A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

BArbara 11/06/2022

olha, sendo sincera o livro não me agradou no início... achei a história com um desenvolvimento beeemm lerdo e maçante.
mas depois de certo ponto, eu lia sem parar e me surpreendi no final. minha professora me disse que existem mais de 3 versões pro final e a que eu li é a que ela considera mais legal, então tive sorte
não dei 5 estrelas pelo fato de não ter me prendido tanto no começo!

suenygomes13 07/06/2022

Vermelho vermelho
Esse foi um livro que estava na minha estante de desafios de 2021. Era a recomendação de clássicos que eu nunca tinha lido. Pensando no seu tipo, a linguagem e o enredo são acessíveis e o autor nos insere bem no contexto. Mas de fato, ele brinca muito, mas muito, com a nossa inteligência. Nos desafia a pensar: sou inteligente demais pra esse livro ou ele queria que eu descobrisse tudo assim?
Quando entendi isso consegui apreciar melhor a história, os personagens e até me apegar a alguns deles. Uma pena que só me dei conta disso no final.
Gostaria que o fim fosse de outra forma, mas percebi que não tinha como ser. Os pontos que o autor ganha são nas personagens femininas. Ele se aprofunda nelas, constrói uma personalidade e aproxima tanto que cativa. Claro que elas são construídas pela dor, porém Hester e Pearl tem o seu encanto. Seja com as reflexões, dilemas, LIÇÕES e/ou a visão de futuro. No geral é bom, mas confesso que esperava um pouquinho mais.

Vladi 07/06/2022

Após ouvir muitas recomendações dessa leitura decidi ler com expectativas altas, mas pra mim não foi tudo isso, a introdução muito longa e arrastada foi maçante, o desenvolvimento bastante descritivo e com poucos diálogos também não contribuiu, embora o enredo tenha um certo apelo o mistério inicialmente apresentado se desfez sem grande surpresa e o desfecho não empolgou, considero o livro razoável sendo bem generoso.

Marielly30 03/06/2022

Amei!
Reflexivo, com críticas sociais nada implícitas aos costumes puritanos(sobretudo da época), personagens maravilhosamente imperfeitos e uma história deliciosamente intrigante que a cada momento te faz perguntar o que raios vai acontecer em seguida: essa é "A Letra Escarlate".
O autor aborda reflexões morais e religiosas de uma forma nem um pouco chata, e apesar da história parecer curta(não pelo número de páginas, mas pelo enredo) ela tem um conteúdo rico e diferente do que eu já tinha lido comparado à outros clássicos. Porque, por mais que não pareça, o livro aborda temas polêmicos(não pros dias de hoje, mas pra época em que foi publicado).
Ademais, os personagens(creio que pelo narrador expor continuamente os sentimentos e as próprias reflexões morais dos mesmos) são muito humanos, o que eu amei demais(e pra quem não entendeu, eles não são aqueles personagens completamente maus ou completamente bons, nem muito perfeitos nem muito defeituosos, eles foram escritos de forma muito real, muito humana, que nos faz criar um elo ainda maior de empatia e até tristeza pelos infortúnios que os acometem).
Portanto, "A Letra Escarlate" é um clássico que você definitivamente deve ler.

Jacky 29/05/2022

Um clássico sem dúvidas
A alfândega é um capítulo tanto quanto enfadonho mas necessário para a compreensão da história. A carga moral que essa história carrega é imensa e quando contextualizada ao período em que foi publicada e o público ao qual se refere ela contém uma crítica social brilhantemente estruturada.

giovana 25/05/2022

a trama é muito boa, principalmente depois que descobrimos quem é o pai da Pearl, só acho que o ritmo é muito ruim e tem muitas descrições sem necessidade, deixando o livro cansativo

Marcela Nacazato 22/05/2022

Clássico FODA demais!
Li tantas resenhas negativas desse livro, que fui com as expectativas baixíssimas! Vários comentaram ser um livro ?entediante, maçante, para ler em um período longo?.

Mas, pessoalmente, eu AMEI! O livro foi escrito tem tanto tempo, mas tudo escrito nele é tão atual que dá medo.

Para ser lido, pelo menos, uma vez na vida. Acredito que seja um livro atemporal, não importa se lido um século atrás, ou daqui um século, sempre será possível tirar uma ótima lição moral dele.

Micarla5 16/05/2022

?O amor é injusto??
Ler "A letra Escarlate " é uma forma de conhecer os costumes de uma sociedade antiga,em seus preconceitos e julgamentos. Mas será que é tão antiga assim? Obviamente não! Os anos passam,o cenário pode até mudar,mas as pessoas que estão nele,com seus costumes enraizados,provavelmente não.
Neste livro encontramos um amor proibido e suas consequências,mas também damos de cara com a imperfeição humana e sua sutil arte da mentira e da vingança.
Aqui,reconhecemos nossas imperfeições e nosso hábito de julgar mesmo quando cometemos os mesmos erros;reconhecemos o sofrimento,a renúncia e a verdade que sempre prevalece,mas muito além disso,a força de uma mulher capaz de renascer e lutar contra tudo e todos.

