Uma canção de natal

Uma canção de natal Charles Dickens

Resenhas - Canção de Natal

trizisreading 19/12/2023

Conto de Natal
Charles Dickens escreveu esse livro com a finalidade de que as pessoas pudessem recuperar o espírito natalino que àquela época já vinha perdendo lugar para o desejo das riquezas resultantes da Revolução Industrial.

Sendo assim, nesse conto podemos perceber que seus personagens são moldados de acordo com as pessoas que o autor convivia à época: pessoas que sofriam na miséria e pobreza e as que eram beneficiadas pela produção da Indústria, essas estavam quase sempre preocupadas com afazeres e lucros, assim como podemos observar o personagem principal, Ebenezer Scrooge.

Além da presença dessas pessoas que o autor permite refletir na personalidade de seus personagens, ele mesmo está presente na construção de Scrooge. Ora, muitos momentos visitados por Scrooge juntamente ao espírito dos Natais Passados são experiências do próprio Charles Dickens, como por exemplo, quando ele está no orfanato e sua irmã vem buscá-lo, foi algo que aconteceu de verdade com o autor e que ele colocou na história como experiência vivida pelo personagem principal.

Esse conto tinha como objetivo, que as pessoas ao lerem, recuperassem seu espírito natalino, e aparentamente funcionou muito bem: o livro foi um sucesso de vendas e hoje é um clássico. Além disso, possui inúmeras adaptações cinematográficas - como "Os Fantasmas de Scrooge" ou inspirações - muitos dos desenhos natalinos na Netflix se inspiram nesse livro.
mirianbezerra 21/12/2023minha estante
quero muito ler um livro do dickens neste natal

JenniferIRSouza 19/12/2023

Leitura muito rápida e gostosinha. É uma história clássica que eu já sabia como se desenrolaria do começo ao fim, mas ainda assim valeu a pena a leitura. E como sempre, o conteúdo extra da Penguin traz um toque a mais para a história.

Greice21 19/12/2023

Natal de milagres
Dickens nos presenteia com uma emocionante história, sobre um homem de grandes posses, mas de coração duro e avarento. De modo quase insano, prioriza o trabalho, em meados de Natal, quando todos estão animados e envolvidos nos preparativos para a celebração, sejam eles pobres ou ricos estão quase que enfeitiçados pela magia desta época, que envolve, acolhe e aproxima todos, exceto o velho avarento. As vésperas do grande dia, ele receberá três visitas inesperadas, que lhe abriram os olhos e um filme passará diante de seus olhos.Ele então terá uma segunda chance, como se fosse um milagre de natal. Não lembrava deste conto, mas a medida que percorria as páginas, me recordei de atá mesmo ter apreciado uma adaptação nas telinhas. Apesar de ser curtinho, o conto nos envolve, e nos faz pensar os reais valores de nossa vida, como estamos "gastando" e de que forma, nossos dias. O que nos será guardado, qual lembrança deixaremos aqueles que nos rodeiam. Vale muito a pena. Faz nos refletir sobre nossos interesses, desejos, necessidades. Viver intensamente cada momento.

meumundoliterario 19/12/2023

Literatura inglesa
O livro é um conto natalino, com uma narrativa cativante e um desenvolvimento incrível do protagonista. É lindo ver como ao longo do livro ele se torna uma pessoa melhor.
  Uma frase que me chamou a atenção: ?O comportamento dos homens prenuncia certos desfechos, aos quais, se não alterado, ele fatalmente os levará?. Isso nos leva a conclusão de que tudo o que fazemos, gera uma consequência, e somos responsáveis por nossos atos. Portanto, a gentileza sempre será a melhor opção.
  Foi uma leitura leve, além do livro ser curtinho, é cheio de ensinamentos e reflexões.

Dafny2 18/12/2023

Charles
Esse conto natalino é perfeito, todo o ensinamento que contém nele eu absorvo desde criança ao assistir o filme. Me inspirou quanto eu tinha dez anos e me inspira agora com vinte, obrigada por essa obra que me faz querer aflorar a bondade dentro de mim e afundar a amargura que às vezes deseja aparecer.

Ana 18/12/2023

Essencial
Livro de hoje e de todos os anos, nas semanas que antecedem 25/12. Vocês deveriam ler, especialmente aqueles que não gostam do Natal. Quando eu chamo vocês, inimigos do Natal, de Ebenezer Scrooge, é desse cara que estou falando.
broona 18/12/2023minha estante
esse livro é um aconchego MT grande msm

Ingrid Elen 18/12/2023

Clima natalino.
Vou ser bem breve na resenha.
A leitura foi bastante incrível com um protagonista muito avarento, que odeia o Natal e só pensa em si.
Mas surgem o espírito do seu falecido amigo e sócio dizendo que ele receberia a visitas de 3 espíritos e cada um vai mostrando o passado, presente e futuro da sua vida.
A partir daí como ele viu que tudo de ruim que ele plantou não gerou bons resultados.
Ele muda totalmente se tornando uma pessoa bondosa e agora amando o natal mais que qualquer ser humano na terra. ?

