Adultério Paulo Coelho

Resenhas - Adultério

Clarice 18/08/2014

A Linda é uma personagem complicada(como todo ser humano)que aos 31 anos passa por uma crise existencial(como qualquer adulto).Mas ela foi além, ela arriscou, quase colocou tudo a perder,é fácil identificar-se com ela, mas também é fácil criticá-la.Como todos os livros do Paulo Coelho, Adultério nos faz parar no meio da leitura para refletir.A Linda me fez perguntar se vale a pena ir atrás da felicidade ou ser feliz com o que tenho.E por que nos cobramos tanto para sermos felizes em todos os momentos a qualquer custo?.A felicidade tem mesmo que ser regra?.Vivemos cobrando da vida motivos pra sorrir, mas em que momento sorrimos para a vida?.Adultério não me deu as respostas para essas perguntas,mas me fez perceber que, às vezes, o que temos, pode ser justamente do que precisamos.

Badu 06/04/2023

"misoginia" é um título mais apropriado
QUE LIVRO RUIM! meu deus do céu, me surpreendi de uma forma muito negativa com esse livro, sério. comprei esse livro só pelo nome do autor, claro, O Alquimista é um livro sensacional, mas nunca achei que fosse me decepcionar tanto.

primeiramente, ele fez uma coisa que fiquei fascinada de tão absurdo: silenciou uma mulher. tá certo, isso não é nada incomum. se ela não fosse a personagem principal... cara, a mulher não fala! existem diversas falas de outros personagens interagindo com a Linda (a personagem principal), mas ela nunca responde "diretamente". não tem um travessão com o diálogo dela. isso me emputeceu de um jeito...

agora para o tema principal do livro, adultério, paulo coelho me deixou mais chateada do que nunca. segundo ele, para homem, adultério é uma coisa natural, para a mulher, uma aberração. aaaaaah, me polpe! ele fica tacando pau na personagem principal e ainda coloca ela como uma pessoa tão patética.

e o final é a coisa mais improdutiva do mundo. ninguém aprende nada. não tem um objetivo ou uma lição aprendida nesse livro!

não perca seu tempo lendo esse livro. muito decepcionante e só não abandonei pra falar mal com propriedade.

edit: só não é 0.5 estrelas porque a escrita é boa e o livro flui facilmente?

Gabriellcom2Ls 07/01/2019

Vou ser breve: O núcleo é o mesmo de Veronika Decide Morrer, uma mulher entediada com sua vida perfeita que resolve dar fim a esse tédio.
Eu esperava algo diferente, mas me senti lendo uma versão de Veronika cometendo adultério em vez de suicídio.
E, só eu que acho a narrativa do Paulo um pouco "complicada"?

Suzi 18/04/2015

Esperava um caso de amor devastador ,mas encontrei uma mulher confusa e perdida ,mas o livro traz boas reflexões

@zurcenila 08/11/2016

Adultério - Paulo Coelho
Pois é.. mais uma resenha de um livro do Paulo (risos).. Eu curto! Adultério conta a história de Linda, uma jornalista de 31 anos que mora em Genebra e tem todos os motivos do mundo pra ser feliz: É bem-sucedida profissionalmente, jornalista renomada, tem um casamento que muitos podem rotular como "perfeito" e tem dois filhos lindos. Mas ela se sente deprimida, desmotivada e presa em uma rotina sem fim que a entristece..Até entrevistar o político Jacob König, que foi seu namorado na adolescência.
Um sentimento de paixão e ousadia a dominam .. e de culpa, pois ao mesmo tempo que começa a viver um relacionamento tórrido com o político sente medo de perder seu marido e toda a vida perfeita que construiu.
O livro nos faz refletir sobre o tema do adultério e o expõe como uma fase de libertação e autoconhecimento..
As relações entre Jacob e Linda são intensas e detalhadas pelo autor o que torna o livro interessante.. achei o desfecho da história deles bonita
A narrativa do livro é feita em primeira pessoa passando assim com intensidade as emoções da protagonista e nos faz refletir se é mais importante atendermos as expectativas de outras pessoas e da sociedade ou buscarmos nossas respostas e nossa felicidade. Boa leitura!

daniel.vasco.716 26/01/2022

Mulher está casada há muitos anos, tem um bom marido, filhos ótimos, uma casa maravilhosa, um emprego legal. Mas ela está infeliz, e acha que tem algo de errado e egoísta por estar se sentindo tão mal quando deveria se sentir tão bem. Eis que surge um antigo namorado de colégio, e Linda passa a sentir coisas que a deixam viva, como há muito ela não sentia. Claro que todos os sentimentos ruins relacionados a isso aparecem, mas quando a gente está se sentindo bem com alguma coisa, a repercussão ruim disso vai para a descarga do nosso cérebro.

