Comunicação Não-Violenta

Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

Mariah 06/03/2021

Recomendo
' ' ' Achei que só diria o obvio, sem nenhuma surpresa acadêmica, ou nenhum conhecimento que pudesse mudar minha vida ou a de outros. Não fazia ideia de que poderia ser algo fácil de se ensinar, e sem redundâncias.
- Colocaria esse livro como obrigatório nos materiais escolares pedidos do fundamental. -
' ' ' É algo que nem cabe dizer que recomendaria para todo mundo. Mas sim no que dizem hoje em dia que todos deveriam fazer terapia sem exceção: de mesmo modo seria de maior utilidade ceder a uma leitura, essa. Assim, todos compartilhariam da responsabilidade de ouvir. E muitos perceberiam que oferecem ajuda de um jeito que não ajuda kkkk (em termos práticos).
' ' ' Acredito que... ao invés de buscar terapia por que se convive com alguém, a convivência seria a própria jornada terapêutica nessa utopia da CNVnormativa

Analógica 07/01/2023

Mais importante que aprender fórmula de bhaskara
Eu antigamente parabenizando alguém:
- Parabéns, feliz aniver, tudo de bom, saúde e paz!

Eu hoje depois de ler o livro:
- Parabéns, feliz aniver, que todas as suas NECESSIDADES sejam atendidas!

Livro lindo, gente, deveria ser ensinado nas escolas. Me sinto transformada.

Giulia143 18/10/2021

Leitura indispensável! Principalmente nos dias de hoje. O livro foi escrito em torno dos anos 2000, uma época em que a tecnologia, Internet, redes sociais etc, ainda estavam engatinhando e ele parece se fazer muito mais necessario agora.
Me trouxe muitas reflexões e abriu/ clareou a minha mente em muitos aspectos.
É do tipo de livro que a gente precisa voltar e reler alguns trexos se vez em quando. Muito bom. Estou recomendando pra todo mundo, inclusive pra quem não costuma ler esse gênero, como eu. Kkk

Marina Mendes 19/02/2023

Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

Danielly.Clezar 15/03/2021

Muuuuuito bom!!!! Todo mundo deveria ler esse livro um dia! É uma grande aula de como agir em sociedade

Edit: Dando mais um feedback... acabei de colocar em prática tudo que aprendi na leitura e isso ajudou a pessoa que eu estava conversando de forma imensurável!!!! Tenho certeza absoluta que antes de ter lido, eu teria reagido de uma forma totalmente diferente e não resolveria nada. Estou muuuito feliz com isso. Por favor LEIAM!!!

Marcela115 27/03/2021

Com certeza vou ter uma vida mais leve depois de ler esse livro. Ele te arma com ferramentas para se comunicar e relacionar melhor com os outros e consigo mesmo.

Lala Fugi 07/04/2023

Comunicação não violenta (CNV) é um conceito criado por Marshall Rosenberg em meados dos anos 60. A CNV se baseia na ideia de que as pessoas podem se relacionar melhor e resolver conflitos se, na hora de se comunicarem, elas abandonarem juízos de valores, expressarem suas necessidades e escutarem a necessidade do outro antes de partir pra qualquer ação.

E, nesse livro, o autor tenta tornar os princípios da CNV mais simples e aplicá-los em contextos do dia a dia, nas relações conjugais, entre pais e filhos, etc. Alguns dos temas principais abordados na obra são resolução de conflitos de forma pacífica, criação de relações amorosas poderosas, reconciliação, como lidar com a raiva, e até mesmo espiritualidade

O livro é lento de se ler e tem alguns diálogos irreais que o fazem um pouco enfadonho mas as técnicas são interessantes e vale a leitura.

Bruno Mancini 09/04/2021

Excelente para relações interpessoais
E também para o núcleo familiar. Vários exemplos de cotidiano para se evitar situação de falta de compreensão da comunicação. Excelente Leitura.

Marília 10/04/2021

Lição para a vida
Esse livro é incrível. Me fez refletir muito sobre o quanto minha comunicação pode ser violenta sem que eu perceba, principalmente comigo mesma. Super recomendo!!

