As Espiãs do Dia D

As Espiãs do Dia D Ken Follett

Resenhas - Jackdaws

laizaandrea 16/01/2023

Perfeito!
Eu amei tanto esse livro, rico em detalhes. Anos se passam e eu não consigo superar ele? Espetacular!

Bya 15/01/2023

Excelente livro!
Foi minha primeira vez lendo uma ficção histórica. Meu pai me presenteou no Natal de 2021 com esse livro, porque ele já conhecia o autor e gosta dele, então dei a chance.

No início eu estava bem confusa. O livro descreve bastante coisa, mas eu não tenho repertório imaginativo de arquitetura, armas, carros, ... para imaginar as cenas muito bem, e mesmo assim foi bastante proveitoso e pude aproveitar a leitura.

Já começa no meio da ação e o que gostei é que os capítulos são alternados entre os dois lados da história (e da guerra, consequentemente).
Se passa na 2° Guerra Mundial e teve emoção do início ao fim.

Esse livro também se encaixa nos gêneros romance de espionagem e novela de guerra; eu não sabia disso até chegar no meio do livro e me deliciar com um romancezinho em meio ao caos. (Como habitualmente leio + romance, não pude deixar de focar nisso rs)

Os personagens principais são bem construídos ao meu ver, e eu gostei muito do fim do livro. De um certo ponto pra frente foi gato e rato o tempo todo, não dava nem pra ficar tranquila e era esse suspense direto, prendendo a gente.

Recomendo muito a leitura, até eu que não costumo ler desse gênero gostei.

ValAria.Balbinot 13/01/2023

As espiã do dia D
Segunda Guerra Mundial. Na fúria expansionista do Reich, a França é tomada pelas tropas de Hitler. Para Flick nunca houve tanto em jogo.

Isa Frasinelli 03/01/2023

Primeiro livro finalizado em 2023 - com muita adrenalina! Desde que me apaixonei pela trilogia "O Século", me proponho a ler pelo menos um livro do autor por ano. E a "cota Ken Follett" iniciada em 2022 e terminada neste novo ano não decepcionou.
Novamente me deparei com personagens complexos de diferentes universos e interligados de maneiras geniais. Me conectei principalmente com a história da Flick, que representou uma perspectiva diferente das mulheres na Segunda Guerra Mundial e, mesmo sendo ficção, mostra a importância que muitas mulheres tiveram ao arriscar a vida neste período.
Já o lado do vilão não me agradou tanto assim. Claro que senti repulsa ao ler cenas de tortura e das atrocidades cometidas pelos nazistas naquela época, mas acho que num geral o personagem é meio "burocrático" e tem características que fazem com que você tente entender o ponto de vista dele - o que eu não estava com vontade, desde que ele deu uma aula de tortura logo no início do livro rs.
Também acho que a trama demorou para chegar no ponto mais aguardado da história e, quando chegou, acabou passando rápido demais. Porém, lendo Ken Follett há alguns anos, sei que esse é o estilo dele. E quando terminei de devorar as páginas finais, entendi o propósito da estrutura do livro e conclui que foi uma ótima leitura.

Vinícius 29/12/2022

História como romance.
Pra quem se interessa por romance histórico Ken Follett é quase que obrigatório. Ainda prefiro a trilogia o século, mas é bom também.

Daiane539 20/12/2022

Girls Power
"Ninguém está certo o tempo todo, mas numa guerra quando um líder se engana pessoas morrem."

"As espiãs do dia D"é um suspense baseado em uma história real da segunda guerra mundial, mulheres inglesas foram enviadas à França como espiãs e algumas morreram na missão. Apesar do tema pesado, a escrita de ken Follett te provoca várias emoções, risadas, tensão sexual, apreensão; uma escrita envolvente, leve e fluída.
A história se desenvolve com várias surpresas do início ao fim.
O livro foi baseado em uma história real, mas se trata de um enredo de ficção, no entanto contém várias técnicas da resistência na guerra, ele descreve algumas características do modus operandi deles/delas.
Pra mim um livro que te prende é aquele que você não quer dormir até terminar, mesmo faltando um número considerável de páginas, foi isso que me aconteceu com este livro.
Ele é feito de mulheres com personalidade forte, há os personagens odiosos também.
Tem amor, traição, ação, digno das telas de cinema (mesmo que o filme nunca se iguale ao livro).

