A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Sabrina204 07/04/2024

Quando eu começo um livro, é confuso no início e explicativo ao decorrer, mas aqui, foi totalmente o contrário.
São 3 partes, com três narradores diferentes, nenhum deles sendo da Yeonghye. No primeiro capítulo deu para entender melhor o que estava acontecendo porque além das cenas chocantes, tínhamos o ponto de vista dela. Depois, foi tudo perdido e foi apenas uma junção de cenas pesadas, traumáticas para a pobre coitada da Yeonghye e para mim!
Poderia falar o que eu entendi, mas até isso eu fui desaprendendo ao decorrer das páginas.

Dulcinea2 07/04/2024

Quando tudo que podemos, é virar uma árvore.
Uma mulher comum resolve parar de comer carne por causa de alguns sonhos, mas esse ato de rebeldia vai afetar sua vida e de sua família.

O romance é contado em três perspectivas, cada um de uma pessoa da família essa mulher medíocre (pela visão de um dos personagens) e concordata que vai deixar de comer carne. Esse é um ato de rebeldia que vai acabar por nos fazer refletir sobre o papel da mulher na sociedade sul coreana, reverberando pelo mundo.

A história incomoda enquanto nos faz através dela observar como a violência está na linguagem com essa mulher, Yeonghye, é descrita no primeiro capítulo, sofrendo uma violência por causa dos seus desejos. No segundo ela acaba sendo objetificada por um dos personagens. No terceiro, por uma outra perspectiva, temos um vislumbre da história dessa personagem da sua infância e como isso se reflete no comportamento que vemos no presente.

É um romance sobre a violência animalesca que o humano, principalmente o feminino, enfrenta diariamente, e como o escape possível só pode ser talvez a loucura.

Gostei da leitura e das conversas que nos invade ao ler. Apesar de achar que essa loucura não é escalada de maneira adequada na personagem principal, apesar de, no fim, entender que cada uma de nós tem razões de sobra pra enlouquecer.

Não espere um final conclusivo e não encontrei nada de realismo mágico que vi em algumas resenhas. Só uma personagem que no fim perde o contato com a realidade, mas que o pode encontrar seu fim ou redenção. Cada um terá sua interpretação. É ótimo para conversação.

gios 06/04/2024

Bizarro
Mt assustador. simplesmente a perda da humanidade, a perda da alma e da vida mais horrivelmente tratada que eu ja li.
doidera. valeu han kang gosto da senhora

analuukkkjk 02/04/2024

A vegetariana
Péssimo. Livro péssimo. Promete muito para entregar nada.
Não me apeguei aos personagens, mas consegui simpatizar com o final dele. É bem aberto o acontecimento dos fatos que vem a vir depois do final.
A relação do que está contido como drama do livro e a vida fora da ficção fazem sentido. Mas a forma feita não me agradou, foi até um pouco superficial.
Em relação à escrita, eu achei bastante detalhada, não sei. Gostei de como o passado dos personagens está envolvido com os fatos presentes. Bem jóia, mas não recomendo.

Graziela 01/04/2024

Estranho
Um livro esquisito, cansativo.
Uma mulher decide deixar de se alimentar de carne, e é recriminada por toda família.
Fala sobre a repressão às mulheres, que não percebem sua falta de liberdade.
Quando a personagem vai contra a ordem geral, não é respeitada e acaba internada numa casa psiquiátrica.
Livro bem cansativo.
Não recomendo!

