O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

AKindSunflower_ 10/03/2024

Um livro incrível para os amantes de história e política, o que não é muito o meu caso, por isso dei uma nota mediana.

Lcardosi 09/03/2024

Reflexões Infinitas
Apesar de ser católico e discordar das técnicas apresentadas no livro (Ex: Matar toda a linhagem do príncipe anterior), é fato que o livro sintetiza bem as técnicas utilizadas pelos políticos mais célebres de seus tempos e também o que fez eles caírem (Ex: Hitler, Napoleão, etc..).
Entender todas essas técnicas é importante para não cair nessas mesmas armadilhas que muitos políticos usam para impor suas narrativas à população.
Porém, dá uma certa tristeza questionar se a política realmente é um campo só para a imoralidade e a corrupção. É possível ser, ao mesmo tempo, uma pessoa boa, virtuosa e atuar politicamente? Ao meu ver sim, mas poucos foram capazes de conciliar os dois.

Korvus 09/03/2024

Ser Lobo & Raposa
Uma das minhas leituras mais complexas, a dificuldade que tive para ler essa obra se deve aos termos usados, ao meu mínimo conhecimento em Latim na época e à ideia de tentar entender as estratégicas políticas em si. Maquiavel criou uma obra de caráter frio e objetivo, um manual para ser um bom príncipe e governar adequadamente por meio de atitudes desonestas, necessárias, cruéis, bondosas e mascaradas. Todavia, minha interpretação para com a obra se baseou no aprendizado que eu poderia obter e que fosse adequado para aplicar em minha própria vida.

Sendo assim, adotei uma filosofia maquiavélica social para coordenar minhas interações e escolhas. Dependendo da situação tratada. Afinal, se você é muito cruel, tomam o seu poder, se você é muito bondoso, manipulam sua vontade. Ou seja, não se deve ser lobo nem raposa, mas sim lobo e raposa. O equilíbrio é o caminho ideal para se tornar um bom príncipe para com o reinado mais importante, a mente.

Me causou dores de cabeça, porém foi uma obra necessária para mim. Do tipo que eu não poderia morrer sem antes ler e descobrir do que se tratava. Além de ter sido relativamente útil nos meus estudos de Latim.

cocpfc 02/03/2024

O imoral num sistema imoral
Assim como ele diz que o príncipe deve recorrer ao pensamento de um sábio e depois deliberar por si ao seu modo, o mesmo cabe a nós. Seja Maquiavel ou seja qualquer outro grande pensador, devemos ler sua obra o tendo como um homem com ideias, ideais e uma análise singular de seu tempo e em seu contexto, e por mais brilhante que ele possa parecer, nunca devemos deixar de pensar por nós mesmo, não tomando tudo como verdade absoluta.

A base das ideias de Maquiavel são seus exemplos, ele defende certa crueldade pois grandes homens da história foram cruéis; ele defende ser temido e tomar partido em guerras pois é isso que os grande homens fizeram, mas em nenhum momento me arrisco a dizer que seu posicionamento seja moral e/ou correto. Talvez seja por isso que é difícil de engolir Maquiavel, ele pode ser mau pois os homens são maus, compete a nós ver que ele não está totalmente errado, mas que ainda assim é uma pena as coisas serem desse jeito ? e Maquiavel certamente foi corajoso em expor todos os problemas dos reinos de seu tempo.

O começo do livro é muito interessante, só alguns capítulos finais são mais chatos e desinteressantes, mas tenho que confessar que o capítulo xxv, sobre livre arbítrio poderia ser muito mais desenvolvido, uma vez que se o livre arbítrio não existisse, toda a tese de Maquiavel poderia ser anulada.

Em geral, o livro não é ruim, seria a obra perfeita para os coachs de hoje em dia, mas também não é lá essas coisas. É tudo muito idealizado.

Isaquesims 01/03/2024

Único
A leitura é bem carregada, apesar de sua simplicidade. Repleto de referências antigas e atuais (em relação à época) pode tornar um pouco massante em alguns momentos mas entendo que era necessário para contextualizar os ensinamentos.

Alguns dos conselhos são bastante necessários e devem ser absorvidos, mas em geral são aconselhamentos irreais e cruéis. No contexto de principado e para a sociedade em que foram inseridas, esses repassos são viáveis mas é complicado aplicá-los nos dias de hoje.

Recomendo muito!

