Unicelular

TARSIS MAGELLAN

Resenhas - UNICELULAR

Fer 01/06/2022

Uma boa surpresa
É muito bom ler uma obra nacional e gostar, que orgulho! Li críticas que comparavam o estilo da autora a Dan Brown e é verdade. Então, para quem curte um suspense que prende, essa é uma ótima indicação. Além disso, o universo criado pela autora, para mim que sou da área da saúde, foi um mergulho incrível. A única coisa que me incomodou um pouco foram algumas questões sobre minorias levantadas na obra que achei forçadas demais e não gostei da forma como foram lançadas, mas fora isso, muito boa leitura.

Jóice 31/05/2022

Essa obra merece ser aplaudida de pé!
Que orgulho ter uma obra nacional de ficção científica tão bem entregue!
Toda a biologia, toda a parte científica e os desdobramentos dos acontecimentos foram demais.

Livia1405 30/05/2022

Eletrizante
O livro já começa com muita tensão sendo criada em volta do tema e dos misteriosos seres causando acidentes na costa brasileira. Desde o início o autor instiga a curiosidade e a partir do início da investigação de Rosa o ritmo fica eletrizante e tenso! Não queria parar de ler, mas tinha metas pra cumprir kkkkkk

Iana.Santos 09/04/2022

Releitura perfeita
Li quando era publicado na wattpad e amei na época porém lembrava mto pouco, reler agora foi Mto bom pois minha área de curso tem tudo a ver mto ver uma ficção biológica onde as bases são ótimas é quase uma revisão pra prova. A história é mto boa embora em alguns momentos os detalhes possam parecer chato para quem não é próximo do assunto, a história entrega tudo plot twist, suspense e mta ciência eu amei

Gustavo Simas 16/02/2022

Jurassic Park com micróbios
Unicelular é um Jurassic Park, mas ao invés de dinossauros temos micróbios gigantes.

Essa é a frase que resume bem o livro. Tanto que há uma referência clara de homenagem à Jurassic, mostrando que as histórias de passam no mesmo universo. Pra quem já leu o livro de Michael Crichton, a semelhança com Jurrasic Park chega a ser incômoda em alguns momentos...

O autor, Tarsis Magellan, merece parabenização e reconhecimento por trazer uma boa obra de ficção científica e techno-horror brasileiro. Traz a ambientação para o Brasil, com personagens de diferentes partes do mundo. É muito bem fundamentado em cientificamente (ou, pelo menos aparentemente, pois não sou especialista em microbiologia). Consegue engajar os leitores, principalmente nas partes finais, em que vira um thriller frenético.

Em alguns comentários sobre o livro há a comparação com Dan Brown; existe a construção de mistérios e revelações de segredos, como todo bom thriller, embora sem o grande impacto de teorias da conspiração que Brown traz em suas obras. A semelhança se dá mesmo por conta do gênero.

O encerramento e epílogo permitem um gancho para continuações. Toda a estrutura de marketing, booktrailer, site, página em rede social sobre Museu de Micróbios foi bem pensada. O que é um indicativo para autores com potencial que saem do Wattpad.

E, por fim, Unicelular carrega seu potencial para adaptações televisivas ou cinematográficas.
ramos1983 22/02/2022minha estante
É pq é um homenagem ao Crichton. :)

Neidinhap 28/01/2022

Boa surpresa.
Uma história digna de uma adaptação para um filme de suspense..os primeiros quarenta por cento do livro é muita ação, capítulos rápidos e de ritmo alucinante..amei
Depois o ritmo cai um pouco por causa das explicações, mas mesmo assim continua sendo interessante..
O final do livro é ótimo, me vi dentro da história, com cenas que dão até agonia..
A personagem principal da história, agente federal Rose é muito esperta e inteligente, mas não consegui me apegar, faltou um pouquinho de carisma nos personagens..
Mas isso não tira o mérito da história.. gostei bastante..

thayne.monteneg 16/01/2022

Esse foi com certeza uma surpresa, escolhi pela capa atrativa e me surpreendi com o conteúdo. A forma como a história é retratada, os detalhes e a pesquisa por trás dói fundamental pra construção desse livro nacional, de ficção científica sem defeitos

acaoff 31/12/2021

Bem parecido com Jurassic Park
Quando comecei a ler, me espantei com a semelhança de escrita com jurassic park e mundo perdido. Óbvio que ambas as obras são sci-fi.

Eu gostei muito dessa leitura e ela me surpreendeu muito por ser nacional. É um misto de sensações e informações, eu me enrolei um pouco por que confesso, fiquei com medo HABAJAH
Gosto muito dessa aura de empresas secretas, pessoas do alto escalão no comando, as pessoas menos poderosas tentando descobrir por conta.

O livro é ótimo!
ramos1983 08/01/2022minha estante
Olá. Mas realmente uma homenagem ao autor de Jurassic park, Crichton! Inclusive há quem diga ser do mesmo universo por causa de alguns elementos que somente os fãs de JP conseguem perceber

Tha 01/12/2021

Orgulho e satisfação!
Obra frenética e surpreendente, sendo um completo deleite e satisfação para leitores biólogos!
De fato, é perceptível toda a influência de autores como Michael Ckrikthon, estilo de escrita e a construção de narrativas. Contudo, o mais interessante é que toda essa narrativa é mesclada com elementos brasileiros, sejam por dialeto, nomenclatura ou situações naturalmente conhecidas por quem é daqui.
Sinto orgulho por tal obra ser brasileira e tão boa!!! Além de claro, me sentir contemplada pelos assuntos acadêmicos/científicos. Por muito me fez sentir a mesma empolgação que sentia na graduação ao relembra certos temas.
Li em uma entrevista do autor o desejo de transformar o livro em série de TV, e honestamente aposto que seria incrível! Consegui diversas vezes conceber mentalmente as belas descrições dos organismos sendo representadas visualmente uma bela produção grafica.