marxisa 01/04/2024

"do mesmo modo de que sua vida nunca tinha sido sua"
Um livro brutal, condizente com o patriarcado e as suas consequências nas mulheres, que vivendo uma violência diária, acabamos por nos distanciar de nós mesmas, chegando até mesmo a loucura.
O livro por passar 2 dos seus 3 capítulos a partir da visão masculina, deixa tudo mais impactante. Acabei me revoltando mais ainda com a realidade tão dura que é ser vista como um nada, apenas um meio para um fim, uma escrava sem valor, tudo isso já visto na primeira parte.
Senti que o segundo capítulo decaiu a qualidade da obra, mas talvez tenha perdido um ponto importante para toda a trama, talvez a objetificação da mulher? Já que até mesmo diante do homem mais desconstruído, o cunhado olha apenas para a protagonista quando se interessa sexualmente por ela. Mesmo assim, sinto um buraco nessa segunda parte, pior capítulo mas melhor que muitos livros que já li.

gisellyyy 01/04/2024

Complexo, bizarro e incrível
Acho que aqui, o maior erro que alguém pode fazer é tentar encontrar sentido ou procurar explicações lógicas para os acontecimentos. essa história é pra causar desconforto e estranheza, até mesmo a forma como ela é contada é "estranha", sem obedecer regras e meio desorganizada, e acho que combinou. foi uma leitura muito fluida pra mim pois o tema foi me interessando cada vez mais.

o processo de desumanização da Yeonghye. a liberdade em resistir, em não continuar condenada a uma vida humana como a dela. os diferentes pontos de vista mas nunca um da personagem principal. muitos detalhes da cultura e sociedade coreanas sendo apresentados de forma implícita.

eu comecei o livro sem saber o que esperar, e devo admitir que me surpreendeu em muita coisa. no decorrer das páginas muitas informações ficam nas entrelinhas, inclusive algumas críticas sociais. o final do livro me deixou um pouco chateada porque eu esperava algo impactante e não tão simples, embora eu ache que foi coerente com a vibe dele. no geral, eu adorei, foi uma leitura muito interessante e diferente de tudo que li até agora

Gláucia 27/03/2024

Leitura surpreendente e estranha
"A vegetariana" conta a história da jovem Yeonghye, que após ter estranhos sonhos, decide não mais comer carne, o que desperta a preocupação de toda a família. Com uma linguagem fluida e a partir dos pontos de vista do marido, do cunhado e da irmã mais velha, acompanhamos as mudanças da excêntrica protagonista. Além de trazer temas como vegetarianismo, violência e saúde mental, o livro provoca reflexões acerca da complexidade das relações com suas responsabilidades e culpas, a fragilidade da mente humana e sobre ter ou não escolhas, por mais estranhas que elas pareçam, como a própria vida também.

Bianca 25/03/2024

Uma das minha maiores decepções
Eu esperei muito tempo para ler esse livro e tinha altas expectativa para ele, porém todas elas foram frustradas.

O primeiro defeito começa na organização e escrita da autora, onde não a sentido, não existe uma ordem cronológica estipulada, não se sabe se está lendo algo que aconteceu no passado ou no presente.

O livro tenta trazer reflexões, mas todas elas são rasas demais para lembrar.

Um dos pontos principais do livro não foi explicado ( por que os sonhos apareceram), a irmã da protagonista apenas traz especulações sobre esse fato.

No livro existem 3 capitulos com diferentes narradores, o único "bom" foi o 1° narrador, por que ele deixa claro seus pensamentos.

O final me surpreendeu, mas não por conta de um plot twist ou se um final maravilhoso e sim porque acaba como qualquer outra frase, não tem nada que deixe explícito o final.

Lorrainy 23/03/2024

Vegetariana por causa de um sonho...
"A Vegetariana"! Esse livro é uma obra surpreendente da escritora sul-coreana Han Kang. A história é intensa e mexe com a gente de um jeito que é difícil explicar.

Olha, o livro conta a história da Yeong-hye, uma mulher comum que decide se tornar vegetariana de uma hora para outra. Só que essa decisão desencadeia uma série de eventos e conflitos que afetam não só ela, mas também as pessoas ao redor. É uma jornada intensa sobre identidade, desejo, controle e o peso das expectativas sociais.

A narrativa é dividida em três partes, cada uma contada do ponto de vista de um personagem diferente. E isso é demais porque a gente consegue ver como a decisão da Yeong-hye impacta cada um deles de formas bem diferentes.

