Comunicação Não-Violenta

Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

Mariah 06/03/2021

Recomendo
' ' ' Achei que só diria o obvio, sem nenhuma surpresa acadêmica, ou nenhum conhecimento que pudesse mudar minha vida ou a de outros. Não fazia ideia de que poderia ser algo fácil de se ensinar, e sem redundâncias.
- Colocaria esse livro como obrigatório nos materiais escolares pedidos do fundamental. -
' ' ' É algo que nem cabe dizer que recomendaria para todo mundo. Mas sim no que dizem hoje em dia que todos deveriam fazer terapia sem exceção: de mesmo modo seria de maior utilidade ceder a uma leitura, essa. Assim, todos compartilhariam da responsabilidade de ouvir. E muitos perceberiam que oferecem ajuda de um jeito que não ajuda kkkk (em termos práticos).
' ' ' Acredito que... ao invés de buscar terapia por que se convive com alguém, a convivência seria a própria jornada terapêutica nessa utopia da CNVnormativa

Breno Vasconcelos 10/09/2022

Ótima leitura
Aprendi muita coisa com a leitura, sobre como me comunicar, formas de falar e entender o outro. Esse livro aborda em como usar a linguagem para estabelecer harmonia, conexão com os outros e com nós mesmos.

Milly 10/06/2021

Oque dizer desse livro?!
Simplesmente perfeito, é um livro que vai fazer você ver a comunicação de uma forma totalmente diferente do habitual, ele te ensina como verbalizarmos oque sentimos de uma forma não-agressiva, tendo empatia tanto com oque sentimos, quanto oque os outros estão sentindo

julia 30/09/2022

muito bom
minha psicóloga me emprestou e eu não criei nenhuma expectativa sobre o livro, mas quando comecei a ler, não tive mais vontade de parar.
sou bem cética e desfavorável com essas coisas de ter empatia por todos, mas mesmo assim o livro me conquistou desde o começo, já que ele ensina técnicas realmente úteis na hora de resolver alguma situação. Não tomei 100% do livro como aprendizado, nem levei tudo que ele fala ao pé da letra, mas ele me ensinou muita coisa. Vale a pena ler, principalmente se você é o tipo de pessoa que acaba sendo grosso sem perceber ou tem péssimas habilidades sociais.

Danielly.Clezar 15/03/2021

Muuuuuito bom!!!! Todo mundo deveria ler esse livro um dia! É uma grande aula de como agir em sociedade

Edit: Dando mais um feedback... acabei de colocar em prática tudo que aprendi na leitura e isso ajudou a pessoa que eu estava conversando de forma imensurável!!!! Tenho certeza absoluta que antes de ter lido, eu teria reagido de uma forma totalmente diferente e não resolveria nada. Estou muuuito feliz com isso. Por favor LEIAM!!!

Alexia 04/10/2022

Comunicação Não-Violenta
A forma como nos comunicamos influencia diretamente nas conexões humanas que fazemos nessa vida. Acredito que atualmente com a maioria das comunicações feitas através de redes sociais é ainda mais necessário observar como estamos nos comunicando com as outras pessoas e se estamos realmente transmitindo aquilo que queremos dizer.

Acredito que seja uma leitura necessária para quem deseja melhorar a sua comunicação e relação com as pessoas, seja na vida pessoal ou profissional.

Um livro para reler e consultar quantas vezes for preciso. O livro contém exercícios muito interessantes para começar a praticar o método de comunicação apresentado.

Recomendo a leitura!!

Marcela115 27/03/2021

Com certeza vou ter uma vida mais leve depois de ler esse livro. Ele te arma com ferramentas para se comunicar e relacionar melhor com os outros e consigo mesmo.

Analógica 07/01/2023

Mais importante que aprender fórmula de bhaskara
Eu antigamente parabenizando alguém:
- Parabéns, feliz aniver, tudo de bom, saúde e paz!

Eu hoje depois de ler o livro:
- Parabéns, feliz aniver, que todas as suas NECESSIDADES sejam atendidas!

Livro lindo, gente, deveria ser ensinado nas escolas. Me sinto transformada.

Iasmin.Dutra 28/12/2022

Um bom livro, mas com ressalvas...
Achei um bom livro, porém a narrativa da leitura pode ser meio chata às vezes. A CNV é uma ótima forma de comunicação que acredito que deveria ser mais difundida, pela possibilidade que ela nos dá não só de resolver conflitos de forma pacífica, mas também de ter compaixão consigo, manejar suas emoções, fazer e receber tanto pedidos como apreciações, estabelecer uma conexão empática com as pessoas... Apesar de ser abrangente assim (um ponto positivo!), muitas vezes percebi que a CNV é apresentada de forma mecanizada, de forma que não parece haver espaço para espontaneidade. :(

Enfim... pode ser uma leitura produtiva se você realmente esteja interessado em desenvolver suas habilidades nos aspectos mencionados anteriormente, o que irá exigir muito treino em reconhecer padrões de comportamento (pensamento, raciocínio e expressão através da fala), muitos dos quais já automáticos. Caso contrário, você não deve se beneficiar muito da leitura, e talvez seja melhor buscar informações mais objetivas pela Internet, por exemplo.

Espero que tenha ajudado.

Marina Mendes 19/02/2023

Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

Bruno Mancini 09/04/2021

Excelente para relações interpessoais
E também para o núcleo familiar. Vários exemplos de cotidiano para se evitar situação de falta de compreensão da comunicação. Excelente Leitura.

Marília 10/04/2021

Lição para a vida
Esse livro é incrível. Me fez refletir muito sobre o quanto minha comunicação pode ser violenta sem que eu perceba, principalmente comigo mesma. Super recomendo!!

Jader Selleri 16/10/2021

Empatia na hora de manifestar qualquer palavra, funciona, embora seja difícil na sociedade atual. Bom livro.

Lala Fugi 07/04/2023

Comunicação não violenta (CNV) é um conceito criado por Marshall Rosenberg em meados dos anos 60. A CNV se baseia na ideia de que as pessoas podem se relacionar melhor e resolver conflitos se, na hora de se comunicarem, elas abandonarem juízos de valores, expressarem suas necessidades e escutarem a necessidade do outro antes de partir pra qualquer ação.

E, nesse livro, o autor tenta tornar os princípios da CNV mais simples e aplicá-los em contextos do dia a dia, nas relações conjugais, entre pais e filhos, etc. Alguns dos temas principais abordados na obra são resolução de conflitos de forma pacífica, criação de relações amorosas poderosas, reconciliação, como lidar com a raiva, e até mesmo espiritualidade

O livro é lento de se ler e tem alguns diálogos irreais que o fazem um pouco enfadonho mas as técnicas são interessantes e vale a leitura.