Uma canção de natal

Uma canção de natal Charles Dickens

Resenhas - Canção de Natal

Ga 23/12/2023

Uma resenha sobre o natal
Este não é um livro teológico sobre o nascimento de Jesus; é uma ficção. Arrisco chamá-lo de "ficção apologética". Esta narrativa vai além do entretenimento ao explorar a relação do velho Scrooge com o Natal; também propõe-se a fazer uma defesa do espírito natalino. Uma promoção do Natal que se doa, que ama, que sorri. Um Natal mais puro do que o pregado na modernidade e mais verdadeiro do que o exposto nos stories por aí. Este livro anuncia o Natal em seu estado mais benevolente e festivo possível.

Scrooge é um velho ranzinza e frio que despreza o Natal e tudo o que ele representa. Contudo, em 24 de dezembro, é visitado por alguns espíritos que irão provocar uma mudança nos sentimentos mais profundos do seu coração e mudar sua visão sobre o Natal e a vida. Nessas visitas que o "converteram", fiz o esforço de imaginar: e se os espíritos que visitaram Scrooge nos visitassem hoje, quais seriam suas lições? Alguns problemas associados ao Natal permaneceram, enquanto outros surgiram com o espírito moderno. Nisto, algumas questões foram surgindo.

Até que ponto nossos Natais não têm sido parte de um ditame econômico? Natal: um dia sem trabalho ou estudos, consumo em família e movimento do comércio local. Um Natal que não passa de um produto mercadológico.

Até que ponto nossos Natais não são um dia do ego? Natal, um dia para si. Desfrute de tudo que te faça bem. Uma data à qual o significado é você quem dá: descanso, consumo, exibicionismo, prazer. Não passa de um instrumento do indivíduo desejante.

E até que ponto nossos Natais não são um ritual do nosso legalismo? Vá à igreja, apareça bem vestido, feliz e disposto, depois, reúna-se e tire uma foto. Assim, cumpridas as etapas, o ritual está concluído. Em nada difere de qualquer outro evento.

O Natal é sempre muito mais do que isso. Se reduzirmos o Natal, ele perde seu brilho, e a visão de Scrooge passa a ser a opção mais coerente: o Natal é desprezível, é vazio. Em última análise, o Natal transcende as amarras econômicas, o egocentrismo e os rituais vazios. Ao abraçarmos o verdadeiro espírito natalino, encontramos uma celebração repleta de significado, doação e alegria genuína.

Matheus 23/12/2023

Feliz Natal!??
Charles Dickens, um mestre da prosa vitoriana, imortalizou-se como um contador de histórias brilhante cujo impacto transcende gerações, especialmente quando se trata da celebração do Natal. Sua obra-prima, "Uma Canção de Natal", não é apenas uma narrativa cativante, mas um farol que ilumina os corações com a luz da compaixão e da redenção.

Dickens não apenas escreveu uma história sobre a transformação de um homem avarento, Ebenezer Scrooge, mas moldou um legado que ecoa através do tempo, lembrando-nos da essência mais nobre da humanidade. Sua habilidade em retratar as desigualdades sociais da época não apenas encantou os leitores, mas também incitou reflexões profundas sobre a condição humana.

Ao explorar os fantasmas do passado, presente e futuro, Dickens nos leva a uma jornada emocional que ressoa com a universalidade do perdão e da generosidade. A figura de Dickens tornou-se, assim, um arquiteto do espírito natalino, construindo pontes entre as almas e inspirando atos de bondade em todo o mundo.

A influência duradoura de Charles Dickens no Natal não se limita apenas às páginas de seus livros, mas permeia as tradições, valores e a essência desta temporada festiva. Sua contribuição para a celebração do Natal é verdadeiramente imensurável, e a chama que ele acendeu continua a aquecer os corações, lembrando-nos do poder transformador da compaixão e da alegria.

Thalia58 23/12/2023

Apesar de ser uma história conhecida através de desenhos e filmes, o livro ainda te surpreende e é mais denso também.

Recomendo a leitura não só na época natalina, é um livro curto, então dá pra ler em um dia.

Gosto quando o narrador interagem com o leitor. Meu espírito favorito com certeza é o espírito dos Natais Presentes e no capítulo em que aparece o espírito dos Natais futuros dá pra sentir um arrepio na espinha, mas logo você se sente feliz em como as coisas terminam e seu coração fica quentinho.

A leitura de algumas partes dos primeiros capítulos foi arrastada pra mim, mas não interferiu na vontade de ler o livro.

Raquel.Furchinetti 22/12/2023

Melhor estória de natal
Conheço poucas estórias de natal, mas essa é linda como tudo o que o Dickens escreveu. Tem uma temática bem conhecida e até explorada em vários filmes, mas eu não conhecia toda a estória direitinho. Confesso que me perdi em algumas explicações ou descrições e pretendo ler novamente com mais calma.

Juliana1139 22/12/2023

Uma Canção de Natal
Um verdadeiro livro de Natal. Amei cada capítulo e cada lição de vida que ele passa. É o tipo de história que evidencia que o poder do amor, da empatia e da solidariedade é a verdadeira chave do que realmente importa na essência de nossas vidas. Lindo ??

Silva_evyw 22/12/2023

Clima natalino
É um dos primeiros clássicos que já li e eu simplesmente amei esse. É fofo, fácil de ler e me fez sentir tantas emoções (além de falar da melhor época do ano). É pequenininho, mas "uma canção de natal" marcou de alguma forma minha vida.