A escrita da Han Kang é incrível, ela consegue explorar as emoções e os conflitos dos personagens de uma maneira profunda e visceral. E a forma como ela aborda temas como liberdade, repressão e o papel da mulher na sociedade é simplesmente poderosa.

E olha, o livro levanta um monte de questões sobre identidade, violência, loucura e até mesmo arte. A gente fica pensando nas escolhas dos personagens e como elas refletem as pressões sociais e familiares.

Mas ó, não é um livro fácil, não. Ele mexe com a gente de verdade e pode ser meio pesado em alguns momentos. Mas acho que essa é justamente a intenção da autora, sabe? Ela quer que a gente se sinta desconfortável, que questione nossas próprias crenças e valores.

Enfim, "A Vegetariana" é uma leitura impactante que fica na cabeça da gente por um bom tempo depois que terminamos. É desses livros que a gente termina e fica pensando nele por dias. Super recomendo pra quem curte uma leitura profunda e cheia de camadas.

Karolina 22/03/2024

É um livro perturbador, mas profundo e real. Conta a história de uma mulher que começou a ter pesadelos sangrentos e depois disso, adquire repulsa contra carne. Contudo, acho importante dizer que o livro não trata do vegetarianismo em si, mas sim do que ele significa para a protagonista. No decorrer do livro, entendemos que aquela mulher passou por diversos traumas e abusos, o ato de deixar de comer carne e posteriormente, deixar de se alimentar, é uma súplica da personagem, que não aguenta mais viver e clama por liberdade. O fato de que no livro há três perspectivas diferentes e nenhuma é a da personagem principal pode frustrar os leitores, mas para mim simboliza o silenciamento da protagonista em toda a sua vida. É uma obra impressionante, você com certeza irá ficar chocado e tocado.

Andrea170 20/03/2024

Opressão
Leitura ao mesmo tempo estranha e perturbadora. Difícil de digerir. A protagonista é oprimida por todos a sia volta e não comer carne, depois não comer nada, é uma tentativa desesperada de ter autonomia pelo menos sobre o própria corpo num processo de desumanização.

malusguidugli 18/03/2024

Pesado
Achei a proposta do livro bem interessante, mas foi uma leitura muito incômoda pra mim.

São 3 capítulos grandes, cada um sob a perspectiva de um familiar da protagonista, Yeonghye. Nunca temos a visão dela, apenas alguns flashs. Achei interessante, apesar de incômodo, pois mostra como as outras pessoas ditam a vida dela e quem ela é ou deveria ser. As violências que Yeonghye sofre são explícitas e me senti aflita durante toda a leitura.
Apesar de grandes, os capítulos não possuem subdivisões e os tempos se misturam: uma hora estamos lendo o presente e no parágrafo seguinte pode ser algo do passado sendo relatado. Não me lembro de ter lido algo com estrutura semelhante, então me causou um pouco de estranheza.

Não é uma história apenas sobre vegetarianismo/veganismo. Mostra como a mudança de uma mulher em uma sociedade conservadora é vista como absurda e doentia.

kkkkkaren 16/03/2024

Um livro com a psicologia em foco. Acompanhamos a ?desumanização? da personagem, com todos os traços típicos das dificuldades mentais e sociais que ela enfrente. Ter um pai veterano de guerra trouxe sequelas muito profundas na família.

Luana 14/03/2024

Desconfortável, nojento e delirante? mas bom.
Bom porquê me fez sentir cada palavra como se aquilo fosse real, e intenso.
Realmente foi uma leitura intensa. Houveram momentos onde eu não queria mais olhar pro livro para conseguir digerir o que eu tinha acabado de ler, e outros momentos onde eu ficava enojada. O que me fez continuar foi a curiosidade, e a forma como os pensamentos da protagonista foram escritos. É uma história intrigante e curiosa.