Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Nati Amend @livrosdanati 22/06/2020

Um protagonista espirituosa e ardilosa!
Lady Susan é um dos romances mais intrigantes que já li de Jane Austen. Estudioso estimam que seu texto foi elaborado quando a escritora ainda era adolescente, fazendo parte assim do que se costuma chamar de “juvenília” da autora. Ao contrário de toda a sua obra principal, é uma história curta e ágil, com uma dinâmica completamente diferente da que eu estava acostumada.

Para começar esta é uma narrativa epistolar — escrita por meio de cartas —, o que já confere uma velocidade diferente à trama e torna a experiência de leitura desse clássico algo único. Sem qualquer contextualização inicial ou rodeios acerca de cenários bucólicos, rapidamente somos introduzidos à história de Lady Susan, uma das protagonistas mais autênticas que já conheci da autora.

Não é apenas o fato da personagem ser mais velha ou a sua condição de viúva que a tornam interessante, mas também, o seu caráter, pois temos aqui uma protagonista que quase se aproxima do que seria uma vilã. Manipuladora, ardil, sagaz, Lady Susan usa e abusa de sua inteligência e charme para orquestrar situações que lhe favorecem, mesmo que isso signifique passar por cima de amigos, amantes, ou até mesmo, dos membros de sua família.

O tradicional humor ácido e repleto de ironias, típicos da escrita de Austen, estão presentes neste romance só que de forma muito mais escrachada. Ainda assim, senti falta dos diálogos contundentes e confrontos diretos que tanto caracterizaram sua obra, já que o formato não permite contato entre os personagens. Mas é seguro dizer que esta foi uma das leituras mais instigantes que já realizei da autora.

Com relação às demais histórias, por se tratar de um livro que apresenta várias narrativas da romancista, algumas foram interessantes, outras exageradamente melodramáticas, e algumas até meio sem sal. Porém, o objetivo desta resenha foi de avaliar com mais contundência apenas a obra que dá título à edição. E, nesse sentido, posso afirmar: é uma obra divertida, diferente e única.

site: https://www.instagram.com/p/CA5UcbfDu_5/

Vida de Nai 09/07/2020

Jane Austen sempre maravilhosa
Lady Susan, que ser! É interessante ler sob a perspectiva de uma vilã, e Jane Austen sabe fazer isso com maestria! O formato epistolar é a primeira vez que leio e funcionou muito bem nessa breve estória! Não tem como eu não recomendar a leitura dessa maravilhosa autora.
Maju.simões 09/07/2020minha estante
Já quero ler s2

Vida de Nai 09/07/2020minha estante
Leia, é super rápido! E depois veja o filme hehe

Maju.simões 09/07/2020minha estante
Pode deixar! ??

Nina 03/04/2021

PRECISO DE RESPOSTAS
Depois de reler e reassistir os livros e filmes da Jane Austen um milhão de vezes é muito bom ter histórias novas que eu não conhecia. Os primeiros contos, curtos e finalizados, são incríveis para observar o humor irônico da autora, e alguns chegam a ser tão absurdos que é impossível não rir com eles. As últimas histórias têm todo o charme que as obras de Jane Austen têm, e, apesar de incríveis, é triste que eles não tenham sido finalizados. Tudo que podemos fazer agora é esperar por autores ou diretores que tenham interesse em adaptar essas histórias inacabadas e nos dar um final que poderia ter sido.
Mel 03/04/2021minha estante
Sou doida para ler

Nina 03/04/2021minha estante
É muito divertido de ler e ver a evolução da Jane Austen! Eu super recomendo!

Mel 04/04/2021minha estante
Obrigada

Bunig 08/12/2020

Processos de Jane Austen
O leitor que se aventurar por essa coletânea de histórias acabadas e inacabadas de Jane Austen não deve ter muitas exigências quanto à primeira parte do material. Uma Austen muito jovem se arriscava a escrever histórias exageradas, as quais estavam em alta no contexto da época.

Apesar disso, as 4 últimas são mais bem encorpadas, com personagens melhores desenvolvidas e é nesse grupo em que se encontra "Lady Susan". Confesso que comprei o livro justamente por causa desta, a qual a muito tempo desejava lê-la. Felizmente não tive minhas expectativas frustradas. Encontrei uma heroína muito diferente das demais, uma mulher manipuladora, que não temia a ninguém, porque sabia que com seu charme conseguiria mudar qualquer ideia que tivessem sobre ela.

