Enquanto eu te esquecia

Enquanto eu te esquecia Jennie Shortridge

Resenhas - Enquanto eu te esquecia

Lina DC 01/04/2014

"Enquanto eu te esquecia" é narrado em terceira pessoa que alterna o ponto de vista da história em três pessoas: Lucie, Grady e Helen.
O primeiro capítulo é o único que não tem o nome dos personagens no topo, isso porque é nesse primeiro capítulo que o leitor se depara com uma mulher com a água até os joelhos em meio a Baía de São Francisco. Essa mulher, que em breve descobrimos que é a Lucie Walker e tem 39 anos está em um pavilhão psiquiátrico e foi diagnosticada com um distúrbio raro, chamado de fuga dissociativa. Como estava sem identidade, ela terá que aguardar alguém identificá-la. E é nesse instante que conhecemos seu noivo Grady...
Lucie é uma personagem especial. A primeira impressão que temos é a da fragilidade dela, o que é esperado dado a sua situação. Ela vai aos poucos descobrindo o mundo novamente e percebendo que não era uma pessoa inteiramente feliz consigo mesmo.
Grady é um homem um pouco inseguro. Vemos um homem que tem uma baixa estima que se inicia na infância, sendo o único filho homem e o mais novo de um grupo de fortes mulheres. Durante a leitura é possível perceber que o relacionamento de ambos não era muito saudável e que Lucie tinha sérios problemas.
Além disso, ao voltar para casa os dois tem que se deparar com uma nova realidade: no momento são dois estranhos que não sabem nada um do outro e que moram juntos, estão noivos e deveriam dividir suas vidas.

"Ele sentiu o peso, o que estava por baixo, o silêncio, o esforço terrível. Havia muitas outras coisas acontecendo em sua vida para se importar com aquilo, com ele e com seus sentimentos. Precisava ser paciente, mas não sabia quanto tempo mais aguentaria". (p. 355)

Helen é a tia de Lucie. As duas estavam há anos sem se falar, pois Lucie foi embora e nunca mais olhou para trás. Helen é uma personagem que toca o leitor de uma maneira diferente, pois agora está pagando por alguns erros que cometeu e agora se vê sozinha, idosa e doente. A única distração que ela tem é trabalhar como voluntária no clube Tulalip de Meninos e Meninas.
A trama é delicada e tem a habilidade de fascinar o leitor desde o início, que fica se perguntando porque Lucie foi parar lá em São Francisco e por qual motivo ela teve a fuga dissociativa em primeiro lugar.
O enredo foi construído de forma magistral. Existem pequenas informações que vão sendo passadas em meio as conversas e eventos que dão pistas para se construir o final do livro.
Com personagens fortes e delicados ao mesmo tempo, que representam as inseguranças, anseios e buscas do indivíduo. O livro fala de relacionamentos, segundas chances e perdão.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho fantástico. A capa é linda, traz a sensação de fuga da Lucie e desperta a atenção.

"O que é amor, ela conjeturou, o que é lembrança? Onde é que os dois se intersectam e quando deixará de importar qual veio primeiro?" (p. 379)

Edna 21/11/2015

Mistérios bons
"Nem tudo que parece um mistério na vida vem de uma lembrança perdida.A vida é cheia de coisas que não conseguimos compreender" A leitura desse livro é leve e tão parecida conosco, com nossos trajetos, nossas idas e vindas, nossos amores, nossa vida com suas tragédias e maravilhas, mas que nos traz uma mensagem que encanta; quando Lucie perde a memória, aos poucos ela vai tentando revivê-la, reencontrar um mundo perdido e consegue ser uma pessoa total e infinitamente melhor que foi antes. Então entendi que muitas mudanças misteriosas acontecem ao longo de uma vida, mas sempre devemos extrair delas a essência necessária para ser melhor.

Daii 09/12/2014

Enaquanto eu te Esquecia
Uma mulher se dá conta de que esta no meio da Baía de São Francisco, ela não sabe como foi parar ali, ou do seu próprio nome. Depois de ser levada para o hospital, e de sua foto aparecer no telejornal, ela descobre que seu nome é Lucie Walker, e que possui um noivo.

