Unicelular

Unicelular TARSIS MAGELLAN
TARSIS MAGELLAN

Resenhas - UNICELULAR

Julia 02/04/2023

Não foi um dos melhores livros da minha vida, mas é bem bom. Gostei da ideia, é bem interessante, a história toma um caminho do meio pro final que não imaginava. Só não curti muito a forma que ações foram descritas, achei meio cru. Em geral, recomendado.

aninha 19/03/2023

nada disso teria acontecido se alguém da biotech tivesse assistido uma aula de biossegurança e se o autor tivesse contratado leitores sensíveis
ramos1983 22/03/2023minha estante
Ta faltando ser leitor de verdade, então. Sensibilidade é pra quem lê água com açúcar.

aninha 22/03/2023minha estante
você não saberia o que um leitor é se ele te desse um tapa na cara irmão

ramos1983 24/03/2023minha estante
Então nunca leu os grandes clássicos! Rsrs e nunca lerá. Literatura e Sensibilidade não andam juntas. Aliás, nenhuma arte anda junto com a sensibilidade. Mas com o incômodo e a revolta.

Julia 08/03/2023

VICIANTE
Que livro incrível! Não prometeu absolutamente nada e entregou TUDO E MAIS UM POUCO.
A história começa com acidentes com criaturas estranhas na costa brasileira. A medida que se vai investigando descobre-se uma trama muito complicada e cada vez mais complexa! Os personagens são ricamente detalhados e bem construídos, os diálogos são inteligentes e a história é muito bem elaborada. Além disso, há várias informações técnicas e científicas, você consegue aprender várias coisas interessantes sem se tornar algo maçante.
Existe drama, ação, suspense, romance? gente, tem de tudo! É muito bem escrito.
Não me arrependo nem um pouco do livro. Confesso que no início foi um pouco difícil, mas melhorou tanto que chegou um momento que eu só não conseguia parar.
Leiam!!

Cristian.Alves 20/01/2023

A volta da ficção brasileira
Um breve resumo:
O livro unicelular apresenta a história de uma iniciativa secreta desenvolvida no litoral brasileiro (Fernando de Noronha e Trindade). Esta iniciativa trata-se de uma colaboração científica entre China e Brasil que pretende desenvolver tecnologias baseadas em micro-organismos.
Após incidentes envolvendo organismos estanhos na costa brasileira, uma operação é organizada em sigilo pela ABIN (agência brasileira de inteligência) para verificar a relação entre os incidentes e a iniciativa. O caso se agrava devido à existência de uma vítima estrangeira (Estados unidos), logo uma agente é enviada a campo (Rosa) para desvendar a problema e averiguar o envolvimento da iniciativa unicelular nos incidentes e manter o caso em sigilo para não revelar ao público a parceria sigilosa entre os dois países.

Minha opinião:
O livro conta com uma trama muito envolvente do início ao fim. Diversos personagens são apresentados construindo um cenário muito completo com diversos pontos de vista da história. Destaco dois pontos que, na minha visão, tornam o livro ainda mais interessante: a qualidade técnica do conteúdo científico e o fato de se passar no Brasil. Estes dois pontos me remeteram muito aos livros do Pedro Bandeira que sempre foram referência dos livros de ação nacional na minha visão.
Características psicológicas dos personagens também foram abordadas de forma profunda e discussões sobre vários temas atuais são abordadas durante a leitura.
A única parte que ficou um tanto pesada são algumas explicações científicas que precisaram ser mais longas e descrição dos micro-organismos. Contudo, tais informações são de extrema importância para o enredo.
Para finalizar, o ponto chave do livro na minha opinião é o final, simplesmente eletrizante. Li as últimas 100 páginas muito rápido porque fiquei aflito com tudo que estava acontecendo e a maneira o autor de elencar as cenas foi simplesmente genial.
Leitura super indicada para quem gosta de sci-fi, ação e literatura brasileira.

Barbie grew 06/01/2023

Iniciativa unicelular
Vários casos envolvendo seres com aparência de lulas ou água marinha começam a pipocar no nordeste brasileiro, chamado a atenção da ABIN, que convoca a pobre agente Rosa.

Rosa é uma das melhores agentes da Agência de investigação e por isso escolhida para investigar o caso que estourou ao envolver uma criança americana.

