A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

VerAnica.Cardoso 11/02/2023

Gostei muito da leitura! Que força e independência a da personagem portadora da letra escarlate! E até hoje quantos rótulos somos obrigadas a carregar devido à ignorância e ao machismo da sociedade! É um clássico mas ao mesmo tempo é contemporâneo pois trata de temas muito atuais!

Logan4 31/01/2023

Bla bla bla literatura
Olha eu sei que é um livro importante e todas essas coisas

Eu achei o livro insuportável e nunca demorei tanto tempo pra ler um livro igual demorei pra ler esse, simplesmente não ia de jeito nenhum, cada capítulo um pedaço de mim morria pq parecia que não acabava nunca.

Enfim me sinto um guerreiro por ter acabado, espero que a próxima leitura da aula seja melhor que esse.

Gustavo Rafhael 30/01/2023

Uma ótima premissa e uma péssima escrita.
Muito superestimado esse livro, não merecia ser classificado como um clássico.
O livro começa com uma introdução completamente desnecessária, onde o autor demora 60 páginas para chegar onde pretendia. Se você pretende ler o livro, fica a dica de pular a introdução, é muito lenga-lenga que não vai mudar em nada a sua percepção da história e poderia ser resumido em umas 10 páginas.
Aliás, o próprio livro poderia ser resumido de 336 para umas 150 páginas tranquilamente caso o autor não fosse tão prolixo.
Nunca li nenhuma outra obra de Nathaniel Hawthorne, nem pretendo, mas pegando por base A letra escarlate não consideraria ele não é um bom escritor.
Como eu disse antes, a premissa é ótima, uma baita crítica social aos moldes como os puritanos viviam na Nova Inglaterra do século XVII, uma sociedade extremamente religiosa, machista e bitolada, onde tudo de diferente era obra do diabo (não que tenha mudado muita coisa no século XXI). Porém o autor divaga tanto, se estende tanto em alguns pontos que não acrescentam em nada, que acaba tornando a leitura cansativa.
Não recomendo o livro. O filme apesar de ruim, é melhor.

Mariana Rodrigues 29/01/2023

A Letra Escarlate
Aclamado desde seu lançamento como um clássico de Nathaniel Hawthorne, o livro "A Letra Escarlate" é um retrato dramático e comovente da submissão e da resistência às normas sociais, da paixão e da fragilidade humanas, e uma das obras-primas da literatura mundial.

Vivi 27/01/2023

O melhor desse livro é a personagem principal que se mostra forte, independente e não rancorosa.
Em alguns momentos o livro fica cansativo e em outros desperta bastante curiosidade.

Natane3 25/01/2023

Bonito; trágico; reflexivo...
Demorei pra terminar devido a escrita, mas nada que diminua o impacto da história. É incrível como uma narrativa de séculos atrás ainda encontra reflexos na sociedade atual, que estigmatiza as mulheres por atos que não são considerados politicamente corretos. A impressão que dá é que todas nós ainda carregamos a letra escarlate gravada na nossa essência e que sentimos ela queimar o tempo todo. Será até quando será assim?!
Recomendo fortemente essa leitura!

Regina 25/01/2023

Razoável
Pela repercussão que o livro teve esperava bem mais. Escrita boa, mas a temática é densa. Merecia bem mais.
Mireille 25/01/2023minha estante
Está na minha lista

ddutra_s 23/01/2023

A introdução do livro é bem chatinha, escrita bem difícil, em alguns momentos fiquei meio perdida com que o autor tava falando. Minha cabeça até doeu em alguns momentos.
Mas quando a história realmente começa, é muito gostosinho de ler. A cada página a vontade de ler só aumenta.
O autor não tenta esconder que é o pai da Pearl, vai nos mostrando de maneira bem sútil.
Hester é um cristalizando que tem que ser protegido.
Esse livro com certeza vai entrar na lista de preferidos.

Rinaldo 15/01/2023

A letra escarlate
Um romance clássico de uma época de puritanismo, preconceitos, maldade do fanatismo religioso...uma época de trevas.

Mateus 13/01/2023

A
A letra escarlate. A história de uma mulher que comete adultério, sua filha, um clérigo safado e um médico 🤬 #$%!& no séc XVII. Eu fiquei é com desgosto conforme eu ia lendo esse livro, dos clássicos é o mais fraco que li. Fora as ressalvas às críticas a religião e a política, o livro é recheado de divagações extremamente desnecessárias, o que faz da leitura uma tortura em alguns momentos, com personagens nenhum pouco atrativos, especialmente os secundários. Eu esperava muito mais.

Marialba 08/01/2023

Escrito em 1850 e super atual
O livro se inicia com um aparente deconexo conto denominado "alfândega" que aparentemente não se relaciona com a história. Porém, ao chegarmos ao fim do livro percebemos algumas ligações, inclusive autobiograficas do autor.
Eu gostei da reflexão sobre culpa e pecado. Não é meu estilo de livro, mas é muito bom! Principalmente no retrato de uma sociedade puritana que aponta a fonte de todo mal para um única mulher -que ostenta a Letra Escarlate - o que torna todos os outros "puros e angelicais". Vale ressaltar o fato que as leis (principalmente a que condena a Hester a usar o emblema de seu pecado) são feitas por homens. E para mim, pessoalmente ficou o retrato de homens fracos, pequenos e medrosos em contrate com a personagem principal, forte, destemida e talentosa.

Brina 07/01/2023

Ai ai ai esses puritanos...
Ate quando so as mulheres irão sofres por todos os pecados ?
Uma mulher adúltera que carrega em seu peito a letra do seu pecado, e a busca da sua redenção pela arte.
Um livro bem sombrio que se passa pelo medo das forças ocultas ?
É bom, leitura fluída .

EduardoCDias 06/01/2023

O pecado castigado
Uma mulher adúltera numa aldeia da recém colonizada América é obrigada a carregar um símbolo do seu pecado no próprio peito e sofrer as consequências sociais disso. Mas se recusa a expor o nome do pai de sua filha, mesmo diante da justiça. Mas seu marido, que havia ficado na Inglaterra aparece e secretamente tenta descobrir quem é ele. E aquela letra no seu peito adquire uma importância e um simbolismo extremo.