Óbvio que nem todos os contos agradarão a todos. Alguns são tão absurdos que se tornam hilários ou então você só perde o interesse, outros são muito lentos e você não consegue enxergar onde a autora quer chegar e há também os que o leitor simplesmente não consegue se conectar com as personagens nem com a situação e acaba sendo uma leitura chata. Entretanto, é claro que há contos que são magníficos, como é o caso de "Os Watsons". Eu fiquei completamente apaixonada por essa história e queria muito que Austen a tivesse finalizado, mas infelizmente tive de me contentar com uma nota editorial contando como a autora pretendia prosseguir.

É um bom livro, não é ótimo, mas é muito bom. Como fã de Jane Austen fiquei feliz por ver como ela começou e pude comparar com suas obras que foram lançadas, inclusive pude perceber algumas ideias que mudaram e outras que permaneceram. Então pra quem gosta eu super recomendo. Ademais, a apresentação de Lenita Maria é ótima e por causa dela eu consegui perceber maiores nuances nas história. Não deixem de ler!

Denise 15/09/2020

Quer ler ou conhecer Jane Austen?

Comece por Lady Susan, esse que é um romance epistolar curtinho e super gostosinho de ler. A diversão e o melodrama na medida certa se juntam com uma protagonista totalmente fora dos padrões da sociedade e principalmente de sua autora, o que a torna ainda mais espetacular.

A leitura e tão fluída que é possível imaginar cada cena, os personagens foram criados para que fosse possível se identificar com cada um e ao final a única coisa que se deseja é que a historia não acabe.

Sensacional!

Cristinacob 01/11/2020

Lady Susan
Lady Susan é uma obra epistolar curtinha escrita por uma das mais aclamadas escritora de romance clássico - Jane Austen.
O estilo do romance não é dos meus favoritos, mas, por ser uma obra de Jane Austen e por ter sido publicado 50 anos após sua morte ( há boatos que a própria autora não queria que esse romance chegasse ao público) despertou - me a curiosidade em conhecer também essa obra em que Lady Susan, a protagonista, uma mulher de caráter duvidoso se difere totalmente das demais personagens femeninas tão admiradas da autora, a exemplo de seu romance mais conhecido: Orgulho e preconceito, o qual sou apaixonada.

Lady Susan é uma jovem viúva de 30 anos, tem uma filha que é seu oposto, uma adolescente tímida e submissa. Astuta e manipuladora, ela com seu poder de persuasão consegue envolver seus familiares, amigos e todos que cruzam seu caminho, causando intrigas e fofocas.
Usa sua beleza e demonstra uma falsa fragilidade flertando os rapazes e os manipulando para conseguir o que quiser.

Nessa narrativa, Austen, através dos diálogos dos personagens, aborda explicitamente o adultério, a falsidade, e a maldade numa sociedade que se diz convencional, mas que se revela intimamente de forma sarcástica e irônica.

Mandy Caroline 14/09/2020

Jane Austen como você nunca viu
Todo mundo sempre falou sobre como Lady Susan é uma estória totalmente diferente dos outros livros de Jane Austen, e essa fala é verdadeira. Lady Susan é uma personagem complexa a qual você provavelmente vai amar odiar.
Sobre os livros não acabados Os Watson e Sanditon, deles fica o gosto de quero mais, mesmo sendo apresentado para os leitores apenas alguns capítulos do que seriam estórias encantadoras da autora, você já consegue se apegar a alguns personagens e queria saber mais sobre cada um deles.

Beatriz.Freitas 12/09/2020

Para os fãs de Jane Austen, assim como eu, ler seus contos e romances escritos enquanto a autora ainda era uma jovem é um deleite! Suas ironias, sarcasmos e críticas aos costumes e modelos da época estão extremamente evidentes nessas histórias, diferentemente do que acontece em seus romances mais famosos, nos quais isso existe, porém é mais mascarado.
E durante a leitura toda o meu maior desejo era ter vivido naquela época e ser amiga dela, para receber uma dedicatória Da Autora em alguma de suas histórias incríveis.

Lud 03/12/2020

Lady Susan e outras histórias, da Jane Austen
Essa edição contém parte da Juvenilia da Jane Austen, ou seja, contos que ela escreveu bem jovem e também alguns romances não finalizados. É possível reconhecer vários elementos de suas famosas histórias. Apesar de algumas não terem uma conclusão e outras serem demasiadas curtas, é um divertido complemento para fãs da Jane Austen.

