A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Iza 23/04/2024

Cinco estrelas é pouco
Que livro lindo, sensível, divertido? sou nordestina e me identifiquei tanto com os diálogos. Eu ri, me emocionei e fiquei em choque com algumas coisas.
A história vai te puxando para mais uma página, mais uma e mais uma, e quando você percebe, já está sofrendo porque o livro acabou kkkkk
Perfeito! Com certeza é um livro que vou reler

Alexandre.Amaral 22/04/2024

A escrita sensível de Socorro reflete um Brasil profundo e envolvente, com palavras simples ela constrói uma cadência narrativa empolgante, onde se pode experimentar rir, chorar, compadecer-se e até mesmo compreender os mistérios sobrenaturais e inexplicáveis mesmo sem qualquer explicação profunda, tudo faz sentido. Enquanto lia, me lembrava da música Procissão de Gil que é de 1966, que assim como livro apresentam as crenças do interior/sertão movido pela fé e escassez material.

Ricarte 22/04/2024

Gabo fazendo escola
Excelente a forma como a Socorro escreve. Particularmente, sou natural de uma cidade muito próxima a retratada no livro, então me identifiquei muito com tudo, principalmente com os diálogos. Me trouxe de volta para o meu sertão. Ansioso para ler o proximo, e mais ainda para os que virão.

@raissa.reads 22/04/2024

"A Cabeça do Santo” é livro brasileiro que conta a história de Samuel, que está vivendo o luto pela morte da mãe. Em seus últimos momentos, ela faz o filho prometer que vai até a cidade de seu pai (que os abandonou) para encontra-lo e acenderá velas para São Antonio e São Francisco. Após 16 dias de caminhada no inclemente sol do sertão, Samuel chega a Candeia desnutrido, doente, maltrapilho, e é enxotado para passar a noite na enorme cabeça de uma inacabada estatua de Santo Antonio. Porém, uma vez lá dentro passa a ouvir as orações/preces das mulheres da cidadezinha. Ao descobrir os segredos das mulheres, ele começa a movimentar um comércio religioso e se torna um inesperado messias.

Com as aventuras de Samuel e Francisco, não pude deixar de lembrar dos saudosos João Grilo e Chicó, e foi saboroso constatar as muitas referências que permeiam o romance.

O cenário e os personagens contém uma brasilidade que gostamos de sentir, a história é inusitada e divertida. Dá aquela sensação de coisas que só acontecem no interior, uma lenda de cidade pequena. Um realismo mágico que tem fé, santo, mulher devota, superstição, trambicagem, luto, saudade, sentimento, perdão, solidão..

A história é muito fluida, os capítulos são curtos e a leitura é super rápida. Fora o desenrolar que não deixa você interromper a história. A unica ressalva é que poderia ser um texto maior para o desfecho não ser tão apressado. Não tira a gradiosidade do livro mas da vontade de ter umas 40 páginas a mais.

"Tu sonha muito, Chico."
"Foi a morte que me ensinou. O tempo de sonhar é em cima da terra."

JULIA 21/04/2024

Já vejo um belíssimo filme
Eu amei essa indicação do Paulo Ratz, do Livraria em Casa. É tão bem escrito, sensível, eu visualizei toda a ambientação. Queria mais... saber mais.

vinizambianco 21/04/2024

[sobre cabeças gigantes, vozes de encalhadas e um mistério]

Depois de ler um YA sobre jovens apaixonados, resolvi ler algo brasileiro e diferente para diversificar um pouco a leitura e foi nesssa que encontrei o soberbo ?A Cabeça do Santo?, livro brasileiro que conta a história de Samuel, que em busca de realizar uma promessa a sua mãe vai até a cidade de seu pai e se refugia em uma cabeça gigante de Santo Antônio, porém, uma vez lá dentro descobre que pode escutar os pedidos e orações das mulheres para o santo.

A história além de ser muito inusitada e diverdita, consegue chamar a atenção pela sua originalidade, a trama é muito bem contada e consegue atrair o leitor para dentro da sua narração, os personagens principais e que mais aparecem são muito bem construídos e tem um ?quê? de brasilidade que só uma obra desse tipo poderia encontrar.

A escrita é fluída, os capítulos são curtos e a leitura é super rápida, em nenhum momento eu quis interromper leitura, e só não li em um dia porque não tive tempo mesmo. Fora que os acontecimento são muito legais, é um daqueles livros que você dá gostosos sorrisos e rindo das preserpadas dos personagens, quase uma novela das seis. Um realismo fantástico soberbo.

Além disso o cenário brasileiro, é muito gostoso de acompanhar, é quase como um personagem vivo dentro da história , e isso acredito eu faz toda a diferenteça, uma soma de vários fatores que transformam o livro nessa obra incrível.

