A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

K 05/06/2021

me surpreendeu
?Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós".

esperava uma leitura fácil e fluida e minha expectativa foi totalmente atendida. esse livro me deixou bastante envolvida com a história do livreiro (mau humorado) a. j. fikry e com vontade de conhecer sua pequena livraria em alice island. ri, me emocionei, não consegui parar de ler. é um livro maravilhoso pra quem anda meio travado com as leituras, realmente é uma verdadeira "carta de amor aos livros".

Grazi Silva 14/02/2022

Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós. Não estamos sós.
Que livro quentinho e gostoso.

Uma leitura completa e emocionante, gostei como as relações são colocadas, as coisas vão se desenvolvendo a medida que traz a mensagem de que a vida continua, ciclos se encerra, ciclos se iniciam e como toda uma essência se mantém viva.

marianamanzano 01/02/2022

os livros que nos unem
terminei esse livro e pensei que depois que a emoção tivesse passado, ao pensar mais racionalmente, eu abaixaria a nota que dei inicialmente (é muito comum aumentar a nota na euforia do momento), então não fiz a resenha ontem. e sabem o que mudou? nada. eu continuo tocada por esse livro fantástico. quanto mais eu penso a respeito, mais o aconchego no meu coração.

um livro tão pequeno contém uma emoção gigantesca e uma sensibilidade impossível de não ser consumida.
livros, amor e família é o jeito mais prático de resumir essa obra, mas não chega nem perto de descreve-la.

os personagens são tão bem construídos (mesmo em tão pouco tempo) que você os enxerga, os vê fazendo suas ações e os entende agindo de acordo sua personalidade. você se apega e sente com eles, ri e chora horrores.

A.J. é uma pessoa difícil. não é um personagem fácil de se conectar de início e foi isso que mais me cativou porque, ao chegar ao fim da leitura, percebi o quanto me apeguei a imagem desse homem e quão real ele foi para mim ao longo da leitura, mesmo que eu não tivesse percebido.

termino esse livro com um aperto no peito e um sorriso no rosto. foi uma das melhores leituras da minha vida e recomendo para todos os amantes - seja do que for.

Sílvia 31/12/2021

Lindo demais
Que livro gutyguty, gostoso de ler, dá uma aquecida no coração de quem gosta de ler. Temos o dono de uma livraria que tem sua vida triste totalmente transformada por conta dos livros: perde uma fortuna, ganha uma filha, arruma amigos, supera sua misantropia, arruma um novo amor, tem uma nova chance.... muito gosto de ler, fora as várias dicas de livros durante a leitura, especialmente de contos e qdo vc entende a abertura de cada capítulo ...

ANA - @aspaceforbooks 23/03/2024

"Só conversaram sobre livros, mas o que, nessa vida...
é mais íntimo do que livros?"

de forma BEM resumida, essa é uma leitura que recomendo para quem ama livros, porque foi por causa deles que eu gostei

é bem rápido e sem muito desenvolvimento dos personagens/história (muita coisa a autora só fala que aconteceu), mas eles se conectam, se encontram e se curam por causa dos livros, então como não entender?

Gi 07/12/2022

A vida de um livreiro
Que livro mais fofo!
Sim, a vida do livreiro é bem chatinha até ele conhecer duas pessoas que muda a sua vida.
Tem no enredo adoção, livros, amor, livros, mistério, livros e drama e livros.
Muito rápido de ler e muito fácil de adorar.
Simples e comovente. Adorei!

maa 04/10/2022

Livreiro
Gosto de livros curtos e livros que me fazem pensar. Conta um pouco da história de A.J na ilha de Alice Island, e caracteriza ele como ranzinza e uma pessoa com poucos amigos. Ele tem uma livraria e quase tudo na história tem um começo nela: como ele conheceu a Amelia, como perdeu um livro(no apartamento em cima da livraria) e fez um amigo e como conheceu a sua filha Maya.

MENINALY 17/10/2014

Esperava mais
Achei a estoria bonitinha e só. Nada de - Ai, meu Deus esse livro mudo a minha vida. Estoria simples de um viúvo que é dono de uma livraria, que encontra um bebê que ira mudar o seu modo de pensar. Achei que o final do livro não foi bem desenvolvido (como por exemplo mostrar o lado a Maya depois do que acontece com o A.J. Fikry).

Deixo a observação que o livro foi mal traduzido e mal revisado, prejudicando um pouco a leitura.

LidoLendo 12/11/2014minha estante
Concordo 100%! História bonitinha e só. Bem roteiro de comédia romântica de sessão da tarde!
A história é bem contada, gostei do estilo da narrativa! Mas fiquei extremamente irritada com a péssima revisão! Erros de pontuação, concordância, gramaticais... Encontrei de tudo um pouco! Na verdade, encontrei "de tudo um muito"! :/

Ioneide 27/11/2022

Sempre bom ler um livro que fala de livros
A vida de um livreiro narrada nesse livro vai da solidão a um homem casado com uma filha. Não tinha muio expectativa a respeito porém até que não foi de todo uma leitura ruim.

