Asylum

Asylum Madeleine Roux

Resenhas - Asylum

Nasa 21/02/2016

Resenha Asylum, Madeleine Roux – Maratona Literária do Terror 2016
Eu compro livro pela capa. Comprei o E-book Asylum e deixei aqui guardado, não imaginei que era terror juvenil. O Livro me pegou no clima do terror, mas confesso que não completou minha fome por medo. A historia é bem estruturada, tem alguns momentos tensos, mas não assusta pra valer.

Dava para perceber pela sinopse, no entanto, eu não a li.

Mas vamos lá o livro tem um clima sombrio e de mistério. Tudo começa quando Dan Crawford decide fazer um curso de verão por 5 semanas na escola New Hampshire College, o que ele e nem os outros alunos desconfiam é que o prédio onde ficaram durante todo o curso já foi utilizado como instituição psiquiátrica para doente perigosos. Gente é só um prédio.Bem, é, mas as paredes estão impregnadas de dor e morte.

Mistérios e segredos começam vir a tona quando Dan, Abby e Jordan, os únicos amigos que fez durante sua estada na escola, descobrem a ala psiquiátrica fechada onde os pacientes ficavam internados e eram submetidos a tratamentos nada ortodoxos pelo diretor da instituição.

Brookline, o hospício, agora rebatizado de New Hampshire College, afeta os três amigos de formas diferentes e cria entre eles um clima de desconfiança, medo e animosidade.

Pesadelos, lapsos de memória por parte de Dan começam a afastar os três amigos e mais especialmente Dan e Abby que estavam desenvolvendo um pequeno romance.

Abby ficou completamente obcecada pela fotografia de uma menina com uma cicatriz na testa que encontrou entre as fotos e arquivos dos pacientes. Ela esteve internada em Brookline. Ela passa a ter pesadelos e desenha a menina repetidamente em paisagens sombrias.

O lugar transpira dor.

Quando um dos alunos aparece morto e em uma posição nada convencional a policia invade a instituição e o clima fica insuportável, Dan, Jordan e Abby percebem que todos tem algo a esconder e qualquer um pode ser o assassino.

Fantasmas, mistérios do passado e um assassino em série estão à solta em Brookline, o ou seria New Hampshire College? O lugar não é mais seguro, agora resta saber quem vai ficar e descobrir o mistério dos assassinatos, mesmo arriscando a vida, ou partir, e nunca mais voltar.

Beijos mordidos!

Juliana.Santos 04/02/2016

asylum
bom o livro nos surpreende no nivel de suspense,coisas psíquicas e sobrenaturais.Danniel acha que tem alguma ligação com o antigo sanatório onde virou localde estudos em periodo de verão.Apartir dai começa uma luta interna paa saber se o antigo diretor do sabatório desativado é algum parente seu ou se é tudo fruto de sua mente conturbada.

Anny 18/12/2015

Azylum - Suspense Juvenil
Quando comecei essa leitura espera mais terror e suspense, mas logo no início do livro já se percebe que é um livro juvenil.
Dan resolve fazer um curso de verão em New Hampshire College durante cinco semanas e la conhece Abby e Jordan, confesso que adorei o Jordan e seu sarcasmo rs.
Como o alojamento que eles deveriam ficar está em reforma, eles acabam ficando num alojamento onde no passado era um manicômio. A partir daí coisas estranhas começam a acontecer com Dan e seus amigos.

O livro é cheio de suspense a história te prende o que faz com que flua muito rápido, Vc fica com aquela sensação de o que será que vem depois??? A autora tenta engajar um romance entre Dan e Abby o que achei um pouco forçado mas gostei de como ela consegue da uma participação para os personagens secundários durante toda a história.
O final me surpreendeu!
Um ponto muito legal são as ilustrações que fazem parte desse livro, achei bem interessante.

Leitor Sagaz 14/09/2014

Um suspense muito gostoso de ler!
Este livro é a nova aposta da V&R Editoras, uma trabalho gráfico excelente e que conquista o leitor logo de cara! Comprei este livro na Bienal de SP, aproveitei os 20% de desconto concedido para os parceiros da editora.

Vamos entender um pouco do enredo do livro, conhecemos de início o jovem Daniel Crawford, mais conhecido com Dan, um estudante do ensino médio que se prepara para iniciar seu curso de verão no New Hampshire College.

O problema era que naquele verão, os estudantes iriam ter que ficar nos quartos do Brookline, um lugar que um dia fora um manicômio, onde ficavam abrigados os mais perversos tipos de loucos!