Lulu 26/04/2023

Vale a pena!
É um livro muito bom, eu gostei muito de como o autor decidiu dividi-lo, há muitos exemplos, histórias, exercícios (com as respostas do autor na página seguinte, sempre deixando claro que não é uma verdade absoluta, mas a explicação do porquê ele acha aquilo) e um resumo de tudo o que foi dito nos finais do capítulo, para ter certeza de que tudo ficou bem explicado.
Não é um livro para se ler rápido, há muitas informações e pode se tornar algo cansativo caso queira ler às pressas. É um livro difícil, na teoria é tudo muito bonito, mas praticar o que ele nos ensina é uma luta diária.
Recomendo a leitura.

"O objetivo da CNV não é mudar as pessoas e seu comportamento para conseguir o que queremos, mas, sim, estabelecer relacionamentos baseados em honestidade e empatia, que acabarão atendendo às necessidades de todos."

Lilica Britto 09/05/2021

Comunicação não violenta
No começo achei esse termo bem violento. Mas depois entendi que é possível se comunicar quando as duas partes de um diálogo difícil querem se entender sem estabelecer a.violência como meio de obter o que se quer. Esse livro mostra como é possível estabelecer uma comunicação em que ambas partes do diálogo podem ter suas necessidades atendidas. A abordagem desse livro é bem prática. A frase que me marcou foi que a causa de nossos sentimentos são nossas necessidades e não o comportamento dos outros. Vou tentar lembrar disso quando conversar com alguém que estou em conflito.

Alice - Avesso do Caos 09/05/2021

CNV na prática
Esse livro é um reforço aos ensinamentos do livro base sobre comunicação não violenta do mesmo autor. Pra quem está caminhando nos estudos tem bastante exemplos e reflexões sobre a técnica. Bem interessante.

Giovana.Sabino 25/12/2021

Comunicação não violenta
O livro comunicação não violenta nos dá um conjunto de práticas para estabelecer relações de mais compaixão uns com os outros. Apesar de achar que o livro oferece uns bons insights para a auto reflexão e mesmo para as práticas individuais, particularmente não fiquei convencida de que a prática possa ser de fato efetiva em termos mais coletivos, como a disputa entre diferentes grupos, organizações ou mesmo instituições. Isso justamente porque toda a prática gira em termos individuais, da comunicação de indivíduo para indivíduo, o que me pareceu também desconsiderar as relações de poder que estão imbuídos não só entre os indivíduos, mas principalmente entre os grupos sociais. E falar em termos de compaixão e empatia para grupos que estão em gigantesca desigualdade de poder e possibilidades me parece no mínimo ingênuo. Feita essa ressalva, acho que o livro pode ser muito interessante para repensarmos nossa prática individual cotidiana para com o mundo, as pessoas que nos cercam e para pensar aquilo que nós efetivamente queremos ser e como queremos atuar no mundo. Fiquei contente ao perceber no decorrer da leitura que muitas das posturas esperadas para realizar uma comunicação não violenta eu já operava no meu dia a dia, mesmo que não de forma tão esclarecida.
Bela 05/01/2022minha estante
Esses exemplos de guerras me incomodaram demais. É como se o autor vivesse numa bolha! Querer que vítimas de guerra sejam compreensíveis e empáticas com seus ofensores, chegando inclusive a falar de nazismo... Surreal demais! Concordo com tudo o que você disse, destacando os pontos positivos, é claro.

Ana Prado 14/12/2021

IMPECÁVEL
Esse livro é apenas ESSENCIAL! Ele me ensinou tanto, mas tanto, principalmente como melhorar minhas relações interpessoais, minha relação comigo mesma e também a forma que eu penso, tendo maior responsabilidade pelos meus sentimentos.
O obvio tem que ser dito, e conversas violentas nao resolvem nada!
Eu amei! Demais!
Pretendo ler várias outras vezes!

nclyr 10/12/2021

eu amei!!!!!!
achei muito difícil de seguir as orientações do livro por já ter um certo vício no modo como me comunico.. algumas partes consegui colocar mais em prática, mas sempre precisando dar uma relembrada no que o autor fala.

com certeza vou procurar mais livros que falam sobre comunicação não violenta, não conhecia e gostei muito!