Monalisa (Literasutra) 18/03/2015

Uma carta de amor com muitos erros
A contracapa de “A vida do livreiro A.J. Fikry”, da jovem norte-americana Gabrielle Zevin, me disse se tratar de “uma carta de amor para o mundo dos livros”. Antes disso vem a capa, apresentando uma versão clean e bonita para a ideia de que livros são portas ou janelas para o mundo. Acompanhando a ilustração, quase imperceptível se comparada ao título do livro ou ao nome da autora, está a citação que nos acompanha por toda a leitura: “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Seria tudo muito poético e agradável de ler, não fosse o descaso da revisão. Já na capa os erros começam.
Que me acusem de preciosismo, perfeccionismo ou chatice – eu aceitaria calada se fossem apenas erros de digitação, mas infelizmente não são. A partir da metade do livro, a revisão parece ter sido negligenciada, e então pequenas aberrações aqui e ali começam a aparecer: confundir “mas” com “mais” é triste, muito triste. No entanto, o leitor que conseguir ignorar os erros terá acesso a uma história de leitura confortável, cujo protagonista é um sujeito um tanto cativante apesar de seu temperamento anti-social. O livro é leve, do tipo que se lê quando tudo o que se deseja é um momento agradável, sem grandes pretensões.
A citação da capa do livro é o slogan escrito numa placa desbotada, logo abaixo das palavras que indicam o nome do estabelecimento: “Island Books”. Única livraria existente em Alice Island, o comércio sobrevive amparado nos turistas que desembarcam na ilha durante as temporadas de férias. Enfurnado na casa roxa da era vitoriana, mais especificamente no escritório ao final do corredor, A. J. Fikry comanda os negócios do alto de toda a sua antissociabilidade. Viúvo antes dos 40, ele faz o tipo que não dá chance a novidades; tem gostos literários muito bem delineados – digamos até limitados – e recusa qualquer opinião que contradiga as suas. É carrancudo, teimoso, fechado. Insuportável.

Até que, é óbvio, coisas acontecem. Sua cópia raríssima de um livro de Edgar Allan Poe, o Tamerlane, é roubada. De repente, uma criança de dois anos é abandonada em sua livraria acompanhada de um bilhete. Uma troca, aparentemente injusta e certamente involuntária, de um livro estimado em mais de 400 mil dólares por uma menininha cuja especialidade é sujar as fraldas. E assim a trama segue.
Esta é uma daquelas histórias de leitura prazerosa sobre como os acasos da vida podem surpreender e mudar o curso de qualquer plano, independente do quão rígido e determinado este for. Os personagens são interessantes, mas ainda melhor é a dinâmica do mundo editorial: ainda que revelada com superficialidade (caso contrário fugiria do objetivo central), acaba chamando a atenção de quem não tem muita proximidade com a área e gostaria de imaginar como tudo acontece. Concordando com a contracapa, “A vida do livreiro A.J. Fikry” é mesmo uma carta de amor para o mundo dos livros. Uma pena não terem autocorretor para escrever a carta em português.

site: http://literasutra.com/2014/09/01/a-vida-do-livreiro-a-j-fikry/

Nat 20/04/2015

Gosto de livros. Gosto de ler, mas também gosto dos livros. Senti-los, cheira-los... então o que dizer de um livro que fala sobre livros? E de um livro que fala do amor aos livros? Adorei A Vida do Livreiro A.J. Fikry. É um livro previsível, mas leve e gostoso de ler. Mostra o desenvolar da vida de um homem incomum, da perda de sua esposa, de se descobrir pai. e os personagens secundários também são muito importantes e tem um grande crescimento na história. Recomendo muito a leitura!

Julia.Martins 31/08/2017

Recomendo
Narrativa leve que oscila momentos tristes e engraçadas. O livro fala da vida do rabugento livreiro A.J. Flikry. A história traz uma mistura de humor, reflexão e ótimas indicações de contos feitas pelo próprio protagonista. Ao término da leitura fiquei melancólica, mas ainda assim com o coração aquecido por essa história fofa sobre livros e amantes de livros. Recomendo demais a leitura. Pontos positivos para a capa da versão brasileira que é a coisa mais fofa de se ver. Pontos negativos para o trabalho de revisão textual que deixou a desejar.

Carla 31/01/2018

História boa, mas..
A história em si é bem interessante, mas achei a escrita da autora muito irritante. Fiquei até surpresa em ler que aquela era sua décima primeira obra, uma escrita meio imatura e com algumas descrições bem clichês dignas de autores amadores. Não descarto esses ?defeitos? terem aparecido por meio da tradução, mas vai saber. A história teria ficado melhor se desenvolvida em mais páginas, às vezes os acontecimentos se resolviam do nada, sem um desenvolvimento decente.. mas enfim, é uma história legal, vale a leitura até

Tiago.Silva 22/05/2018

Simplesmente sensacional
Primeira experiência que tenho com essa autora e estou apaixonado!!! Leitura muito leve, sem muitos rodeios e uma história excelente. Sem contar que me identifiquei muito com o A.J. Adorei.