O andar do bêbado

O andar do bêbado Leonard Mlodinow

Resenhas - O Andar do Bêbado

Ju 06/03/2022

Excelente!
Eu, como iniciante nesse mundo de teorias matemáticas, digo com toda certeza que esse livro me ensinou horrores sobre probabilidade e as suas falácias.

Entretanto, como o próprio autor expõe, será que minha expectativa em relação a ele (visto que já queria lê-lo há uns quatro anos) não influenciaram positivamente a minha opinião?

Aleatoriedades. Aleatoriedades.

Erica 12/05/2022

A história da estatística é muito interessante, os conceitos de estatística e probabilidade são ótimos e quando aplicados à economia e à sociedade prendem a leitura, mas... eu não conheço nada de baseball, então um quarto do livro fica bem chato...

Truga 06/09/2019

O que foi sorte e o que foi premeditado? Qual a chance de meu teste de HIV ser falso positivo? E de eu me encaixar nas características físicas de um determinado assassino? Quantas pessoas preciso pra encontrar alguém que faça aniversário no mesmo dia e mês que eu? E como o problema das 3 portas e do prêmio milionário chocou os EUA? 👉Este livro que me foi indicado por uma amiga com a frase "este é o tipo de livro que pela aparência você passaria reto numa livraria" acabou se tornando um dos melhores livros que já tive a sorte de ler.

>>>Review no link

site: https://www.youtube.com/watch?v=wisx2QZeUPU

Bor Zanon 22/01/2020

Um acaso de livro
Leonard Mlodinow não é um romancista e, por isso, podemos definir que parte de seus leitores são pessoas que estão, de alguma forma, ligados às curiosidades estatísticas. Desta forma, ‘O andar do bêbado’ se torna um pouco maçante para os leitores não acadêmicos ou, como eu, não tem uma formação na área de exatas. Por outro lado, o livro ganha em ser exatamente aquilo que propõe: uma ilustração com ótimos exemplos – inclusive a história de vida do autor se inclui nisso tudo – sobre o poder do acaso na vida das pessoas. A mim, sinto que faltou um abranger mais profundamente o poder do acaso dentro da vida de pessoas em situação de pobreza ou que sofreram qualquer tipo de discriminação social. O livro é bom, talvez fundamental para área acadêmica, mas, se falarmos apenas em romances e literatura, o livro não é essencial.

A propósito, achei esse livro por acaso, quando estava lendo outra obra, esse poder é realmente intrigante.

Fabio 16/02/2020

Dos livros que nos mudam
Depois deste livro passei a ver algumas coisas diferentes e por incrível que pareça, me sinto até mais leve sobre como as nossas vidas acontecem, é um belo livro e me fez repensar os meus momentos de sucesso e fracasso, talvez a aleatoriedade tenha feito seu papel, ou não, rs.

Fernanda.Mosquera 27/01/2023

Péssimo
Eu comecei a ler por influência, mas o livro é péssimo, o primeiro capítulo é super bom mas depois só fica falando de conto

Jessy 23/03/2020

O andar do bêbado - Leonard Mlodinow
Nota: 6

O livro me decepcionou. Esperei mais da obra principalmente no que diz respeito à aleatoriedade, probabilidade e à estatística. O livro falou muito pouco e se prolongou em acontecimentos históricos ignorados.
A obra é bem escrita mas acaba se tornando maçante.

Raphael 10/05/2020

Leitura fácil
Ótima leitura com a mesma temática do outro livro do mesmo autor "Subliminar".

Tamires 14/05/2020

Probabilidade e aleatoriedade
Gostei bastante do livro, aborda a aleatoriedade com bastantes exemplos, tanto mais técnicos como mais cotidianos.
Nos trás várias lições, e inclusive consegui refletir bastante sobre como tenho usado os dados para tomar decisões.

?Um primeiro passo é a simples percepção de que os eventos aleatórios também produzem padrões. Outro é aprendermos a questionar nossas percepções e teorias. Por fim, temos que aprender a gastar tanto tempo em busca de provas de que estamos errados quanto das razões que demonstrem que estamos certos.?

Jr. 21/05/2020

Como o nome já diz, esse é um livro que fala sobre a aleatoriedade, de como as coisas acontecem ao acaso e não de de maneiras conspiratórias do universo. Os inúmeros conceitos nele abordados são explicados de maneira clara e descontraída, sempre em relação com situações do nosso cotidiano..

Carol B. 16/06/2020

Não posso dizer que entendo estatística suficientemente para amar o livro, mas sem dúvidas o autor tenta muito fazer esse mundo inacessível a muitos (eu entre eles rs) mais claro. E consegue...em parte. Talvez seja o mais simples que o assunto possa chegar...

Danielly 22/08/2020

Perfeito sem defeitos! ?? Mostra a estatística de uma forma bem aplicada e descomplicada.

laioow 28/04/2024

A primeira metade é boa, mas a segunda...
A primeira metade deste livro eu achei muito boa. Trouxe diversos exemplos de como a probabilidade e a estatística estão no nosso cotidiano, como excelentes exemplos. A primeira metade do livro além de didática, é muito mais interessante que a segunda.

A segunda metade do livro, na minha opinião, é completamente opcional. Foca em temas que por si só não são tão interessantes e ainda traz uma abordagem maçante.

fpsantos 30/03/2012

Muito bom, leitura fácil e envolvente. Leitura obrigatória para quem lida com pessoas e situações inusitadas.