A Garota Que Você Deixou Para Trás

A Garota Que Você Deixou Para Trás Jojo Moyes

Resenhas - A Garota Que Você Deixou Para Trás

Raquelzinha : ) 08/06/2020

Ameii a história da Sophie .... ao longo do livro senti que a história ficou cansativa, mas valeu a pena terminar. O final me surpreendeu.

Mary 12/05/2020

A coragem de duas mulheres, separadas por um século
Devo admitir que no começo, achei arrastado demais, mas depois me envolvi tanto com a história.
Duas mulheres, corajosas o suficiente para conseguirem o que querem, enfrentar o que for preciso e, ainda terem seus momentos de medo.
A garota que você deixou para trás vai te envolver de uma forma inesperada.
Aproveite a leitura e fique com Deus.
P.S: fiz várias marcações durante leitura!!??????

gleicepcouto 11/06/2014

A inglesa Jojo Moyes é uma das poucas autoras que me faz querer ler seus livros sem nem ao menos saber do que se trata. Então, quando a Intrínseca anunciou que iria publicar A Garota Que Você Deixou Para Trás (já lançou A Última Carta de Amor e Como Eu Era Antes de Você), lá fui eu separar a minha caixinha de lenços com o livro em mãos.

Peguei a caixinha à toa, não teve nem uma ameaça de necessidade dos lenços. Não era o que eu esperava.

Moyes continua com a sua narrativa delicada, com um tom de sensibilidade tremendo. É impressionante como qualquer história em suas mãos é capaz de se tornar natural e singela. Talvez parte de seu sucesso resida aí: em tentar mostrar como o amor, apesar de complexo, pode ser simples se deixarmos que ele fale por ações e não apenas palavras.

"- É uma solidão, a guerra, não?
Dei um gole no conhaque.
- O senhor tem os seus homens. Eu tenho a minha família. Nenhum de nós está exatamente sozinho.
- Mas não é a mesma coisa, é?
- Vamos todos tocando a vida da melhor forma possível.
- Vamos? Não sei se alguém pode descrever isso como "a melhor forma".
O conhaque me deixara fraca.
- É o senhor que está sentado na minha cozinha, Herr Kommandant. Suponho, respeitosamente, que só um de nós tem escolha nessa questão.
Sua expressão se anuviou. Ele não estava acostumado a ser desafiado. (...)
- Acha mesmo que algum de nós tem escolha? - disse ele baixinho. - Acha mesmo que é assim que algum de nós gostaria de viver? Cercado de desolação? Os responsáveis por ela? Se assistisse ao que vemos no front, a senhora se consideraria... - Ele deixou a frase no ar, balançou a cabeça. - Desculpe-me, Madame. É a época do ano. Basta isso para deixar um homem sentimental. E todos sabemos que não existe nada pior que um soldado sentimental."

O livro é dividido em duas partes. A primeira narra os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial e a segunda, o tempo presente. Ambas carregam o drama característico de Jojo, mas ela se supera mesmo na primeira parte, quando os detalhes para fazer um panorama do período são muito bem contextualizados.

Na primeira parte, Moyes imputa desespero, amor, ódio, violência, amizade - tudo ao mesmo tempo. O resultado é uma história forte, mas com sutis toques de fragilidade e, acima de tudo, esperança. Sophie se revela uma personagem determinada, guiada pelo amor ao marido; enquanto que Herr Kommandant, um homem que cumpre os seus deveres de sua posição, mas que deixa transparecer um lado humano. Ele, de longe, é a melhor personagem do livro. É ambíguo, e aparenta viver uma constante luta interna, entre quem realmente é e quem tem que ser.

Já na segunda parte, apesar de termos uma personagem também determinada (Liv Halston) nos submetemos a uma história que vive na sombra da primeira. Mesmo com enredo e personagens próprios, é, claramente, uma parte secundária - o que é um tanto desconcertante, já que ocupa dois terços do livro. Não sei se me fiz entender, mas o que quero dizer é: a história funciona como anexa à primeira, mas, sozinha, não tem tanta relevância. Talvez por ter personagens perdidas na trama (a Mo, que entra na - e some da - vida de Liv do além, por exemplo) e uma sucessão de coincidências um pouco Hollywoodianas (o modo como ela conhece Paul e como tudo se interliga posteriormente). Quer dizer, é bem escrita, mas é muito "certinho".

