Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

Ka 25/02/2021

Tudo vai terminar até o Natal
Mais um livro espetacular de John Boyne. Mais livro no qual a guerra é retratada pelos olhos de uma criança, pela inocência e pureza. Mais um livro do autor que virou favorito.

Alfie Summerfield e sua família tiveram sua vida totalmente transformada pela primeira guerra mundial. O garotinho nunca esqueceu quando tudo começou. Era 28 de julho de 1914, o mesmo dia de seu aniversário de cinco anos. Seu pai, Georgie, se alista voluntariamente para atuar na guerra e isso não alegra muito sua mãe, sua esposa Margie e muito menos seu melhor amigo, Joe Patience.

As cartas do pai foram chegando e com o tempo, diminuindo a frequência. Até que não chegaram mais. O que teria acontecido com seu pai? Por que sua mãe nunca falava sobre ele e estava trabalhando cada vez mais? É assim que o pequeno Alfie dá início à sua missão secreta e decide ajudar o pai a qualquer custo, onde quer que ele esteja.

John Boyne consegue mesclar história, inocência e amor em uma obra impressionante. A guerra e seus horrores não perdem espaço e tudo é mostrado pelos olhos esperançosos de Alfie. E é com esse corajoso coração que o autor conseguiu retratar as consequências de uma guerra nas vidas de milhões de famílias.

Fique Onde Está e então corra  é uma história de amor em meio às angústias geradas pelas guerras. É um livro emocionante, um retrato do período conturbado feito utilizando a coragem e a pureza de uma criança. Recomendo demais, assim como todas as obras de Boyne.

clara3136 02/09/2022

O livro é incrível, acho muito interessante livros e filmes que se passam no tempo da guerra, é muito curioso ver como era a vida naquela época. Por ser na época da guerra, já fica claro que é triste, me senti angustiada a cada página. Porém é um grande aprendizado e te faz refletir.
Enfim vale muito a pena ler!

Tatiana Andrade 15/01/2020

Tocante
Essa história mexe bastante com a gente. Como o amor consegue transcender a todas as dores que as guerras causam e causaram nas pessoas.
Esse livro demonstra como a inocência e a coragem de uma criança pode libertar. Ou melhor dizendo, esse livro demonstra que o amor é um mix de sentimentos, como coragem, virtude, esperança e pureza. Na qual, juntas, fazem toda a diferença.
Adorei!!!!

Bressan 29/09/2023

Simplesmente maravilhoso. Quem. Leu o livro O menino do pijama listrado, vão amar este também . Uma história de amor de uma criança pelo pai, em meio à guerra . Maravilhoso ?

Ninoca 16/10/2020

Li esse livro por recomendação da escola. Como de costume, achei que seria mais um entediante, porém me encantou de uma forma maravilhosa.
O autor conseguiu me deixar com mais curiosidade a cada página que lia, descobrir o que aconteceu com o pai do protagonista nunca me fez ficar tão animada!!
Recomendo demais.

Luiza 04/09/2014

Livro do mes Setembro 2014
Fique onde está então corra, John Boyne

Comentários : a primeira guerra mundial aos olhos de um menino de 5 anos, faz com que sua vida mude assim que seu pai parte para a França como voluntario de Guerra.
Sozinho com a mãe sofre a penúria dos anos de guerra e aprende que apenas o amor faz o ser humano seguir em frente.

Leeh 30/12/2020

Fique onde está e então corra
A vida de Alfie mudou drasticamente quando a guerra começou bem no dia de seu aniversario de 5 anos. O que ele não entendia era que isso iria mudar sua vida para sempre.

Ramon.Izidoro 08/03/2020

Um perfeito livro para quem gosta de saber como era a vida na época da primeira guerra mundial aos olhos de uma criança e as suas consequências

Andressa 02/02/2015

Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?
Fique Onde Está e Então Corra nos conta a história de Alfie, um garotinho que está completando 5 anos às vésperas do inicio da Primeira Guerra Mundial. Seus pais estão muito preocupados e sua avó materna diz que todos estão perdidos, mas Alfie não compreende muito bem o que está acontecendo. Para ele a vida é simples, como ir a loja do senhor Janácek e comprar balas. Até o dia em que seu pai decide se alistar, indo para a guerra logo depois.

O tempo vai passando e as cartas enviadas por seu pai, Georgie, vão diminuindo de frequência. Alfie sente falta do pai. Agora, com nove anos ele quer respostas para suas perguntas, mas ninguém quer responde-las. Ele quer trazer o pai de volta. Ele fará de tudo para trazer o pai de volta.

Alfie é um menino dedicado, inteligente, corajoso e tem uma persistência admirável. Sua maneira de ver o mundo daquela época é inocente, graciosa e também triste e solitária. Há várias pequenas situações remetentes à época que me emocionaram e me trouxeram questionamentos a refletir.

- O mundo é imenso, não é? - disse Georgie. - Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?

