestina e nos ergueremos. E ninguém nunca voltará a nos humilhar. Porque nos armaremos de orgulho e também de espadas? muito afiadas. Mente quem diz que somos uma raça de contadores. Somos uma raça de guerreiros e devolveremos todos os golpes e todos os ataques multiplicados por cem.?
No fundo eles sabem que aquela terra não lhes pertencia exclusivamente, e é de uma insensibilidade inenarrável o que o governo Israelense, dos judeus, realizem um massacre tão cruel e sangrento à uma nação após tudo que seus antepassados sofreram no holocausto.
Eu não tinha dimensão dos números assustadores de pessoas assassinadas na II Guerra Mundial, e sou grata por ter a oportunidade de ler um pouco sobre como foi a rotina daquele povo que tanto sofreu, mas a duras penas, apesar de tudo e só Deus sabe como, sobreviveu.
comentários(0)comente



Giovana357 08/11/2023

Livro mais detalhado sobre o tema. Ótimo!!
"A verdadeira doença é a intolerância." (Pág.148)
?Para quem ainda não sabe, sou fascinada por todo bom conteúdo que remeta essa fase da história, e quanto mais eu leio, por mais indignada com as injustiças do holocausto eu fique, mais eu quero saber.
.Se você também é assim como eu, esse livro é o mais perfeito e completo sobre o assunto que você vai encontrar. De todos que eu já li ate agora, este é o mais
DETALHADO (consequentemente, o mais pesado também.) o autor conta todos os mínimos detalhes, desde cheiros, sensações, medos, como eram as acomodações... tudo com grande maestria de detalhes.
?Demorei bastante para terminar essa leitura, pois já que é uma leitura tão detalhada acaba sendo um pouquinho extensa, mas quando cheguei depois dos 80% fluiu de maneira super rápida, o final desse livro é ótimo e não deixa nada em aberto, sabe? Tudo muito bem explicado, desde a estadia da protagonista no campo até o que aconteceu no pós guerra. O autor responde todas nossas perguntas no final do livro: como? Por que? Onde?
Quando?
?Antônio, o autor, já ganhou meu coração. Pude perceber no final do livro o quanto ele foi escrito com amor e dedicação, rico em tantas informações. O autor realmente nos mostra sua curiosidade sobre o assunto, e acabei criando uma aproximação muito grande nas últimas páginas, onde ele da "satisfações ao leitor de onde tirou as informações, suas pesquisas e viagens. Achei isso muito válido e importante.
Bônus: (mini spoiler) Para quem também leu "O diário de
Anne Frank" saibam que ela reaparece nos capítulos finais desse livro e gostei muito de poder ter tido essa informação! Esse livro é maravilhoso, LEIAM!!!
comentários(0)comente



Livia 07/11/2023

Um livro extraordinário
Esse livro relata com precisão os horrores de um campo de concentração nazista Mas com uma linguagem fácil e acessível. Impossível permanecer o mesmo depois da leitura
comentários(0)comente



anarontani 30/10/2023

Gostei muito do livro, ler um livro q fala sobre livros é empolgante.

porém, é muito dolorido ler esse relato de uma sobrevivente dos horrores do holocausto e ver q a história se repete sob o pretexto do ultranacionalisno!!?
é inconcebível o q está acontecendo, essa guerra promovida pelos sionistas é a repetição de algo q aconteceu e q nós e todos esperávamos q jamais acontecesse novamente!

fico inconformada em como absurdos como esses tornam a acontecer!!!

?Conseguir saber a verdade em Auschwitz é como pegar flocos de neve com o caça-borboletas do professor Morgenstern. A verdade é a primeira vítima da guerra.?

?ela se senta numa cama vazia e sente o cheiro de celulose dos romances, faz as folhas correrem rapidamente com o polegar, e o barulho de cartas de baralho a faz sorrir.?
comentários(0)comente



Luciana Guilardi 25/09/2023

Uma história muito forte, comovente. Impressionante como a gente reclama por causa de coisas tão pequenas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daiana.Rozestolato 04/09/2023

