A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Laís 07/04/2024

Quando coloquei esse livro na minha wishlist, não sabia sobre o que falava mas a capa havia me chamado atenção.
Vejo poucas pessoas falando sobre essa história, o que é uma pena, já que é uma leitura formidável.
Fala sobre dor, raiva, perda, amores e desamores. É tão profundo que me arriscaria a dizer que muitos nem entenderiam ele.
E mais uma vez ressalto a importância da literatura brasileira. A riqueza que a gente tem na palma da mão e que, infelizmente, é desvalorizada.

fedgott 07/04/2024

Uma escrita formidável
A experiência de leitura foi muito agradável. O livro possui uma escrita envolvente, mas a história em si não me cativou tanto. No geral foi uma boa leitura.

Lauuulisboa 07/04/2024

Não é sobre macumba (para os intolerantes de plantão). É sobre dor, perda, vingança, astúcia, mas, também, é sobre fé, e, acima de tudo, sobre amor. Retrato da política presente no sertão brasileiro e do seu povo que, com muita fé, sobrevive a ela dia após dia.

cris 07/04/2024

Que narrativa incrível
Finalizei a cabeça do Santo! Que livro incrível, Socorro Acioli ganhou um fã

Adentrei na história de Samuel, um personagem que encanta, a gente rir, chora, fica com raiva! Ele está tentando realizar os desejos de morte de sua mãe, embora ele próprio não acredite em santos. A história se passa no sertão do Ceará! Me vi muitas vezes como romeiro de Canindé, devoto de São Francisco e Santo Antônio! Apouco tempo fiz do Ceará uma casa e também me identifiquei de várias formas, uma cultura recheadas de crendices populares! A riqueza do nordeste que tanto amo... Enfim, Samuel amadurece durante o construção do personagem, envoltos nas questões de raízes, espiritualidade e família!

Os personagens são de uma riqueza tamanha, Francisco e seu Chico coveiro estão no meu coração, gente da família, aqueles que a gente faz questão de está perto, gostaria de sentar e prosear um cadinho com eles, ia sair muita história! A leitura é fácil e ágil, num estante você finaliza os capítulos e fica com gosto de quero mais!

Uma narrativa envolvente, cheios de mistérios e um final que me deixou choroso e com vontade de bater perna pelo Ceará! Amei ??
Gleison Marques 07/04/2024minha estante
Que resenha delicinha, meu bem. Amei ler os primeiros capítulos com você e vê a potência dessa história, que logo mais pretendo enveredar também. Nosso país Ceará é cheio de artistas e Acioli não me deixa mentir!

cris 07/04/2024minha estante
Ficou feliz que meu bem amor! Obrigado ??

Lucas1429 06/04/2024

Um lugar, uma ideia e muita inteligência
Minha primeira leitura da escritora, sempre ouvi comentários positivos a respeito da obra e as comparações com Garcia Marquez não deixam a desejar, se você entende isso como um espectro literário e não um selo de qualidade, pois aqui não acho que caiba o comparativo, até por suas propostas. A história é bastante interessante e amarrada, consideravelmente direta ao ponto, embora tente se prover de lirismo usa de capítulos curtos, frases curtas e podadas. Tem um núcleo central de personagens que são bem interessantes, os demais aqui acabam sendo curiosos, mas não é fácil estabelecer uma relação com eles devido ao pouco espaço e tempo com estes. O uso do dito Realismo mágico aqui acontece de forma bastante interessante, oscilando constantemente entre o impossível e aquilo que foi entendido em equívoco, mas é uma história de esperança, conforto e a procura por um lugar no mundo quando seu mundo parece perdido. Isto não apenas para Samuel, o protagonista.

Jess 06/04/2024

Dava um filme!
Faz tempo que não leio nada nacional e esse livro foi ótimo para retornar pra casa. Excelente história e personagens que poderiam ser meus vizinhos. Conto com a benção de Gabriel Garcia Marquez, o que mais você precisa?

mdudalivros 06/04/2024

A Cabeça do Santo me lembrou o quanto o Brasil é grande e diverso. Me lembrou Bacurau. Me mostrou que a miséria existe e a jornada é quase sempre dura. Me fez refletir sobre felicidade e fé. Obrigada por isso, Socorro.
Debora.Rosa 06/04/2024minha estante
Parece ser maravilhoso, uma pegada Jorge Amado

Thay 05/04/2024

Eu tô assim ._. querendo entender pq não dei 5 estrelas. ele fica com 4,5 e tá tudo bem. foi muito bom ler esse livro. toda vez que eu parava só pensava em voltar a ler pra saber o que tava acontecendo em candeia.
esperei mais de realismo mágico, acho que foi pq venderam essa imagem do livro...
não sei se gostei do final... eu esperava outra coisa só não sei o que, mas sei que não era aquele final, por isso tirei 0,5 da nota.
Raela 09/04/2024minha estante
Quero leeeweer

Thay 10/04/2024minha estante
quando quiser eu te empresto

Bernardo 05/04/2024

A história é muito potente! A Socorro Acioli escreve lindamente e de uma forma muito cinematográfica. Merece virar filme.

EduardoBragga 04/04/2024

O tempo de sonhar é em cima da terra
?Nunca é como a lua, não pertence a ninguém?. Essa é uma daquelas leituras que nos surpreende a cada página virada. Acredito que tem uma representação simbólica mais potente para nós daqui do sertão do Ceará. Lindo, leve, emocionante e divertido. Desejo ler mais Socorro Acioli, uma preciosidade.

Thau 04/04/2024

Divertido
Quando eu li a sinopse, fiquei com muitas expectativas. Pensei que o livro seria mais sobre as trapalhices do personagem principal, algo bem maluco e bem engraçado.

O livro é bem divertido e, considerando que seria um conto, é conciso. Mas também achei que foi rápido demais, as informações só foram aparecendo e as coisas acontecendo. Não teve muita ?labuta? na hora de escrever, parece mais um flow da escritora que se deixou levar de maneira positiva. Mas bem legal!

raissax_ 04/04/2024

Coragem
A Socorro escreve tão bem, mas tão bem que você só para quando o livro acaba. a narrativa é muito boa, composta de um regionalismo forte e um realismo fantástico que prende o leitor na fluidez das palavras que vão se seguindo. eu peguei esse livro sem expectativas e não tava esperando absolutamente nada, mas fui surpreendida com essa história que pra mim foi diferente de tudo que eu havia lido ultimamente. toda vez que penso em madeinusa quero morrer de rir, Socorro foi muito criativa escrevendo isso aqui, só leiam.

Apmmota 03/04/2024

Que história gostosa de ler
Encontrei esse livro numa prateleira da Leitura lá em Natal e adorei o enredo na hora que eu li. O livro em si também é ótimo, a leitura foi rápida e fluída, muito gostosa. A história de Samuel é muito interessante e todos os outros personagens são cativantes, principalmente o Chico Coveiro. Esse livro é o puro suco da brasilidade.

Helena 03/04/2024

Delicinha
A leitura é fluida, a escrita é poética
Tem um Q de realismo mágico
Toda trama que ela cria é envolvente e tudo vai se encaixando ao longo da história

Da pra ler tranquilamente em um ou dois dias, pra quem tá de ressaca é uma beleza