Uma canção de natal

Uma canção de natal Charles Dickens

Resenhas - Canção de Natal

Cardoso 09/12/2023

O espírito natalino que todos nós precisamos nos dias de hoje. Uma história envolvente, emocionante e reflexiva.
Leitura de 1 dia, pois é impossível largar após iniciar.
O que o espírito do Natal passado, presente e futuro teria a te dizer? Isso te assusta ou te conforta?

iara 09/12/2023

Uma Canção de Natal é meu primeiro contato com a escrita de Charles Dickens e foi uma experiência aconchegante de certa forma. O livro retrata um homem que se tornou extremamente avarento e que não acredita na magia do Natal. Depois de algumas experiências, 3 espíritos (passado, presente e futuro) vão visitar o protagonista, numa tentativa de resgatar a bondade no coração desse homem.
Embora não fique explícito, por ser uma temática natalina e o número exato de 3 figuras, acaba remetendo ao cristianismo de certa forma; a ideia dos três reis magos na véspera do Natal; toda a característica que a data tem, a bondade, generosidade, etc.
Confesso que, em alguns momentos, a história fica num ritmo mais lento e é até meio difícil de acompanhar por isso, mas no geral é um livro que desperta a vontade de ser melhor, de aproveitar essa data com as pessoas que a gente ama.

iwhendria 08/12/2023

Virou meu livro favorito de natal.
Que livro lindo!! A leitura foi muito prazerosa, a história é bem construída e agora eu pretendo reeler esse livro toda vez que for natal ;) A história é meio "clichê" se for pensar de uma certa forma, mas é muito linda. Recomendo a leitura, as ilustrações são bem legais.

Peixoto.Melo 08/12/2023

Uma escrita que comove até as pedras
Particularmente, tenho muitas críticas à forma como Dickens tenta humanizar um homem burguês e tratar seu sofrimento como a trama central de uma história marcada por tanta fome de miséria. O problema é que ele consegue. É impossível não se sensibilizar com a dor do isolamento vivido por um homem outrora tão vívido e sonhador. Scrooge sabe o que é a miséria e fez de tudo para evitá-la, mesmo que isso significasse abrir mão do que mais amava. Os anos lhe esfriaram até os ossos, endureceram até o coração. Alguém gentil e carinhoso pode ser moldado até a maldade pelo dinheiro e se esquecer de como vivia antes dele.
Junto disso está o medo da morte, de não viver o suficiente. Scrooge é um homem velho que se vê cheio de remorso e arrependimento, certo de que na morte não terá companhia nem consolo. Todo o dinheiro que juntou não o pode confortar em seu desespero e ruína. Da vida nada se leva além das alegrias e arrependimentos e Scrooge nos dá uma lição sobre qual dos dois deveríamos pensar em acumular.

Cesar Garcia 07/12/2023

Um lindo conto de Natal
Charles Dickens criou um conto de Natal maravilhoso, com simplicidade e com uma mensagem poderosa.
O protagonista Scrooge aprende com sua própria vida, o valor da caridade e de estar com as pessoas queridas.
Um livro incrível.
E a introdução dessa edição agrega informações muito interessantes sobre o autor.

Ritinh@ 07/12/2023

Somos responsáveis pelos nossos atos
Nesse pequeno livro há uma grande lição de moral.

No começo da história vemos um homem frio e sovino que não liga para as pessoas ao seu redor e acaba estragando toda a alegria da vida. Até que ele passa por um momento sobrenatural e percebe que a vida é bela e que ele pode mudar todo seu curso de vida.

Tem várias metáforas maravilhosas e é uma ótima história de natal. Muito emocionante.

Chimas.leituras 06/12/2023

Livro necessário!!
Livro incrível, acredito que se todas as pessoas do mundo o lessem, o mesmo seria muito melhor!!
Se tiverem a oportunidade apenas leiam, vale muito a pena, não só no sentido de Natal, mas para a vida!!

Gabriella440 01/12/2023

Scrooge é um velho rabugento e avarento que não comemora o natal. Até que no dia 24 de dezembro, recebe a visita de quatro espíritos, sendo o primeiro de seu sócio falecido, o segundo do espírito dos Natais Passados, que o leva para sua infância, o espírito dos Natal Presente, que mostra como seus conhecidos passavam aquele natal e o que comentavam sobre ele, e o espírito do Natal Futuro, que o leva para seu terrível destino, se não mudasse suas atitudes.
É um clássico da literatura vitoriana, que mudou a forma de se comemorar o natal em muitos países.

lele 27/11/2023

Já conhecia a história por causa de barbie kk. a escrita é muito boa e claro, traz reflexões. ? ? ? ? ? ? ? ?

Eliza.Bedin 25/11/2023

Feliz natal a todos
Todo mundo conhece uma pessoa rabugenta que não gosta de natal, e esse livro conta a história de uma pessoa assim, que, ao longo do livro muda seu pensamento sobre essa época do ano. É lindo ver a evolução do personagem.

Vladia Castro 23/11/2023

Uma canção de Natal
Charles Dickens. Clássico de Natal. O avarento Scrooge recebe a visita de três fantasmas de Natal: o do Passado, o do Presente e o do Futuro. Eles o fazem ver o quanto é apegado ao material e não dá valor ao que realmente é importante: as pessoas ao seu redor e ao amor.

Daniella.Mancino 23/11/2023

Imperdível
Livro maravilhoso! Deve ser lido e relido por todos aqueles que vivem o Natal diariamente ao longo do ano.

gustandrade 20/11/2023

Uma história bem pequena sobre um velho rabugento que muda toda sua forma de enxergar o mundo depois da visita de quatro espíritos durante o Natal. Esse livro nos ensina valores essenciais como empatia e generosidade.

Nunca havia lido um livro do Charles Dickens, mas depois de ler esse já quero ler todos os outros. Que escrita espetacular. A maneira como o autor conversa com o leitor me lembrou muito a escrita do Machado de Assis.

M. Lima 19/11/2023

Uma canção de Natal - Charles Dickens
O livro narra parte da história de Ebenezer Scrooge, o famoso Sr. Scrooge, um homem rico e mesquinho que não se importa com o Natal nem com as pessoas ao seu redor. Um certo dia (na véspera do natal), ele recebe a visita do fantasma de seu antigo sócio, Marley, que o avisa que ele será assombrado por três espíritos: o do Natal Passado, o do Natal Presente e o do Natal Futuro.

O sr. Scrooge é levado por cada um desses espíritos a 3 tempos (passado, presente e futuro), mostrando-lhe as consequências de sua ganância e egoísmo, tanto para si mesmo quanto para os outros. Scrooge contempla então e o destino sombrio que o espera se ele não mudar de atitude. Será que Scrooge é capaz de se arrepender e se tornar uma pessoa melhor?

Particularmente, esse livro é muito mais do que apenas o natal, e nem se trata da super valorização dos feriados (ação de graças, réveillon, natal, páscoa, etc...) Creio que é sobre a valorização de "quem" você tem na vida. A vida é curta e frágil, nada pode ser feito a esse respeito, mas pode ser feito algo sobre a qualidade deste tempo.
Vale destacar que a obra de Dickens tem diversas adaptações cinematográficas, dentre elas:
O Adorável Avarento (1970)
Os Fantasmas de Scrooge (2009)
Scrooge - Um Conto de Natal (2022) - Netflix