A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

lissamed 22/02/2024

A Vegetariana - Han Kang
"A Vegetariana" é um romance provocativo de Han Kang que explora a vida de uma mulher sul-coreana, Yeonghye, cuja decisão de se tornar vegetariana desencadeia uma série de eventos perturbadores em sua família. A narrativa se desenrola por meio das perspectivas dos familiares, revelando camadas profundas de conflitos sociais, tabus culturais e questões psicológicas. O livro mergulha na complexidade da identidade, desafiando normas culturais e explorando as consequências da rebelião individual em uma sociedade tradicional.

Uma obra intitulada "A Vegetariana" tende a compreender que é um livro que vá tratar-se de vegetarianismo, e o ponto da leitura é exatamente esse, o quão o fato da protagonista decidir misteriosamente parar de comer carne é apenas a ponta do iceberg, durante a leitura vão desvendando camadas e camadas até você finalmente compreender o ponto do livro. Yeonghye parar de comer carne é a maneira que ela encontrou para se libertar e tornar-se quem ela realmente é.

Muito interessante o livro ter capítulos no ponto de vista de seus familiares, mas nunca no dela, o que me incomodou um pouco porque eu gostaria de verdade de um capítulo no ponto de vista da Yeonghye, aprofundando mais sobre seus sonhos. Os quais, aliás, gostei muito das descrições deles, por mais que sejam perturbadores e extremamente desconfortáveis, esse era de fato o esperado que causasse no leitor.

Leonardo Bezerra 19/02/2024

Um livro que é muito mais do que a decisão de uma mulher se tornar vegetariana. Muito bem escrito e fechadinho do começo ao fim.

bimbicobimboca 17/02/2024

Han Kang tece um livro que caminha de uma impessoalidade brutal a uma pessoalidade absoluta. Sem folego, me vi cerúleo, borbulhando sob o padecimento de uma mulher-eu-mulher.

A autora explora uma infinidade de temas inquietantes, de um jeito sublime e doloroso; sua escrita é hemorrágica, assertiva, suja e limpa, tudo ao mesmo tempo. O texto tem a precisão de alguém que SABE desenvolver uma boa história. 'A Vegetariana' é suar num quarto sem janelas, num verão tão verão, tão verão.

Derreto. Amei. Uma das melhores leituras que fiz na vida.

carola 17/02/2024

Como árvores
Esse livro veio cheio de nuances e muitas incógnitas. senti que precisava continuar até que não houvesse mais nenhuma página, todo o sofrimento, todas as situações são extremamente palpáveis.

foi uma leitura fluída mas com algumas pausas para indignação e raiva por todos os homens desse livro. simplesmente Han Kang é uma escritora fenomenal que sabe muito bem como nos alertar e tocar nos pontos mais obscuros de uma maneira tão escondida mas ainda assim que dói.

Gislaine 16/02/2024

Diferente
Essa foi uma leitura diferente. A vibe japonês é diferente, é um mistura de metáfora, com terror, suspense, drama, brutalidade e pitadas de comedia, até os filmes sinto que tem esse áurea deles na maioria das vezes, e devo confessar que gosto. Nessa narrativa cada parte era por um ponto de vista diferente sobre a situação da protagonista e como cada um interpretava a questão, e de plus sempre que mudava de ponto de vista mudava o tom da narrativa, denotando como isso variável de acordo com o personagem.
Gostei, me pegou essa narrativa, então 5 estrelas e não falamos disso kkkk

maygiacomo 16/02/2024

A vegetariana
Primeiramente, terminei esse livro me achando tão maluca quanto os personagens, se alguém quiser conversar sobre esse livro, gostaria de explicações.?provavelmente não vou dormir pensando no final (que eu to tentando entender e acho que entendi errado). ótimo livro se quiser ficar preso do início ao fim, é agoniante não saber o que ela tá pensando sobre o que tá acontecendo com ela, eu não sei o que falar sobre esse livro, coisa de doido. gostei muito!

Drika.Zimmermann 14/02/2024

Eu tive um sonho. ????
A princípio um livro sobre uma mulher que decide parar de comer carne.

Aí vem uma infinidade de violências, saúde mental, abusos e relações quebradas.

O livro é dividido em três partes, narrados por pessoas próximas a protagonista, o marido, o cunhado e a irmã, mas em nenhum momento sabemos o ponto de vista da própria protagonista.

