Restos Humanos

Restos Humanos Elizabeth Haynes

Resenhas - Restos Humanos

litenheks 25/08/2018

Poderia ser melhor...
No começo eu tinha dado 4 estrelas, mas pensei bem e sinceramente, o livro não é lá aquelas coisas, estava muito animada para ler e fui bem iludida.

Ju Romero 02/02/2019

Esperava mais
Me decepcionei com o livro. O enredo é interessante e adorei os personagens. Porém achei que faltaram algumas explicações, muitas coisas não parecem plausíveis. Fiquei decepcionada com o final.

Janaina Vieira - Escritora 05/06/2014

Bizarro!
Eu não conhecia a autora e foi uma ótima surpresa ler esse livro! Bem... a trama que ela criou é surpreendente em tudo e principalmente na caracterização do... assassino... Porque esse foi o primeiro vilão que conheci na literatura de suspense que não parece vilão; o primeiro assassino que, na verdade, não mata ninguém, que não encosta um dedo sequer em suas vítimas, em momento algum. Na verdade e a seu modo bizarro, ele as ama, talvez. Ele fica com elas, antes e depois do instante final. Ele as idealiza. Enfim... só lendo para compreender o que é tudo isso. Como não gosto de fazer spoiler, sugiro que aqueles que gostam de suspense, não deixem de ler.

Só não dou nota 4 ou 5 porque, a meu ver, a autora deixou algumas pontas soltas sem necessidade, como por exemplo: como Annabel foi influenciada a ponto de nada lembrar de tudo que lhe aconteceu? Qual foi o método "poderoso" que provocou isso? Porque não há explicação convincente ao longo da trama. Outra coisa: por que Sam não toma a decisão certa com relação a ela? E ainda: o final deixa a desejar, mas me deu a impressão de que, em algum momento futuro, a história poderá continuar do ponto onde parou. Acho que seria muito bom!

Remendado, com certeza!

Shadai.Vieira 31/01/2019

Gostei, mas prefiro o "No Escuro"
O thriller é narrado em primeira pessoa pela protagonista Annabel, uma solteirona de quase 40 anos acima do peso, e também pelo antagonista Colin de 30 e poucos anos, mais de 1,80m de altura em forma. Fisicamente diferentes, mas com uma similaridade importante: ausência de uma vida social feliz. Outra semelhança são as mães megeras: a dela teve avc e usa disso para explorar ao máximo a filha que faz tudo que ela pede; a dele está internada num asilo, mas ele não costuma visitá-la pois a odeia desde adolescência (por motivos contados em flashbacks).

Se preparem, pois Colin é um dos personagens mais desprezíveis que já tive o prazer (para alguns leitores, desprazer) de ler: passa muitas horas se masturbando com pornografia - inconformado com fato de não ter uma mulher -, é um grande ególatra - seus pensamentos atitudes é de um nojo tremendo. Já Annabel, é bem desinteressante, e tem um jeito bastante irritante em sua timidez e antissociabilidade.

Apesar da história ser pesada, aparecendo há todo momento pessoas mortas, e tendo a solidão como principal tema, a leitura é fácil e bastante dinâmica com capítulos curtos intercalando os narradores.

Cuidado:
Há gatilhos para depressão e suicídio.

Jaque - Achei o Livro 15/07/2014

Precisa virar filme!
Esse livro foi uma agradável surpresa!
Apesar do título mórbido, a autora foi a fundo no emocional, falando de uma forma bem esclarecedora sobre a solidão das pessoas e suas consequências.
Um livro bem escrito, claro, sem rodeios ou confuso.
As vítimas, pessoas sozinhas, deprimidas, sem perspectiva de vida. Como é fácil delas desistirem de tudo quando não se tem apoio, nem mesmo amigos.
Annabel,a protagonista, é uma dessas pessoas reclusas, sem amigos. O tipo que ninguém enxerga quando entra no lugar, e ela percebe e tem consciência disso.
Os poucos que tentam se aproximar ela os afasta, nisso ela me irritou um pouco. Mas é muito inteligente e dedicada ao trabalho, vai a fundo pra descobrir o que acontece com essas pessoas encontradas mortas, que a polícia a princípio acha apenas uma triste coincidência.
O responsável pelas mortes também é muito inteligente. Tem uma hora que ele se refere às famílias das vítimas de uma maneira que até 'entendi' o que ele quis dizer.... onde estavam essas "famílias" quando eles mais precisavam? Por que os deixaram afundar na tristeza, na solidão? Por que ficaram no esquecimento?
A cada corpo encontrado, uma nota no jornal. Logo abaixo vem um breve resumo da vida da pessoa falecida, ela mesma contando. Gostei muito disso, assim dava pra saber um pouco como a pessoa viveu e porque ela chegou nesse triste fim.

