Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

Taki 27/11/2021

Ver o mundo pelos olhos de uma criança. A simplicidade e a ingenuidade que elas têm é algo que nos falta hoje em dia, e isso pode fazer a diferença. Meu coração doeu em vários momentos ao acompanhar a árdua jornada de Alfie, sempre tentando ajudar sua querida família.

Ka 17/11/2021

O Alfie é demais
De uma maneira geral, é muito triste ler sobre a guerra e como ela afetou a vida de tantas pessoas. Mas ler sobre a guerra, sob a perspectiva de uma criança, é ainda mais marcante. O escritor fez um ótimo trabalho e eu amei o livro. Vale muito a pena, recomendo.

Larita 04/11/2021

impecável
meu senhor que livro bom!! sempre gostei de livros que se passam durante guerras, adoro ?O menino do pijama listrado? (do mesmo autor) mas esse realmente me surpreendeu.
apesar de a linguagem não ser tão fácil no início, você se acostuma e a leitura flui super bem.
o leitor acaba se apegando em todos os personagens e se apaixonando pela história de cada um, que faz com que o enredo se encaixe perfeitamente.
justamente por esse apego principalmente pelo protagonista você fica muito tenso lendo e com medo do que pode acontecer.
eu imaginei muitos finais para essa obra mas sem dúvidas esse foi o melhor possível.
eu realmente amei esse livro e recomendo muito, não só pela experiência ótima, mas pela bagagem histórica e emocional que ele traz consigo.
muito bom mesmo!!

gabe leitor's version 12/10/2023

Fique onde está... e então, corra! Mas não corra deste livro
Quando comprei esse livro na Bienal do Rio de 2017, eu comprei em uma época que não tinha nem um pouco o hábito de leitura, somente para não sair de mão abanando, e porque a história parecia ser interessante. Até que em um surto de 2021, decidi lê-lo, e o acabei de forma rápida.

Eu nunca consegui passar da metade, e quando passei, fiquei feliz por ter feito esta força! O livro é muito fofo, o Alfie é muito divertido, esforçado e genioso! Toda a busca pelo seu pai é incrível demais e esse livro retrata muito bem o cenário de uma guerra, ou melhor, de uma das Grandes Guerras! É ótimo, um livro rápido, leve e que tem finais surpreendentes! Adorei!

Zé Vinicius 08/11/2023

Meu autor favorito
Não é para esperar menos de John Boyne. Um livro bom, inocente e triste. O livro conta a história de uma criança que vê sua família separada por conta da guerra e que por causa disso precisa dar um jeito de sobreviver e ajudar em casa. O livro é lindo em muitos momentos, triste em vários e acolhedor em sua maioria. Vale a pena demais

Aline.Sacramento 06/08/2020

É lindo e um pouco triste. Faz refletir sobre muitas coisas e tem uma mensagem final muito esperançosa e bonita.

Nanda 02/08/2021

Mais um livro maravilhoso do John Boyne...
Adoro a escrita do autor e acho incrível a forma como ele consegue dar um pouco de leveza enquanto conta uma história pesada e triste, mas de certa forma com um final feliz dentro das possibilidades.

Essa história é narrada por um menino de 9 anos que vê seu pai partir para a primeira guerra mundial e precisa lidar com as consequências disso junto com a mãe. É lindo e ao mesmo tempo triste ver o quanto ele tenta ajudar a mãe e o quanto quer salvar o pai e como ele vai percebendo o quão cruel uma guerra pode ser com uma pessoa que participa dela. A coragem do personagem é gigante.

Adorei a forma como o autor traz o surgimento do transtorno do estresse pós-traumático (que na época era conhecido como neurose de guerra).

Recomendadíssimo!

Olivia 09/07/2022

Livro curtinho, legal. Se passa na segunda guerra e é narrado pelos olhos de uma criança dos 5 aos nove anos.

