Meus 15 anos

Meus 15 anos Luiza Trigo

Resenhas - Meus 15 Anos

Luma.Lage 25/09/2019

Esse é um dos livros mais fofos que tem em minha estante! Ele é todo coloridinho e com estrelinhas desenhados em na divisão dos capítulos. É um livro juvenil, as letras são grandes, cada capítulo é narrado por um dos personagens o que faz você ter várias perspectivas da história e com que a leitura flua, consegui ler esse livro em poucas horas.

Beatriz, Bia para os mais íntimos, é a nerd da turma, apaixonada por cinema e que não liga muito para sua aparência, mas ela tem o mesmo sonho que muitas meninas adolescentes têm: ter uma grande festa de 15 anos. A história gira em torno dessa festa, e claro, como todo universo adolescente dentro de uma escola: as amizades, as inimizades, as paixonites, as dúvidas, as tardes com as amigas vendo filmes…. Todo adolescente passa por isso.

Como assim? Quem responde isso? "Eu não gosto de livros." Quem não gosta de livros? E, mesmo assim, quem tem a cara de pau de assumir uma coisa dessas? Meu Deus! O que estava acontecendo? Será que aquele gel tinha efeito colateral?

Bia tem uma paixonite aguda por Thiago, um dos meninos mais lindos e popular – e muito babaca – da escola – mas quem nunca passou por isso? –, e fica muito ansiosa para lhe entregar o convite da festa, tudo isso porque suas melhores amigas tem um plano para convencer Thiago a dançar uma valsa com ela, mesmo ela tendo escolhido Bruno, seu melhor amigo praticamente desde que nasceu, já que as mães deles são amigas e engravidaram na mesma época, para ser seu príncipe. E, obviamente, Bruno é bem apaixonadinho por ela.

A festa da Bia está prestes a se tornar a melhor festa de aniversário do ano e isso desperta muita irritação Jessica, uma patricinha que não suporta ninguém na escola por não serem de sua mesma classe social. Por causa disso, Jessica começa a pensar em todos os jeitos de arruinar o grande dia da Bia, para que sua festa continuasse sendo a melhor de todas.

A história é bem simples, a vilã não tem um grande motivo para ser a vilã, e é repleto de clichês adolescentes, mas foi uma leitura rápida e divertida. Me fez lembrar da agonia que senti para organizar minha festa de 15 anos – que não foi nada grandiosa comparada com a da Bia – e de todos os meus “problemas” da época da escola. Me deu uma grande saudade dos meus 15 anos.

Rafaela - @esculpindoaboboras 08/10/2019

Bia, uma garota tímida, apaixonada por cinema e nerd, está prestes a completar quinze anos. Ela perdeu sua mãe aos quatro anos de idade, e mora somente com seu pai, o Edu. Tem poucos amigos, seu grupinho é composto pela Amanda, Roberta, Carol, Priscila e, não podemos esquecer, o seu melhor amigo, Bruno. Se tem uma coisa que ela está longe de ser, é popular.
Bia tem uma paixão platônica por Thiago, o garoto mais popular da escola, e sonha em poder dançar uma música com ele na sua festa. Será que vale a pena correr atrás?
Bruno, melhor amigo de Bia, é um amor de pessoa. Faz de tudo para ver sua amiga feliz, deseja sempre estar por perto. Aquele clichê delicioso de um amorzinho escondido.
Como toda boa história tem a sua vilã, Jéssica, uma garota esnobe e muito popular, tenta com todas as suas forças destruir a festa de Bia, afinal a sua tinha que ser a melhor.
Bia vive e nos convida a viver junto com ela dias angustiantes, repleto de ansiedade e nervosismo, pois a grande noite está chegando. Mas nem sempre tudo sai como planejamos...
A história gira em torno da festa de quinze anos de Bia, com todos os preparativos e grandes emoções.
Um dos pontos que mais gosto na obra é a narrativa alternada, cada capítulo por um personagem, nos dando diversos pontos de vista, o que, para mim, aproxima-nos muito. É como se tivéssemos lá, vivendo todas as emoções juntinho!
Por ser um livro infanto-juvenil, já pode-se imaginar que a linguagem é bem simples e leve, indico muito para quem está começando agora no mundo da leitura, principalmente os mais jovens, perfeita!