Karina Paidosz 22/12/2023

Que delicinha de leitura, curta e sucinta.
O espírito do natal faz milagres (fez nesse caso)

A magia do natal não acende em todos os corações, mas desejo que todos tenham boas festas com pessoas queridas.

Vicente 21/12/2023

Melhor que filme de natal.
Acho que não sou o único que gosta de uma história temática nesta época natalina. E neste sentido resolvi ler este título que já está na estante a um tempo... E foi a melhor decisão. Uma leitura leve que ajudou a desafogar da loucura de final de semestre, e ainda proporcionou uma rica reflexão sobre o modo de viver o natal e a vida.

@tayrequiao 21/12/2023

Todo mundo deveria ler esse livro no Natal ?
Alguns autores clássicos atraem para si um certo receio dos leitores. "Será que vou entender?", "Será que não vai ser cansativo ou monótono?". Se por acaso você pensou isso a respeito de Dickens, pode ficar tranquila(o)!!!

Dickens tem uma escrita PRECIOSA! Fluida, mas carregada de significados. Aquele tipo de autor que vai lhe convidar a refletir sobre si mesmo através dos seus personagens.

É isso que ele faz com Scrooge, personagem principal de "Uma canção de Natal". A história desse homem rabugento, frio, que odeia o Natal - e que deu origem a diversos outros personagens da história, como o Grinch, por exemplo - pretende te fazer pensar sobre como você tem levado a sua própria vida. Será que você vem vivendo apenas para si? Será que suas escolhas impactam negativamente a vida de outras pessoas?

Essa novelinha deliciosa é uma história que revolucionou o Natal, sim. É uma história sobre generosidade, escolhas e empatia. Mas, mais que isso, é uma lição sobre como devemos trabalhar em nós mesmos os nossos traumas para que a gente não acabe nos isolando da vida, da felicidade e do amor.

De verdade, todo mundo deveria ler esse livro no Natal uma vez na vida pelo menos ✨ Quem sabe assim, teríamos um ano realmente melhor pela frente.

site: https://www.instagram.com/tayrequiao

polly 20/12/2023

Acessível e romântico
O que mais me surpreendeu de fato fora a escrita de dickens, nao me levem a mal, ja li classicos oitocentistas, mas o que dickens faz aqui é primordioso, é um livro das massas para as massas e eu acho impressionante a forma como ele fez isso. No mais, os fantasmas de scrooge me aterrorizavam na infância é fato, mas é uma lei pessoal reassisti-lo em todo natal, eu precisava tbm lê-lo obviamente e amei! Estou doida pra ler mais coisas de Charles Dickens!!!

Natty 20/12/2023

Emoções
Sem dúvidas, o autor Charles Dickens acertou como ninguém mais ao escrever um texto cheio de personagens marcantes e o próprio Scrooge é o mais característico de todos.
Revisitar o passado através do próprios medos e angústias ,ajudou-o ser um ser humano de verdade.
Nota:????

Medica Leitora 20/12/2023

"Eu viverei no passado, no presente e no futuro!"
Um clássico é um clássico!
Leitura obrigatória na melhor época do ano!
Não passe esse Natal sem ler esse conto??????

Um Feliz Natal?

Felipe.Ramos 20/12/2023

Semana de Natal e missão cumprida com a leitura temática!

? O começo do livro apresenta uma contextualização histórica sobre o período da época, pois a primeira publicação aconteceu em 1843 e o leitor precisa entender o que estava acontecendo naquele tempo, como por exemplo a Revolução industrial a todo vapor.Outro ponto é a história de vida do Dickens que também é citada. Foi muito bom conhecer mais sobre a sua trajetória como pessoa até se tornar um escritor renomado.

? O protagonista Ebenezer Scrooge, homem maduro e bem vivido que só vive de mau humor, ranzinza e avarento. É conhecido na cidade e no trabalho por ser hostil e de poucos amigos, aliás só existia um único ser que o suportava: seu falecido amigo Marley. Nem pense que o cúmplice era muito diferente de Scrooge, pois os dois são a dupla apocalíptica que ninguém quer por perto. Não é por acaso que se davam tão bem!

? Após 7 anos da morte de seu confidente, o morto decide fazer uma visita nada agradável ao velho parceiro. Não foi um encontro para matar saudades e sim para alertá-lo sobre a possibilidade de ter o mesmo destino terrível de Marley, caso não começasse a mudar suas ações e o modo de levar a vida. Com isso, essa tarefa seria orientada por 3 fantasmas, dos quais cada um é responsável por um tempo: passado, presente e futuro. Scrooge não imaginava a lição!

? O que mais gostei da obra foi a evolução que o protagonista mostrou do início até o final, suas reflexões e a maneira que enxergava a vida. O autor foi muito sagaz em mostrar uma pegada sobrenatural e ao mesmo tempo trabalhar a sensibilidade com tópicos de família, amizade e amor. Achei isso incrível e pretendo ler outros livros do Dickens em 2024!

? É um livro que mostra a influência do escritor na cultura natalina que o mundo conhece até hoje. Viva o Natal e a melhor época do ano!

iarakessia 19/12/2023

Espíritos de natal
Deus me livre ser visitada pelos 3 espíritos do Natal ?
Ebenezer Scrooge esqueceu de quem era e com o tempo endureceu, ficou tão frio que nem o inverno rigoroso lhe afetava. Mas bastou 3 visitinhas fofas pra ele virar uma outra pessoa ?
#umacançãodenatal #charlesdickens