O modo, porém, como a autora conduziu a briga judicial pela posse do quadro, retomando a história do passado dentro do presente e unindo assim as duas histórias de amor, deu um gás para a segunda parte e foi o que me levou a agarrar o livro e só soltá-lo quando li as últimas páginas... Onde, aliás, percebi que não tinha chorado, minha caixinha de lenços continuava intacta. Dei-me conta de que tudo estava tão cor de rosa, que parecia estar lendo um chick-lit. Nada contra! É que, definitivamente, não é o que espero da autora.

Mesmo com esses altos e baixos, A Garota Que Você Deixou Para Trás é muito bom. Ei, estamos falando do padrão Jojo Moyes, gente. Até o mais ou menos dela é melhor que a maioria dos enlatados que lemos por aí - o que significa que o muito bom é ainda melhor. Leitura recomendada, mas aviso que pode deixar o lenço na gaveta.

Jojo Moyes tem 11 livros publicados e, antes de se dedicar à escrita, trabalhou por nove anos no periódico The Independent. Tive a honra de entrevistá-la em 2012.

site: http://murmuriospessoais.com/resenha-a-garota-que-voce-deixou-para-tras-jojo-moyes-intrinseca/

Tatiane256 06/05/2020

A Garota que você deixou para trás
?Ás vezes a vida é uma série de obstáculos, uma questão de colocar um pé na frente do outro?

Aline 19/07/2020

Esperava mais romance
É o primeiro livro que li da Jojo e esperava mais romance, mas é um bom livro.
A garota que você deixou para trás na verdade é o quadro que foi pintado no inicio do século passado por um francês.Sua inspiração foi a a esposa que ele deixou para trás para ir para a guerra.
Tempos depois o quadro ( que agora vale muito dinheiro) vira motivo de uma guerra judicial para que é o verdadeiro dono. O livro conta duas historia, a de Liv viúva de David, que ganhou o quadro do marido e Sophie a garota do quadro. São história interessante, cheia de desencontro, mas o romance não me emocionou.

Henrique.Santos 07/04/2022

Bom como eu vou expressar tudo oq esse livro me fez sentir sendo que nem mesmo sei oq senti? Ksksksksk que livro incrível, confesso que quando comecei a ler ele eu tinha uma noção totalmente diferente da história, pensei que era sobre uma coisa só que quando me deparei com a história era totalmente diferente!!!! E não de um jeito ruim pois eu amei ele e amei todas as sensações que ele me fez sentir.
Que livro surreal!!!

Mari 23/05/2021

Que livro é esse mds ??
Sem sombra de dúvidas o melhor da Jojo e um favorito da vida!!!!

História super emocionante que envolve o passado e o presente através de uma obra de arte. O retrato de Sophie, feito pelo seu marido Édouard Lefèvre e que depois de cem anos está na casa de Liv que ganhou de presente de seu falecido marido.

Sem palavras pra esse livro, é dolorido demais por envolver as loucuras da guerra mas também muito lindo e cheio de romance e amor.

Esse livro precisa ser mais conhecido e mais falado, é simplesmente perfeito.

Melina.Mollica 25/04/2020

Junto com Como eu era antes de você e A última carta de amor, A garota que você deixou pra trás compõe meu top 3 da Jojo Moyes! Amo que esse livro tem duas narrativas em tempos diferentes, mas que estão de alguma forma correlacionadas. Também amo (sempre) as personagens femininas da Jojo e acompanhar seus amadurecimentos!

Jennifer.Calegari 22/05/2020

A Garota que Você Deixou para Trás
A história é muito boa, apesar que no começo não prende muito a atenção, mas alguns capítulos depois fica cada vez mais interessante.
Adorei o fato da autora intercalar os dois momentos da história, associando a Sophie com a Liv.
Mais uma vez Jojo Moyes arrasou!

Bia 01/06/2021

A Garota que Você Deixou pra Traz
O livro é bom tem um entrego legal, mas a partir da parte 2 fica meio enrolado, começa a misturar coisas do ano de 2000 e de 1916, fica um pouco difícil de entender mas tirando isso os personagens são bem criados. Eu comprei a edição econômica então teve partes q não dava pra ler pq não apareceria a frase inteira.
Outra coisa q não gostei foi q tem muitas palavras em francês e alemão então tinha q traduzir tudo.