Maikel.Rosa 24/11/2021

A leitura deste misto de hard scifi com romance investigativo me fez navegar por altos e baixos! Depois de um início crichtoniano que me deixou ávido, esperei por uma carga de ação que só foi chegar a partir da segunda metade do livro, depois de passar por um trecho mais protocolar que, por outro lado, foi uma aula espetacular de microbiologia.

De qualquer modo, valeu a pena esperar! A ação veio com os dois pés na porta, os espécimes descritos foram de arrepiar e a tensão entre os personagens ficou bem palpável à medida que as revelações aconteciam. Descontando algumas controvérsias sobre identidade de gênero, a história me fisgou e deixou fascinado, mostrando que o grande protagonista é o amor incondicional pela ciência!

Danniki 14/11/2021

Versão brasileira do autor francês Júlio Verne
A obra é totalmente ficcional, mas realmente existe o museu de micróbios: Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, localizado no bairro Ipiranga, da cidade de São Paulo. Conforme você vai lendo o livro, há o pedido para você acessar pelo QR e você conhecerá o museu e conhecerá os micróbios mencionados na história.

A história é bem elaborada e supera qualquer expectativa de quem curte sci-fi. Tive um certo medo pelas unicelulares e cheguei a pensar que é uma versão brasileira do autor francês Júlio Verne com o mundo jurassico. O autor não poupou quase nenhum personagem, tantas mortes para um livro não-série! Sorte minha não ter apegado a nenhum personagem! Não acertei o responsável pelas mortes e fiquei satisfeita com o desfecho da obra.Leitura obrigatória para quem gosta de mistério, sci-fi e ação.

Ando pensando que o livro merece virar filme, sobre a direção de José Padilha...

site: https://www.instagram.com/autora.daniellamartins

ana 27/10/2021

satisfatorio..
a ambientação desse livro foi muito bem feita, de fato passa uma vibe jurassic park (so que de micróbio). claro, a experiência vai ser muito melhor se você biólogo ou bióloga porque tem muitos nomes técnicos (sério...muitos) mas a maioria deles sao acompanhados de uma explicação, o que é massante no começo mas depois acostuma.
a história se passa principalmente no Brasil, a maior parte (pra não falar todo o livro) se passa na Ilha da Trindade no Espitito Santo, sinceramente o modo com que o tempo "passa" no livro é interessante , por exemplo , o autor conseguiu fazer um livro de 444 paginas tendo a ordem de tempo durando do dia 8 de fevereiro e terminando dia 11 de fevereiro (na introdução de capítulo tem a data e horário) e isso é relativamente pouco tempo mas confesso que deixou a história com mais cara de triller.
sobre os personagens,achei que nao aprofundou o suficiente na história deles, pelo menos nao que justifique todo o "lacre" que quis passar. nesse livro sao levantadas diversas discussões principalmente sobre machismo, feminismo e transexualidade, o que eu acho muito legal,mas tiveram uns comentários que sinceramente foram bem desnecessários, tipo, nao tinha nada a ver sabe .
enfim, foi bom de ler
escrita 9/10 (muito boa msm)
personagens 5/10
ambientação 9/10
dialogos 7/10 (mecânicos de mais)
final 8/10 (pouco desenvolvido)
plot 7/10 (previsível mas aceitavel)
epílogo 10/10 (se tivesse o 2 eu leria so pelo epilogokkk)
ramos1983 30/10/2021minha estante
O autor trabalha sempre com dois universos: o mundo real ou o mundo ideal. No mundo real, os personagens proferem incertezas, nem sempre são éticos, são muito mais complexos e nada esféricos, inclusive a Rosa, que ninguém sabe de que lado ela está. No mundo ideal isso não acontece. Ninguém na Iniciativa é ético, pois esse é um traço do mundo real e corporativista. Espero que você não confunda autor e autoria. É sempre bom ler opiniões, mas ela não dizem respeito ao autor, mas a obra. Quem sabe teremos o segundo livro. Mas o próximo vai incomodar os militares e se passará no interior da Amazônia. Rosa Villar voltará.

Camila.Camilo 18/09/2021

Uma das melhores ficções científicas que eu já li
Eu amei demais esse livro, sério mesmo. Sou estudante de biologia e me prendeu horrores, é super interessante a Iniciativa Unicelular, que é o foco central da história (gostaria muito de conhecer um lugar assim, apesar de tudo o que rolou com os personagens ksksksksks). A trama foi super empolgante e bem elaborada, e vários capítulos me surpreenderam demais
ramos1983 19/09/2021minha estante
Espero que goste do próximo, não teremos micróbios mas teremos um cenário incrível: a Amazônia :)

Camila.Camilo 19/09/2021minha estante
Nossa! Aguardo ansiosamente ?

Nick 03/09/2021

Incrível
Certamente diferente de tudo que já li, impressionante do início ao fim! Instigante, perfeito. Embora exista, no decorrer do livro, diversos termos técnicos do meio biológico, não torna a leitura desgastante, pelo contrário, a torna mais interessante e fluída.
Recomendo a todos!