Cassiarscosta 19/04/2020

Um livro gostoso de ler, bem fluido, li em algumas horas. Faz a gente voltar a época de escolha com todas as nossas paixonites

Hellô 22/09/2020

De cara parece um livro bobinho "só" para adolescentes, etc, mas não! "meus 15 anos" é cheio de diversão, tem lá seus momentos de mistério de uma cena para a outra, fala sobre amor, amizade. Além de contar uma história linda e retratar o que realmente acontece pré, durante e pós a festa de 15 anos! Tenho total certeza que muita gente, assim como eu, vai se identificar com a bia! super recomendo ?

caua 26/01/2021

E um livro bom, e eu gostei por causa dos personagens e as situações neles, eu gostei do livro todo do começo ao fim, também não tem como parar de ler cada vez que você lê mais quer lê, a escrita da autora e muito boa e muito rápida

Emanuelly93 07/02/2021

Eu achei um livro incrível, me fez desejar a festa de 15 anos que eu nem sequer tive, e me deixou encantada pelo clichê adolescente que eu sou simplesmente apaixonada!

Dressa 13/02/2021

Esqueça tudo o que você viu no filme
Uma obra prima maravilhosa! Leitura super fluída e super maravilhosa. Não pense que se você viu o filme você saberá tudo sobre o livro, pelo contrário ambos são maravilhosos a sua maneira, pois cada um aborda a festa de 15 anos de sua forma. Após ler me senti muito sendo a Bia e o principal queria voltar no tempo e fazer minha festa como a dela ??

Mel Miti 17/05/2021

Eu lembro de ter visto o filme alguns anos atrás, e pelo que eu lembro dele não consegui ver nenhuma semelhança kkkkkkk. É um livro fofo e bem rapidinho de ler, ótimo para ler em até mesmo um dia. Enfim achei uma gracinha, mas nada demais. Mas achei válido por ser levinho, por ter conhecido a escrita da Luiza trigo e por ser nacional.

emanuela 09/12/2021

O livro é leve com dicas de musicas, livros e filmes, sendo um livro curto e com um tema bem adolescente. O final não surpreende o leitor já que a autora usou situações bem clichês, mas chega a ser uma leitura rápida e bem leve, perde estrelas devido às situações clichês que o livro explora bem, indicado para adolescentes e para quem quiser se lembrar dela.

Luizinha 09/02/2022

Clichêzinho
Esse livro foi o primeiro que eu li, por isso tenho um carinho especial por ele...
Eu não sabia nada sobre livros nem sobre a autora (que por acaso é minha chará) e confesso que quando comprei nem sabia do que se tratava.
Ele é um livro gostosinho de ler, é juvenil, possui indicações de músicas, filmes... e traz uma sensação deliciosa, principalmente para quem está prestes a fazer 15 anos, pois nele a protagonista vai completar o tão sonhado quinze. em comemoração a essa data especial, Bia resolve fazer uma festa para comemorar junto com os seus amigos.
É dividido em três partes, contadas a partir da visão de cada personagem.
Esse livro promete muito emoção, com o carinha que a Bia tem uma quedinha, a rival (de lei), (e o não menos importante) o primeiro amor...

Ana 18/07/2022

os personagens são divertidos e a escrita é boa, mas a historia em si não prende tanto, talvez por ser muito clichê, ficou faltando algo a mais.,

Rick 07/08/2022

Um livro incompleto
Sou um grande fã de histórias adolescentes, me interessei por essa história após assistir a série da Disney "Tudo igual SQN" que é baseada no segundo livro desta séria da autora, como o livro estava disponível no Kindle resolvi ler para "me divertir".
O livro é curto e quando parece que a história vai acontecer o livro termina abruptamente, tudo muito corrido. O grande acontecimento do livro que é a festa de 15 anos da Beatriz também é super rápido, fiquei decepcionado. Senti falta de descrições, dos ambientes e dos próprios personagens.
Resumindo a história: Uma jovem vai realizar o sonho da grande festa de 15 anos, e a sua super festa será nada mais, nada menos que no Copacabana Palace (hm...) suas amigas estão tentando bolar um jeito da protagonista Beatriz dançar com seu crush (Thiago). Temos uma vilã juvenil (é claro) que é malvada por natureza... gosta de fazer o mal sem motivo algum.
Achei os personagens bem rasos, mas pela quantidade de páginas seria impossível um desenvolvimento mais extenso.
Para um leitor que adora livros chick lit, esse foi bem mediano, a escrita é super acessível, mas beira ao amadorismo (já li milhares de fanfics mais desenvolvidas). Mas espero que as coisas melhorem no segundo livro (Na porta ao lado).

Bibi 11/12/2022

Não tenho muito o que dizer já que só não faz muito meu estilo, já que só estou lendo porque minhas amigas sempre falam sobre como Luiza Trigo, Paula Pimenta e Thalita Rebouças fizeram parte da infância delas e eu fiquei curiosa.

aoliveiramt 09/01/2023

uma gracinha e tem tudo que eu gosto: clichê adolescente, rivalidade feminina, homem tóxico e a querida excluída que se dá bem no final