Le Nom du Vent

Le Nom du Vent Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

brenolafayette 14/10/2023

Poderia ter no máximo 300 páginas...
Acabo de ler. Não gostei e não recomendo. Ritmo difícil. Dei uma chance, peguei carona na dica da Tatiana Feltrin e me arrependi. Quando o leitor começa a empolgar com a narrativa, o autor te tira do contexto e volta com outra história. Cansativo demais. Me lembrou silêncio das montanhas, também de ritmo difícil.
Fica de bom certas lições que Kvothe passa e que servem para todos nós.

chelez 13/10/2023

Há tres coisas que todo homem sensato deve temer...
AMEI O LIVRO!! demorei um pouco pra terminar por causa dos estudos... demorou mas foiiii!!!!

kvothe é um personagem extraordinário, nunca torci tanto pra um mocinho conseguir se dar bem, ouvir ele contando sobre tudo oq passou parece ate que um amigo tava me contando de tão intimo, real e profundo que são as emoções dele!!

mal posso esperar pra ler o vol. 2 ?

Cocotinha 11/10/2023

Kvothe, Kote, Seis-Cordas e etc...
Enfim, quando vc pensa em um amante de histórias, vc pensa no autor desse livro, acho que nunca vi tanto amor por contar algo ou desenvolver uma história.
Eu amei todas as nuances dessa história e suas personagens, não gostei tanto da denna no início, mas acho que com o tempo comecei a entendê-la, mesmo assim ela não é uma personagem por qual eu sinto afeição.
Chandriano, eu preciso saber mais sobre vcs.

Lua 08/10/2023

DO C4RALH0
Comecei o livro com espectativas de encontrar uma boa fantasia, mas acabei achando a história meio pacata nos primeiros capítulos. Logo depois disso, já estava completamente encantada com a escrita e a forma como o personagem estava sendo construído. É uma das melhores fantasias que eu já li, é épico.
Esse livro entrou nos meus favoritos e o personagem principal já mora no meu coração. Como eu já disse no título, é do caralh0.

Lívia 08/10/2023

Apru
Aí caralhooo, 650 páginas e ainda tem tanta coisa, pqp, achei que iria acabar o livro e ficar "ok" mas só quero mais disso.
Eu amo a tragetoria de se vingar dos chandrianos, que não acontece da noite pro dia, amo como sua história é loucamente profunda e ainda sim, o Kvothe é simples. Simples e humilde, simples porque sabe quem é e quem não é, sabe quais são seus sentimentos e não nega eles, sabe como fora humilhado e sabe que apesar de muito inteligente e astuto, não dá pra sair por cima de todas.
Também peguei muito apreço pelo autor por não ter feito o Kvothe um pica master e mostrar que ele apesar de herói, tem feridas profundas e humanas, tem um coração humilde e as vezes triste, Kvothe não sai fazendo tudo o que quer só porque é corajoso ou impulsivo, muitas coisas estão fora do seu controle, o que torna a história bem mais interessante.
Livro incrível de verdade, me prendeu do começo ao fim sem em nenhum momento ser cansativo, o que pra mim é especialmente difícil. 600 páginas que você sentirá que passaram em 2 dias, que leitura gostosa!!

Livia.Brito 06/10/2023

Isso é uma história!
Que história bem contada, isso que espero de um livro longo. Ele é longo porque precisa ser longo, porque o roteiro precisa disso para explicar de forma muito bem feita de onde vem as habilidades do personagem, os conhecimentos obtidos da vida. O detalhamento da paisagem existe porque é necessário e ajuda na imersão da história. Que livro excelente e o autor sabe como finalizar, deixando a sensação que colocamos uma pausa apenas para dormir ou por uma interrupção fora da nossa vontade tal como acontece no livro. Livro incrível!