"Restos humanos fala de nossos medos mais obscuros, mostrando como pessoas que vivem sozinhas podem ser vulneráveis - e a facilidade com que vidas podem ser destruídas quando não há ninguém que se importe com elas"

Erikinha 02/01/2019

Eu li No escuro dessa autora e fui grandes expectativas, o livro é ótimo mas nao tem a angustia e fascínio do primeiro, mas chega de comparar.
Colin e ímpar gostei muito do personagem dele, salvou muito o livro as piracoes dele.

Júlia Kleis 21/07/2015

Não perca tempo.
Bom gente, para deixar claro, não sou uma pessoa que escrevo resenhas depois de ler o livro. E acho que deveria deixar esclarecido para vocês. Por que eu não quero que aconteça o mesmo que aconteceu comigo com vocês. Mas, estou aqui para dizer que quando li a sinopse deste livro achei interessante. E quando apareceu a oportunidade de ler, fiquei bastante ansiosa para ver o que ele trazia. Durante a leitura, fiquei me perguntando se valeria a pena ir fundo nesta história. Comecei a ler bastante resenhas sobre este livro no andamento da minha leitura, pois percebi que estava bem sem graça a história e ver se adiantaria eu ler mesmo até o final. Para ser bem sincera, não sou uma pessoa que abandono a leitura facilmente, mas não irei perder meu tempo, com alguma história que não trás nada de bom. Enquanto isso, posso ler outros livros bem mais interessantes do que este.

Então aqui está minha opinião. Espero que ajudou.
E com certeza, este, não darei uma nova chance!

Mariana Eleutério 04/09/2018

Restos Humanos (clube do livro)
Quem gosta de triller psicológico? Na terceira tentativa de engrenar com essa leitura, "No escuro" se mostrou sem dúvidas o meu queridinho da autora, que eu ja conhecia por livros do mesmo gênero. Extremamente angustiante- acho que muitas de nós conseguem se identificar com Catherine (personagem principal) jovem, rodeada de amigos e só querendo curtir a juventude; o que torna o desenrolar da história um bocado doloroso. Sou acostumada com narrativas de abuso, mas esse livro me fez parar algumas vezes. Alguém leu?? Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo… Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele.
Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.
Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo. Iae gente? Vamos de clube do livro? Leituras conjuntas da forma mais democratica possivel!Sem membros fantasmas! link abaixo

site: https://chat.whatsapp.com/2jdn7VEkGqY1BuJBVTEywd

Vera 24/10/2015

Boa leitura
Bom livro. Tem seus altos e baixos, alguns personagens melhor construídos do que outros, mas nada que atrapalhe a leitura.

Há momentos, especialmente no meio, bastante deprimentes.

Há 3 pontos de vista apresentados, dois dos quais muito interessantes e vívidos, pra mim. O terceiro ponto de vista, do personagem masculino, tem momentos que peasoalmente considero desnecessários.

Não é nenhuma obra prima, leitura indispensável, mas a premissa é interessante e vale a pena ser lido, se tiver oportunidade.

Rossine 25/02/2018

O tema do livro em si, de decomposição dos cadáveres, não é dos mais agradáveis (ainda que a autora não entra em detalhes nos corpos). As personagens deixam um pouco a desejar: Annabel é apática e sem vida, e Colin torna-se bem asqueroso. Ou seja, não há empatia do leitor com eles. Mas a forma inusitada do criminoso de cometer os crimes não deixa de ser interessante, além do aspecto psicológico que a autora sempre aborda. O início é meio morno, mas se torna mais dinâmico no final.