Matheus656 27/02/2024

Muito complexo, mas mt foda
Meu mano maquiavél sabe demais, o cara dá exemplo de governos que fracassaram e poem o dedo na ferida, e ele faz isso várias e várias vezes, aquela frase do rosseau "Maquiavél fingindo dar conselho aos nobres, deu vários conselhos para o povo" Faz sentido dms

Lari 24/02/2024

Complexo
Acredito que este seja o livro de cabeceira de inúmeros políticos do nosso País.
Incrível como uma obra escrita no ano 1513 seja tão atual.
Práticas populistas que deveriam ser repudiadas são exatamente o que funciona na atualidade.
Literalmente uma obra atemporal.
Maquiavel narra condutas que devem ser praticadas por quem estiver no poder ou na eminência de possuí-los, ainda que estes sejam inescrupulosos.
O livro vale a pena ser lido em tom crítico, não como manual de conduta (o que parece ser feito até hoje).

Carol2103 24/02/2024

O príncipe Maquiavel fala basicamente sobre como um príncipe deve agir e se portar para se manter no poder. Ele defende que um político não pode ter moral, pois ele deve fazer o que for preciso para se manter no poder e ajudar seu povo, independentemente do que é que deve ser feito. A leitura em si é bem rápida, porém é um livro complicado para iniciantes, pois tem muitas palavras novas e é meio difícil o entendimento.

Vitoria 23/02/2024

O príncipe
Já havia lido ?O príncipe? uma vez e tive que reler para faculdade, gostei muito novamente, é um livro muito enriquecedor mas precisa ser interpretado à luz de sua época.
Maquiavel é muito a frente de seu tempo desejando a unificação italiana e a ideia de Estado.
Gostei!
Recomendo!

Luciana.Moura 22/02/2024

Impressionante
Fiquei muito impressionada com os conselhos para dizimar essa ou aquela população. Mas não se pode tirar o livro de contexto. Maquiavel não vivia em meio a nações diplomáticas ou democracia. O livro me fez lembrar o também famoso A arte da guerra. Acho a leitura muito válida por se tratar de um clássico, mas não para tomar os seus conselhos.

oSuidin 19/02/2024

Como se ler "o Príncipe"
Deixarei aqui a minha experiência pessoal e o que achei do livro.

primeiramente, gostaria de deixar claro que, não sou expert em história, leitura ou qualquer outra coisa, então, será a opinião de um leitor casual, qual decidiu ler o livro e entender o contexto deste, de uma forma completamente descontraída.

- CAPÍTULOS DO LIVRO:

começando pelo básico: os capítulos. para você, leitor, assim como eu, que começou o livro e quase deixou a leitura por não entender o que ele queria dizer, aliviarei sua mente: por falta do contexto histórico, não tirei quase informação alguma até o capítulo XIV, afinal, imagina só, nós, em 2024, decidimos escrever um livro, e usarmos como base políticas atuais brasileiras, provavelmente, 500 anos depois, não entenderiam tão bem o contexto histórico. não quero dizer que isso é um erro, muito pelo contrário, exemplos são ótimos, porém, para leitores casuais (como eu), não ajuda muito. Não sabia quem era luiz XII (se a memória não me falha), da França. fui atrás do contexto histórico, entnedi o conflito qual estava acontecendo aquela época, porém, ainda não foi de tão bom entendimento a mim. Assim que cheguei no capítulo XIV, minha leitura mudou completamente, fazendo eu entender o porque desse livro ser tão bom. Também acho interessante ressaltar que tive a mesma sensação com o capitulo XXVI (o ultimo do livro), tirando estes, leitura perfeita.

- PULO OS CAPÍTULOS QUAIS FORAM CITADOS?

de maneira geral, não acho interessante pular, não em uma segunda leitura. se você quer entender melhor o que Maquiavel diz, acho bom uma segunda leitura, qual eu mesmo pretendo. Porém, para uma primeira, segue o manual acima que é sucesso para um melhor entendimento do livro e compreensão sobre a visão qual este quis passar em seu livro.