A leitura é fluída, porém pesadíssima.

Gosto de livros que causam incômodo, mas que fazem pensar e ressoa dentro de mim.

Apesar de trazer questões sobre distúrbio alimentar, não, não é um livro sobre vegetarianismo!

"Era um corpo do qual todos os excessos tinham sido eliminados. Ele nunca tinha visto um ser assim, capaz de dizer tanto apenas com sua figura."

isaregiina 13/02/2024

Gostei do livro, o jeito que ele é separado, contado por terceiros e nunca do ponto de vista da Yeonghye, isso traz mais estranheza e aflição, porque parece que você nunca vai saber de fato o que ela sentia, como sofreu.
fiquei triste um pouco pela falta de um epílogo com um final kkk, mas em geral é um livro sentimental e agressivo

auroras 08/02/2024

Complexo e intenso.
?Ninguém pode me ajudar.
Ninguém pode me salvar.
Ninguém pode me fazer respirar.?

Não é apenas uma leitura, é uma experiência!

Este livro não é sobre o vegetarianismo e nem sobre os malefícios da carne, apesar do título sugerir isso à primeira vista.

Dividido em três partes narradas por diferentes vozes, a história gira em torno de Yeonghye que inicialmente é contada por seu marido, depois pelo cunhado e pela irmã.
?A Vegetariana? nos confronta com a proximidade da loucura. A obra insinua que todos estamos à beira da loucura; se ainda não sucumbimos, é porque possivelmente estamos segurando a loucura do outro - e enquanto escrevo isso me vem a irmã de Yeonghye em mente.
Yeonghye é uma mulher que foi oprimida, violentada, usada como objeto e descartada quando não estava ?servindo? mais. Essa crítica feita pela autora está presente em sua obra, ela confronta a sociedade machista ao trazer a vivência dessa personagem que sofreu desde a primeira infância. Também reforça o despreparo da sociedade e da própria família para lidar com distúrbios.
A loucura de Yeonghye perturba ao nos tirar da zona de conforto repleta de certezas reconfortantes e traz questionamentos acerca da nossa própria sanidade.

Inicialmente, senti uma raiva imensa do marido que é um homem detestável! Depois, a raiva se voltou para o cunhado, e as emoções oscilaram com o decorrer da leitura, mas a raiva persistiu por causa desses dois personagens.
O livro é repleto de nuances e é amplamente interpretativo, por isso depende da experiência do leitor durante a leitura.
Essa obra desafia a zona de conforto, perturbadora e desesperadora em vários momentos. Um ponto particular que quero comentar, essa leitura me fez refletir sobre a manifestação dos sonhos e me recordei das aulas de psicanálise em que Freud chamava essas manifestações de ?unheimlich?, o estranho. Esse tema é explorado ao longo do livro, já que a personagem principal muitas vezes deixa de dormir por causa dos seus sonhos.

A escrita da autora é fenomenal! Como pode escrever tão bem? Ela é envolvente de forma perturbadora, me deixou boquiaberta do início ao fim. Eu poderia escrever páginas e páginas sobre esse livro, são tantos fragmentos, tantas interpretações, mas acabaria me prolongando demais e como disse antes, vai muito da experiência de cada leitor. Por fim, recomendo muito a leitura, é uma experiência! Acredito que essa obra deve ser contemplada e merece todo o hype.

Curiosidades
? A Vegetariana venceu o Man Booker International Prize 2016.
Núbia Cortinhas 10/02/2024minha estante
Que resenha maravilhosa! Parabéns! ?

auroras 11/02/2024minha estante
Obrigada, Núbia! Fico muito feliz que você tenha gostado da minha resenha. ?

Lau 05/02/2024

Uau
Romance sinistro que te prende em cada ato, narrado em diversas perspectivas mas nunca a da personagem principal. loucura ou libertação? até que ponto o ser selvagem que mora dentro de nós pode sair?

a historia me causou um sentimento de estranheza em toda leitura.