Acredito que a única ressalva é pela obra ser muito curtinha, são aproximadamente 150 páginas que passam voando, achei inclusive que o final, o desfecho foi apressado demais, mais trinta páginas teriam tornado um final bem mais fechadinho e com um gostinho melhor, mas isso não tira toda a grandiosidade do livro e do seu cenário.

Com uma divertida trama, personagens muito bem escritos e um cenário brasileiro demais, Socorro Acioli mostra a importância de olhar para o cenário nacional em suas construções e acreditar nele em suas escritas, transformando a cultura e religiosidade em uma grande obra nacional.

Hellohell 21/04/2024

Livro belíssimo
Socorro conseguiu criar uma narrativa tão linda nessas poucas páginas que eu estou impactada demais. Ela fala sobre religião de uma forma tão bela, fala sobre o sertão, sobre um povo simples, sobre as mazelas, sobre amor... Que história incrível!!! Maravilhoso demais! Quero ler mais livros da autora com certeza!

nay.gba 21/04/2024

Meu Brasil brasileiro
A cabeça do santo foi uma leitura bastante satisfatória. Fluido do início ao fim, é crescente o ritmo e a sequência de acontecimentos.

A brasilidade da narrativa é o molho de Acioli, a junção da fé com o humor e as desgraças sociais fazem do livro uma joia nacional.
Todo nordestino, ou filho de, sabe que o sertão fala. A linguagem falada do sertão é a esperança, porque onde tudo é falta, sobra fé.

Sou privilegiada por ter acesso a leitura e poder desfrutar de tantos autores nacionais.
Por mais estranho que seja, ler A cabeça do santo me deu nostalgia de O auto da compadecida.

Leitura Recomendada.

Ellen Rayane 21/04/2024

Que livrooo bom,
É tão rico de cultura brasileira,
É tão peculiar e passa tão bem as alegrias e tristezas da nossa rica terra.
Recomendo essa leitura e a reflexão que ela nos trás

Thais645 21/04/2024

"Esperança e desejo obram o impossível"
Eu simplesmente amo romances narrados no sertão nordestino. A graça com que Socorro Acioli desenvolve esse romance é excepcional, é maravilhosa a quantidade de detalhes, as pequenas ligações com a vida real, os modos de falar, de viver... É um livro excepcional do início ao fim. A forma como as vidas dos personagens se interligam, a simplicidade e a calma com que ela descreve até os acontecimentos mais difíceis torna esse livro uma coisa linda de se ler. Cada frase maravilhosa pra guardar pra sempre no coração. Eu não poderia estar mais contente e mais grata com uma leitura como estou com essa.

Giacomet1 21/04/2024

Para ler em uma sentada!
Eu achei esse livro sensacional, com uma história estranha e super bem amarrada e um final muito bonito. Realmente, é rápido e gostoso de ler. Conta a história de Samuel, que ao fazer uma espécie de peregrinação para cumprir a promessa que fez a sua mãe quando ela morre, chega a uma cidade quase fantasma, vai morar na cabeça de um Santo Antônio e começa a operar milagres que nem ele acredita. O livro trata muito desses milagres, que envolvem o amor, mas também trata da própria história de Samuel e de como e porque ele chegou na cabeça do santo.

Idayane.Ferreira 20/04/2024

Uma cabeça de santo, muita confusão e muita fé
Que história mais instigante! O texto da Socorro Acioli prende a gente do começo ao fim. Comecei a leitura por curiosidade e de maneira despretensiosa, mas só larguei quando terminei de ler. Fatos interessantes: as primeiras ideias do livro foram escritas em 2006 para uma oficina de escrita de contos, ministrada pelo Gabriel Garcia Márquez. Existe uma cidade no Ceará onde uma cabeça enorme de Santo Antônio está separada do corpo, a cidade se chama Caridade.
Terminei de ler com um sorriso nos lábios, ocorrem muitas confusões, é uma história com um quê de realismo fantástico, com religiosidade, perdão, amor e, claro, muitos casamentos já que o santo é casamenteiro.

Joyce 20/04/2024

Que livro!!
Foi uma leitura bem diferente do que costumo ler, porém me conquistou. No início, demorei um pouco para me acostumar com a leitura. Porém, no final da primeira parte me vi presa a história.

Maria 19/04/2024

A cabeça do santo
Forte e instigante, me ganhou logo nas primeiras páginas.

A história de Samuel é uma mistura de dor, ódio e amor que vale muito a pena acompanhar.

Foi uma grata surpresa, fiquei intrigada, chorei e me diverti. É muito bem escrito e absolutamente viciante, comecei e terminei numa única leitura. Favoritado.