Fabi.Fischer 28/09/2021

Mas assim era a vida: você fazia o que precisava fazer.
Achei a história muito boa. Ela trás elementos sobre a primeira guerra mundial, essências e pouco discutidas, como as doenças mentais dos soldados durante e pós guerra. Ainda acho que o autor errou a idade do protagonista, por ele ter atitudes e questionamentos muito aquém da pouca idade. Além disso, confesso que achei que ia chorar muito mais, levando em consideração que é o mesmo autor do "menino do pijama listrado".
Mas no geral é um ótimo livro, especialmente pelos aspectos históricos que aborda de forma leve.

Eliane Maria 22/06/2014

Minha impressão sobre esse livro.
Com uma maravilhosa narrativa John Boyne mais uma vez leva o leitor a vivenciar esse lado histórico e negro que foi a Primeira Guerra Mundial. Mas dessa vez a narração é sob a óptica de um menino chamado Alfie.
Ele vai relatando todo o cotidiano de sua família e também de outras das famílias próximas.
Não tem como não se emocionar com os acontecimentos descritos e com preço alto que cada semelhante teve que pagar nesse período de 1914 a 1918.

clara3136 02/09/2022

O livro é incrível, acho muito interessante livros e filmes que se passam no tempo da guerra, é muito curioso ver como era a vida naquela época. Por ser na época da guerra, já fica claro que é triste, me senti angustiada a cada página. Porém é um grande aprendizado e te faz refletir.
Enfim vale muito a pena ler!

Andressa 02/02/2015

Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?
Fique Onde Está e Então Corra nos conta a história de Alfie, um garotinho que está completando 5 anos às vésperas do inicio da Primeira Guerra Mundial. Seus pais estão muito preocupados e sua avó materna diz que todos estão perdidos, mas Alfie não compreende muito bem o que está acontecendo. Para ele a vida é simples, como ir a loja do senhor Janácek e comprar balas. Até o dia em que seu pai decide se alistar, indo para a guerra logo depois.

O tempo vai passando e as cartas enviadas por seu pai, Georgie, vão diminuindo de frequência. Alfie sente falta do pai. Agora, com nove anos ele quer respostas para suas perguntas, mas ninguém quer responde-las. Ele quer trazer o pai de volta. Ele fará de tudo para trazer o pai de volta.

Alfie é um menino dedicado, inteligente, corajoso e tem uma persistência admirável. Sua maneira de ver o mundo daquela época é inocente, graciosa e também triste e solitária. Há várias pequenas situações remetentes à época que me emocionaram e me trouxeram questionamentos a refletir.

- O mundo é imenso, não é? - disse Georgie. - Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?

Este é um livro para se ler em uma sentada, leve, fluido, com ensinamentos históricos e uma mensagem de perseverança e amor acima de tudo. E tudo isso sob o olhar de uma criança. John Boyne se sai muito bem ao escrever sob o ponto de vista de crianças, esse não é o único livro no qual ele trabalha dessa forma e o faz de forma encantadora.

“Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor.”

A capa é uma gracinha, as letras são grandes, páginas amareladas, bom espaçamento.
John Boyne está mais do que recomendado!

kksousa 22/12/2021

Fique onde está e então corra - John Boyne
Livros retratados pela visão de crianças me deixam com aquele toque sensível e curioso que só as crianças tem e um livro com essa temática então, tiveram horas que com a riqueza de detalhes eu pude me imaginar assistindo aquelas cenas do lado de Alfie e sofrendo junto com ele. Gostei da leitura fluída que o livro tem, mesmo com muitos detalhes.

Luiza 04/09/2014

Livro do mes Setembro 2014
Fique onde está então corra, John Boyne

Comentários : a primeira guerra mundial aos olhos de um menino de 5 anos, faz com que sua vida mude assim que seu pai parte para a França como voluntario de Guerra.
Sozinho com a mãe sofre a penúria dos anos de guerra e aprende que apenas o amor faz o ser humano seguir em frente.