Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

Vicky 13/08/2020

Emocionante!
Um livro sobre guerra com um final feliz- parece brincadeira, mas é John Boyne. Uma visão sensível sobre a guerra a partir do ponto de vista de uma criança que só quer ver o pai. Leitura fluida e deliciosa.

sarah 25/06/2021

Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor.
CARACA.
O tanto que eu chorei com esse livro!

Ele é incrível de tantas formas.
Eu ficaria feliz se ele tivesse mais páginas e talvez mais partes sobre a vida antes da guerra...
Mas foi um livro sensacional!
Leiam!!!

lavinão 12/03/2023

fique onde está e então corra
este livro é um dos meus favoritos da adolescência. a história ainda me encanta e me desperta diversos sentimentos.

ler sobre o período de guerra pela perspectiva de uma criança que tem um familiar lá - o pai -, foi algo muito inocente. além dessa inocência, a leitura te faz imergir naquele mundo, como se você estivesse vivendo aquele momento.

muita coisa é angustiante. muita coisa é triste. e a maioria dessas coisas é real. é uma emoção sem fim você ser levado para participar dessa época e, no fim, se lembrar que tudo realmente aconteceu.

o alfie, a criança que nos permite enxergar a guerra pelos seus olhos, queria voltar a viver como antes da guerra, com sua família reunida, seus vizinhos de volta às suas casas, seus aniversários sendo celebrados alegremente. mas, a guerra aconteceu e tudo o que ele mais quer, é saber sobre seu pai. a partir daí, tudo o que ele faz é pela maior razão do mundo: o amor.

Viviane 26/09/2014

"O mundo é imenso, não é? -disse Georgie. -Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?"
Eu sempre digo que tem certos autores que eu vou ler até uma bula de remédio se for escritas por eles. John Boyne é um deles.

Não vou falar do livro porque ele tem que ser sentido. É uma história belíssima que te faz passar pelas sensações que os personagens descrevem. Na verdade, esse foi o detalhe que mais me prendeu. Se tinha dor, doía em mim. Terminei o livro com um sorriso enorme no rosto.

Georgie me encantou.

Drika 26/01/2023

Pela maior razão do mundo
Esse é um daqueles livros que vc não consegue desgrudar, no início, na verdade, é um pouco arrastado, mas depois vc quer saber se a missão que o garoto quer realizar será consagrada, e o melhor é a agonia e a vontade de que dê tudo certo, acompanhando e devorando cada detalhe para saber o desfecho. Enfim, uma história de esperança com um tema triste ( guerra), nos faz pensar o quanto os traumas acabam com a vida das pessoas, mas se tiver a ?maior razão do mundo? vc ainda tem uma chance de ficar bem ! Leiam e me falem se concordam com essa maior razão do mundo ? ??

Amanda.Monteiro 31/12/2022

Que livro perfeito!!
Meu Deus, como eu AMEEI esse livro. Maravilhoso do começo ao fim!

Eu to tão feliz de ter tido o prazer de ler essa obra antes do ano acabar, porque ela com certeza tá no top 3 das leituras do ano. O que falar da escrita de John Boyne? Quem já leu "O menino do pijama listrado" já consegue entender o quanto é simplesmente primorosa.
Nesse livro, Boyne narra de uma forma fluída e linda a vida desse garotinho (o Alfie) que completou 5 anos no dia que a Primeira Guerra começou, tendo sua vida transformada completamente no dia seguinte. Principalmente após seu pai se alistar e sumir prometendo que voltaria antes do natal (que nunca chegava).
É uma história sobre amor, não o romântico, mas o de família e amizade e o quanto somos capazes de fazer loucuras por quem amamos. Aff, lindo lindo, sério. Recomendo muito.

Piinheiro 23/11/2020

Fique Onde Está E Então Corra — John Boyne
Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.
É um livro de apenas 219 páginas e com uma narrativa fluída e de fácil leitura é possível lê-lo em apenas um dia. O autor John Boyne já é conhecido por relatar os fatos de guerra com uma sensibilidade ímpar. Com todos os horrores que podemos imaginar que aconteceram na guerra, ainda assim a mãe de Alfie tenta manter uma atmosfera de esperança em seu filho, o que não é muito fácil de acontecer, visto que ano após ano a vida se torna mais difícil.
Todos são afetados de alguma forma pela guerra: quando não são os pais, são os filhos ou os irmãos que se vão no “front” de batalha. E este livro descreve também a vida dos que ficaram fora das batalhas, seja por serem mulheres, idosos, crianças, ou por questões ideológicas. As famílias são destruídas por terem seus entes queridos enviados praticamente para a morte. Nessa época a renda vinha primeiramente do homem que tinha a obrigação de manter a sua família, não era natural as esposas trabalharem, e isso muda após o início da guerra.
Talvez por ser o mesmo autor do O menino Do Pijama Listrado eu tenha ido com muita expectativa. As consequências da guerra são aqui retratadas por um outro ângulo e senti falta neste ponto de uma riqueza maior de detalhes, não é possível falar mais sem incorrer em spoilers. Então, se você tem interesse, leia e nos conte sua opinião.

