A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

Mikael_13 31/12/2022

Mais uma obra do Nathaniel Hawthorne pra conta. Foi uma leitura interessante, mas em alguns momentos os fluxos de pensamento eram muito longos, o que tornava a leitura um pouco enfadonha.
P.S.: A Hester tem algo em comum com a Fleabag.

Natàlia 11/06/2021

Presidente do Fã Clube da Hester Prynne
Hester Prynne merecia mais do que ela teve no final e a única opinião válida é a minha.

Daiane316 17/06/2023

Uma história de dor e fragilidade humana.
Eis um dos livros mais tristes que já li.
Publicada originalmente em 1850, A letra Escarlate, exibe a eterna luta entre amor e liberdade assim como o poder da sociedade sobre o indivíduo e de suas obrigações para com ela. É um livro que aborda temas como paixão, ciúme, hipocrisia, fraude e mentiras a partir da perspectiva de uma sociedade puritana em que contrariar as leis, significa quebrar princípios religiosos, um espetáculo de narrativa que evidencia uma triste e mesmo assim bonita, história de dor e fragilidade humana.

Concha Literária 07/10/2021

Até onde vai a punição?
Confesso que ainda não sei exatamente o que dizer sobre o livro. Os limites da punição - que a gente pode ampliar para o que chamamos hoje de cancelamento - são repetidamente mostrados nesse livro.

A punição para uma mulher adúltera é levar uma letra A pregada no peito do vestido por TODA A VIDA. Será que ela é a pior pecadora entre as pessoas? A punição foi além do crime, retirou da mulher a vida.

Uma condenação à morte teria sido menos pior? Talvez, pelo menos a angústia não teriam durado a vida inteira. A VIDA INTEIRA.

Por vezes não imaginamos as consequências do nosso julgamento. Há sim punição para quem erra, mas se a punição ultrapassar o erro, ela é só uma punição ou o julgamento que os outros imaginam correto? Somos capazes de perceber que não somos melhores do que os outros?

Thauany 13/11/2021

Um bom final
O clássico em dados momentos é arrastado transformando a leitura um pouco alongado mas o final da história é muito interessante.

Sírius_⭠09/01/2022

?QUE LIVRO!!!!?
Essa leitura foi o meu 1 objetivo do ano e,sem dúvidas, um objetivo maravilhoso!!!
Com toda certeza:o livro me ensinou e surpreendeu muito!

Ao longo da leitura percebemos um contexto não tão distante do atual,ou seja,uma sociedade que ,pautada em preceitos religiosos e muitos preconceitos,forma verdadeiros "juizes" capazes de julgar e condenar a vida alheia, quando na verdade todos temos pecados,mas é sempre mais fácil condenar ao outro do que a mim mesmo.

Desse modo,o autor nos surpreende e ensina bastante a não confiar apenas no que os nossos olhos veem,mas também a reconhecer a fragilidade humana ,de modo que nem tudo é como parece,assim como muitas pessoas não são o que de fato aparentam ser e que no fundo, todos nós carregamos segredos,virtudes,sentimentos bons e ruins.

?Então,amei muito esse livro !!! RECOMENDO DEMAIS!?

Pati 17/01/2022

Sobre ser mulher
Resumiria esse livro em: homens machistas, fracos e vingativos x uma mulher forte, que mostrou não precisar de homem para enfrentar uma cidade inteira julgando-a por viver um amor e ainda por cima, criando sozinha uma filha!?
Esse livro é sobre o que é ser mulher desde os primórdios. E ponto.

