A Garota Que Você Deixou Para Trás

A Garota Que Você Deixou Para Trás Jojo Moyes

Resenhas - A Garota Que Você Deixou Para Trás

Raquelzinha : ) 08/06/2020

Ameii a história da Sophie .... ao longo do livro senti que a história ficou cansativa, mas valeu a pena terminar. O final me surpreendeu.

clichesliterarios 26/07/2020

um outro olhar da história!
Esse é o primeiro livro da Jojo Moyes que eu leio, e eu me pergunto "como que eu nunca li ela antes?!". Me apaixonei demais pela escrita dela e principalmente por suas personagens fortes e cativantes.
Em relação a história, eu achei simplesmente perfeita! O livro apresenta o passado com Sophie e o presente com Liv. E eu achei lindo que ambas possuem diferentes relações mas igualmente fortes para com o quadro "A garota que você deixou para trás". Em relação a parte de Sophie, eu gostei muito que mostra o dia a dia da guerra fora do front; e o conflito que ela vive entre detestar os alemães ou pedir sua ajuda é impressionante. Já o "presente" (2006) com Liv, aborda um tema muito importante para a atualidade: a restituição de obras roubadas.
Quando eu me dei conta que esse é um dos temas principais do livro eu fiquei pasma. Por quê diferentemente de outras obras que abordam esse tema, como por exemplo o filme "A Dama Dourada" (fica aí a dica), esse livro traz a visão da atual proprietária do quadro de Sophie. Então ao trazer um outro ponto de vista, o livro traz outro conflito muito intrigante: apesar de a obra ter sido roubada (ou não) pelos alemães, isso não invalida os sentimentos de seus outros proprietários, como é o caso de Liv, que vai à justiça para tentar manter o quadro.
Por fim, eu só queria dizer que este livro é cheio de reviravoltas, com casais impossíveis de não torcer para ficarem juntos, e acima de tudo duas personagens fortes e determinadas a conseguirem o que querem.

hellaâs dragon 01/02/2023

No começo o livro não tava me atraindo e achei que não iria gostar muito. Mas a partir do momento que a história da Liv e da Sophie se misturam eu fiquei doida de querer saber mais. Fiquei tensa com tanta reviravolta e chorei de alívio no final. Um livro bem War Is Over, literalmente.

Deah 05/08/2020

É um livro emocionante, que traz questões moralmente complexas e como a gente consegue encontrar força e coragem, sem imaginar que um dia poderia ter.

Gabriel 10/09/2015

Esse livro é espetacular, particularmente, o que me fez não parar de ler foi a segunda parte com a personagem Liv em Londres/2006, onde tudo começa a ser revelado aos poucos o que aconteceu com a personagem Sophie da 1 parte, que se passa na França de 1916 na Primeira Gerra Mundial. A autora soube muito bem mesclar a primeira com a segunda parte com a conexão das personagens pelo quadro da Garota que você deixou para trás, o que fez eu me prender muito fácil a história e me deixando muito curioso. A parte da 1 Guerra mostra bem a opressão dos alemãs na França, com uma riqueza de detalhes sobre tratamento que os prisoneiros recebiam dos Alemãs, sendo na minha opinião a parte que me fez não largar o livro até o final.
Recomendo muitoo esse Livro, e não parem de ler se ficar muito monótono na primeira parte, pois mais na frente você não vai querer solta-lo.
Adler 29/07/2016minha estante
a primeira parte que foi a melhor, Liv é uma songa

Gllauce Brandão - @vicialivros 09/08/2020

"Às vezes a vida é uma série de obstáculos, uma questão de colocar um pé na frente do outro. Às vezes, de repente ela se dá conta , é simplesmente uma questão de fé cega."
Sophie Lefévre sobrevive a tempos frios e sem vida, resultado da Primeira Guerra. Precisa utilizar proteger sua família dos alemães e permanecer viva à espera de Édouard, seu esposo que foi lutar no front. Porém seu restaurante acaba sendo utilizado pelos alemães, o que a deixa exposta e revela ao comandante o retrato de Sophie pintado por seu esposo em tempos de paz e felicidades.
Após quase 100 anos, em Londres, o quadro encontra-se na casa de Liv Halston, presente de seu marido falecido e objeto de valor emocional inestimável. O retrato de Sophie acaba sendo motivo de uma intensa e desgastante disputa e acaba relevando outros aspectos da sua história.
O livro é narrado em terceira pessoa e descreve as histórias de Sophie e de Liv, duas mulheres de vidas e tempos distintos, porém dores semelhantes. A narração é lenta e apresenta pouca fluidez, o que dificultou o término da leitura.
As questões históricas relacionadas ao período da Primeira Guerra são colocadas de maneira responsável e fiel, nos chocando e emocionando na mesma medida. A autora descreve com maestria os olhares, comportamentos e locais consumidos pelas mazelas desse período.
O romance é rodeado de história, intrigas e interesses, que acabam se transformando em provas de fogo.
Os personagens são todos marcantes, em especial, a Sophie e a Liv. Adorei a resistência e força das duas e como conseguiram buscar a felicidade.
O livro me emocionou e surpreendeu bastante, principalmente no final, porém demorei a engrenar na leitura. Aborda questões históricas da Primeira Guerra como a invasão alemã ao norte da França, a restituição de obras de arte roubadas durante esse período e ainda, a importância de ter fé nas pessoas, no que se acredita.