site: https://www.instagram.com/p/CGIHGoyJlFU/

Nanda 02/08/2021

Mais um livro maravilhoso do John Boyne...
Adoro a escrita do autor e acho incrível a forma como ele consegue dar um pouco de leveza enquanto conta uma história pesada e triste, mas de certa forma com um final feliz dentro das possibilidades.

Essa história é narrada por um menino de 9 anos que vê seu pai partir para a primeira guerra mundial e precisa lidar com as consequências disso junto com a mãe. É lindo e ao mesmo tempo triste ver o quanto ele tenta ajudar a mãe e o quanto quer salvar o pai e como ele vai percebendo o quão cruel uma guerra pode ser com uma pessoa que participa dela. A coragem do personagem é gigante.

Adorei a forma como o autor traz o surgimento do transtorno do estresse pós-traumático (que na época era conhecido como neurose de guerra).

Recomendadíssimo!

Eliane Maria 22/06/2014

Minha impressão sobre esse livro.
Com uma maravilhosa narrativa John Boyne mais uma vez leva o leitor a vivenciar esse lado histórico e negro que foi a Primeira Guerra Mundial. Mas dessa vez a narração é sob a óptica de um menino chamado Alfie.
Ele vai relatando todo o cotidiano de sua família e também de outras das famílias próximas.
Não tem como não se emocionar com os acontecimentos descritos e com preço alto que cada semelhante teve que pagar nesse período de 1914 a 1918.

Larita 04/11/2021

impecável
meu senhor que livro bom!! sempre gostei de livros que se passam durante guerras, adoro ?O menino do pijama listrado? (do mesmo autor) mas esse realmente me surpreendeu.
apesar de a linguagem não ser tão fácil no início, você se acostuma e a leitura flui super bem.
o leitor acaba se apegando em todos os personagens e se apaixonando pela história de cada um, que faz com que o enredo se encaixe perfeitamente.
justamente por esse apego principalmente pelo protagonista você fica muito tenso lendo e com medo do que pode acontecer.
eu imaginei muitos finais para essa obra mas sem dúvidas esse foi o melhor possível.
eu realmente amei esse livro e recomendo muito, não só pela experiência ótima, mas pela bagagem histórica e emocional que ele traz consigo.
muito bom mesmo!!

Sandra 20/06/2021

O melhor motivo do mundo: amor
Eu poderia fazer um texto trazendo os pontos positivos da obra, poderia mostrar as frases que eu mais gostei, mas eu estou tão emocionada com esse livro que eu nem sei o que dizer. A única coisa que posso fazer é implorar para vocês lerem o livro. Nao importa se você não vai gostar(o que é pouco provavel) apenas leia. Você não vai se arrepender

Pri Garcia 10/11/2022

Leitura super fluida, um livro mais infantil mesmo. É interessante acompanhar o entendimento e amadurecimento do Alfie sobre o que está acontecendo com a sua família.
Todas as pontas são super bem amarradas, personagens bem construídos, uma pauta diferente sobre a guerra e suas consequências. Mas, é uma visão bem romantizada. Entendi como um livro que se passa num contexto de guerra e explora isso, mas não como um livro que retrata a guerra com veracidade.

Fabi.Fischer 28/09/2021

Mas assim era a vida: você fazia o que precisava fazer.
Achei a história muito boa. Ela trás elementos sobre a primeira guerra mundial, essências e pouco discutidas, como as doenças mentais dos soldados durante e pós guerra. Ainda acho que o autor errou a idade do protagonista, por ele ter atitudes e questionamentos muito aquém da pouca idade. Além disso, confesso que achei que ia chorar muito mais, levando em consideração que é o mesmo autor do "menino do pijama listrado".
Mas no geral é um ótimo livro, especialmente pelos aspectos históricos que aborda de forma leve.

Alice 09/09/2022

Maravilhoso
Nem me impressiono mais com a escrita fabulosa de John Boyne, ou com forma magnífica que ele retrata a guerra na visão de pequenos gigantes, simplesmente perfeito!