Samantha @degraudeletras 26/05/2014

Três cerejas para representar uma relação extra conjugal
Adultério é o lançamento de abril de 2014 do Paulo Coelho, que foi publicado pela Editora Sextante numa capa sugestivamente encantadora.

“Adultério” conta a história de Linda, uma mulher com 31 anos que tem a vida dos sonhos: um marido rico que a ama, filhos maravilhosos e obedientes e um emprego que é em sua área de formação. Mas todos esses critérios que fazem parte dos sonhos de muitas mulheres não é o suficiente para a protagonista, ela começa a sentir um vazio existencial por sua vida ter caído na massacrante rotina dos dias sem graça.

Em busca de uma razão para viver em concomitância ao reencontro com um ex-namorado do tempo do colégio, Jacob, Linda constrói uma fantasia e uma relação com ele na fugaz tentativa de diferenciar seus dias, encontrar a emoção que faltava.

Paulo Coelho trata ao longo do livro de sentimentos que fazem parte do cotidiano dos casais, o amor, a paixão, a confiança e até mesmo o ciúme. Sob a perspectiva de uma mulher supostamente madura, o autor mostra como a obsessão por um amor pode influenciar a vida de uma pessoa.

Considero Linda descontrolada e sem amor próprio. Mesmo que ela estivesse passando por uma crise de cansaço da rotina, a forma como ela saiu desesperada por um outro relacionamento e suas escolhas em relação a isso é meio doentio. Quando li a sinopse do livro, imaginei que a protagonista encontraria um amante de uma forma natural e quando ela se desse conta estaria apaixonada por outra pessoa que não seu marido, mas não, a protagonista vai à caça como uma leoa faminta, querendo carne urgentemente. Isso pareceu estranho para mim.

Como falei anteriormente, a capa do livro combinou bastante com o título e tema do livro. As cerejas são um símbolo de desejo e sexualismo e por elas estarem em número de três representa a relação extraconjugal da história.

A narrativa do autor é envolvente e poder mergulhar no emaranhado de pensamentos em constante construção de Linda é encantador. Talvez isso é que tenha me segurado até o final do livro com uma pontinha de esperança de a história de repente passar a me agradar. Mas não foi 100% dessa vez. O livro é ok, bom, mas não maravilhoso.

Se eu recomendo “Adultério”? Sim. Os fãs do autor com certeza vão gostar desse livro, os que não são tão achegados assim gostarão comedidamente, embora eu alerte para a presença de erros de concordância e de digitação ao longo dessa edição.

site: http://goo.gl/A7JdUK

"Ana Paula" 17/05/2014

"Depois de certa idade, passamos a usar uma máscara de segurança e certezas. Com o tempo, essa máscara gruda no rosto e não sai mais".

Linda é uma mulher com seus 30 e poucos anos, casada a 10 anos com o homem que ama e mãe de dois filhos. Linda mora na Suíça, o lugar mais seguro do mundo, não sofre com problemas financeiros, seu marido é extremamente rico de berço e gosta de trabalhar. Linda também trabalha, é jornalista e adora o que faz. Ela tem tudo o que quer: roupas caras, uma ótima casa, dinheiro, uma família perfeita! Mas Linda busca algo mais, algo que se perdeu nos anos de casamento.... veja bem, ela ama seu marido e tem certeza disso, mas ela não sente mais aquela paixão arrebatadora do início. Isso passa a incomodá-la, depressão, bipolaridade, tudo se resume a esta vida calma, sem aventuras, exatamente como sempre foi.

"Quando chega a noite está vendo, eu me apavoro por tudo: a vida, a morte, o amor e a falta dele, o fato de todas as novidades estarem virando hábitos, a sensação de que estou perdendo os melhores anos da minha vida em uma rotina que irá se repetir até eu morrer e o pânico de enfrentar o desconhecido, por mais excitante e aventureiro que seja."

A paixão que Linda tanto procura, aparece em forma de um antigo namorado do tempo da escola. Depois de 15 anos sem se verem, Linda vai entrevistar Jacob, um famoso político, e encontra nele a aventura que necessita. Mas ela não pode trair o homem que ama, pode? E se Jacob só quiser usá-la? Afinal, ele tbm é casado... O que fazer quando o desejo de se aventurar fala mais alto?

Bem, primeiramente, quero ressaltar que quem classificou este livro como erótico se enganou profundamente. Se for assim, todos os livros de Paulo Coelho são eróticos! A narrativa do autor não demonstra situações de sexo explícito. Claro que como o título do livro sugere, estamos lendo uma história adulta, mas não erótica.

"Sinto uma necessidade imensa de me apaixonar de novo por ele. Nunca deixei de amá-lo- sempre o amei e continuarei amando -, mas nossa convivência se transformou em algo muito próximo da monotonia. O amor pode resistir a isso, mas, para a paixão, é fatal."