Prico 01/12/2022

Tudo é urgente
A edição que li, a pop chic, é bem diagramada, com a letra bem confortável e leve , sendo portando fácil de carregar.
Sou muito fã do Ken Follet acho sua escrita ágil e envolvente , esse livro não e diferente. Desde a primeira página já nos importamos com os personagens, com ação a todo tempo a história nos trás realmente as dificuldades não só das ações que antecederam ao dia D , como a vida das pessoas naquele período da segunda guerra.
A dificuldade de uma ação liderada por uma mulher e mostrada a todo tempo, como várias vezes ela não e levada a sério apenas por ser mulher. Até a última página torcemos pelo.seu sucesso e das outras mulher que acompanharam a Flick em uma missão tão importante.

yasmin 06/11/2022

um livro sensacional, com um contexto histórico ideal
muito bem desenvolvido todos os passos da operação, mas poderia ter explicado melhor e mais detalhado o contexto da guerra, porque é um contexto que eu amo muito e queria ver um pouco mais?

Vih 21/09/2022

O Dia D está muito próximo e para que a ação seja bem sucedida é necessário agir para que os nazistas tenham dificuldades de comunicação.
Felicity Clairet, Flick, atua na Resistência Francesa e tem a missão de destruir a central telefônica alemã de Sainte-Cécile. A primeira tentativa da missão falha, então Flick tem a ideia de usar um grupo de mulheres que entraria no castelo disfarçadas de faxineiras.

O começo tem muitas informações e me deixou um pouco perdida, acabei demorando a engatar a leitura, mas no decorrer da história fiquei bem envolvida.
O livro tem uma tensão crescente e desde o começo os alemães parecem estar um passo a frente, então a todo momento esperamos que eles sejam pegas.
A disputa entre Flick e Dieter é impressionante e traz ainda mais suspense e ação a história.

Flick é uma líder incrível para Jackdaws e compensa um pouco da chatice de outras personagens.
Algumas cenas são muito forçadas, como se a atitude e características de certas personagnes não fizessem sentido com suas atitudes.

O final é bem pensado e da um desfecho claro a todos os personagens.

Flávia Menezes 01/09/2022

UMA SAÍDA DA ZONA DE CONFORTO, COM MUITO DESCONFORTO.
?As Espiãs do Dia D?, do escritor britânico Ken Follett, foi publicado em 2001, e é um suspense baseado em uma história real sobre as cinquenta mulheres inglesas que foram enviadas à França como agentes secretas durante a Segunda Guerra Mundial. Recriando cenários e dando vida à personagens que pudessem incorporar da melhor forma toda a bravura que essas mulheres tiveram para realizar tamanha tarefa, o autor reconta a história através do seu olhar.

Confesso que esse não é muito o meu tipo de leitura, mas como esse foi um presente, eu me permiti sair da minha zona de conforto dos romances sulistas norte-americanos, para me lançar em uma escrita bastante diferente, que não posso negar, me causou bastante desconforto.

Ken Follett é um autor consagrado pelos seus thrillers e romances históricos, mas confesso que não me identifiquei em nada com a sua escrita, e por mais que em momento algum eu tenha pensado em abandonar essa leitura, também não posso dizer que foi muito fácil terminá-la.

O começo da história parecia bastante promissor, com esse estilo que me lembrava o primeiro filme de ?Missão Impossível?, trazendo à tona a questão da espionagem, mas foi só os personagens começarem a ser apresentados para que meu desconforto tivesse início.

Quando se fala sobre escrita criativa em desenvolver personagens com traços reais, isso é um ponto crucial não apenas para que possamos nos identificar com eles, mas para que exista diferenciação entre um e outro. Afinal, na vida real, mesmo irmãos gêmeos univitelinos possuem personalidades diferentes. E esse foi um ponto bastante desestimulante, pois todos os personagens eram frios, indiferentes, e sem nenhum traço que pudesse diferenciá-los. O que tornou muito difícil acompanhar os diálogos sem se perder em quem estava falando.