Lucie Walker é fria, controladora, possui regras para tudo, além de ser uma compradora compulsiva. Ela não vive sem o celular e suas dezenas de maquiagens, não come doces, não tem amigos, mas a nova Lucie é diferente, ela se importa, quer se aproximar da tia que odeia, quer saber tudo sobre seu noivo Grady, um homem tão diferente dela, ele que parece se importar tanto, que ama a antiga Lucie, mas será que ele conseguirá amar a nova Lucie?

Grady ficou desesperado quando depois de uma briga sua noiva desapareceu, ele procurou em todos os lugares, colou cartazes, fez tudo o que poderia para encontra-la, e quando viu sua foto no jornal, praticamente correu a seu encontro. Mas aquela mulher desmemoriada, apesar de certamente ser Lucie, não agia como ela, a nova Lucie era curiosa, ela ouvia, se preocupava com os outros, tocava piano e falava com os vizinhos, e mesmo sendo doloroso o fato de ela não se lembrar de si mesma ou dele, ele precisava de Lucie, a antiga e a nova.

A história é envolvente, vamos descobrindo quem é Lucie Walker junto com ela mesma, no início é um pouco difícil de aceitar duas personalidades tão diferentes para a mesma pessoa, mas com o desenrolar da trama, vamos entendendo essa personagem complexa e o que a levou a se tornar uma pessoa tão fechada e solitária. Eu gostei muito do Grady, ele não é perfeito, mas desde o primeiro momento tudo o que ele quer é ajuda-la e protegê-la, e mesmo cometendo alguns erros, as intenções dele sempre foram boas, e convenhamos, deve ser muito difícil aguentar tudo o que ele aguentou, eu não sei se conseguiria, algumas vezes senti vontade de entrar na história e dar uma sacudidela na Lucie, mas também não sei se conseguiria estar no lugar dela, deve ser muito difícil não se lembrar de si mesma. Esse é o tipo de história que te faz parar para pensar, e perceber a importância das pequenas coisas.

site: http://eutunoslemos.blogspot.com.br

Kelly 29/05/2014

O amor de Grady, falou mais alto. Com a perda da memória, Lucie se tornou uma mulher mais sensível. O passado de Lucie era algo que a incomodava, quando ela teve o encontro com sua tia Helen, muitas perguntas foram respondidas e uma das causas de Lucie se comportar daquela maneira foi o trauma causado na infância, bloqueando todos os seus sentimentos, fazendo com que ela se tornasse uma pessoa fria. Ao perder a memória, Lucie se tornou a mulher meiga e doce que sempre foi no seu passado. A sua criação influenciou muito o seu comportamento negativo.
Mesmo com todas essas atitudes, ela encontrou em Grady o amor. Ele também conseguiu ver algo positivo e verdadeiro em Lucie. Mas após o seu sumiço, o relacionamento foi afetado, pois Grady não sabia quem era aquela nova mulher. Ele entrou em conflito, pois também estava se apaixonando por essa nova Lucie.
A autora nos faz refletir sobre base familiar, valores e atitudes.
Mas infelizmente, ela deixou algumas perguntas sem respostas. Será que essa nova Lucie não poderá sofre novamente do mesmo mal, e deixar de ser essa pessoa maravilhosa?

Erika 02/06/2014

Dentre todos os livros que já li ( olhe que eu leio muito), eu detestei esse livro e não o indico a ninguém!
Um romance sem início, sem meio e sem fim !!!!

Fernanda 25/11/2014

Resenha: Enquanto eu te esquecia
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/11/resenha-enquanto-eu-te-esquecia-jennie.html

Moonlight Books 30/03/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Quando a vida nos dá uma segunda chance.