Linda me pareceu mais uma mulher perdida, que busca desesperadamente encontrar um sentido para sua vida, o vê quando reencontra Jacob e se arrisca, chega ao fundo do poço, para finalmente entender que o amor é o único sentimento que pode salvá-la de si mesma.
Sou fã do autor, não nego. Já li diversos livros dele e sempre, sempre mesmo, tiro alguma lição para usar no meu dia-a-dia. Maktub, outra obra do autor, é meu livro de cabeceira, sempre que me sinto diferente, abro em uma página qualquer e leio, sempre me ajuda e me renova. Paulo Coelho tem o dom de te levar para a história que ele conta.

Outra coisa que gosto muito nos livros do autor, é que ele não prega nenhuma religião ou dogma. O autor prega somente o amor. Apesar de usar trechos bíblicos em seus livros, Paulo Coelho sempre bate na mesma tecla: Só o amor constrói, só o amor edifica, só o amor vence. Neste livro nada segue diferente. A história de Linda é bonita a sua maneira. Veja bem, sou casada a 5 anos, e várias vezes já me fiz as mesmas perguntas que Linda se fez. Linda sofre de um sentimento ambíguo, que nunca senti, ela precisa desta aventura para se sentir melhor. Agora, imagina a destreza que um autor deve ter para escrever como uma mulher, sobre sentimentos de mulher, tendo que entrar na cabeça de uma mulher! Maravilhoso! Sem mais.

"De um lado, a vilã que vai até a faculdade para tentar incriminar um inocente, sem saber explicar direito o motivo de tanto ódio. De outro, a mãe que cuida da família com amor e trabalha duro para que nada falte aos seus entes queridos, também sem entender de onde tira forças para manter esses sentimento intacto."

O autor também abusa de clássicos para mostrar o que acontece com Linda, como Frankenstein e Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Achei isso maravilhoso, pois para quem conhece essas obras, entende a briga interior de Linda. A narrativa é em primeira pessoa, nos dando ampla visão dos acontecimentos e dos pensamentos de Linda. A capa é linda, a diagramação é simples e a revisão esta perfeita, sem erros aparentes.

Enfim, indico este livro para todos que gostam de uma boa história, com uma mensagem no final. Recomendadíssimo!

"(...) O que mata a relação entre duas pessoas é justamente a falta de desafios, a sensação de que nada mais é novidade. Precisamos continuar sendo uma surpresa um para o outro."

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

Dani de Casa 20/09/2018

Adultério
Vou começar dizendo que não é o tipo de leitura que eu gosto.
Quem me conhece sabe que abomino traição, além do livro já abordar esse tema na capa, ele tem partes bem "adultas", não indicada para menores... Rsrsrs
O livro em si não é ruim, pra quem gosta desse tipo de leitura eu diria até que é um livro bom. Mas eu fiquei angustiada de ler esse tipo de escrita e sinceramente não via a hora de acabar ?.
Enfim, Linda é uma mulher de 31 anos, casada, com filhos e um ótimo emprego estável em um Jornal, seu marido é um dos homens mais ricos da Suíça, apaixonado pela sua esposa, levam uma vida perfeita.
Porém Linda começa a se questionar se seria capaz de enfrentar o mundo sozinha caso seu marido morresse e se ela morresse quem cuidaria de seus filhos, a medida que respondia suas dúvidas mais perguntas surgiam, no seu relacionamento não haviam brigas por ciúmes e ela achava ótimo, mas achava que era falta de amor e quando todos iam dormir sua vida perfeita desaparecia e os monstros da sua mente lhe assombravam.
Até que reencontra um ex namorado da adolescência, Jacob, agora um político bem sucedido, também casado com uma professora de Filosofia, em uma entrevista com ele, ela acaba despertando dentro dela algo que havia muito tempo ela não sentia:paixão, a partir daí a história entre os dois começa a acontecer, eles tem alguns encontros e o restante seria spoiler, então vou deixar que leiam para saber esse desfecho.
Nos últimos capítulos Paulo Coelho passa um grande ensinamento sobre o amor que nos faz refletir sobre o que realmente vale a pena.
Enfim... Pra quem gosta desse tipo de leitura é um livro que vale a pena, eu passo... Rsrsrs ??