Juliana 20/11/2015

Incrível!
"Restos Humanos" foi escrito por Elizabeth Haynes e publicado no Brasil em 2014 pela Editora Intrínseca. A obra possui 315 páginas e é narrada em primeira pessoa. Cada capítulo é narrado sob o ponto de vista do personagem que o intitula. Essa leitura fez parte do Projeto "Tá na estante e não leu? Seu amigo escolheu!", onde fui indicada pelo blog Colecionadora de Frases.

Nessa obra conhecemos Annabel Hayer, uma mulher de quase 40 anos, solteira e que vive com sua gata Lucy. Certo dia, Annabel sente um cheiro pútrido muito acentuado em sua casa e decide sair dela para verificar o que é e identifica que o cheiro vem de uma casa vizinha.

Annabel, então, dirige-se a essa casa e teve uma grande surpresa ao encontrar o corpo da vizinha em avançado estado de decomposição. Diante da situação, ela fica horrorizada ao pensar que ninguém — e isso inclui ela mesma — sentiu falta daquela mulher.

Annabel trabalha com análise de informações para a polícia e, de volta ao trabalho, ela vasculha os arquivos policiais e encontra dados que mostram um aumento significativo de casos como aquele nos últimos meses em sua cidade.

Conforme aprofunda a investigação, Annabel parece cada vez mais convencida de estar no rastro de um assassino em série, e é obrigada a enfrentar os próprios demônios e a própria fragilidade.

De início, a leitura foi um pouco confusa, pois a história se passou em diferentes lapsos de tempo. Porém, à medida que a leitura avança, tudo fica mais claro e começa a fazer sentido.

Durante a leitura, pude notar que Haynes traz em sua escrita aspectos das relações humanas e suas fragilidades. Achei bem inteligente o tom sinestésico da obra! Além disso, o mistério que permeia a trama persiste, instiga e intriga o leitor. Senti-me totalmente submersa na leitura do início ao fim.

Todos os personagens são bem construídos. E, falando nisso, o livro conta com muitas figuras individuais que no início parecem não se encaixar. Mas, ao final, a autora faz tudo se encaixar com maestria admirável!

O maníaco não nos é revelado no começo do livro, mas, tampouco é esse o mistério da trama. E isso foi o que tornou a obra tão diferente para mim. Geralmente o grande triunfo dessas obras está em descobrir quem é o serial killer e em "Restos Humanos" a autora foi além disso.

A obra também trata sobre a hipocrisia social. Tiro meu chapéu pela leitura maravilhosa que a autora fez desse tema! É incrível perceber como a hipocrisia está inserida na nossa vida - e, por vezes, até em nós mesmos.

Tratando-se de um serial killer, há várias vítimas, claramente. O interessante é que no livro há passagens em que as próprias vítimas narram seus pensamentos e sentimentos e tudo isso nos dá um explicação do rumo que as coisas tomaram.

Enfim, espero ter conseguido passar um pouco o quão brilhante essa obra foi! O livro só não ganhou cinco estrelas, por conta do final que foi um pouco previsível e dos erros de digitação que encontrei ao longo da leitura.

Recomendo a leitura aos fãs da série Dexter e do autor Harlan Coben. Porém, fica aqui uma ressalva: o livro contém muitas cenas que são descritas detalhadamente e isso é um pouco grotesco. Então, se você tem o estômago fraco, tenha em mente que há inúmeras passagens nojentas pela obra!

P.S: O livro não contém romance. E eu adorei isso! Detesto quando pego livros desse gênero que acabam se desenvolvendo apenas em torno do romance, esquecendo dos elementos essenciais que caracterizam o gênero thriller psicológico/policial.

site: http://www.livroseflores.com/2015/11/resenha-restos-humanos-elizabeth-haynes.html

kathrein.oliveira 06/02/2018

Um livro intrigante
Há um tempo li o livro no escuro da mesma autora e me encantei pela escrita, esse livro não foi diferente, essa autora possui uma escrita fácil e que surpreendentemente flui muito bem. Confesso que a história tem um pano de fundo bem sombrio e pesado o que difere de alguns suspenses que estou aostumada a ler, mas super recomendo para quem quer começar a ler o gênero, embora ainda prefira o primeiro livro que li da autora.