Outra questão ainda voltada para os personagens, é que o autor força uma situação que não sentimos durante a leitura, como é o caso de querer promover a protagonista como uma mulher altamente interessante, a ponto de todos ficarem perdidamente apaixonados por ela. Porém, não é algo que sentimos por algum gesto ou comportamento do personagem. Os homens se jogam aos pés dela, mesmo ela sendo alguém fria, desinteressante, e com falas totalmente sem graça.

Sem contar que a história tem início com uma operação fracassada, na qual ela estava sob o comando, porém, magicamente, ela não precisa sequer prestar contas do ocorrido, e ainda continua sendo considerada altamente qualificada para outra operação bastante arriscada e que poderia colocar a vida de outras mulheres em risco. Mas que tanta qualificação era essa, se ela só falhava e não apresentou nenhum grande plano de ação? Senti que faltou um pouco mais de conhecimento do autor para desenvolver melhor essa parte.

Outra regrinha básica que o autor desconsidera é: ?não fale, mostre?. E esse é um erro que o Ken Follett cometeu bastante. Como é o caso de situações em que os personagens, ao invés de interagir para descobrir determinadas coisas (tal como um segredo, ou até um traço de personalidade), eles simplesmente olhavam um para o outro, e do nada, o segredo (por exemplo) aparecia em sua mente. Isso foi extremamente surreal, mostrando bastante imaturidade no desenvolvimento da cena.

E falando em personalidades, essa parte foi a que me deixou mais incomodada, porque ver um alemão, nazista, exímio torturador, agindo como um garotinho apaixonado e impressionável, e tendo uma reação exageradamente emotiva a uma determinada situação (que até poderia ser dolorosa, mas para um alemão nazista e torturador?) é simplesmente ridículo.

Sem contar esse perfil das espiãs. Eu chegava a ficar confusa, porque se são mulheres que foram recrutadas sabendo que não apenas podiam perder suas vidas, mas passar por torturas inimaginavelmente dolorosas, como é que o autor as descreve em cenas perigosas como mulheres cheias de medo, e emocionalmente abaladas? Como uma mulher iria atirar com precisão estando apavorada?

Aliás...como é que a espiã que dirigia a operação podia ficar se perguntando se era certo ter matado o inimigo, e se fazer aquilo não era errado e a faria se transformar em um ser humano abominável? Mas meu bem, o que você pensou que seria essa operação? Algum tipo de Esquadrão da Moda? Ou uma transformação radical no visual? Impossível ler essa parte sem ficar revirando os olhos.

Enfim, por mais que se trate de um suspense baseado em uma história real, confesso que nada nesse livro funcionou para mim. Nem a trama, nem a narrativa que é bastante lenta, nem muito menos os personagens que não achei nenhum pouco cativantes. E confesso que não me sinto muito motivada a conhecer outras obras do autor.

Porém, por ter sido um presente que recebi com tanto carinho, tem um aprendizado aqui que levarei comigo para as outras leituras, que é me permitir embarcar em uma leitura sem olhar tanto para essas falhas na escrita, e todos esses pontos de incômodo. É interessante o exercício de ler, sem levar tudo tão a sério. Apenas ler, e deixar que o autor nos conte a história até o fim.

E quer saber? Por mais que eu nem sequer goste tanto desse tema, quando vi que outra escritora e jornalista, Sarah Rose, lançou em 2019 o livro ?As Mulheres do dia D?, trazendo a mesma história real desse livro, contada também através de uma narrativa de suspense, porém mais focada em trazer detalhes da vasta pesquisa realizada pela autora, eu fiquei muito interessada em voltar ao tema e me aprofundar nele.

Afinal, é uma história real sobre o heroísmo de mulheres comuns, que sabotaram os nazistas e ajudaram os Aliados a vencer a guerra. Quer uma motivação melhor do que essa para querer saber mais do assunto? Acho que só isso já vale muito a pena, não é mesmo?
Sophia Loren 01/09/2022minha estante
Ótima resenha como sempre, Flávia! A gente sempre consegue retirar algum aprendizado, mesmo não sendo uma boa leitura!
Você no final comentou sobre como é interessante as histórias das mulheres neste período (e concordo!). Se quiser uma recomendação, teve uma mulher chamada Irena Sandler, a mãe as crianças do holocausto, que como o nome já diz, resgatava crianças judias e as tirava da Alemanha! Tem um livro biográfico e um filme sobre a história dela :)

Flávia Menezes 01/09/2022minha estante
Obrigada, Sophia. E realmente?acho que são lições importantes, até pra se aventurar mais. Obrigada pela dica, viu? Vou procurar. Até porque biografias inspiradoras é algo que eu amo.

