Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Marcelo.Cruz 12/01/2017

Otimo
Livro fantástico simples e rápido! Realidade nua e crua do presídio

Lindsey 18/03/2017

Revelador
Vencedor do Prêmio Jabuti, esse livro do Dr. Drauzio Varella retrata como era a vida dos detentos no maior presídio que tivemos no Brasil, o Carandiru (inaugurado em 1920 e demolido em 2002). Mostra como os presos tinham que respeitar um 'código penal' que não estava escrito, que era a lei que 'organizava' o comportamento da enorme população carcerária do local. O Dr. começou a ir ao Carandiru para prestar trabalho voluntário em 1989 e lá conheceu diversos personagens que tiveram aqui retratadas suas histórias. O objetivo não era fazer uma denúncia ao sistema prisional, mas mostrar o que viu, de forma bastante sensível e ao mesmo tempo neutra. Fala sobre as 'condições nada propícias à manifestação da individualidade' e de como a mente humana funciona em seu limite quando o corpo encontra-se confinado por muito tempo. O filme, de mesmo nome, também é imperdível, tendo no elenco Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Lázaro Ramos e Caio Blat.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Dênison T. 31/07/2017

Poucos convivem, muitos vivem...
O Dr. Dráuzio Varella, cancerologista formado pela USP, se prontifica a ser voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como "Carandiru", devido ao aumento de infectados pela AIDS. Não só pela falta de prevenção mas também pelo grande número de usuários de drogas injetáveis.
O livro relata de forma simples e direta, toda hierarquia do presídio, o porquê de cada pavilhão abrigar determinados presidiários e seus relatos.
Dr. Dráuzio Varella deixa claro que não vivia em um ambiente de intimidade, mas sim de respeito. E se alguém ali dentro caçasse confusão com o dr. poderia ser morto, afinal de contas ele estava fazendo de graça algo para o bem deles e que muitos outros não fariam nem por dinheiro.

GeanPerius 16/08/2017

Filial do Inferno.
Neste livro, Drauzio nos desnuda um mundo subterrâneo, apartado da sociedade dita "civilizada e do bem", um ambiente habitado pelos excluídos e esquecidos. O que mais me impressionou não foi o ambiente descrito pelo autor, mas a coragem do Dr. Varella em assumir um trabalho voluntário num dos piores locais possíveis para o exercício da profissão, análogo ao próprio inferno. Ótima leitura.

Lamboglia (@estantedotibas) 23/08/2017

"Pára, pelo amor de Deus. Não é para matar! Já chega, acabou! Acabou!"

Autor: Drauzio Varella
Ano: 1999
Páginas: 302
Ed: Companhia das Letras

No ano de 1989, o médico Drauzio Varella chega à casa de detenção "Carandiru" para promover um trabalho voluntário sobre a prevenção do vírus das AIDS, o HIV para mais de 7,200 presos. Lá, conheceu várias pessoas, de várias histórias e vários crimes. Em "Estação Carandiru" Drauzio nos convida a entrar em um ambiente hostil, escasso, abandonado e de estrutura comprometedora. Os primeiros capítulos nos serve como guia de ilustração imaginária para podermos ter uma visão mais ampla sobre a estrutura do complexo. Seus pavilhões são apresentados um por um com definições sobre suas composições. Cada complexo que possuía cinco andares cada, eram separados de forma sistemática. Alguns eram desejados e outros renegados devido aos eventos que aconteciam por lá, principalmente na famosa "rua 10". Após as apresentações, Drauzio Varella vai relatando nas páginas seguintes cada esquema que funciona dentro do complexo, é surreal, mas é fato. Televisão, pastel. churrasquinho, pinga. Tudo isso existia por lá. Aluguel e vendas de celas, tráfico de drogas, relacionamentos homo afetivos, acerto de contas, cigarros(não apenas ele) funcionam como escambo e; dinheiro, se tiver, é sempre bem-vindo. O interessante do livro que nem tudo é relatado pelo próprio autor, há participações dos detentos também, e alguns são mencionados várias vezes, como outros tem suas histórias (mais de uma até) contadas. Algumas engraçadas, outras bem tensas.Há também participação dos agentes penitenciários exercendo a sua função e relatos de outros que enveredaram para o caminho oposto da profissão, até chegarmos ao momento estarrecedor que virou palco de uma intervenção "desastrosa e mal-preparada" pela PM do Brasil. Tudo isso é apresentado com uma escrita muito simples de se ler e compreender.

O Carandiru caiu na cultura pop do pais, sendo mencionado por vários artistas em suas músicas como por exemplo: "Diário de um Detento" do grupo Racionais MC's,, "Roleta Macabra" E outros que criaram um grupo dentro e fora do complexo: 509-E do Dexter e Afro-X e a banda Pavilhão 9. Além de outros livros sobre a antiga casa de detenção, há também o filme (2003) do saudoso Hector Babenco juntamente com o rapper Sabotage que não apenas atuou no filme como serviu de consultor para o diretor.

"Estação Carandiru" é uma leitura bastante interessante, pois mesmo não sendo objetivo deste livro denunciar um sistema penal antiquado, fica no ar o direito do leitor de questiona-lo e critica-lo.

Antonio Maluco 02/09/2017

Policial
foi legal as histórias dos presos do antigo Carandiru

Camila.Dias 20/11/2017

O Drauzio escreve lindamente!
Apesar do peso atribuído ao assunto abordado no livro, o Dr. Drauzio faz isso com uma delicadeza que faz até parecer que não estava falando de pessoas que realizaram tantas atrocidades.
Leitura recomendada!

Mr. Jonas 03/02/2018

Estação Carandiru
O livro 'Estação Carandiru' é resultado da experiência do próprio autor no lugar que foi o maior presídio do Brasil. A convivência com os presidiários e funcionários do presídio teve início quando foi desenvolvido o seu trabalho voluntário de prevenção à AIDS. Esta convivência proporcionou o conteúdo do livro, onde o autor descreve desde a divisão física da Casa de Detenção, os pavilhões, até a sociedade carcerária e relatos de detentos e funcionários.

Dhalila 10/04/2018

Na malandragem
Estação Carandiru conta histórias da cadeia na época que o doutor Drauzio Varella se voluntariou a trabalhar como médico na prisão Carandiru, e também de vários personagens que ele conheceu nesses 13 anos de vonluntariado.
Drauzio consegue contar para gente em sua obra como é a vida na cadeia, e como cada coisa funciona de uma forma tão clara e leve, que no final você sente q viveu esses momentos com ele. Sua escrita é super fluida é tão gostosa que não consegui parar de ler até acabar.
As amizades que ele fez e suas histórias são excepcionais, muito bem apresentadas. Adorei esta obra e a partir de hoje é uma das minhas favoritas. Acredito que todos devam ler Estação Carandiru, porque além de ser uma obra sobre um local q marcou a história brasileira é uma obra social que faz entendermos porque algo funcionava de tal jeito. Sensacional é pouco para explicar o que essa obra foi para minha vida de leitora.

isiskarol 11/05/2018

Leitura Fundamental
Drauzio Varela conta histórias do universo carcerário do que já foi o maior presídio da América Latina.

O fator humano muito presente nas obras do autor não deixa nada a desejar e somos convidados a refletir sobre um sistema penitenciário ineficiente, reflexo de nossa complexa sociedade abandonada pelo Estado.

Boa leitura para despertar as mais variadas reflexões em qualquer ser humano.

Mario Miranda 11/05/2018

Realidade carcerária vista de dentro

Obra magistral de Drauzio Varella, que narra sua própria experiência como médico na penitenciária do Carandiru, na época maior presídio da América Latina.

Com escrita fluida, narrando cada história de maneira breve e concisa - quase uma coletânea de contos - Drauzio nos traz a realidade do presídio: sem críticas ou elogios ao sistema, aos detentos, ou a qualquer envolvido. Varella disseca a realidade atroz da Criminalidade e seus atores

Marcia 14/10/2018

O livro Estação Carandiru do medico escritor drDrauzio Varella . Ele trabalhou por 10 anos nesse presidio nos conta historias e a visão que ele teve desse período.
No ano passado eu li Prisioneiras e ao terminar minha visão era outra, assim como agora.
Dr Drauzio Varela nos mostra uma visão diferente dos presos, não os inocenta, claro, mas nos faz compreende-los, olhar com outros olhos.
Passei a conhecer, através das historias narradas, um mundo que eu achei só existir em filmes. Ao ler um livro bem escrito, como esse foi, o leitor sente as mazelas que muitos seres-humanos são vitimas.
Há algumas historias de arrepiar, que realmente cheguei a duvidar da existência de algum sentimento naquele individuo.
Nos impressiona muito, as vezes pelos crimes, as vezes pela doença, pelo abandono, pela discriminação...Enfim, só lendo para entender.