hellensbruzzi 05/02/2024

Fazia anos que eu queria ler esse livro e não fazia ideia sobre o que ele era, mas nunca me passou pela cabeça qual é a real história dele. Por conta do título achei que teria a ver com algo sobre vegetarianismo, mas não imaginei que seria dessa forma, fiquei bem surpresa e de uma forma positiva.
Achei interessante o livro passar por três pontos de vista diferentes e nenhum ser o da Yeong Hye, e ver essas três percepções bem distintas sobre a situação na qual ela está e como elas destoam uma da outra. O marido que apenas quer se livrar dela e nunca a achou tão interessante; o cunhado que a desejava, principalmente quando ela ficou mais frágil (e achei realmente perturbador toda essa parte); e a irmã que a queria proteger e também estava muito perdida.
Outro fator que achei interessante é que o livro tem que meio fantástico que você não consegue entender muito bem da onde vem, e em algumas partes me passou a mesma sensação do filme Aniquilação, principalmente na terceira parte do livro quando a personagem começa a entrar numa loucura por conta dos sonhos, numa vibe meio natureza. Achei bem interessante a forma como a autora trabalhou isso, bem diferente de tudo que eu já tinha lido anteriormente e fiquei o livro todo sentindo uma estranheza, e mesmo depois do final do livro fico refletindo sobre esse sentimento.
A única coisa que fiquei meio assim foi com o final, parece que houve uma quebra abrupta na história, que faltou um capítulo ou um epílogo apenas pra finalizar a obra. Não que eu achei ruim o livro ter acabado sem respostas, mas parece que realmente faltou algo pra gente entender minimamente o que estava acontecendo.

Juliana2496 02/02/2024

Sem graça
Não sei o que dizer sobre esse livro, pois não me causou nada. Homens nunca satisfeitos com suas mulheres a grama do vizinho é sempre melhor, ausência de amor e respeito entre parceiros. Achei que era um thriller, gosto de conceitos bizarros, mas foi pra uma direção mt diferente, bastante conteudo sexual, nada é muito explorado à fundo. Não é ruim, a escrita é boa, mas achei a história qualquer coisa. Só me chamou atenção pro q a gente ja sabe: a saude mental na coreia é uma piada.

Noah47 28/01/2024

Esse livro é extremamente perturbador. A loucura dos personagens vai te enlouquecendo também. Mas enfim, em aspectos gerais, o livro faz uma crítica muito crua em relação a sociedade patriarcal, além de promover diversas reflexões ao longo do enredo, junto com a numerosas metáforas. Porém, o que me incomodou no livro, foi que é possível tirar algumas conclusões em determinado pontos da história, mas não uma conclusão geral, que você termina o livro entendo objetivamente o que refletir sobre, na verdade você simplesmente não sabe o que pensar sobre, a confusão é gigante, principalmente com o último capítulo. De fato é um livro que se reflete horas e horas sem chegar em nenhum consenso. Por um lado, diversos leitores gostam desse tipo de livro, definido como um tipo complexo abstrato, mas por outro, é bem perturbador terminar o livro sem entende-lo por inteiro. Portanto, recomendaria apenas para o público que se interessa por esse tipo de livro, caso contrário, será uma experiência levemente traumática para o leitor.

Clarinha 27/01/2024

Este livro não é sobre Vegetarianismo
O livro não é perturbador de maneira negativa para mim, na verdade o perturbador é pensar que em certo ponto a autora retratou temas tão reais na nossa sociedade.

Durante a leitura me incomodou muito o fato de que a protagonista não foi sequer tratada como um ser humano, não tendo suas opiniões e escolhas respeitadas, não houve tentativa de entender o motivo da decisão repentina da mesma em parar de comer carne, mas isto também não é um ponto negativo da leitura, podemos ver como a protagonista muitas vezes se vê silenciada ou anulada por outras pessoas, como se fosse algo normal, um ponto muito interessante do livro é o fato de que a história foi narrada por 3 pessoas diferentes, com pontos de vista em relação a protagonista, porém em momento algum temos a mesma narrando, mostrando um silenciamento discreto da protagonista no livro também.

me fez refletir bastante a respeito dos diversos tipos de violência contra a mulher que existem e que muitas vezes são consideradas ?normais? na nossa sociedade ou por pessoas próximas a nós. Essa história me fez pensar sobre violência física, psicológica, sexual, o papel da mulher em um casamento, a expectativa em relação as mulheres a serem muitas vezes submissas (especialmente na Ásia).

Acredito que cada um vá ter uma experiência individual em relação a leitura
e a história, não amei a história ou o livro, mas particularmente fiquei reflexiva em relação a estes assuntos, por isso valeu a leitura.