A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Marivaldo.Barreto 09/04/2024

Primeiro livro de Socorro Acioli que li. E adorei. A história nos prende mesmo, li muito rápido, pois não queria parar de ler. É emocionante, é engraçado, é surpreendente... O plano de fundo é o sertão cearense, com a religião e crenças de seu povo.

Mariottoni 09/04/2024

Gostei dms desse livro, a atmosfera q a autora construiu é perfeita, gostei dos personagens e os elementos de realismo mágico foram mt bons, tive uns probleminhas c o rumo q a história tomou no final mas nd q atrapalhe a experiência q foi mt boa

JuliaBuch 09/04/2024

Socorro, te amo!
A cabeça do santo é muito bom! Só me fez amar mais ainda a Socorro. Não teve jeito dele tomar o lugar de ?Oração para desaparecer? no meu coração (que está no top 3 da minha lista), mas ela somou muuuuito. É incrível a sua capacidade de escrever com um quê de magia e poesia, e claro, com brasilidade! Amei

Sara 09/04/2024

Um pedacinho de perfeição
Uma história que se passa e é contada por uma nordestina, com muita bagagem cultural, com pitada de realismo mágico. Socorro Acioli tem um escrita muito linda, não sei como esse livro não tem mais reconhecimento. Curtinho, peguei essa indicação com o Paulo Ratz, e não tem como não amar.

Will.Leite 08/04/2024

Um realismo fantástico bem Brasil
O interesse no livro veio pela sinopse. Saber que o gênero do livro era realismo fantástico me deixou ainda mais curioso. E Socorro entregou tudo: uma história sobre crenças, família, vinganças e humor? o pano de fundo: sertão cearense.
A história é super agradável de se ler. Fiquei tão imerso nos acontecimentos, me distrai tanto, que fui surpreendido várias vezes pelos acontecimentos que se enunciavam da maneira mais óbvia.
Nem o final repentino me frustrou. Eu não consegui imaginar um fim diferente.
É certamente meu livro favorito de 2024 (pelo menos até aqui) e vou indicar pra todo mundo.

Laís 08/04/2024

Prestigiando a autora brasileira e cearense
Na busca por ler mais literatura de autores brasileiros, selecionei esse livro, que a autora é minha conterrânea. Amei ler a linguagem do Ceará na história, representando bem nossos dizeres. Mas, como falei no título, acho que faltou um desfecho do conflito apresentado, fiquei com uma sensação de "vazio" no final. De toda forma, recomendo a leitura. Ps: na cidade de Caridade/CE realmente a cabeça do santo ficou no chão até hoje e nunca foi juntada ao resto do corpo, o que inspirou o livro

Camila.Guerra 08/04/2024

Realidade, misticismo e cultura popular
O livro é objetivo, descreve locais reais, e conta a história como um causo que se pode ler nos cordéis. A história flui muito bem. Ate uns 40% do livro fui lendo aos poucos, sem prender tanto. Depois dessa parte consegui concluir o livro em um dia, de tanto que a história ficou intrigante e interessante. Não é previsível, cheguei a pesquisar sobre a história do santo nos jornais para poder distinguir o que era real e o que era ficção. Mais um livro da Socorro que me fará viajar para conhecer o local e a cidade que inspirou toda a trama. Recomendo demais!

Monica351 07/04/2024

O santo
Um livro intenso que se desenrola rapidamente.

Paralelamente, a cada página novos elementos vão sendo incorporados.

A autora une as diversas pontas e tudo se conecta ao final.

Junto a uma história cativante, vários ganchos favorecem a muita reflexão sobre religiosidade, política, educação, saúde pública...

