A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

Rinaldo 15/01/2023

A letra escarlate
Um romance clássico de uma época de puritanismo, preconceitos, maldade do fanatismo religioso...uma época de trevas.

Natane3 25/01/2023

Bonito; trágico; reflexivo...
Demorei pra terminar devido a escrita, mas nada que diminua o impacto da história. É incrível como uma narrativa de séculos atrás ainda encontra reflexos na sociedade atual, que estigmatiza as mulheres por atos que não são considerados politicamente corretos. A impressão que dá é que todas nós ainda carregamos a letra escarlate gravada na nossa essência e que sentimos ela queimar o tempo todo. Será até quando será assim?!
Recomendo fortemente essa leitura!

Vivi 27/01/2023

O melhor desse livro é a personagem principal que se mostra forte, independente e não rancorosa.
Em alguns momentos o livro fica cansativo e em outros desperta bastante curiosidade.

VerAnica.Cardoso 11/02/2023

Gostei muito da leitura! Que força e independência a da personagem portadora da letra escarlate! E até hoje quantos rótulos somos obrigadas a carregar devido à ignorância e ao machismo da sociedade! É um clássico mas ao mesmo tempo é contemporâneo pois trata de temas muito atuais!

Lu 01/03/2023

Achei que seria um dramalhão.
Beeeem arrastado. De fato é muito arrastado, quase não acontece nada, tem muita divagação.
Mas mesmo assim eu gostei.
Já li outros livros arrastados que eram insuportáveis. Esse não, achei o texto bem denso.

midnightstorm 02/03/2023

Easy A
Nunca li esse livro de verdade porém eh assisti "A mentira" e ela da uma ótima fala que parece que eu li

Naienne1 24/04/2023

Muito bom, mas parado
A princípio achei que a grande questão do livro seria quem é o pai da garotinha, mas definitivamente isso não é um mistério kkk é bem óbvio.
Vi muitas pessoas reclamando sobre o livro ser parado (o que realmente é) mas não achei isso um problema, não. O livro tem outro objetivo, transmitindo a mensagem de outra forma.
A linguagem é meio rebuscada mas nada que não dê pra entender, recomendo sim.

Isa 26/04/2023

Tenha em mente que o livro foi lançado em 1850!
A história é muito envolvente e te prende. Você quer saber o que vai acontecer! Porém tinha que me lembrar várias vezes que é um livro que reflete o pensamento da época em que foi lançado. E como é bom termos deixado esses pensamentos e costumes para trás!

Felipe Berlofa 27/04/2023

Muito mais que uma história de vergonha moral
"É curioso, no entanto, como às vezes muito tempo pode se passar até que as palavras habitem as coisas; e com que segurança duas pessoas que decidem evitar certo assunto são capazes de chegar ao exato limiar de acesso a ele para, em seguida, afastar-se em tê-lo tocado."

Nota: 4/5
Editora: Penguin Companhia

Escrito em 1850 por Nathaniel Hawthorne, "A Letra Escarlate" é um dos principais romances clássicos da literatura norte-americana; e mesmo com uma premissa relativamente simples, a história nos prende.

A narrativa se passa em uma Boston puritana, no século XVII, e conta a história de Hester Prynne, uma mulher que ao vir viver no Novo mundo e esperar dois anos por seu marido, acaba se envolvendo em um adultério e nascendo desse pecado uma criança, a pequena Pearl. Assim, Hester é condenada por seu pecado e forçada a usar uma letra "A" escarlate em seu peito como símbolo de sua culpa. Em sua condenação, ela reconhece o seu esposo que veio do Velho Mundo, e ao conversarem, Hester decide não contar que o recém-chegado é seu marido, mas em contrapartida, o homem decide viver naquele vilarejo com outro nome e profissão, decidido a descobrir quem é o pai de Pearl e buscar vingança.

Dentro desse enredo, o livro acaba desenvolvendo uma reflexão sobre a moralidade e a hipocrisia da sociedade puritana da época e sobre a natureza do pecado e do perdão. O destaque de minha leitura vai para a personagem Hester, uma personagem que se demonstra forte e determinada ao recusar a se submeter às expectativas da sociedade, e luta para criar sua filha sozinha, apesar da vergonha e do estigma que a acompanham. Perceberemos ao longo do livro como ela enfrenta o desprezo e a hostilidade dos outros habitantes da cidade e como essa noção sobre ela se transforma ao longos dos anos.

O livro também apresenta personagens complexos que moldam todo esse contexto puritano do século XVII; desde o reverendo Arthur Dimmesdale, trazendo todo esse embate e viés religioso e calvinista dos tempos presente na obra, e o governador Bellingham, que representa a autoridade corrupta da sociedade puritana.

Mesmo sendo uma obra onde conseguimos sacar desde o começo seu desenlace e seus plots, a escrita de Hawthorne torna a obra hábil, consegue te manter interessado. Nesta edição primorosa da Penguin Companhia, encontramos uma tradução maravilhosa e um posfácio da professora Nina Baym que nos situa melhor dentro do contexto do autor e uma análise sobre os papeis das personagens e como elas conduzem a trama.

"A Letra Escarlate" é um livro que oferece uma visão fascinante e perturbadora da sociedade puritana da América colonial e que ainda é relevante nos dias de hoje. E como desde o início da obra, ela se propõe a discutir uma história de "dor e fragilidades humanas" e não somente sobre culpa e julgamento moral.

Amanda2871 09/08/2023

Como pode um livro ser tão atual?
uma coisa q acho importante pontuar é sobre como a Hester se tornou mais íntegra do q as próprias pessoas q a condenavam!
esse livro entrou pra lista dos meus favoritos

del4rg3 23/08/2023

A
Eu gostei bastante do desenvolvimento inicial do livro, porém sinto que ele se perdeu muito no próprio misticismo mais para o meio da trama. enfim, Hester uma das, se não A maior heroína de um romance!

covattimarquesyasmin 11/11/2023

A letra escarlate
Nesse clássico da literatura americana, acompanhamos a escandalosa história de Ester, que vivia sozinha em uma cidade da antiga colônia britânica e engravidou de um homem misterioso.
Ao se recusar a contar quem era o pai da criança, foi humilhada publicamente e obrigada a usar um A escarlate bordado em suas como sinal de seu pecado.
Ester e sua filha Pearl foram excluídas da vida comum e quando davam as caras na cidade eram acompanhadas por cochichos e zombarias.
Quem será o homem misterioso? E o que acontecerá com essas duas mulheres que foram excluídas?