Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Sollyns 27/04/2024

Uma breve e complexa história do tempo

Primeiro ponto: não sou da área de física, mas gosto de materiais que abordam o assunto.
Segundo ponto: Hawking cita que tentou simplificar o máximo os conceitos para que fosse entendível para os leitores.
Dito isso, não é um livro simples de acompanhar. A leitura é difícil sim.

As explicações do início são mais fáceis, com os conceitos físicos clássicos do Ensino Médio brasileiro, buracos negros, horizonte de eventos, espaço-tempo... Mas a medida que os conceitos vão se aprofundando, lá pro meio do livro, a coisa começa a complicar.
Eu tive que ficar indo e voltando as páginas, lendo e relendo vários parágrafos para tentar entender o que estava sendo explicado. Resultado: a partir de um determinado momento eu desisti de entender, só fui me deixando levar.

De maneira nenhuma isso quer dizer que o livro é ruim. Ele é muito bom e vale a pena o esforço. O universo é fantástico mas tentar entendê-lo não é uma tarefa simples.

Rfgaugustin 24/04/2024

Ótimo livro para pensar sobre a divulgação científica, sobre física, origens do universo, viagem no tempo, big bang, dimensões e a guerra nuclear. Bacana também para revisitar a obra de grandes nomes, reconhecer e compreender as teorias por eles elaboradas de forma didática e leve.

Douglas.76 16/04/2024

Pra quem quer entender mais sobre o universo e sua origem
Um livro que aborda conceitos de física quântica, interação entre partículas, gravidade, relatividade, buracos negros, Big Bang, e muitos outros que tentam explicar o universo e sua origem, sem aprofundar tanto como num livro acadêmico. Ao mesmo tempo, não é uma leitura fácil porque esses conceitos, por si só, são complexos.
Pra quem gosta ou é fascinado pelo tema, é um ótimo livro. Gostei muito. Pretendo ler outros do autor.

mana bedora 15/04/2024

A qualquer momento posso citar
Amei muito esse livro, a quantidade de informações daqui é absurda.
Posso dizer que não entendi metade, porém a outra metade que entendi muda a forma que eu olho a vida.
Não tenho palavras, mas amo a forma em que o autor consegue transformar algo absurdamente específico, difícil e que levou anos de pesquisa aprofundada, em um conhecimento de fácil entendimento e super super interessante.

Christian Mello 14/04/2024

Uma viagem pelo universo
Para mim, uma breve história no tempo, se tornou uma leitura mais fácil que seu posterior ?um universo em uma casca de noz?, que achei infinitamente mais complexo e cheio de termos técnicos.

Esse é um daqueles livros que merecem ser relidos ao estudados. Entender a imensidão de onde estamos, nos mostra, o quão pequenos somos.

Jadoki 12/04/2024

Buracos Negros não tem cabelo
Ele falou que simplificou a escrita mas mesmo assim achei difícil pra caramba...
No fim do livro tem um glossário (que eu visitei no mínimo umas 20 vezes) que pode ajudar a entender o contexto do que se diz.
O livro também conta com algumas ilustrações que também demandam interpretação de conceitos (obrigada glossário).
No mais, a explicação sobre os buracos negros foi bem elucidativa e foi o que realmente prendeu minha leitura.
Dá até uma agonia pensar que existe isso tudo lá fora.

Sobre o título da resenha: Leia o livro e você vai entender.

Katze 09/04/2024

Uma leitura científica acessível
Em comparação ao livro "O universo numa casca de noz", este é mais leve e fácil de compreender, porque Hawking traz exemplos palpáveis e uma linguagem descomplicada. Recomendo ler "Uma breve história do tempo" antes!