Este é um livro para se ler em uma sentada, leve, fluido, com ensinamentos históricos e uma mensagem de perseverança e amor acima de tudo. E tudo isso sob o olhar de uma criança. John Boyne se sai muito bem ao escrever sob o ponto de vista de crianças, esse não é o único livro no qual ele trabalha dessa forma e o faz de forma encantadora.

“Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor.”

A capa é uma gracinha, as letras são grandes, páginas amareladas, bom espaçamento.
John Boyne está mais do que recomendado!

brunapcorreia 05/01/2023

Eu achei legal, mas demorou muito pra ficar realmente interessante. Ademais, acho que esse livro me fez descobrir que eu gosto quando o narrador é uma criança

kksousa 22/12/2021

Fique onde está e então corra - John Boyne
Livros retratados pela visão de crianças me deixam com aquele toque sensível e curioso que só as crianças tem e um livro com essa temática então, tiveram horas que com a riqueza de detalhes eu pude me imaginar assistindo aquelas cenas do lado de Alfie e sofrendo junto com ele. Gostei da leitura fluída que o livro tem, mesmo com muitos detalhes.

Amanda 22/12/2014

O aniversário de 5 anos de Alfie foi um dia memorável. Para ele, porque não esperava chegar em idade tão avançada, e os adultos agiam estranhamente; para o resto do mundo, pois foi quando a Grande Guerra começou.

John Boyne mais uma vez retrata uma das Guerras Mundiais através dos olhos de uma criança. Alfie Summerfield tinha 5 anos quando tudo começou. Ele e seus pais viviam em uma respeitada ruazinha de Londres onde todas as portas das casas eram amarelas e os vizinhos, excêntricos. Tudo o que ele queria era poder andar na carroça leiteira de seu pai, enquanto sua melhor amiga apenas queria ser primeira-ministra.

Seu pai, Georgie, é um dos primeiros a se voluntariar, contrariando os desejos de sua mulher e mãe. 'Tudo vai estar acabado até o Natal', era o que todos diziam, então porquê ser um dos primeiros?

Mas a guerra continuou por quatro Natais e ainda não tinha data para acabar. A vida de Alfie e sua mãe levou uma guinada enquanto eles trabalhavam para se sustentar por sempre estarem 'perigosamente perto da miséria'.

Tudo ia relativamente bem em sua vidinha de criança até que seus vizinhos foram expulsos da Inglaterra por serem de Praga; o melhor amigo de Georgie ser preso por ser um objetor, e se recusar a ir à guerra; e seu pai parar de mandar cartas, pois foi atacado pela 'neurose de guerra'.

A escrita simples e cativante de John foi o que me fez apaixonar pelo 'O menino do pijama listrado' e neste ela não é diferente. O mundo através dos olhos de uma criança ingênua (mesmo que em terceira pessoa) é um mundo em que todos queremos viver, e Boyne retrata isso belamente.

Vocês devem estar se perguntando qual é desse título meio estranho. E devo dizer que é uma coisa BEM LEGAL. Achei a sacada do John muito boa. Tem a ver completamente com a história de Alfie e a sua família, mas você só entende o porquê meio que no meio-para-o-final.

Uma coisa interessante em ambos estes livros do autor, é que apesar das histórias estarem sendo contadas há muito tempo, não há muitas evidências disso no cenário ou vocabulário. Claro, tem a ausência de toda a tecnologia dos tempos de hoje, mas ele não chega a se aprofundar minuciosamente no passado - apenas na questão de dinheiro e algumas brincadeiras (que achei bem interessantes). E isso ainda não te impede de visualizar cada cena e deixa a leitura mais leve por não ter aquele 'sobrecarrego' de descrições.

Aos nove anos Alfie viu todo ao seu redor mudar. Mas não se preocupem, ele tem uma missão secreta.

Ganhei este livro na cortesia do Skoob! Não é mito!

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2014/12/resenha-41-fique-onde-esta-e-entao-corra.html

Pou 18/11/2021

Mais um livro sobre a Primeira Guerra Mundial que eu amei! A escrita do autor é incrível, você sente tudo o que o Alfie está sentindo. Uma leitura que, apesar de muito comovente, é super fluida e rápida!

Jack 29/12/2020

Fofo
Uma história fofa e tocante, ensina muito sobre crescer e sobre preconceitos, principalmente com relação transtornos mentais. A guerra é vista sob o olhar de uma criança e um pouco sobre a história da psicológia também.
Não tem como não se encantar com Alfie e George.

Kikibel 15/01/2021

O livro envolve, te faz se afeiçoar ao garotinho protagonista, toma posse da sua curiosidade durante toda a narrativa pra depois roubar toda atenção que há em ti no clímax, é quase impossível não querer saber o que acontece depois de um pequeno acidente envolvendo o Alfie.

De novo o John Boyne me deixando sem ar de me preocupar ao ler e passar páginas desesperadamente.