Mariana 08/06/2021

Livro exelente. Cheio de reviravoltas e surpresas. Leitura empolgante e envolvente. Quando você acha que já entendeu o que vai acontecer,a Jojo te surpreende e a história toma outro rumo.

Gabriel 10/09/2015

Esse livro é espetacular, particularmente, o que me fez não parar de ler foi a segunda parte com a personagem Liv em Londres/2006, onde tudo começa a ser revelado aos poucos o que aconteceu com a personagem Sophie da 1 parte, que se passa na França de 1916 na Primeira Gerra Mundial. A autora soube muito bem mesclar a primeira com a segunda parte com a conexão das personagens pelo quadro da Garota que você deixou para trás, o que fez eu me prender muito fácil a história e me deixando muito curioso. A parte da 1 Guerra mostra bem a opressão dos alemãs na França, com uma riqueza de detalhes sobre tratamento que os prisoneiros recebiam dos Alemãs, sendo na minha opinião a parte que me fez não largar o livro até o final.
Recomendo muitoo esse Livro, e não parem de ler se ficar muito monótono na primeira parte, pois mais na frente você não vai querer solta-lo.
Adler 29/07/2016minha estante
a primeira parte que foi a melhor, Liv é uma songa

clichesliterarios 26/07/2020

um outro olhar da história!
Esse é o primeiro livro da Jojo Moyes que eu leio, e eu me pergunto "como que eu nunca li ela antes?!". Me apaixonei demais pela escrita dela e principalmente por suas personagens fortes e cativantes.
Em relação a história, eu achei simplesmente perfeita! O livro apresenta o passado com Sophie e o presente com Liv. E eu achei lindo que ambas possuem diferentes relações mas igualmente fortes para com o quadro "A garota que você deixou para trás". Em relação a parte de Sophie, eu gostei muito que mostra o dia a dia da guerra fora do front; e o conflito que ela vive entre detestar os alemães ou pedir sua ajuda é impressionante. Já o "presente" (2006) com Liv, aborda um tema muito importante para a atualidade: a restituição de obras roubadas.
Quando eu me dei conta que esse é um dos temas principais do livro eu fiquei pasma. Por quê diferentemente de outras obras que abordam esse tema, como por exemplo o filme "A Dama Dourada" (fica aí a dica), esse livro traz a visão da atual proprietária do quadro de Sophie. Então ao trazer um outro ponto de vista, o livro traz outro conflito muito intrigante: apesar de a obra ter sido roubada (ou não) pelos alemães, isso não invalida os sentimentos de seus outros proprietários, como é o caso de Liv, que vai à justiça para tentar manter o quadro.
Por fim, eu só queria dizer que este livro é cheio de reviravoltas, com casais impossíveis de não torcer para ficarem juntos, e acima de tudo duas personagens fortes e determinadas a conseguirem o que querem.

belly.Gutier 04/05/2022

O início da leitura já me prendeu por passar a história na Primeira Guerra, contar como foi a vida dos franceses foram submetidos a viver debaixo da autoridade dos alemães, como o amor de Sophie continuou puro e verdadeiro, mesmo distante do seu marido. E como a história da Liv que é a segunda personagem principal consegue se conectar com a da Sophie de forma surpreendente.
Ao terminar essa leitura que me deixou em êxtase,fico encantada com os últimos capítulos que foram emocionante. Muito bom ver o amadurecimento dos personagem principal nas duas fases, e como eles são forte diante de tantas situações difíceis. Estou apaixonada pelo livro! Super indico!

Lina.Kihara 02/07/2021minha estante
Acabei de ler este livro ontem, depois de deixar meu preconceito de lado pois não sou muito fã de romances fofos! Achei que seria um romance açucarado e brega, mas não!! (algumas parte talvez ? ??)
A história passada no período da guerra me prendeu bastante!
Minha irmã me enviou este livro há uns 3 anos, e estava encostada na estante por todo esses tempo? que dó!

* só percebi há pouco que as manchas e marcas eram originais da capa. Achei que minha irmã tinha comprado em um sebo!