- A LEITURA VALEU A PENA?

de uma maneira geral, com certeza. é um manual poderosíssimo, não somente a quem é um príncipe, mas até mesmo em seu dia a dia. nenhum conhecimento na vida é em vão, e pela leitura que tive deste livro, tenho certeza que algum dia, uma coisa ou outra talvez seja aplicada na prática. para quem teve este mesmo pensamento que eu, também recomendo Sun Tzu, a Arte da guerra, afinal, ambos os livros se completam. até como o próprio Maquiavel diz: a de governar surge junto com a guerra.

um abraço e espero ter ajudado. boa leitura

Ketllen5 18/02/2024

Política
Vai te ensinar a como tratar e viver em meio a sociedade política e as escolhas que devemos tomar pra alcançar o sucesso ( se for preciso afaste teus amigos e se aproxima de teus inimigos em busca do seu interesse)

Oséias 18/02/2024

História (como aconteceu) e política (como ela é)
Um dos livros mais polêmicos e, na mesma proporção, mal interpretados dentre os clássicos. A fidelidade do autor às necessidades políticas do seu contexto histórico (e dos exemplos citados) e o foco total no tema central da sua pesquisa, que era o PODER, produziram uma obra não preocupada com a reflexão sobre o que é certo ou errado, moral ou amoral, virtuoso ou leviano, mas sim com o que é eficaz ou ineficaz na conquista e, principalmente, manutenção do poder.

A obra tinha como meta atrair a atenção de uma família poderosa. A dedicatória do livro e a carta enviada ao seu amigo Francisco Vettori deixam bem claro o incômodo de Maquiavel com a sua presente rotina, longe da política. O inconformismo por não estar onde poderia produzir e ser utilizado de uma forma intelectualmente mais satisfatória é evidente e me leva a crer (apenas conjectura) que o autor estava mais obstinado a ser notado pelo destinatário do que produzir um trabalho para a posteridade (podendo dispor das duas intenções, mas focado na primeira).

Como disse no título da resenha, o livro não está voltado para reflexões sobre modelos ideais de conduta, mas para a análise de posturas que se mostraram bem sucedidas (ainda que questionáveis sob um ponto de vista ético) no processo de comando. É bem verdade que este gênero literário (tratado para príncipes) não costumava ter conceitos tão "cruéis" antes da obra de Maquiavel, e sinceramente não acho que ele estava muito preocupado com isso.

Preferi não me ater àquilo que não está em conformidade com o que acho certo e saborear uma verdadeira aula de história e política dada por alguém que dedicou anos na produção de um trabalho que, somado a sua imensa capacidade de se fazer entender, nos revelou o mundo dentro das cortes e dos castelos. Com certeza se tornou atemporal, porque apesar das guilhotinas não estarem mais cortando corpos atualmente, o ser humano encontrou um jeito de aleijar imagens, reputações e influências, tudo com o mesmo objetivo das crueldades realizadas no passado. Então os conceitos continuam exatamente os mesmos.

Cabe ao leitor, no que tange a absorver ou não, se valer do seu próprio código moral. Mas a verdade (no sentido de como acontece) às vezes é feia mesmo.

No mais, para amantes de história e política, acho uma leitura obrigatória.

Letty Hadassa 18/02/2024

Um clássico de milhões
Um clássico que nunca vai deixar de ser bom, é impressionante como a forma de pensar e enxergar as coisas naquela época, vale até hoje. Maquiavel é uma pérola!!!

v1toriasousa 15/02/2024

Antecedente a leitura de O Príncipe, eu tinha uma visão de Maquiavel baseada no senso comum do que é "maquiavélico": maldoso, sem escrúpulos, imoral. Mas ao ler sua obra percebi que a minha visão estava equivocada.

Maquiavel traz nesse livro a junção de anos de experiência dentro da política e transforma tudo isso em um "manual" para conseguir o poder, e principalmente, mantê-lo. Por mais que suas ideias pareçam cruéis demais, nesse livro eu vi apenas a apresentação da realidade sem filtros, o que é e como é.

Poderia até supor que Maquiavel teria intenções de mostrar não só ao Príncipe as formas de poder e de o conservar, mas de mostrar ao povo como é a dinâmica dentro das torres dos castelos que o dominam.

Excelente livro recomendo a todos que se interessem por política, porque as ideias são atemporais.
Oséias 18/02/2024minha estante
Sem dúvidas!
Talvez o livro mais polêmico e, na mesma proporção, mal interpretado. Se você identificar o tema central do livro, que é o PODER, consegue enxergar que não são análises sobre o que é certo ou errado fazer sob um ponto de vista ético ou moral, mas sobre o que é ineficiente ou eficaz dentro do contexto histórico do autor e dos exemplos que ele cita.