Carlos.Junior 07/04/2024

8,1/10
Escrito por Socorro Acioli enquanto tinha aulas na oficina de Gabriel García Márquez, somos entregues a um romance sobre um jovem, chamado Samuel, que possui o dom de ouvir as rezas e preces ditas pelas mulheres de uma pequena cidade no sertão brasileiro, porém, esse poder só se manifesta se ele estiver dentro de uma imensa cabeça de santo construída para uma estatua que ficou abandonada ao passar do tempo. Por meio disso, o jovem percorre suas aventuras em um meio focado no realismo-fantástico, permeando diversas formas contar e fazer história. Acioli é uma escritora de ponta e entrega um romance de ótima categoria que pode elencar novos ares além da literatura, ao ler me pareceu mais um roteiro de novela das 20h que teve a ajuda do Garcia como conselheiro de plot twist e script, o que não é um demérito nessa obra, mas sim uma qualidade. Seu final deixa a desejar se comparado com seu inicio misterioso que fisga o leitor e desenvolvimentos rápido e concreto. Vale a pena ler por diversão, mas não é uma leitura obrigatória.
Penso eu, que a capa desse livro é uma das mais bonitas que eu já vi. Chama a atenção demais!! Não me envergonha de admitir que comecei a leitura por conta dela e por conta da recomendação da minha esposa kkkk Te amo meu amor!!!

Laís 07/04/2024

Quando coloquei esse livro na minha wishlist, não sabia sobre o que falava mas a capa havia me chamado atenção.
Vejo poucas pessoas falando sobre essa história, o que é uma pena, já que é uma leitura formidável.
Fala sobre dor, raiva, perda, amores e desamores. É tão profundo que me arriscaria a dizer que muitos nem entenderiam ele.
E mais uma vez ressalto a importância da literatura brasileira. A riqueza que a gente tem na palma da mão e que, infelizmente, é desvalorizada.

fedgott 07/04/2024

Uma escrita formidável
A experiência de leitura foi muito agradável. O livro possui uma escrita envolvente, mas a história em si não me cativou tanto. No geral foi uma boa leitura.

Lauuulisboa 07/04/2024

Não é sobre macumba (para os intolerantes de plantão). É sobre dor, perda, vingança, astúcia, mas, também, é sobre fé, e, acima de tudo, sobre amor. Retrato da política presente no sertão brasileiro e do seu povo que, com muita fé, sobrevive a ela dia após dia.

cris 07/04/2024

Que narrativa incrível
Finalizei a cabeça do Santo! Que livro incrível, Socorro Acioli ganhou um fã

Adentrei na história de Samuel, um personagem que encanta, a gente rir, chora, fica com raiva! Ele está tentando realizar os desejos de morte de sua mãe, embora ele próprio não acredite em santos. A história se passa no sertão do Ceará! Me vi muitas vezes como romeiro de Canindé, devoto de São Francisco e Santo Antônio! Apouco tempo fiz do Ceará uma casa e também me identifiquei de várias formas, uma cultura recheadas de crendices populares! A riqueza do nordeste que tanto amo... Enfim, Samuel amadurece durante o construção do personagem, envoltos nas questões de raízes, espiritualidade e família!

Os personagens são de uma riqueza tamanha, Francisco e seu Chico coveiro estão no meu coração, gente da família, aqueles que a gente faz questão de está perto, gostaria de sentar e prosear um cadinho com eles, ia sair muita história! A leitura é fácil e ágil, num estante você finaliza os capítulos e fica com gosto de quero mais!

Uma narrativa envolvente, cheios de mistérios e um final que me deixou choroso e com vontade de bater perna pelo Ceará! Amei ??
Gleison Marques 07/04/2024minha estante
Que resenha delicinha, meu bem. Amei ler os primeiros capítulos com você e vê a potência dessa história, que logo mais pretendo enveredar também. Nosso país Ceará é cheio de artistas e Acioli não me deixa mentir!

cris 07/04/2024minha estante
Ficou feliz que meu bem amor! Obrigado ??

Lucas1429 06/04/2024

Um lugar, uma ideia e muita inteligência
Minha primeira leitura da escritora, sempre ouvi comentários positivos a respeito da obra e as comparações com Garcia Marquez não deixam a desejar, se você entende isso como um espectro literário e não um selo de qualidade, pois aqui não acho que caiba o comparativo, até por suas propostas. A história é bastante interessante e amarrada, consideravelmente direta ao ponto, embora tente se prover de lirismo usa de capítulos curtos, frases curtas e podadas. Tem um núcleo central de personagens que são bem interessantes, os demais aqui acabam sendo curiosos, mas não é fácil estabelecer uma relação com eles devido ao pouco espaço e tempo com estes. O uso do dito Realismo mágico aqui acontece de forma bastante interessante, oscilando constantemente entre o impossível e aquilo que foi entendido em equívoco, mas é uma história de esperança, conforto e a procura por um lugar no mundo quando seu mundo parece perdido. Isto não apenas para Samuel, o protagonista.