Chegando lá Dan viu que o prédio era realmente de dar medo, mas ele queria estudar e se relacionar com outros estudantes iguais a ele.

Ao chegar no seu quarto, Dan encontra uma fotografia antiga, onde um homem o encarava com um ar sinistro, mas o pior era que no lugar dos seus olhos apenas tinham vários rabiscos. Algo muito estranho e amedrontador, no instante em que Dan estava olhando a foto a porta se abriu e era seu companheiro de quarto, Felix Sheridan, eles conversaram um pouco e no decorrer Felix revelou que já havia visto fotos iguais aquela no primeiro andar, em um escritório abandonado e sugeriu que Dan fosse lá dar uma olhada.

Esse cometário aguçou a curiosidade de Dan, mas ele não queria se meter em encrencas logo no seu primeiro dia de aula. Mais tarde durante a festa de recepção ele conhece Abby Valdez e logo em seguida encontram o Jordan, amigo gay de Abby.

Estes três acabaram de se conhecer mas nem sabem que serão um trio de amigos fiéis e que um protegerá o outro, custe o que custar! A relação deles é muito legal, com todos os percalços da juventude e com todos os hormônios a flor da pele.

Assim começa a história, posso dizer que esta amizade não foi pura coincidência, mas sim providência do destino. Eles irão se aventurar pelo escritório abandonado e é claro que irão descobrir mais coisas sobre o Brookline e os experimentos terríveis que ali aconteciam.

O ponto chave da história é justamente esse, a relação oculta destes jovens com a instituição, no decorrer do livro coisas estranhas vão acontecendo, e o detalhe especial é que isso é seguido por uma foto entre as páginas/capítulos que representa cada acontecimento; essa ideia foi ótima pois faz com que o leitor consiga produzir em sua mente um ambiente bem condizente com o descrito na história.

O livro é de leitura muito fácil, nada de muita enrolação ou trechos desnecessários. Alguns leitores gostariam que fosse falado mais sobre o manicômio, mas ao meu ver não se fez necessário, tudo o que foi exposto já é mais do que suficiente.

Não posso falar mais a respeito da história, não quero estragar a sua leitura! Todo o suspense, a relação de amizade, o toque sobrenatural, os personagens e tudo mais são bem construídos e nos proporcionam uma ótima leitura.

Espero mesmo que vocês leiam, o final do livro faz todo o sentido e não se preocupem pois a V&R irá lançar os outros volumes da série em breve, então fiquem ligados!

Um abraço e até a próxima!

Abraço,
Diego de França

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2014/09/resenha-asylum-madeleine-roux.html

Clube do Livro 30/10/2015

Resenha: Giuliana
A ida para um curso preparatório de verão, no campus de uma universidade, pode ser um experiência única e excitante para qualquer adolescente. No caso de Dan, é também uma ótima oportunidade de descobrir do que gosta e ficar um pouco longe da família. O New Hampshire College fica em uma pequena cidade e também é uma faculdade, mas, a parte interessante de verdade, está na história do alojamento dos alunos, no prédio imponente, sombrio e antigo do temido “Brokline”. Segundo site, ele era um “edifício histórico” e antes abrigava uma “Instituição de saúde mental”, ou hospício, há muito já desativado. Ao chegar naquele prédio um aviso surge na cabeça de Dan...

“Dê o Fora daqui agora mesmo.”

Apesar do receio inicial (e como sempre eles nunca ouvem a voz sábia e medrosa da consciência...), Dan se instala em um dos quartos do temido alojamento “Brokline”. Acaba conhecendo seu companheiro de quarto, Félix, um sujeito esquisitão, quieto e meio nerd. Ao abrir a cômoda, ele se depara com uma antiga foto com os olhos rabiscados...

“Era uma fotografia velha, quase completamente desbotada, na qual ele viu a imagem de um homem a encará-lo – um sujeito de certa idade, de óculos, usando um jaleco e uma camisa escura. Não havia nada de excepcional naquele retrato, a não ser pelos olhos, ou, mais exatamente, no local onde deveriam estar os olhos. Em um momento de distração ou até raiva – alguém havia rabiscado por cima deles."

Pausa para respirar. (começa aí, uma sucessão de fatos assustadores no decorrer dos próximos capítulos e com tantos detalhes que trazem uma veracidade de dar medo à historia).
Essa foto é o começo de tudo, onde imaginação e realidade, presente e passado, loucura e sanidade começam a se mesclar na trama. As revelações do livro começam quando Dan encontra dois novos amigos: Jordan (um rapaz que foi ao curso escondido dos pais) e Abby (uma garota que tem muitos mistérios a serem desvendados durante o decorrer da história).