Gabi 17/12/2023

Livro excelente e muito reflexivo! Nos faz pensar, mais ainda nessa época do ano, sobre generosidade e gratidão com os outros. Nos faz olhar para si, e perceber que sempre podemos ser melhor!

May 16/12/2023

Clássico natalino
Um livro curtinho de linguagem fácil, podendo ser lido em algumas horas. Traz uma reflexão muito interessante sobre o natal e sobre alguns aspectos da vida. Achei muito especial esse foco em mostrar que ninguém se torna amargo do nada e as consequencias de viver sem ser uma pessoa benevolente.

Apesar da linguagem simplificada, minha leitura ficou emperrada no inicio. Porém aos 75% do livro, começou a fluir mais, talvez pelo tom mais fúnebre / sombrio do quarto refrão. Ou seja, gosto pessoal meu ou questões de escrita? Fica aí o questionamento.

Seja como for, para mim que tenho muito interesse em ler Dickens, esse primeiro contato em forma de um livro tão pequenininho foi um verdadeiro primor. E não poderia tê-lo lido em epoca melhor.

Feliz natal, companheiros leitores, ho ho ho!

yaya 13/12/2023

?A humanidade era o meu negócio. O bem comum era o meu negócio; caridade, piedade, temperança e benevolência, tudo isso era o meu negócio. As operações do meu ramo de atividade eram apenas uma gota no imenso oceano dos meus negócios!?

"O sofrimento comum a todos, sem dúvida, decorria do fato de tentarem, com boas intenções, interferir nos assuntos humanos, mas estarem para sempre impossibilitados de fazê-lo."

"Ele me disse, vindo para casa, que torcia para as pessoas o terem visto na igreja, pois como é paralítico talvez elas achassem agradável lembrar, no dia de Natal, quem fez os mendigos aleijados andarem e os cegos verem"

Taciana42 13/12/2023

Só passando por sofrimento dor e perdas é que buscamos sempre ser pessoas melhores e ajudar aqueles que precisam de nós...

Melimë 13/12/2023

Resenha super atrasada, mas cá está
Era pra eu ter terminado ele antes do Natal passado, não terminei, vim terminar em janeiro de 2023. Mas gostei muito, achei uma leitura gostosa e com muito espírito natalino!

Michele 12/12/2023

Um clássico é sempre um clássico!
Neste conto, que deu a Charles Dickens o título de ?inventor do Natal?, temos o avarento e nada simpático Ebenezer Scrooge, que não vê sentido nenhum no Natal, vivendo isolado e sem amigos. ?Até que, num 24 de dezembro, recebe a visita do fantasma de Jacob Marley, seu ex-sócio falecido há sete anos. É ele quem avisa a Scrooge que mais três espíritos o visitarão para lhe dar a chance de mudar seu triste fim e ser poupado de vagar a esmo depois de morto, como Marley. Assim, o Fantasma dos Natais Passados, o Fantasma do Natal Presente e o Fantasma dos Natais Futuros levarão o protagonista para uma viagem no tempo, mostrando-lhe que a generosidade é sempre a melhor escolha.?
Scrooge revive seu passado doloroso, observa a atitude de seu sobrinho, o destino da família de seu funcionário, além de ver seu próprio destino.
A cada passagem, somos levados a refletir sobre nossas escolhas e nossas atitudes, não só conosco mas também para com os que nos cercam.
Um clássico para ser lido não só no Natal mas em qualquer época do ano.

Emilia74 10/12/2023

Um livro para todos os sentidos e sentimentos do Natal.
Eu fiquei muito curiosa para ler, porque quando criança assistia todo ano as adaptações infantis dessa história, principalmente a da Disney e a da Barbie, que eram minhas favoritas.

É um livro lindo que mostra uma mensagem muito além da alegria natalina, mas também sobre como apenas sua existência toca a vida de outras pessoas, mesmo que você se feche e as evite completamente. Muito bom para ler em qualquer época do ano, contudo na de Natal tem um gostinho muito melhor. Mesmo não sendo cristã confesso que o livro me fez ficar animada para o Natal, como quando era criança, e reflexiva sobre seu significado.

Acredito que ninguém precise de um resumo, então aconselho a ler sim a parte introdutória do livro já que conta um pouco da vida do autor e do processo de criação do livro, porém indico que o faça após a leitura da história para não pegar nenhum tipo de spoiler.

Amanda.Thais 10/12/2023

Um clássico do natal ...
Nesse livro conhecemos um protagonista rabugento e avarento que pode claramente representar a sociedade como um todo, é um livro sensível que retrata bem como muitas vezes esquecemos o verdadeiro significado do natal. Com isso entendo o impacto que causou naquela época, e o que se reflete até os dias de hoje.
Devo dizer que não sabia que foi através desse livro que o natal passou a ser celebrado como conhecemos, sendo mais uma vez surpreendida pelo impacto que a literatura tem na vida das pessoas.