A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

14/01/2021

A LETRA ESCARLATE
?EM UM CAMPO NEGRO, A LETRA A ESCARLATE?
A letra escarlate conta a história de Hester Prynne, julgada e obrigada a usar um A escarlate no peito por puritanos. Após sua filhinha Pearl nascer Hester mulher solteira e colocada em frente aos puritanos e ao magistrado em um palanque de ignomínia. Questionada sobre quem seria o responsável junto a ela a mesma se recusa a falar. Com o passar dos anos Hester enfrenta uma luta diária contra a humilhação para criar a filha ilegítima. Porém passa por tudo com muita força e coragem.

Celso 29/01/2021

A Letra Escarlate
A introdução é bem arrastada e cansativa meio autobiográfica, não consegui ler toda e fui direto para o capítulo 1. O livro é interessante, o que me chamou a atenção foi a colonização dos Estados Unidos, os assentamentos e a rigidez moral da época.

Lisa 20/02/2021

"A"
Uma letra vermelha simbolizando toda hipocrisia e machismo que ainda permeiam a sociedade. No séc. XIX Hester é condenada por adultério e obrigada a carregar a letra A estampada em vermelho no peito, simbolizando seu "crime" e obrigando que sinta vergonha diante da sociedade. Essa sociedade puritana e hipócrita que esconde seus crimes e pecados, mas, apedreja a pobre mulher. Um clássico americano que vale a pena ser lido.

Nelson 03/03/2021

Resenha
Esse é um livro interessante por contar como era a visão do povo puritano no começo da colonização americana, a história da personagem em si não é tão interessante assim.

Catarina 29/04/2021

Decepção
Nem sei como descrever o quão chato e monótono é esse livro. Demorei 3 meses para terminar, achei que aconteceria algo pra salvar essa narrativa que é tão arrastada, mas o fim parece o começo, além disso a introdução ocupa 20% do livro. 1 estrela parece até muito. Deus me proteja de ler algo tão ruim assim novamente.

Vitoria 29/07/2023

??
Uma história de romance, traição, superação e pecados. Gostei bastante do livro, não tenho muita facilidade em ler clássicos mas estou aprendendo, e esse é um ótimo começo, apesar de não ser um livro com uma linguagem tão simples ele é surpreendentemente fluido. Faz uma crítica ao puritanismo e ao julgamento das pessoas.

Jacky 29/05/2022

Um clássico sem dúvidas
A alfândega é um capítulo tanto quanto enfadonho mas necessário para a compreensão da história. A carga moral que essa história carrega é imensa e quando contextualizada ao período em que foi publicada e o público ao qual se refere ela contém uma crítica social brilhantemente estruturada.

suenygomes13 07/06/2022

Vermelho vermelho
Esse foi um livro que estava na minha estante de desafios de 2021. Era a recomendação de clássicos que eu nunca tinha lido. Pensando no seu tipo, a linguagem e o enredo são acessíveis e o autor nos insere bem no contexto. Mas de fato, ele brinca muito, mas muito, com a nossa inteligência. Nos desafia a pensar: sou inteligente demais pra esse livro ou ele queria que eu descobrisse tudo assim?
Quando entendi isso consegui apreciar melhor a história, os personagens e até me apegar a alguns deles. Uma pena que só me dei conta disso no final.
Gostaria que o fim fosse de outra forma, mas percebi que não tinha como ser. Os pontos que o autor ganha são nas personagens femininas. Ele se aprofunda nelas, constrói uma personalidade e aproxima tanto que cativa. Claro que elas são construídas pela dor, porém Hester e Pearl tem o seu encanto. Seja com as reflexões, dilemas, LIÇÕES e/ou a visão de futuro. No geral é bom, mas confesso que esperava um pouquinho mais.

BArbara 11/06/2022

olha, sendo sincera o livro não me agradou no início... achei a história com um desenvolvimento beeemm lerdo e maçante.
mas depois de certo ponto, eu lia sem parar e me surpreendi no final. minha professora me disse que existem mais de 3 versões pro final e a que eu li é a que ela considera mais legal, então tive sorte
não dei 5 estrelas pelo fato de não ter me prendido tanto no começo!

Isabella Cristina 07/07/2022

Um bom clássico
Bem, quando você lê a sinopse do livro, espera uma história diferente do que você vai encontrar aqui, eu mesma esperei que teria aqui um livro mais conturbado, com reviravoltas e tudo, mas não.

Falando do que eu gostei, o livro ele é bom, é gostoso de ler, a escrita é muito fluída, bonita, então você lê e nem percebe as páginas passando, por que é de fato bem escrito.

Sobre a história em si, o autor decidiu seguir uma vertente mais filosófica sobre a questão, focando mais na espiritualidade, nas alegorias, então o livro é bem paradinho não tem grandes acontecimentos, acredito que os momentos de maior sentimento seja no início e no último capítulo.

Não temos muitos personagens aqui, então é fácil acompanhar também a história, sendo bem simples, acho que o autor em algumas vezes é meio repetitivo, as vezes até meio pretensioso talvez? Não sei, mas enfim, como eu disse, não é ruim e acho que ele trás boas lições, nós temos aqui uma sociedade puritana, então tem toda a hipocrisia das pessoas de quererem julgar as outras demais não vendo as próprias falhas, dá para tirar boas reflexões, mas é isso.

No final foi fácil e rápido de ler então apesar de não ser uma super obra - para mim - foi uma leitura gostosinha.

Alexandra 16/07/2022

Autor se transformando em personagens
Hanthorne aparece em três personagens do livro.
Primeiro no funcionário da alfândega, onde acha a letra escarlate, capítulo dispensável, pois tirando a parte quando encontra a letra A, só mostra o rancor do autor pelo seu emprego.
O segundo na própria Harper com a resiliência da forte personalidade em contraste com a força da sociedade encobrindo seu poder de crescer. Ele queria ser escritor de sucesso, mas a sociedade impõe seu deveres de emprego para se manter.
A terceira seria o pastor onde o egoísmo quer sempre a atenção para ele próprio, pois o autor sempre ser famoso em sua vida de escritor, como um religioso em seu rebanho.

Gabi 29/09/2022

Uma edição riquíssima!! A obra de Nathaniel é maravilhosa, mas a edição e as notas ao final do livro contribuíram muito com a minha leitura. Hester é uma personagem que te cativa desde a primeira cena, não tem como não deitar pra essa mulher, amei!!

Supercut09 20/10/2022

Punição exagerada
Gostei da história, mas fiquei muito incomodado com a situação da Hester e de todo o julgamento pré estabelecido da cidade com ela , como se todos os habitantes daquele lugar também não fossem de sua própria maneira sórdidos e politicamente incorretos.

Geovanna 30/12/2022

Uma grande fofoca
Amei conhecer essa história, apesar das descrições maçantes. As reflexões me marcaram bastante é achei a protagonista uma mulher forte, queria um final feliz.