Auschwitz- Birkenau
O Livro passa em Auschwitz-Birkenau, o campo mais mortífero do período Nazista.
Ali morreram cerca de 1.100.000 a 1.500.000 registradas e sabemos que milhares nem sequer tinham registro. Então a estimativa de mortes ali era bem maior.
Nesse campo os carrinhos que levavam os mortos para o valão se cruzava com o panela do café da manhã.
Se presenciava filas com milhares de pessoas indo em direção a câmeras de gás que eram escolhidas pela fragilidade da idade, da saúde ou simplesmente pq eram crianças?
Os médicos que deveriam curar ou amenizar dor ali eram os responsáveis por mortes em massa e por experimentos humanos com sofrimento inimagináveis.
Tanta atrocidades que não tem como mensurar.
Ali todos já perderam o seu direito de sonhar.
Tudo ali é muito intenso! Viver ali é um desafio!
Dita Adlerova, a Bibliotecária, arriscou sua vida para esconder e cuidar dos livros.
Ela mantinha um barracão com livros para que as crianças pudessem ter acesso as histórias e poder aliviar um pouco a dor e a maldade daquele lugar .
Alfred Hirsh criou no campo da morte uma escola improvisada para que todas as crianças pudessem ter os dias poucos melhores nesse lugar de tamanho sofrimento.
O livro conta a história de coragem e força dessa menina de 9 anos que cresceu ali vendo todos os dias as maldades e que teve coragem pra ajudar muitas outras pessoas.
Ali ela presenciou o período da morte de Anne Frank e de sua irmã Margot por tifo dias antes da liberdade.
Um livro forte e emocionante ?
comentários(0)comente



Teka Maia 06/08/2023

Gosto de livros que relata m fatos históricos.
A decada de 40 foi um período muito difícil em todo o mundo principalmente na Europa. Nesse livro conhecemos Dita uma bibliotecária judia.
comentários(0)comente



Maih Lima 31/07/2023

A bibliotecária de Auschwitz é o registro de uma época triste da história, mas também o relato de pessoas corajosas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes na luta por uma vida melhor, munindo-se de livros.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



CAssia.Dragna 23/06/2023

A vida
O livro fala, basicamente sobre a vivência de Edita Adlerova em Auschwitz e como ela se tornou a bibliotecária de Auschwitz. O livro nos mostra como nós precisamos valorizar mais a vida, pois o livro apresenta as situações desumanas que eram viver nos campos de concentração e até mesmo lá a Edita consegue nos mostrar a beleza da vida e como pequenas coisas que hoje podem ser consideradas simples trazem uma grande felicidade e nos mostram a sua importância.
comentários(0)comente



Mari.Vasconcelos 14/06/2023

O nosso ódio é a vitória deles
Sempre que leio um livro nessa temática eu saio com a alma pesada, apesar de no início não ter surtido o efeito de sempre, foi por pouco tempo...
Logo a leitura foi ficando densa ou tensa, não sei... O fato é que é meio que impossível não sentir uma angústia, um nó no estômago, uma raiva e um monte de "Por quê's" sem nenhuma resposta ... aí vem a citação de Fred Hirsch: "O nosso ódio é a vitória deles" (...) Quanto mais o tempo passa, quanto mais "evoluimos", mais e mais permitimos que eles vençam; aí está a Internet provando...
O Holocausto ensinou-nos o quê?
A recente pandemia mundial ensinou-nos o quê?

"Com pão para comer e água para beber o homem sobrevive, mas só com isso a humanidade inteira morre."
Evandro.Junior 15/06/2023minha estante
Esse livro, essa história é muito profunda.


Mari.Vasconcelos 16/06/2023minha estante
Muita cisa, Evandro


Mari.Vasconcelos 16/06/2023minha estante
Coisa***


Evandro.Junior 17/06/2023minha estante
Enquanto lia, lembro que pensei "nossa que sorte a geração que consegue ter acesso a qualquer livro ainda mais por causa da internet" imagina, tinham que esconder os livros (os poucos) para apreciar a leitura as escondidas, historicamente, emocionalmente, psicologicamente, literariamente




Daniele 01/06/2023

Após muito tempo finalmente concluir essa leitura, histórias sobre a segunda guerra sempre me interessam bastante, principalmente quando baseadas em fatos reais. O livro nos relata os horrores e atrocidades que ocorreram nos campos de concentração, é muito insano e triste imaginar toda a violência e condições sub-humanas vividas por milhares de pessoas, teve momentos em que me senti angustiada com os relatos, por outro lado é muito bonito ver em como os livros traziam uma pequena luz em meio à escuridão para aquelas crianças, e o que falar de Dita? que mulher forte e inspiradora... valeu a pena demais a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



275 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |