Emperor Of Thorns

Emperor Of Thorns Mark Lawrence

Resenhas - Emperor of Thorns

Lucas Rey 12/12/2022

Parabéns por ter chegado até aqui.
Se você chegou até aqui, meus parabéns, principalmente por não ter deixado o "haterismo", que o brasileiro tem com o autor, te pegar. E com certeza valeu a pena, não é mesmo?

O final da Trilogia dos Espinhos foi, no mínimo, extremamente satisfatório. O final do personagem principal foi, ao mesmo tempo, inteligente/inovador, mas que sabíamos também que não poderia ter sido de outra forma.

O livro me deixou com aquele sentimento de melancolia por tudo que aconteceu desde o Vol.1 até agora. É muito bom quando livros te envolvem dessa maneira. Tem muita coisa insípida por aí, que não te causa nada além de um entretenimento temporário durante a leitura, o que não foi o caso dessa trilogia.

Confesso que eu não sou muito chegado em trilogias ou séries. Sempre preferi ler coisas com começo, meio e fim. Sem precisar me comprometer em continuar lendo aquela história, ainda mais quando falamos de fantasia, pois os livros tendem a ter muitas páginas. Mas foi uma maravilha ter dado a oportunidade de ler a Trilogia do Espinhos. Os três livros são de altíssima qualidade. Muito empolgantes.

Recomendo demais a leitura. E mesmo não sendo fã de trilogias, estou já me preparando para pegar a trilogia do mesmo autor que acontece no mesmo universo: Trilogia da Guerra da Rainha Vermelha.
Gabriel.Marques 16/12/2022minha estante
Eu amei essa trilogia. Acabei o último agora

Gabriel.Marques 16/12/2022minha estante
Pena que a trilogia da Guerra da Rainha Vermelha nao tem o 3º impresso aqui no brasil ?

Fabrício Araújo 06/08/2022

Manooo
Eu não acredito que o autor fez isso no fim do livro pqp, eu estava pronto para colocar a trilogia como minha favorita,as não curti esse final pqp

Karina 09/07/2022

E então a trajetória do Príncipe dos Espinhos chega ao fim
Acompanhar Jorg nessa trilogia custou muitas emoções, nem sempre boas, mas é o que espero de histórias tão bem construídas quanto essa!

O autor tem uma escrita muito envolvente, principalmente nos últimos capítulos em que ele se despediu de uma forma poética e deixou aquele sentimento nostálgico.

Gosto muito de histórias épicas, medievais, com toques de magia e personagens full powers, e confesso que fui atraída para essa trilogia exatamente por conta dessas características.

Com certeza procurarei mais deste autor!

Calorine 22/06/2022

Pqp
Que trilogia digna! Meu Deus, cada livro surpreende e esse, justo esse, não tinha como ser diferente. Definitivamente entrou pro meu top3 de melhor trilogia.

Vivi 01/04/2022

Novamente o livro alterna entre o presente e o passado e novamente eu não tenho interesse no passado e conto as páginas para voltar ao presente. Essa trilogia em si, a escrita do autor e a forma que foi escrito os livros em geral não me atraíram, terminei o livro na força do ódio porque queria ler o próximo.

Isa 20/02/2022

Eu amei
cara, toda essa jornada foi muito incrível. Apesar de tudo eu me apeguei a esse merda e não queria que a história terminasse, mas achei que foi um final digno a esse personagem depois de tudo. Muito feliz por ter acompanhado a história de Jorg até o fim.

Kai 01/01/2022

QUE SABOR
Meu plano era dar NO MÁXIMO um 4 estrelas pra esse livro, mas depois desse final, não teve jeito. Um ótimo jeito de terminar essa trilogia que, apesar dos altos e baixos, valeu muito a pena. Obrigado, Mark Lawrence, já tô com mais uma trilogia sua engatilhada pra esse ano. E, principalmente, obrigado, Jorg. Vou sentir falta de você.

Juliana3239 28/11/2021

Final digno para uma trilogia digna!
Eu confesso que não amei esse universo quando tive meu primeiro contato com ele. Foi bem confuso pra mim no começo. Acho que só finalmente entendi a pegada no segundo livro.

É um universo pós apocalíptico onde a humanidade regrediu para costumes medievais, mas que ainda existem resquícios do passado onde havia tecnologia e modernidade.
Mas a humanidade regrediu e encontrou outras formas de poder na magia.

Eu ainda acho essa mistura bem estranha pra falar a verdade, mas fico feliz de ter insistido nessa história depois do primeiro livro. A escrita do autor só evolui de um livro pra outro, e eu acho que ele consegue dar um final digno (não genial, mas digno).

Ainda achei algumas soluções que ele dá muito fantasiosas, mas no fim das contas o que me importou foi a jornada do personagem Jorg. Ele apresenta um adolescente semi psicopata e assassino no primeiro livro, bem difícil de ter empatia mas que tem carisma. No segundo entendemos melhor o por que dele ser assim, e que na verdade ele tem consciência das atrocidades que cometeu (comete), mas que continuará fazendo se for o necessário pra levá-lo aos seus objetivos. E no terceiro finalmente temos um Jorg maduro e adulto, que continua cruel, mas que tbm encontra certa redenção.

Eu gostei do final do Jorg, o autor teve o bom senso de não tentar transformar o personagem em santo imaculado, ele tinha plena ciência de tudo de horrível que ele fez e que não podia dar um final feliz e saltitante para o personagem, ele precisava de uma redenção, e eu acho que ele conseguiu.

Um plus aqui para algumas cenas de gore que me deixaram de cabelo em pé e traumatizada (no bom sentido) por vários dias.

Uma boa saga pra quem curte fantasia. Pensando até em ler Rainha Vermelha.

Trajano 24/10/2021

Fechou a trilogia no mesmo bom nível
Com uma narrativa que prende, que sufoca e choca algumas vezes, que te faz odiar e amar os atos do personagem, te faz se perder um pouco, pois a história na verdade é contada com muitos flashbacks e há uma narrativa paralela que se passa anos atrás. Entretanto, foi uma ótima experiência. O final tem um plot bem surpreendente. Você pensa que a história dos três livros foram narradas pelo Jorg, mas não é bem assim...

Acho o grande acontecimento do final compreensível, embora não deixe de me chatear um pouco. Foi como um esparadrapo nas feridas abertas do protagonista, que se moldou e cometeu atrocidades e heroísmos a partir das consequências delas. Jorg parece ao mesmo tempo ter alcançado tudo o que ele tinha que alcançar. Vingou-se de quem ameaçou sua família, sangrou um monte, trepou com algumas mulheres, se sagrou imperador, mas acima de tudo, aprendeu a amar, e talvez este tenha sido um dos principais objetivos que talvez o próprio Jorg não sabia que tinha, o que o fez se sentir não apenas diferente, mas melhor que o pai horrível que teve.

Confesso que não entendi tão verdadeiramente o sentido dos construtores, pois o livro parece se passar numa época pouco após o período medieval, porém tais construtores mil anos antes já tinham conhecimentos tecnológicos gigantescos. Até mesmo o anel "mágico" do Jorg não é mágico, mas uma espécie de GPS...

Aventura, mortes, ação, (ficção científica?), terror, apreensão, sangue, vingança... eu gostei muito.

Lust 19/10/2021

? Imperador
? O fim da saga dos espinhos, terminado incrivelmente e inevitavelmente, não imaginava que terminaria assim, porém amei muito.

HAXI 06/10/2021

"SI VIS PACEM, PARA BELLUM" um encerramento digno desta obra
Dois litros de água para repor a umidade do corpo de tanto que as lágrimas rolaram dos meus olhos...

Vamos lá, nunca é fácil terminar uma trilogia como a Trilogia dos espinhos. Jorg Ancrath é um egomaníaco, cruel e meio sádico mas acima de tudo ele é um ótimo protagonista, muitos podem ver ele como um vilão e não estão errados nisso mas muito do que me fez amar tanto esse personagem e que ele nunca escolheu esse caminho mas tambem nunca negou sua natureza cruel vejam bem eu não passo pano nem para a metade das atrocidades e que fez mas ao meu ver ele é uma espécie de vítima de tudo que aconteceu nestes livros e como se o mundo aqui apresentado fosse uma doença e Jorg e como um sintoma disso ele apenas reage da forma como o mundo se mostrou a ele cruel e frio. É muito difícil vc conhecer a história do personagem e não torce por ele mesmo quando ele está errado porque o mundo de Ancrath é tão errado quando Jorg.

Mark Lawrence é um dos meus escritores de Dark fantasy favoritos e a Trilogia dos espinhos entra hoje para meu top 10 fantasias que todos deveriam ler
kore 03/12/2021minha estante
perfeito sem defeito

HAXI 03/12/2021minha estante
Eu já sabia qud fim ele teria mas msm assim esse final me quebrou :(

kore 03/12/2021minha estante
nem fala, ainda não terminei KKKKKK tô mto ansiosa p conseguir

HAXI 03/12/2021minha estante
Kkk prepara o coração então

Kira© 12/10/2022minha estante
Tive que favoritar essa obra! Muito impressionante. Me emocionei muito no final, o que foi aquilo? Kkkk

HAXI 12/10/2022minha estante
Nostalgia bate forte aqui, acho que lerei ele denovo daqui um tempo

Kira© 12/10/2022minha estante
Eu também estava pensando em fazer isso ? e faz pouco tempo que terminei a trilogia

elly 05/09/2021

simplesmente sensacional
sabe eu não sei nem como explicar o misto de sentimentos que eu tenho sobre esse livro. o universo é tão bem construído, inicialmente tão confuso mas tão bem explicado ao longo das páginas, é tão cativante e--- deus o que dizer sobre esse protagonista??? eu amo odiar o jorg, ele se tornou um dos meus personagens favoritos mesmo sendo completamente horrível na maioria dos casos e isso é muito AAAAAH que ódio! a escrita do mark lawrence também é impecável, nossa eu virei fã já enquanto lia o primeiro da saga. leitura fantástica, porém pesadinha também, foi uma leitura que eu demorei pra concluir porque foi muita coisa pra digerir e as vezes o clima todo dá uma pesada (sem falar que eu, no fundo, tinha medo de saber qual seria o desfecho da história então fiquei enrolando porque não queria estar certa), mas não me arrependo em nenhum momento. amei demais.

Mika | @mikaela.gaelzer 02/09/2021

Emperor of decepção
Mano.. na boa... VAI TUDO PRA PQP
por que começar bom do jeito que foi os dois primeiros livros e virar essa LADEIRAAA

AAAAAHHHHHH

Olha, sem condições.

É tanta enrolação, tanta volta ao passado que dá sono e tanta narrativa para encher linguiça que quando começa a ficar interessante também começa uma maratona: tudo muito corrido, alguns pontos mal explicados.... enfim...

As últimas 25 páginas salvam um pouco, mas não o suficiente para a gente achar incrível.