O livro começa com uma mulher perdida em uma praia de São Francisco, Lucie Walker está parada dentro na água, simplesmente olhando para o nada. As pessoas ao redor preocupadas com aquela mulher tão desalentada, chamam ajuda e Lucie é levada para um hospital. Fisicamente ela não apresenta nada de grave, está gozando de plena saúde, mas sua mente está em branco. Lucie não lembra quem é, nem de onde veio.

A história vai parar nos jornais e logo aparece Grady, alegando ser seu noivo e estar à sua procura há quase dez dias. Ele leva Lucie para sua casa e tenta fazer com que ela lembre-se da vida que tinham, afinal faltam apenas dois meses para seu casamento, mas não é apenas isso que importa, ele precisa fazer Lucie amá-lo de novo.

A ideia central é essa, uma mulher sem memória resgatada pelo homem que a ama, mas engana-se quem pensa que aqui temos um romance de redescobertas e reconquista, na verdade o relacionamento de Lucie e Grady é parte da história, mas não o foco principal. Primeiramente há um mistério no ar, ninguém sabe exatamente porque ela perdeu a memória, os médicos dão o diagnóstico de fuga dissociativa, um apagão na memória de causa emocional, ou seja, a mente de Lucie a fez esquecer algo que mexeu muito com suas emoções, de forma a proteger e evitar um colapso maior.

No começo eu fiquei desconfiada do noivo, algo me dizia que ele estava escondendo algo, eu não estava totalmente errada, embora o que Grady não queria contar era algo simples em comparação ao que pensei, eu já estava com mil teorias de um noivo psicopata. Mas não, é algo ligado ao seu relacionamento, mostrando que ele e Lucie não estavam indo bem, com a perda de memória dela, ele aproveitou para tentar salvar o namoro.

site: Leia o restante da resenha http://www.moonlightbooks.net/2014/03/resenha-enquanto-eu-te-esquecia.html

Deborah 21/09/2014

Redescobrindo-se

Nesse romance, Jennie Shortridge, mostra-nos a trajetória de Lucie Walker, uma mulher que, traumatizada pelas dolorosas circunstâncias de seu passado, é vítima de um caso raro de amnésia. A trama, apesar de intrincada e intensa, se desenrola de maneira suave, e ao mesmo tempo estimulante, evidenciando de forma sutil os fatos que levaram Lucie à cidade de São Francisco onde fora encontrada, desorientada, e sem memória. A busca de Lucie para desvendar seu passado e compreender o que a levara àquela situação, a conduz à uma dolorosa contemplação de seu antigo eu, e a questionar valores e um estilo de vida que não combinam com ela. A reconciliação com o passado, e com as pessoas, são alguns dos bônus dessa busca instigante e comovente.

Rodrigues_Raquel 04/05/2016

Resenha | Enquanto eu te Esquecia Jennie Shortrigde
Ficha Técnica:
Editora: Única
Edição: 1ª
Ano: 2014
Gênero: Ficção norte-americana
Páginas: 382
A memória pode apagar as lembranças, mas nunca tirará quem se ama do coração.

Sinopse: Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo.
Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente. Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação?
Intenso, franco e incrivelmente emocionante, Enquanto eu te esquecia é um livro delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.

A história começa com Lucia que acorda em um hospital e não se lembra de nada e nem de ninguém. Grady seu noivo a leva para casa e um pouco como ela era. Estranhamente ela nem se lembra do porque estava na Baía de São Francisco. Com o passar do tempo ela vê como é Grady, um bom homem que tenta de tudo para que ela volte a se lembrar de alguma coisa, porém quando ele conta como ela era ela fica chocada. Grady não conhece ninguém da família da noiva e Lucie tentará encontrar alguém que um dia a conheceu e o final é bem diferente do esperado, mas é bom e faz entender porque ela escolher ser que é, ou o que é e suas escolhas definirá seu futuro para sempre.

A narrativa é em primeira pessoa, normalmente os livros norte-americanos são assim, mas é bom, pois compreendemos o que se passa na cabeça e o resultado das ações de Lucie. A escritora escreve de uma maneira bem clara e objetiva, então a leitura é bem tranquila.