Carla.Parreira 07/04/2024

Uma breve historia do tempo (Stephen Hawking). Melhores trechos: "...Portanto, tudo o que sabemos é que o Universo está a expandir-se à razão de 5 a 10% em cada milhar de milhões de anos. No entanto, a nossa incerteza quanto à densidade média atual do Universo ainda é maior. Se acrescentarmos as massas de todas as Estrêlas que podemos ver na nossa galáxia e noutras galáxias, o total é inferior a um centésimo da quantidade necessária para fazer parar a expansão do Universo, mesmo para o cálculo mais baixo da taxa de expansão. A nossa e as outras galáxias devem, porém, conter uma grande quantidade de 'matéria escura' que não podemos ver diretamente, mas que sabemos que deve existir, por causa da influência da sua atração gravitacional nas órbitas das Estrêlas nas galáxias... Por que haverá mais quarks que antiquarks? Por que não há um número igual de cada? É certamente uma sorte para nós os números não serem iguais porque, se fossem, quase todos os quarks e antiquarks se teriam aniquilado mutuamente no princípio do Universo, deixando-o cheio de radiação mas com muito pouca matéria. Não teria então havido galáxias, Estrêlas ou planêtas onde a vida humana se viesse a desenvolver. Felizmente, as teorias da grande unificacão podem dar uma explicação do motivo pelo qual o Universo deve conter agora mais quarks do que antiquarks, mesmo que tenha começado com um número igual de ambos... A idéia de que o espaço e o tempo podem formar uma superfície fechada sem fronteira tem também profundas implicações no papel de Deus na criação do Universo. Com o êxito das teorias científicas na descrição de acontecimentos, a maioria das pessoas acabou por acreditar que Deus permite que o Universo evolua segundo um conjunto de leis e não intervém nele para quebrar essas leis. Contudo, as leis não nos dizem qual era o aspecto do Universo primitivo. O ato de dar corda ao relógio e escolher como pô-lo a trabalhar continuaria a ser com Deus. Desde que o Universo tenha tido um princípio, podemos supor que teve um Criador. Mas, se o Universo for na realidade completamente independente, sem qualquer fronteira ou limite, não terá princípio nem fim: existirá apenas. Qual seria então o papel do Criador?... Quando se tentou unificar a gravidade com a mecânica quântica, foi preciso introduzir a noção de tempo 'imaginário'. O tempo imaginário não se distingue das direções no espaço. Se se pode ir para o norte pode-se voltar para trás e ir para o sul; do mesmo modo, se se pode avançar no tempo imaginário também se deve poder voltar para trás. Isto quer dizer que não pode haver uma diferença importante entre os sentidos para diante e para trás no tempo imaginário. Por outro lado, quando se olha para o tempo 'real', há uma diferença enorme entre os sentidos para diante e para trás, como todos sabemos. De onde vem esta diferença entre o passado e o futuro? Por que nos lembramos do passado mas não do futuro?... Se uma criatura bidimensional comesse qualquer coisa que não conseguisse digerir completamente, teria de vomitar os restos da mesma maneira que os engolira, porque, se houvesse uma passagem através do seu corpo, esta dividiria a criatura em duas; o ser bidimensional desfazer-se-ia. Da mesma maneira, é difícil ver como poderia haver circulação sanguínea numa criatura bidimensional... Pode perfeitamente haver outras regiões do Universo, ou outros universos (seja o que for que isso significa), em que todas as dimensões estão enroscadinhas ou em que mais de quatro dimensões são quase planas, mas onde não haveria seres inteligentes para observarem o número diferente de dimensões efetivas... Mas pode realmente haver uma teoria unificada? Ou será que andamos a correr atrás de uma miragem? Parece haver três possibilidades: 1) Há realmente uma teoria unificada completa, que um dia descobriremos, se formos suficientemente espertos. 2) Não há nenhuma teoria fundamental do Universo, mas apenas uma sucessão infinita de teorias que descrevem o Universo com precisão cada vez maior. 3) Não há qualquer teoria do Universo; os acontecimentos só podem ser previstos em certa medida, além da qual ocorrem aleatória e arbitrariamente..."

Tuninho 06/04/2024

Um livro difícil que, apesar do autor dizer que escreveu de forma simplificada, é muito difícil para um leigo entender os conceitos da física moderna. Eu sou leigo e por isso me concentrei muita na leitura e consegui entender razoavelmente tudo que estava escrito, bem como o gráficos e desenhos que buscavam ilustrar as teorias apresentadas. O final é o melhor.

Gabriel1994 02/04/2024

Stephen Hawking é um dos maiores gênios da atualidade e como escritor é igualmente genial. Possuí uma capacidade incrível de simplificar conceitos complexos tornando possível o entendimento para pessoas leigas nesses assuntos. Nesta que acredito ser a principal obra do autor, ele consegue ir dos conceitos mais básicos e fundamentais da física tais como quarks e partículas até conceitos amplos como início e fim do universo com clareza e objetividade o que torna a leitura muito satisfatória. É um privilégio viver em uma época em que autores como Hawking nos possibilitam ter acesso a conhecimentos que em outras épocas seriam reservados somente a um grupo seleto da sociedade.
Brenda Camila 03/04/2024minha estante
Você é muito meu nerd preferido

Louise 17/03/2024

??
Gostei muito do livro, deu vontade inclusive de ler os outros que ele escreveu. É em alguns momentos um pouco difícil de entender algumas palavras mas depois faz sentido. Muito bom!!

Renato.Ghirelli 17/03/2024

Uma breve história do tempo
Stephen Hawking nos descreve literalmente a história de como se foi evoluindo descobertas cientificas e como se foi formulando as teorias.

Aponta quais trabalho de pesquisa foram feitas por cada cientista e também qual época.

Muito bom o livro, ótimo para quem está começando a se interessar mais aprofundamente por física.

Paulinhaka 16/03/2024

Jornada Fascinante pelos Mistérios do Universo
Stephen Hawking nos convida a uma jornada extraordinária pela vastidão do universo, desvendando os mistérios que o cercam. Através de uma linguagem clara e acessível, mesmo para leigos, o autor tece um relato empolgante sobre as teorias que tentam explicar a origem, a evolução e o destino do cosmos.

Do Big Bang aos buracos negros, da relatividade geral à mecânica quântica, Hawking nos guia por um tour intelectualmente estimulante, sem perder de vista a beleza e a grandiosidade da ciência. O livro é um convite à reflexão sobre o nosso lugar no universo e a importância da busca incessante por respostas.

Para quem se interessa por astronomia, física ou simplesmente por desvendar os segredos do cosmos, "Uma Breve História do Tempo" é uma leitura obrigatória. Uma obra que aguça a mente e expande os horizontes, inspirando-nos a explorar as infinitas possibilidades do universo!!

Vinicius39 09/03/2024

Abre a mente
Com certeza é um assunto denso! Falar sobre universo, tempo-espaço, buracos negros, teorias da relatividade não é fácil! Tanto pros cientistas quanto para as pessoas leigas! Eu achei super interessante mas preciso ler umas 3 vezes mais para absorver todo o conhecimento que o livro apresenta!