No desenrolar da investigação, Rosa se depara com negociações estrangeiras e brasileiras, que abriram portas para criação em laboratório de tais seres de interesse e seu uso vai muito além de "testes".

Confesso que fui instigada a ler o livro por ter temática científica (mais precisamente minha área de atuação). Fiquei maravilhada com o desenrolar da história e a iniciativa de trazer esse mundo científico mais para "perto do leitor" seja você da área ou não. Algumas partes são bem detalhadas (o que particularmente não gosto, mas tem quem goste, claro) o que deixou o livro maçante, mas os plot Twists valem muito a pena.

Sabrina Carvalho 04/01/2023

Incrível!!!
Com certeza foi um dos melhores livros que já li na vida!!!
Esse livro me fez percebe que meu gênero favorito é ficção.
Fiquei totalmente apreensiva em muitas partes.

Lore 26/12/2022

Merece mais reconhecimento
Gostei muito desse livro, uma pena ele não ser tão conhecido.

Gostei do enredo, dos personagens, da escrita ? só não curti alguns aspectos pontuais, principalmente no meio da história, porque eu senti que ele ficou muito parado.

buracodefechadura 11/12/2022

Uma big tech encontra o Brasil
Conheci este livro no Wattpad (que saudades dessa época). Era um ambiente incrível: era o autor escrevendo e, conforme ia sendo publicado, os leitores comentando, votando e discutindo. Esse livro conta com uma proposta interessantíssima: uma atração biotecnológica está se instalando no Brasil - passando por cima de nossa natureza e nossas leis ambientais. Cabe a uma agente da Agência Brasileira de Inteligência investigar o caso. Definitivamente precisamos de menos histórias com a CIA em Miami e mais com a ABIN em Fernando de Noronha (e essa aqui é uma excelente pedida).

E.R.A.S 11/11/2022

Não tinha como não favoritar!! Eu como biomédica sou suspeita para falar sobre o livro que envolve tudo o que eu estudei na faculdade. Perfeito do início ao fim. Suspense eletrizante com a temática biologia não tem erro!!

maria7672 09/11/2022

UAU.
Ok. A primeira vez que vi este livro eu estava caçando algo sem rumo e quando eu vi a capa,NOSSA, me chamou atenção na mesma hora, como se fosse uma chama brilhando entre os livros. De primeira, minha reação foi "MEU DEUS, É NACIONAL!!!".
Agora, focando mais na resenha, eu só posso dizer uma coisa, que livro INCRÍVEL. Acho que nunca li um livro tão rápido em toda a minha vida, embora ainda tenha 16 anos. Adrenalina foi o que mais senti lendo. Achei total fora de outro mundo a ideia do livro, total sensacional e novo. Sem contar que se passa aqui no nordeste, amo essa minha região!
Gritei horrores quando apareceu o meu Estado e meu personagem fav é daqui, RN!
Apenas quero dizer para lerem essa relíquia e que vocês vão PIRAR no final.
Tive vinte infartos e noventa ataques lendo essa obra-prima.
Ramon M. Santos 09/11/2022minha estante
Só por essa sua resenha vou colocar na minha lista p ler ?

Patty Amanajás 20/10/2022

Adam e Nancy estão brincando em uma praia em Mundaú, quando encontram uma coisinha na areia que parecia uma cápsula oval rosada. Enquanto isso acontece, Kylie os observa. Ela está confortavelmente em uma cadeira de praia a alguns metros de distância de seus filhos. A mãe cochila e só acorda quando ouve o choro e os gritos de ambos.

Algumas horas depois um grupo de mestrandos de biologia estão em uma excursão em Fernando de Noronha. Quando observam alguns esferas felpudas flutuando no ar. Elas grudam nas roupas. Em seguida algumas pessoas começam a passar mal.

Após esses dois casos, a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) começa uma investigação.

O que a agente responsável pela investigação não esperava era descobrir a existência de um ambicioso projeto com a ligação de membros da embaixada americana e uma empresa chinesa.

O projeto tem o nome de: Iniciativa Unicelular.

Assim inicia Unicelular.

O livro é um techno-thriller nacional, numa bela edição e que tem uma premissa muito boa e interessante.