Se você ainda não leu esse livro. Leia não é um romance água com açúcar, ainda bem porque não sou fã de livros assim. É um romance suave, solto, delicado.

Déia 02/05/2016

Fantástico!!!!
Este livro é realmente de prender sua atencao o tempo todo. Trama muito bem contada com toques de suspense nos momentos certos e uma historia muito empolgante. Gostei muito da autora apresentar nao somente os pensamentos da personagem principal mas também de seu noivo a respeito de tudo o que ocorreu e que estava acontecendo. Isso dá ao leitor uma perspectiva muito diferente da história.Desfecho excelente. Vale a pena !!!!

Nanda 08/04/2016

Quando li a sinopse de Enquanto Eu Te Esquecia me interessei de cara, gosto de drama (na medida certa) e a história me pareceu ser no estilo que emociona de verdade. Bom, para mim, pelo menos, não foi assim. A narrativa do livro foi a maior fonte dos meus problemas, não consegui me conectar, ter aquele sentimento de inclusão à história, sabe? A história é mais sobre as descobertas de nós mesmos e o que fazer quando recebemos uma chance de recomeçar.

Penso que a autora pecou muito ao bater na mesma tecla da amnésia de Luce, algumas partes muito boas foram desperdiçadas, enquanto em outras a autora se estendeu demais na explicação. Porém, nem tudo foi negativo. Achei muito bonita a forma como Grady ficou ao lado de Luce, ficou bem claro que ele de fato a amava e respeitava.

Acho que um dos principais problemas da leitura foi que não consegui identificar Luce como alguém real. Sim, eu sei que é uma ficção, mas a construção da personagem não me pareceu verdadeira. Além disso, a relação temporal da história não foi bem explicada.
Achei que a apresentação de outros personagens, como a tia de Luce não foi bem colocada, a sua história parecia ser importante e não foi bem desenvolvida. Uma pena, pois ela foi uma das personagens que mais me convenceu.

Enquanto Eu Te Esquecia tinha potencial para entrar na minha lista de favoritos, mas a narrativa foi tão cansativa, que isso me decepcionou. Não encontrei a história de recuperação, o final ficou em aberto (e eu odeio finais em aberto), e quase nada do livro me emocionou.
Sim, existem questionamentos na história que me fizeram refletir sobre a minha vida, sobre como seria bom ter a chance de recomeçar. Mas aí eu fiquei a pensar que o que tenho hoje na minha vida é o reflexo das minhas escolhas, sejam elas boas ou ruins, então não faria sentido mudar, consertar algo que talvez não tenha como ser consertado.

A história da vida de Luce é triste, mas existem tantas outras histórias de vida mais tristes que essa, infelizmente, não entrou para o baú dos livros memoráveis.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/05/resenha-enquanto-eu-te-esquecia-jennie.html

18/03/2016

do que realmente ela se esqueceu?
A escrita em si da autora é muito boa, envolve você demais na história, senti cada emoção dos personagens e isso pra mim torna uma estória bastante completa. Porém o livro é um pouco confuso e inconclusivo, pois ela perde a memória do nada, mas descobre que na verdade é a memória real dela retornando, uma confusão. Vale muito a pena ler.

Fabiola.Fabris 22/02/2016

Razoável
Enquanto eu te esquecia conta a história de Lucie, encontrada sem memória na baía de San Francisco. Confesso que demorei pra me interessar, o início é bem arrastado e não me prendeu. Depois ele dá uma guinada com novas revelações e te prende e surpreende, porém o final tbm é monótono. Um livro razoável.

Sansanshow 20/01/2016

CHATISSIMO
"Enquanto eu te esquecia" A historia de Lucie Walker que perdeu a memoria e foi parar nas aguas geladas da Baia de São Francisco. Bom esperava mais desse livro..Sinceramente não gostei uma leitura cansativa muito cheia de detalhes foi um parto pra terminar. Quase abandono, mas como eu não sou de desistir facil das coisas consegui terminar ALELUIA.