bela 01/07/2022

A Garota que Você Deixou pra Trás.
Eu ?tô surpresa.
Não dei absolutamente nada pro livro quando li a descrição, mas a história me surpreendeu.
Meu Deus, como eu amo a Sophie, a Liliane, o Paul e absolutamente todos os personagens do livro (só a Liv que me fez passar raiva, mas a gente finge

Aline 19/07/2020

Esperava mais romance
É o primeiro livro que li da Jojo e esperava mais romance, mas é um bom livro.
A garota que você deixou para trás na verdade é o quadro que foi pintado no inicio do século passado por um francês.Sua inspiração foi a a esposa que ele deixou para trás para ir para a guerra.
Tempos depois o quadro ( que agora vale muito dinheiro) vira motivo de uma guerra judicial para que é o verdadeiro dono. O livro conta duas historia, a de Liv viúva de David, que ganhou o quadro do marido e Sophie a garota do quadro. São história interessante, cheia de desencontro, mas o romance não me emocionou.

Mari 23/05/2021

Que livro é esse mds ??
Sem sombra de dúvidas o melhor da Jojo e um favorito da vida!!!!

História super emocionante que envolve o passado e o presente através de uma obra de arte. O retrato de Sophie, feito pelo seu marido Édouard Lefèvre e que depois de cem anos está na casa de Liv que ganhou de presente de seu falecido marido.

Sem palavras pra esse livro, é dolorido demais por envolver as loucuras da guerra mas também muito lindo e cheio de romance e amor.

Esse livro precisa ser mais conhecido e mais falado, é simplesmente perfeito.

Henrique.Santos 07/04/2022

Bom como eu vou expressar tudo oq esse livro me fez sentir sendo que nem mesmo sei oq senti? Ksksksksk que livro incrível, confesso que quando comecei a ler ele eu tinha uma noção totalmente diferente da história, pensei que era sobre uma coisa só que quando me deparei com a história era totalmente diferente!!!! E não de um jeito ruim pois eu amei ele e amei todas as sensações que ele me fez sentir.
Que livro surreal!!!

Fernanda 22/06/2016

"A questão crucial da fé é que ela precisa ser testada." pg. 308
Adler 29/07/2016minha estante
foda, definiu o livro

Melina.Mollica 25/04/2020

Junto com Como eu era antes de você e A última carta de amor, A garota que você deixou pra trás compõe meu top 3 da Jojo Moyes! Amo que esse livro tem duas narrativas em tempos diferentes, mas que estão de alguma forma correlacionadas. Também amo (sempre) as personagens femininas da Jojo e acompanhar seus amadurecimentos!

Bia 01/06/2021

A Garota que Você Deixou pra Traz
O livro é bom tem um entrego legal, mas a partir da parte 2 fica meio enrolado, começa a misturar coisas do ano de 2000 e de 1916, fica um pouco difícil de entender mas tirando isso os personagens são bem criados. Eu comprei a edição econômica então teve partes q não dava pra ler pq não apareceria a frase inteira.
Outra coisa q não gostei foi q tem muitas palavras em francês e alemão então tinha q traduzir tudo.

aline:) 02/04/2021

A garota que você deixou para trás?
Simplesmente encantador!!!

Na Primeira Guerra Mundial, Sophie Lefèvre e seu marido Édouard Lefèvre são obrigados a se separarem para ele ir lutar no front. Morando com sua irmã (seu marido também teve que ir para a guerra) e seus sobrinhos em uma casa na França, Sophie vive apenas com a lembrança de Édouard no seu quadro que ele pintou enquanto eles estavam morando em Paris. Acreditando que as coisas não poderiam piorar mais, o Kommandant alemão ordena a ela que possa ficar hospedado lá com seus soldados e nisso ele percebe o quando na parede e fica admirado com a pintura. Sophie agora precisa tomar decisões para salvar sua família e ajuda-la a encontrar Édouard.
Em 2000, Liv Halston, uma viúva, mora sozinha em uma casa imensa em Londres, com sua única lembrança de seu marido morto, seu quadro de ? ?????? ??? ???? ?????? ???? ????, ela vive por muito tempo. Finalmente, quando ela decide seguir em frente, conhece alguém que pode mudar sua vida drasticamente.

Uma emocionante história de amor. Certamente, quem ler vai ter vontade de viver uma história semelhante (ou não). Garanto que iram se apaixonar por ? ?????? ??? ???? ?????? ???? ????!!!