Até aqui, consegui tentar dar um parâmetro geral do cenário que iremos encontrar, sem contar nenhum Spoiller... Até aqui, é apenas o começo do livro, então..., respire fundo e continue lendo.

Conforme os amigos vão se conhecendo, eles passam a investigar uma ala interditada cheia de fotos antigas e descobrem algumas bem chocantes que parecem ser dos pacientes. Ao revirarem a historia, eles acabam descobrindo segredos e historias intimamente ligados a eles mesmos....

Ufa! Esse texto ai em cima foi minha tentativa de resumir o que esperar do andamento geral do livro (sem spoiller), mas, pelos corredores frios de pedra do Brokline, existem mais segredos do que eu estava preparada...

Esse livro me surpreendeu, me tragou para dentro e me fez arrepiar de medo em algumas partes, principalmente, por mexer com nosso subconsciente com suas ilustrações de arrepiar (elas são baseadas em fotos de pacientes de manicômios reais!!) A historia mistura possibilidades assustadoras reais com ficção. Quem estudou um pouco da segunda guerra se deparou com os horrores praticados por alguns médicos em “experimentos humanos” ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Experimentos_humanos_nazistas ) Nesse link de referência, podemos ter uma ideia de que, apesar de ficção, a realidade pode ser tão assustadora quanto...

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/10/especial-halloween-resenha-asylum.html

Giuliana Sperandio 30/10/2015

“Dê o Fora daqui agora mesmo.”

Se você espera desvendar todos os mistérios somente nesse livro, vai se decepcionar ou ficar muito curioso para ler uma possível continuação (isso ainda não sei se vai ter realmente, vou ter que checar...). Eu torço para que a autora continue e responda as interrogações que ela deixou no final...
Vamos torcer!!

Fernanda.Leme 22/10/2015

Livro chato!
A história poderia até ser boa, pois o tema é até interessante, a capa e as imagens são bem legais, em relação a escrita é bem simples e fluida, mas os personagens são pouco cativantes, você não consegue ter empatia alguma pelos personagens, são fracos e apáticos, a autora tentou montar um universo geek com "terror", mas ao meu ver ficou muito a desejar, fraco e o fato de ser sequência fez com que o livro ficasse pior, era melhor que tivesse feito em um só, talvez não teria sido um livro tão ruim....

Lia @liaolivro 15/03/2016

É infanto-juvenil, não se engane pela capa
A capa é muito assustadora, as fotos são muito sombrias, mas sim, é um infanto-juvenil. O que não significa que seja ruim!!! Ele me prendeu muito, queria ficar lendo sem parar esse livro, envolve vários mistérios em volta do Dan, adolescente que vai fazer um curso de verão em outra cidade e seu alojamento é um "ex-manicômio". Ele e seus novos amigos, Abby e Jordan entram no escritório do antigo diretor da instituição e descobrem essas fotos e fichas de pacientes, além de um porão bem macabro.

É uma leitura fácil com um terror leve... só por isso levou 3 estrelas... mas também não poderia ser mais pesado já que é infanto-juvenil, mas enfim... é isso!

site: https://youtu.be/FogPau3EBZ8

Bolena 13/10/2015

O livro tem uma temática muito boa. Teve um inicio ruim, parecia que a autora estava forçando muito quando retratava a amizade e o romance entre os personagens. Ao chegar mais para a metade o livro começou a melhorar. Gostei muito de todo o mistério e suspense. O final não foi muito surpreendente, mesmo assim estou ansiosa para ler o próximo.

Juliana 08/10/2015

O Terror Apenas nas Imagens
Nem sei por onde começar a falar desse livro, que sinceramente, esperava muitoooo, mas muitooo mais do que foi. O começo já foi bem desanimador e a narrativa foi muito simples e nem um pouco emocionante. Estava tudo são previsível que quando chegou no final, dei meio que Graças a Deus rsrs.
A história em si eu não achei ruim. Teria sido um ótimo suspense com jogadas de terror se fosse melhor descrito ou melhor narrado. Sei lá, pareceu mais um documentário do que um livro de terror. Quase no final ficou um pouco assustador sim, mas não é aquele medo de não te deixar dormir. Achei bem fraco. Uma pena. Acredito que ele foi best-seller do New York Times devido as ilustrações e fotos baseadas em manicômios reais. Assim como eu, muitas pessoas devem ter comprado ele pela capa e imagens. Eu não sei se recomendo ou não esse livro, até porque muita gente gostou dele, mas fica a dica pra quem procura uma leitura voltada pro terror sem muitas emoções.
Logo mais postarei uma breve resenha do livro no blog!