Raquel Lima 02/08/2014

Uma pena ter tão poucas páginas...
Um romance epistolar da Jane, é sempre um presente.
Apesar de bem diferente de suas obras, tem toda a sua magia.
Lady Susan é uma mulher insuportável, mesquinha, má...muito má, e a sua Frederica, sofre com esta mulher mesquinha e ardilosa.
Mas que maravilha conhecer mais esta maravilhosa obra da Jane, e saber que é uma das suas primeiras obras.

carol 04/09/2020

Esse livro kkkkkkk Jane Austen gênia demais e tudo na minha vida.

Fran 28/06/2020

Uma protagonista sedutora e venenosa
Diabolicamente inteligente e egoísta, Susan Vernon é, em minha opinião, a protagonista mais astuciosa criada por Austen.
Esse romance pequeno e em formato epistolar é um ponto fora da curva na obra da escritora inglesa: no lugar de uma mocinha bem intencionada lutando por amor, vemos uma mulher madura jogando sujo para alcançar objetivos escusos.
Muito bem escrito e divertido, este livro se tornou um dos meus favoritos da autora.

Jess / @livrosmeusmimos 26/07/2020

Lady Susan não segue o padrão de mocinhas da Jane Austen
Hoje vamos conversar sobre Lady Susan da maravilhosa e apaixonante Jane Austen.

Vamos acompanhar a protagonista Lady Susan, ela acabou de ficar viúva e possui uma filha de 17 anos, a Frederica. Ela foi passar um tempo na casa do seu cunhado, já que está com dificuldades financeiras.

Contudo Lady Susan já tem um plano, ela precisa de um marido, e de preferência ele precisa ser rico.

Ao contrário dos outros romances da autora no qual suas protagonistas normalmente são jovens virgens e inocentes, Lady Susan é uma mulher madura e viúva. Ela tem uma personalidade manipuladora, e sempre consegue o que quer.

Contudo, ela é extremamente divertida. Uma personagem que amamos odiar, sendo insensível em alguns momentos, principalmente com sua filha, mas mesmo assim possui seu charme.

O livro é contado através de cartas, narrados por diversos personagens. Um dos livros mais divertidos da autora.

Como sempre, a autora crítica a sociedade do final do século XVIII.
Originalmente o livro não iria ser publicado, já que a autora nunca chegou a divulgar sua história, contudo o manuscrito só foi encontrado quase 50 após sua morte por parentes.

Um livro super leve e divertido.

Super indico a vocês.

Isabela | @sentencaliteraria 12/08/2020

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
📝 Lady Susan & Outras Histórias / @editoramartinclaret

🌸 Neste livro encantador publicado aqui pela Martin Claret, temos um compilado de histórias escritas por Jane Austen e que são menos divulgadas. São 13 no total, mas por terem poucas páginas podem ser vistas como contos. Foram todas escritas no que é descrito como o período de “juvenília” da autora, portanto em sua adolescência, e as duas últimas inclusive nunca foram finalizadas.

👒 Se algum de vocês acha que já conhece a escrita da Jane, por ter lido “Orgulho e Preconceito” ou alguma outra de suas conhecidas obras, vai se surpreender com esse livro. Aqui temos relatos engraçados e repletos de sarcasmo, que nunca imaginei que pudessem ter sido escritos pela autora 🤣

➸ Uma dentre essas histórias que resume bem esse humor dela foi “Jack e Alice”, onde temos uma festa a fantasia em que os convidados vão aos poucos se revelando diferentes do que parecem à primeira vista. Claramente foi escrita apenas para divertir (ela e o leitor), e termina de forma bem abrupta.

➸ Gostei também de “Uma História da Inglaterra”, mas acredito que tenha sido mais porque estou lendo a série histórica da Philippa Gregory que foca em conhecidos monarcas ingleses. Aqui temos um mini resumo de governantes que passaram pelo trono da Inglaterra, desde Henrique IV até Carlos I, narrados por “uma parcial, preconceituosa e ignorante historiadora”, como ela mesma se descreve. Achei bem legal essa abordagem mais divertida.

➸ Porém, a história que mais gostei foi “Sanditon”, talvez porque já tinha familiaridade com o enredo por ter visto ano passado a série de TV baseada nela. Mas apesar disso, ainda assim não consegui amar totalmente ela por não ser tão instigante e apaixonante quanto a série. Uma pena que essa foi uma das histórias inacabadas da autora.

❃ Tenho certeza de que eu teria adorado ser amiga da Jane Austen, uma jovem que parece ter sido muito engraçada e é criativa demais. Quem já está familiarizado com suas outras narrativas vai se surpreender com a leveza e sagacidade da autora nesse livro.

site: https://www.instagram.com/p/CDuRL3rD8vr/