Clara 16/05/2022

O livro perfeito
Eu nem sei o que falar sobre ele sem dar um pouco d spoiler.
Porém, o que eu posso dizer é: leiam!
Todo mundo carrega em seu peito um letra scarlat e ao invés de sentir vergonha, deveríamos ser forte assim como a protagonista

Regis 14/05/2022

O livro conta a história de Hester, que chega sozinha a Nova Inglaterra e permanece aguardando a chegada de seu marido.
Após um ano de espera, creditando em sua morte, Hester se envolve em segredo com outro homem, engravidando. Sendo assim presa e condenada a usar a letra A de "adúltera" como condição para sua liberdade.

A personagem principal mostra uma força de caráter, e uma mansidão benevolente que chegam a ser desconcertantes diante de todo o julgamento e condenação impingidos a ela.
Hester se mantem fiel a si mesma e aos seus princípios, vivendo sua vida na caridade, servindo ao próximo sem distinguir entre eles aqueles que a apedrejaram. Passando assim a ser respeitada por parte da comunidade.

Vemos no decorrer da leitura como a letra escarlate de certa forma a libertou, e ao mesmo tempo aprisionou seu marido e o amante, condenando-os a se esconderem nas sombras, completamente amargurados.

"Bem-aventurada é você, Hester, que usa a letra escarlate abertamente em seu peito! A minha queima em segredo"

É um livro maravilhoso que representa uma época que ainda ecoa nos tempos de hoje.
É uma leitura com muito aprendizado e que eu certamente recomendo.
Alex 14/05/2022minha estante
Devorou o livro. Ótima resenha. Quem ver a resenha sentirá o convite para ler o livro.

Regis 14/05/2022minha estante
Obrigada!
Do meio para o fim a história te deixa com muita vontade de saber a conclusão.
Vi muitas pessoas criticando essa leitura, mas eu gostei bastante.

Adriana 26/05/2022minha estante
Ótima resenha ??? adorei ? é uma história antiga q ainda não li...mas com certeza já vai para minha estante ??

Regis 26/05/2022minha estante
Esse ano estou lendo muitos clássicos Drica, e não imagina como todas essas leituras têm me surpreendido e emocionado.
Desejo que leia e sinta por si mesma e que tenha uma ótima leitura assim como eu. ?

Adriana 26/05/2022minha estante
Os clássicos são sempre os clássicos ? grandes obras e muitas vezes inesquecíveis. Obrigada linda, estou cada dia mais empolgada, quero ler tudooo ?? e um pouco mais ??

Adriana 26/05/2022minha estante
Lendo a tua resenha atentamente, pude me recordar do filme q estreou em 1995 com a talentosa Demi Moore. O filme é maravilhoso ??? quando puderes assista também, tu vais te apaixonar ??

Regis 26/05/2022minha estante
Eu já vi o filme Drica, e lembro dos vários comentários sobre os banhos em excesso da Dami. Rsrsrs
Ela era a pessoa mais limpa entre os peregrinos.

DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

lili 03/05/2022

a narração de milhões
olhei pra capa e já sabia que o livro seria perfeito, li a sinopse e me apaixonei, terminei de ler e agora ele mora no meu coração. pense em um livro perfeito, é "a letra escarlate". o desenrolar das personagens são de arrepiar e a história vai se revelando aos poucos e quando você se dá conta de quem é quem na narrativa fica tudo ainda melhor. o jeito que a história é desenvolvida... parece que eu engoli esse livro, não dá pra ler só algumas páginas por dia!!! recomendo MUIIIITOOO

marigeat 27/04/2022

Demorei 4 meses pra ler esse livro, claro que intercalando com outras leituras mas o enredo que achei que fosse me pegar muito (afinal se passa mais ou menos na época da inquisição) não me prendeu tanto quanto eu gostaria, gostei da escrita mas também não amei, e olha que sou acostumada a ler clássicos, enfim, vale a pena ler por ser um livro consagrado da literatura mundial.
Gadi 14/05/2022minha estante
Faço das suas as minhas palavras.

laura 27/04/2022

denso e ligeiro ao mesmo tempo
é um livro bem bom, eu confesso que esperava que fosse mais paradão, mas na realidade é bastante fácil de ler. a história em si é rápida de matar se você tiver algum conhecimento de filme e literatura, acho que no fundo eu já sabia qual era o x da questão desde o meio da história. enfim, eu gostei, não é nada tão marcante mas vale sim o passatempo, os detalhes sobre a realidade religiosa da nova inglaterra da época são muito marcantes na história, é a raiz de todo o enredo e por conta desta temos o desenrolar dos fatos. não chega a ser uma presença tão pesada, e a crítica final é muito bem esclarecida.

Monaliza20 13/04/2022

Um encanto!
Um pouco de mistério, muita descrição e personagens encantadores!

Gostei principalmente as descrições dos espaços, casas e florestas. Os personagens e suas dores são muito reais.