thay 02/10/2015

Instigante
Pra quem gosta de um bom suspense o Asylum é o livro ideal. Do início ao fim ele é repleto de enigmas a serem descobertos que mexem com a mente do leitor, o deixando curioso a cada página do livro, além de conter um pequeno romance.
O livro aborda através dos personagens que o ser humano é capaz de reagir de forma absurdamente diferente em determinada situação.
Apesar das letrinhas pequenas, o livro não é grande. Muito pelo contrário, é bem curto e a leitura pode ser feita em menos de uma semana. Contém imagens que ajudam ao leitor a desenvolver um pouco mais da imaginação.
Minha nota para esse livro de 0 a 5, seria 4, porque ele é bastante instigante, e o deixa muito curioso para desvendar os mistérios do livro, porém ao meu ver, parece uma linguagem bem infanto-juvenil. Geralmente julgamos o livro pela capa, e ao vê-la parece assustador, mas não é. É um livro que te deixa ansioso para descobrir os mistérios que há nele, no entanto não é pesado como imaginamos quando avaliamos a capa.

Letícia Rodrigues 12/09/2015

Um pouco de susto...
Daniel Crawford, um garoto muito estudioso esta ansioso para começar a sua primeira das cinco semanas no New Hampshire Colleger Prep, um curso de verão, acredita que esse verão será diferente, que ele fará amizades e se divertir com eles.
Dan estava empolgado com os estudos, mas o prédio onde ira ficar não o anima muito, ele ira ficar no Brookline, antigamente esse prédio servia de instituição de saúde mental, agora desativado.

“A construção era de pedra – pedras de um tom cinza escuro retiradas das montanhas impiedosas. Era uma casa destinada aos que não sabiam se cuidar sozinhos, aos que ouviam vozes, tinham pensamentos estranhos e tomavam atitudes estranhas. A função da casa era mantê-los lá dentro. Os que ali entravam jamais saíam.” pag. 06

Assim que chega ao seu quarto Dan conhece seu colega Felix Sheridan, ele parece ser legal, Dan espera que possam ser amigos. Dan sai com Felix pra conhecer o dormitório e vão para o refeitório conhecer outros alunos.
Dan logo faz amizade com Abby Valdez e com Jordam. Os três conversam e o tema principal é o prédio onde iram dormir, assim eles resolvem explorar o prédio. Logo eles encontram uma sala cheia de fotos antigas de quando o prédio ainda era uma instituição mental.
Mesmo não gostando, ele concorda em volta mais tarde e investigar mais as fotos, as coisas e as salas do hall do prédio. Dan sente que não devia estar ali, que tem alguma coisa errada, mas não sabe o que.

“(...) Era capaz de jurar que havia trancado a porta. Mas então lhe ocorreu que sua memória vivia lhe pregando peças.” pag. 44

Dan quer esquecer o que viu nas salas do Brookline, das fotos principalmente, mas não consegui esquecer, quando acha que consegui mensagens estranhas que aprece do nada e do mesmo jeito também somem, o que deixa Dan confuso e assustado por não entender o que esta acontecendo.

“Dan foi caminhando pelo corredor e desceu a escada com passadas apressadas. A estranha sensação de estar sendo observado era ainda pior fora do quarto. (...) Era impossível circular por ali sem sentir todos os cabelos da nuca se arrepiar. Talvez o problema fosse saber que aquelas fotografias estavam lá embaixo, naquela sala dos horrores.” pag. 91

Os dias passam, mas a sensação de que tem algo estranho continua, Dan tenta focar sua atenção as aulas e em se divertir com os amigos, mas não é tão simples pois sua amiga Abby quer voltar lá, ela tem seus motivos pra isso. Lá eles encontram uma nova passagem, nela mais salas com mais fotos perturbadoras. Eles sabem que não deveriam estar lá, mas a curiosidade é maior.