"É uma Disneylândia restrita à comunidade científica. Biólogos, farmacêuticos, universitários. Não há nada igual no mundo. É a maior coleção de micróbios do planeta."

Esse trecho define do que se trata a iniciativa. Um museu feito com essas criaturinhas microscópicas. Um Jurassic Park de micróbios, sendo todos aumentados dez mil vezes ou mais do seu tamanho normal.

A ideia é boa, mas após alguns capítulos, eu já estava achando o livro cansativo e repetitivo. A escrita é boa e os capítulos são curtos, mas existe muita informação com relação aos procedimentos e muitos detalhes com explicações sobre os seres. Pra mim quebrava muito o ritmo de leitura.

Chegando na metade do livro eu já não tinha tanto interesse em tentar descobrir os mistérios e as revelações no final também não me empolgaram.

Acabou que o livro não funcionou pra mim. Acontece!

Ana Carol 21/09/2022

Maravilhoso!!
É um livro simplesmente incrível, reconheço que não estava esperando muito?mas sem dúvidas foi o melhor livro que eu li esse ano!! Como uma pessoa apaixonada pela Biotecnologia só posso dizer que eu me vi dentro de diversas discussões que ocorreram no livro, super recomendo a leitura.
Obs.: Amei a interação com o museu, me fez sentir cada vez mais imersa nessa realidade. ?

Italo 16/09/2022

Unicelular
Comecei a ler este livro quando ele ainda era lançado no Wattpad, muito antes de ser publicado, e só fui terminá-lo -- na realidade, reli-o -- nestes últimos meses, cerca de dez anos depois de lhe tomar conhecimento. A história é muito boa, é cativante e muito bem ambientada, há ainda todo um gostinho especial em imaginar tudo em solo brasileiro; o elemento de ficção científica é igualmente interessante, embora o de investigação, ainda que conecte as personagens, conte com muitas facilitações. Com o prosseguimento da leitura, a mecânica de descrição e introdução dos capítulos se torna um tanto repetitiva, mas nada que venha a causar desistência, e há algumas personagens que, conquanto funcionais, são excessivamente robóticas. Eramá, diria que a abordagem sobre a transexualidade necessitaria de um tanto a mais de discussão e trabalho, pois como está, ainda que se perceba não ter sido o objetivo do autor, acaba reproduzindo reducionismos e certas desinformações.
No mais, creio que este livro seja rico o suficiente para receber uma adaptação audiovisual, e adoraria que acontecesse. Netflix, abre teu olho!

@viajantedaleitura1 04/06/2022

PING - soou o bip.
Primeiro foi um pescador, acostumado ao mar e suas peripécias. Quando viu a coisa se contorcendo e sibilando na sua rede __ aquela que lhe trazia o sustento todos os dias__ recuou pálido __ Um monstro marinho? __ Não teve tempo de assimilar o que via.
PING
Segundo foi um garoto na beira da praia. Seu riso brincalhão foi interrompido quando notou a coisinha subindo pelo seu braço. Uma capsula oval rosada__ uns 30 cms talvez? __dezenas de filamentos gelatinosos que não faziam mais cócegas...queimavam. A mãe notou algo errado quando o choro do garoto se sobrepôs ao barulho permanente das águas do mar.
PING
Terceiro... O Pesquisador e professor interrompeu sua aula enquanto visitava Fernando de Noronha com seus alunos. Uma de suas alunas se contorcia __ a mais descontraída__ Ele achou que a jovem estava brincando. Desprendendo a bola oval azulada do rosto, não parecia mais uma brincadeira. Haviam outras bolas iguais __sementes? __ não importava, a jovem estava sufocando.
De onde haviam aparecido tais seres estranhos?
PING
A Iniciativa Unicelular tomou forma de um Museu gigantesco no meio de uma ilha.
O Professor e Pesquisador, assim como a agente da Agência Brasileira de Inteligência, de repente se viram numa gigantesca jaula de metal e concreto onde micróbios alterados pela ciência e tecnologia dominavam__ E onde muito mais coisas obscuras e antiéticas esgueiravam pelos tanques escuros de ágar-ágar.
PING
Eles estavam em toda parte.
PING PING
Já não estavam mais trancados.
PING PING PING
E eram letais...