A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Thayanne24 02/04/2024

A experiência de leitura nesse livro é realmente mágica!! Socorro Acioli, mergulha os leitores em um universo onde o realismo mágico se entrelaça com a vida cotidiana, resultando em uma história que é tanto fascinante quanto profundamente comovente. Uma narrativa que cativa desde a primeira página e continua a encantar até o último suspiro.

No cerne dessa obra está a amizade singular entre Samuel e Francisco, dois jovens cujos destinos se entrelaçam em um enredo que desafia a imaginação. Também é interessante a forma como a história dá conta não apenas dos personagens principais, mas também de personagens secundários que contribuem para a riqueza e autenticidade do mundo retratado.

O elemento de realismo mágico é o fio condutor desta narrativa, e Acioli o utiliza com maestria, transformando a rotina monótona da pequena cidade de Candeia em algo extraordinário e repleto de maravilhas.
A escrita é tão fluida ao longo das páginas, cada palavra é escolhida com cuidado, contribuindo para a atmosfera única e envolvente que permeia toda a narrativa.

vinicius 02/04/2024

Muito divertido e engenhoso, mas o tanto de elemento que tem dentro e de várias tramas paralelas tiram um pouco do brilho do livro

no fim ficou parecendo uma novela de televisão, com tudo mastigado e explicadinho pro leitor, acho que perdeu um pouco o brilho que ia introduzindo

Nimsay 02/04/2024

Cheio de brasilidades, terminei de ler esse livro com vontade de ouvir roberto carlos e tomar sujo de caju

Saádia 02/04/2024

Que coisa mais linda esse livro.
Não esperava uma leitura tão gostosa e uma história com tanto aprendizado e bem conectada. Escrita inteligente, fluida e instigante. No início demorei de pegar o ritmo, mas do meio pro final foi uma sentada só. Lindo, lindo, lindo! Amei essa força estranha!

brunascmento 02/04/2024

Um livro rico em cosmogonias e unidades culturais. Muito engraçado, repleto de memória e história, que deu até aperto em terminar a leitura.

Cecysb 02/04/2024

Amei a descoberta
Foi o indicado do mês no clube do livro. A escritora é brasileira e deve ser valorizada. O livro é fluído e gera a necessidade de continuar a leitura. Os personagens não são profundos mas a personalidade é bem descrita, são carismáticos e humanos. A história acontece no interior do nordeste e é baseada na cabeça do santo que tem na cidade de Caridade/CE.

AriAri0 02/04/2024

Cabeça Gigante de Santo no interior do Nordeste!!!
Imaginar uma cabeça gigantesca de Santo Antônio? Isso só poderia ser narrado em uma cidade pequena do Nordeste mesmo viu!!
Que excelente livro!
É incrivelmente divertido, e à medida que a história avança, torna-se cada vez mais mirabolante e encantadora.
A trama é habilmente concluída, com uma narrativa leve e rápida que convida à visitar Candeia e rezar pelo santo da cabeça caída, mesmo sendo ateu!!!
Recomendo vivamente passar algum tempo na companhia de Samuel e essa Cabeça de Santo babilônica...
Vale muito a pena!!!! ??????

JAlia372 02/04/2024

Criativo, divertido e emocionante
Caminhar por dezesseis dias para cumprir o último desejo da sua falecida mãe, foi isso que Samuel fez. A estadia de Samuel em Candeia, cidadezinha do sertão, se estendeu além do esperado, revelando os mistérios das desgraças que aflingiram a vida de Samuel. A cabeça oca do santo degolado é sua nova e divertida morada, ali Samuel encontra seu milagre.

Sammara.Sammizy 01/04/2024

Ameiii a leitura. A história tem várias reviravoltas e tem muito regionalismo de lugares que já visitei. A leitura é muito fluida

Amanda.Valle 01/04/2024

Escrita muito boa
Gostei muito da escrita da autora, da capacidade de dar profundidade para história não necessitando de muitas páginas, além de conseguir imaginar todo o cenário.
Porém não foi uma história que me cativou, mas acho que vale a pena a leitura.

"Sou livre para o silêncio das form 01/04/2024

O santo sem cabeça
Hoje vou falar sobre um livro maravilhoso, que fez com que eu me sentisse em casa! ?? A cabeça do santo conta a história de Samuel, que sai da sua cidade natal, Juazeiro do Norte, para realizar o último pedido de sua mãe, procurar pelo seu pai na cidade de Candeia e acender uma vela para a estátua de Santo Antônio da cidade. Chegando lá o único abrigo que ele encontra é dentro da cabeça de Santo Antônio. Lá dentro Samuel começa a ouvir vozes de mulheres que rezam por casamento e por uma delas ele acaba se apaixonando!! ?

O livro é curto, tem uma escrita bem leve, dá pra ler rapidinho. É um livro de realismo fantástico, então vai ter cabeça de santo com muita enxaqueca de tanta reza por casamento sim. ? A Socorro Acioli, autora do livro, também quis mostrar o quanto a religiosidade das pessoas influencia na economia de uma cidade inteira.

A cultura cearense está completamente presente aqui. Então vai ter Santo Antônio casamenteiro, procissão, simpatias, muito romance, casamento, cinema de interior, falsas beatas e milagre de Santo Antônio.

Avner 31/03/2024

Encantador
Primeiro romance da autora cearense Socorro Acioli, o livro narra a história de Samuel que, no sertão do Ceará, entra numa jornada para atender os últimos pedidos que a mãe lhe fez antes de morrer.

Confesso que é até difícil escrever uma resenha sobre esse livro pois acabo de terminar e estou ainda buscando as palavras, completamente encantado! É uma leitura que poderia ser feita de uma vez só (e dá vontade), mas que fiz durar um pouco mais e li ?aos poucos? diluindo em alguns dias, pois não queria que acabasse. Tudo nesse livro é impecável: a escrita da autora que é única, divertida, poética: destaco algumas inserções/intervenções da narração em meio aos acontecimentos que são sensacionais!

Tem uma pegada ótima de comédia/humor, drama, romance, mistério, fé, busca, esperança, desespero? tem de tudo um pouco e na sua melhor forma! Eu só consigo indicar que leiam logo, pois é um livro que se tornou um dos meus favoritos! Uma leitura deliciosa, sagaz, mágica, sensível e extremamente brasileira no melhor dos sentidos! Amei DEMAIS!

criistiinee 31/03/2024

Singular!
Eu simplesmente amei a narrativa. Deixou o ritmo da história maravilhoso. Eu me surpreendi tanto com esse final. Não esperava de verdade! Achei que seria previsível, mas eu estava enganada, e como é bom se enganar nesse quesito haha recomendo demais essa leitura!

Felipe Augusto 30/03/2024

Me surpreendeu este livro, peguei para leitura sem saber exatamente a sinopse da história e foi muito gratificante a leitura. Um história mostrando muito as raízes do Brasil, recomendo muito a leitura.

Rodrigo.Gibaut 30/03/2024

Uma mistura de Gabriel García Márquez com Ariano Suassuna. Realismo Fantástico com essência nordestina Muito bom.