Patricia.Cerutti 07/02/2022

Hoje vou contar um pouquinho as minhas impressões sobre este livro, considerado clássico da literatura norte-americana, escrito em 1850, me indicado pela @patialbieri e lido com o grupo do @calcinhasliterarias no mês de abril. Mas não quero aqui falar do livro, e sim de Hester.?
Hester! Uma mulher misteriosa. Um mulher que nunca chorou uma lágrima pela sua fraqueza. Uma mulher que se resignou e aceitou o que a vida lhe trouxe. Uma mulher que amou em silêncio.?
Esta mesma mulher foi julgado e condenada a uma vida de miséria. Julgada por um adultério, por ter engravidado da pequena Pearl e por nunca ter contado quem era o verdadeiro pai da criança. E esse julgamento a obrigou a trazer no peito a letra A gravada. Letra essa que parecia sangue do seu sangue, parecia estar gravada a ferro no seu peito, mas que para mim, sempre pareceu cinza. Até o momento que Hester e o Reverendo Dimmensdale tem uma conversa na qual ela resolve se livrar da letra que traz consigo.?
Eis que naquele momento, sua filha Pearl, que parece em alguns momentos uma pequena fada e em outros uma pequena bruxa, não a reconhece como mãe e implora que a mãe recoloque a letra escarlate sobre o peito. Mas o que realmente a menina não sabe, que o seu futuro, o futuro de sua mãe e do reverendo estão traçados. ?
Eis que Hester é uma mulher de fé e entende este futuro marcado e fica resinada a viver a vida que lhe é possível.?
Será que, por essa história ter se passado em Salém do século XIX, tem relação com a bruxaria contada naquela época? Será que Hester é uma mulher que merece amar e ser amada? E qual a relação entre o reverendo, o médico, a pequena Pearl e Hester??
Então, acho que essa é uma boa maneira de você tentar entender a literatura americana do século XIX.?
E, se assim como eu, se sentir tentado a abandonar este livro logo no começo, não o faça, pois a história se torna surpreendente com o desenrolar. Vale a pena a leitura até o final.?

adjalina.menezes 25/03/2022

Hester Prynne - A heroína da letra
Que primor de clássico, não à toa considerando o primeiro grande livro da literatura americana.
Não é uma obra de fácil leitura, tanto pelo conteúdo quanto pela escrita.
No início há um pequeno relato autobiográfico do autor, que me fez atrasar um pouco a leitura devido as divagações descritivas.
A letra escarlate representa um emblema que a protagonista Hester Prynne deve ostentar devido ao adultério cometido. E devido essa pena recebida sofre todo o tipo de humilhações e provações. Não bastasse a insígnia, a ignomínia (palavra repetida incontáveis vezes) se materializa na sua ffilha Pearl, fruto de seu pecado.
O fato é que o calvário de Prynne e como ela sustenta com tenacidade a sua culpa faz com que ela evolua superando as opressoras leis de Deus e dos homens.
Mais palavras seriam necessárias pra descrever por completo essa obra. A escrita esmerada e descritiva do autor torna a leitura um pouco demorada mas não enfadonha.
Paralelo às reflexões sobre o comportamento humano, o livro trás um breve porém consistente panorama histórico da sociedade norteamericana recém instalada no estado de Massachusetts.

Monaliza20 13/04/2022

Um encanto!
Um pouco de mistério, muita descrição e personagens encantadores!

Gostei principalmente as descrições dos espaços, casas e florestas. Os personagens e suas dores são muito reais.

laura 27/04/2022

denso e ligeiro ao mesmo tempo
é um livro bem bom, eu confesso que esperava que fosse mais paradão, mas na realidade é bastante fácil de ler. a história em si é rápida de matar se você tiver algum conhecimento de filme e literatura, acho que no fundo eu já sabia qual era o x da questão desde o meio da história. enfim, eu gostei, não é nada tão marcante mas vale sim o passatempo, os detalhes sobre a realidade religiosa da nova inglaterra da época são muito marcantes na história, é a raiz de todo o enredo e por conta desta temos o desenrolar dos fatos. não chega a ser uma presença tão pesada, e a crítica final é muito bem esclarecida.

Clara 16/05/2022

O livro perfeito
Eu nem sei o que falar sobre ele sem dar um pouco d spoiler.
Porém, o que eu posso dizer é: leiam!
Todo mundo carrega em seu peito um letra scarlat e ao invés de sentir vergonha, deveríamos ser forte assim como a protagonista

Micarla5 16/05/2022

?O amor é injusto??
Ler "A letra Escarlate " é uma forma de conhecer os costumes de uma sociedade antiga,em seus preconceitos e julgamentos. Mas será que é tão antiga assim? Obviamente não! Os anos passam,o cenário pode até mudar,mas as pessoas que estão nele,com seus costumes enraizados,provavelmente não.
Neste livro encontramos um amor proibido e suas consequências,mas também damos de cara com a imperfeição humana e sua sutil arte da mentira e da vingança.
Aqui,reconhecemos nossas imperfeições e nosso hábito de julgar mesmo quando cometemos os mesmos erros;reconhecemos o sofrimento,a renúncia e a verdade que sempre prevalece,mas muito além disso,a força de uma mulher capaz de renascer e lutar contra tudo e todos.

giovana 25/05/2022

a trama é muito boa, principalmente depois que descobrimos quem é o pai da Pearl, só acho que o ritmo é muito ruim e tem muitas descrições sem necessidade, deixando o livro cansativo