Francisco 01/09/2022minha estante
Excelente resenha!!. Estou com "Os Pilares da Terra" do Follettpara ler.

Flávia Menezes 01/09/2022minha estante
Olá, Francisco! Obrigada! Essa obra dele, ?Os Pilares da Terra? é sem dúvida um livro longo dele, e bem aclamado. Acompanharei suas impressões quando o ler!

Geovana 01/09/2022minha estante
Admiro sua paciência com livro ruim e irritante. Eu já teria largado esse rs

Flávia Menezes 01/09/2022minha estante
Geovana, mais essa foi a única vez, porque eu sou igualzinha a você! ?????

Luiz Souza 01/09/2022minha estante
É de aventura esse livro?

Flávia Menezes 01/09/2022minha estante
Luiz é um suspense baseado na história real de mulheres espiãs que ajudaram a derrubar os nazistas na Segunda Guerra Mundial

Karoline88 31/08/2022

No começo do livro eu fiquei tentada a desistir, são muitos detalhes, a história é muito bem contada, então acaba se estendendo um pouco, mas depois eu vi que isso era preciso pra eu poder entender bem o que tava acontecendo. Até metade eu li bem devagar, foi mais difícil, mas depois da metade tudo começou a ficar muito empolgante e eu não consegui parar de ler.

Indico muito, a Flick retrata o papel de uma mulher valente e esperta que consegue ser muito melhor do que um homem, muito astuta e inteligente, tudo isso dentro do contexto da segunda guerra mundial.

Duda 15/08/2022

Que personagem feminina forte! Esse foi meu primeiro do autor e não vejo a hora de ler o resto, uma história muito bem contada e com personagens interessantes. Que ódio daquele marido sem vergonha! Que vilão a altura da mocinha. E que ?mocinha?! A mulher era faca na bota. Que delícia que é ver os alemães se ferrando em histórias da segunda guerra mundial. Mas juro por Deus que eu queria dar uma coça naquela Diana

M.eduardamarques 13/08/2022

Ficção histórica empolgante
Esse livro me cativou,me senti arrebatada pela história. Já considero Ken follet um Deus para mim.
A protagonista é maravilhosa flick vc tem toda a minha admiração.
Livro perfeito para um fã de história como eu

Yasmin 07/08/2022

O arroz com feijão bem feito
Quando leio um livro do Ken Follett, não espero uma obra transgressora, tampouco um romance iconoclasta que mude os rumos da literatura, mas sim um livro engenhoso e que que seja um bom entretenimento, e é isso que o escritor entrega novamente em As Espiãs do Dia D.

Como seus conterrâneos Agatha Christie e Conan Doyle, Follett tem uma fórmula bastante parecida nos livros que escreve. Em As Espiãs do Dia D, mais uma vez nos deparamos com uma trama de espionagem e sabotagem internacional em meio à Segunda Guerra Mundial. Porém, nesse livro as heroínas são mulheres, o que traz um sabor diferente ao arroz e feijão bem temperados que o autor sempre serve aos seus leitores. Quem procura um livro histórico, no entanto, deve recorrer a uma bibliografia mais tradicional: a obra se diz inspirada em fatos reais, mas fica bem claro que Follett foi longe na ficcionalização do que aconteceu na semana que antecedeu o dia D dos Aliados.

Recomendo para quem gosta de aventura, tramas que se desenrolam rapidamente e ficção histórica! Ken Follett não reinventa a roda, mas entrega bastante ação com elementos que são velhos conhecidos do público.

Giu 03/08/2022

inspirador!!!
essa história recheada de personagens femininas fortes e determinadas me mostrou o quanto as mulheres contribuíram na guerra e destacou a força delas para ultrapassarem o machismo estrutural.
indico demais a leitura, já que ensina a história da segunda grande guerra de uma forma muuuito detalhada.
só não dou 5 estrelas pq achei uma leitura cansativa, embora a história seja muito boa!!