Leticia 01/08/2015

Repetitivo
Ainda que a leitura de outras obras do Paulo Coelho tenham sido prazerosas, essa não me instigou muito. A protagonista vive um drama interior muito mais intenso que os fatos reais e por ser narrado em primeira pessoa acaba sendo, em alguns trechos, repetitivo e maçante. Além de que quando ela sai desses longos momentos de "fluxo de consciência" as ações físicas parecem acontecer um tanto desconexas, sem uma linha de pensamento. Por exemplo, ela mal pensa em fazer uma coisa e no momento seguinte já fez... Acho que parte dessa sensação, pra mim, vem da falta de intensidade na narrativa, focando muito mais na protagonista. Quem sabe se tivesse sido escrito em terceira pessoa os conflitos mentais da personagem pudessem ser mantidos, mas com o foco direcionado ao desenvolvimento da trama.

gkferro 20/06/2021

Adultério - Paulo Coelho
Ao meu ver, esse livro tem uma narrativa muito boa! Não foi à toa que o reli. A construção da história, tudo o que leva ao adultério até de fato chegar nele, possuem encadeamento de ideias muito coerentes. Acho a Linda uma personagem complexa mas, ao mesmo tempo, dá para entender o porquê que ela não conta de seu adultério ao marido: o autor não quis julgar o adultério e apenas expor a situação em seu livro. Gostei muito do livro, lerei outros títulos de Paulo Coelho. Indico sem medo esse livro! A leitura fluiu muito bem.

Vitor Emmanuell 29/05/2014

Adultério é o novo livro de Paulo Coelho, lançado em Abril de 2014. É o quinto livro que leio do autor e, mais uma vez, me sinto entregue a uma leitura que sei que a mensagem pode já ter sido passada por outro meio de comunicação, mas quando Paulo Coelho escreve a mesma mensagem, com suas paçlavras, tudo torna-se mais claro, mais visível e poético.

Linda tem 31 anos e, aparentemente, possui a vida perfeita que qualquer mulher gostaria de ter. Ela sente a necessidade de mostrar para as pessoas o quanto sua vida é maravilhosa, quando na verdade, ela esconde seus desejos, ânsias e sua infelicidade, conquistada a partir de um casamento que não possui nada de bom, somente aparências.

“Nem todo mundo precisa ser feliz o tempo todo.”

Tudo muda quando ela reencontra Jacob, um ex namorado das antigas. Linda começa a perceber, que ao seu redor as coisas mudam. Seus sentimentos pelo marido já não são mais os mesmos que tinham quando eram recém casados, por exemplo. O sexo já não é tão intenso, muitas vezes – o que acontece na realidade de muitos casais – é a perda do próprio foco, da felicidade que não encontram em seu matrimônio. E se isso não é mais possível, a única chance é procurar o mesmo fora do casamento. Foi o que Linda procurou.

“Somos felizes” talvez seja uma afirmação falsa. Todos são felizes, menos eu, que neste momento sigo para o trabalho pensando no que há de errado comigo.

Linda começa a ter uma paixão – relação, desejo, sexo casual, como quiser chamar – com jacob. E isso passa a refletir nas ações de Linda. Ela passa a ter um comportamento mais brusco, chegar atrasada em compromissos, mesmo sem perder a classe.

“Felicidade não é um valor que possa ser medido com precisão, discutido em plebiscitos, analisado por especialistas.”

O aprendizado de Linda ao longo do livro é tão interessante, que mostra o outro lado da infidelidade, onde ambos possuem sentimentos que precisam de compreensão e aceitação. E claro, o amadurecimento da escrita de Paulo Coelho, uma narrativa divertida, onde conseguimos ver os sentimentos através das palavras da personagem.

Paulo Coelho consegue passar uma mensagem de vida, onde conseguirmos perceber também, o crescimento da personagem. O livro termina de uma forma, que ainda queremos mais. Adultério deixou uma marca, que pode ser medida através de nossas ações. Linda procura a felicidade, e é o que devemos procurar. Independente de ter poder aquisitivo ou não, a felicidade não é medida, nem comprada.

“Muita gente diz: o tempo cura tudo. Mas não é verdade.”
- See more at: http://seismilenios.blogspot.com.br/2014/05/resenha-adulterio-de-paulo-coelho.html#sthash.4D24wh5l.dpuf

Flavio 22/08/2020

Adultério
Rotina, grande potencializador aos relacionamentos desgastados!

Patrick.Pereira 22/03/2020

Um, livro bom porém não indicaria para um amigo.

isababy 18/04/2024

Decepcionante.
Tive uma decepção imensa com essa leitura. A mensagem que o paulo queria passar foi boa, mas a narrativa que ele escolheu para fazer isso foi horrivel. A personagem principal eh simplesmente biluteteia, se eu duvidava da sanidade dela só ficou pior depois que ela maltratou um cachorro por ciúmes ao namorado. Nunca odiei tanto uma personagem. Isso dificultou a minha empatia pelas revelaçoes que ela tinha, pois só consegui sentir nojo do quão mesquinha e soberba ela era. Simplesmente nao sofreu consequencia alguma de sua imprudencia e egocentrismo, não aprendeu nada sobre empatia ou ego, só sobre como o amor cura tudo pq o otario do marido dela a perdoou. Triste uma mensagem boa ter ficado vaga desse jeito. Assim como a fabula do rato apresentada no livro, ela não aprendeu nada com seu crescimento.