“Dan gritou de susto. Com o facho de uma lanterna sobre seus olhos, ele não conseguia ver quem o havia agarrado. Pensou que seu coração fosse sair pela boca.” pag. 120

Dan e os amigos passaram por um apuro nas salas abandonadas do Brookline eles não desistem principalmente Dan, pois enquanto estavam lá ele encontrou uma pasta com vários papeis, com um em especial um texto escrito em letra de mão que deixa Dan bastante intrigado, fazendo com que ele busque mais informações.
Dan encontra na internet, um blog onde conta a verdadeira história de Brookline, onde conta o que o ultimo medico fazia com os pacientes. Dan fica ainda mais intrigado quando descobre sobre o paciente 361, um famoso serial killer e o paciente mais controverso da antiga instituição.
Cada vez que descobre coisa sobre o prédio deixa Dan ainda mais intrigado com tudo que vem acontecendo, ele sente que tem algo errado, de muito errado no prédio. Não é só em relação ao prédio que Dan se sente assim, com seus amigos também, Abby e o Jordam, pois eles estão estranhos também.
Além de tudo isso Dan recebe bilhetes estranhos, não sabe de quem é nem o que realmente quer dizer.

“P: Como se faz para matar uma hidra?
Aquilo era... perturbador, Dan virou o bilhete.
R: Atingindo seu coração.” pag. 136

“A loucura é algo relativo. Depende muito do lado da grade em que a pessoa esta.” Pag. 180

Com o passar dos dias, Dan descobre mais coisas sobre o Brookline, sobre o paciente 361, sobre o ultimo medico diretor da instituição e principalmente sobre seu passado.

“Brookline era seu destino. Estava em seu sangue.” Pag. 222

Dan não sabe o que pesar com as informações que tem, ainda mais quando coisas mais estranhas acontecem, além dos bilhetes, mensagens e e-mails um corpo foi achado no Brookline. Deixando uma pergunta no ar, quem é o culpado.
Dan precisa de respostas, como Abby também busca por uma explicação sobre sua família, mas pra consegui-las precisaram ir bem fundo nas salas perdidas do Brookline, mas consegui-las não será fácil pra ninguém, terão que enfrentar o passado e farão algumas descobertas nada agradáveis.

“Em um mundo enlouquecido, os loucos se tornaram os únicos sãos.” pag. 225

O livro é um suspense com terror, mas não tão assustador só intrigante. O que mais que chamou atenção nesse livro, primeiro foi à capa que já da uma ideia de como será o livro, mas as fotos que a autora coloca no livro em que ela cita a imagem no livro não precisamos imagina-la, pois temos ela pra ver, isso é ótimo.
O livro faz parte de uma coleção, o segundo livro esta pra ser lançado “Sanctum”. Foi lançado também um episodio “Scarlets” que nos da outro ponto de vista sobre o Brookline.

site: http://pordentrodolivro.blogspot.com.br/2015/08/resenha-6-asylum-madeleine-roux.html

Juliara ZonaC 09/09/2015

ASYLUM - MADELEINE ROUX [ZONA DE CONSPIRAÇÃO]
Fala galera! Hoje tem mais uma resenha pra vocês. Foi o terceiro livro que eu li na maratona do mês passado, e ele é da segunda semana temática, que era: Thriller, Suspense e/ou Terror.

A primeira vez que eu vi Asylum na Saraiva, esse livro me chamou atenção. Essa capa é linda e pode-se dizer intrigante, por causa da imagem que se encontra nela. Demorei tempo demais para comprar e lê-lo, e percebi isso logo nas primeiras páginas.

site: http://www.zonadeconspiracao.com/2015/08/asylum-madeleine-roux.html

B. 26/08/2015

Um terror através de imagens
Se perguntarem para qualquer um o motivo de terem comprado esse livro de inicio, pode ter a certeza que grande maioria irá responder que foi pela capa impecável. Eu mesmo admito que quando bati os olhos nesse livro na Bienal do Livro de SP 2014, eu disse para mim mesmo: "Preciso dele!". Depois de alguns meses eu o comprei e ansiosamente o li.

A história é interessante, admito! Sou amante de terror e colocar um antigo manicômio como estrutura de uma universidade é um belo local para um terror. Mas para mim, a autora só acertou até ai. Eu li o livro esperando uma tensão maior, um clímax que me deixasse de cabelos arrepiados, mas a única coisa que vemos é um encaminhamento para acontecimentos que já estava óbvio para os mais atentos dos leitores.

Personagens vazios que não da simpatia em sentir dó, um suspense fraco onde não acontece muita coisa e um final que sinceramente me deixou muito desapontado e sem a minima vontade de continuar a leitura do próximo volume! Mas admito, nunca vou ter coragem de desapegar desse livro pelas gravuras e imagens contidos dentro, que posso até dizer que são mais assustadores do que a própria história!