PedroS2 05/10/2023

O poder residente nas palavras. E o Nome do Vento
Imprescindível. É o que posso dizer a quem não lê, de maneira fantasiosa o autor nos mostra na mais apropriada surpreendente poderosa força que reside nos nomes. Porém não se deixe prender aos nomes, pois a real verdade são as irrestrições na sua mente.
Na palavra reside autoridade, para matar, curar, ferir e destruir.
A história trás não um personagem, mais que isso trouxe um ser humano, uma pessoa.
Que por mais inteligente e auspicioso, e audacioso seja, ele não é perfeito. O autor deixa isso explícito ao decorrer da obra. Tantas e tantas vezes, Kvothe não tomou o caminho mais seguro, ou politicamente correto, tão pouco moralmente. Kvothe pode ser impulsivo, e apoiar essa impulsividade com uma lógica sagaz e imprevisível. Outras vezes você consegue se lembrar que é apenas um garoto com diversos traumas ao ve-lô tomar o curso mais perigoso e imprudente por mera birra, rancor ou até ressentimento. Quem sabe como um mero jovem garoto apaixonado? Que se perde nos sentimentos juvenis.
Com personagens amáveis e afáveis, você se pega amando-os e vendo-os como boas pessoas que mesmo aparentando pouco tempo de aparição eles extremamente relevantes da perspectiva contada. Com vilões bem definidos, com aspectos semelhantes mas tão divergentes entre si. Você os odeia, se ressente deles e compreende os sentimentos de Kvothe.
Trazendo mistério. Dúvida. As vezes certeza. Porém nunca deixando-o com o gostinho de entender tudo. Ah, existiria segredos nas palavras? Tolo é quem pensa que não.
Imprevisibilidade. Você nunca saberá o que acontecerá a seguir. Patrick Rothfuss é mestre nisto. Quando você pensa que irá desacelerar, a história progride de maneira atípica e exponencial. No momento que se pega imaginando essa futura exponenciabilidade, ela freia suavemente e reduz a velocidade para melhor detalhismo e capricho na história e justamente para progressão dos atos.
Com um começo quem sabe aborrecido para alguns, porém magistral para quem sabe desfrutar de uma construção paciente adequada. Donde haverá Kvothe de conhecer o tão aguardado Nome do Vento.

Vick 02/10/2023

Bom é, mas poderia ser mais dinâmico
Não bem uma resenha, pq me encontro cansada, mas vamos lá:

Gosto muito de fantasia, e achei que essas é daquelas bem completas, que de fato constroem todo um universo e um contexto, e não esperam que você saiba ou crie (muitos livros de fantasia fazem isso, infelizmente), a história, depois da introdução, é otima extremamente fluida até digamos, uns 60% do livro...

(Agora um spoiler beeeem leve, que nem vai doer) Pra mim a coisa vai ficando meio chata e arrastada quando o Kvothe entra na Universidade, mas a princípio você até deixa passar, existem alguns momentos de climax e tals, mas não se se sustenta muito, sabe? São aulas e lugares, as vezes algumas pessoas e é isso, rotina.

Agora quando o Kvothe encontra com a Denna, e começa a ter mais contato com a bonita, é que o trem desanda mesmo, fica beeeem chato gente, desculpem quem gostou, mas a leitura passou a ser bem arrastadinha pro meu gosto...

Penso que assim, desde as primeiras páginas você espera que o Kvothe faça uma x coisa e se devolva nela, e ok, entendo que a vida não é um morango, mas ele faz isso quando o livro já tá nos 98% e aí o assunto nem é muito mais explorado, bem estilo "Por hoje é isso pessoal, aguardem o próximo livro"...

No mais, gostei, pq é inegavelmente bom e bem feito, espero que esse ritmo dê uma melhorada no próximo, que pretendo ler, com certeza.

sarah 01/10/2023

Então?
Não gostei muito do livro.
achei q a historia se enrolou demais e não aconteceu nada de interessante nessas 656 paginas.
não pretendo ler o segundo, a menos q eu tenha um impulso do nada e queira fazê-lo. mas por enquanto fico so nesse mesmo com minha avaliação de 3 estrelas.
apenas dei 3 estrelas pq a história tinha mt potencial em si no começo, mas como eu disse, se enrolou demais.
é isso.

Rodrigo2802 01/10/2023

O Nome do Vento
Simplesmente um dos melhores livros de fantasia que eu já li!

No livro acompanhamos a história de kvothe, seu início na trupe de artistas até sua ascensão a lenda... Nesse livro, a história é contada em um dia, e é narrada até meados de sua adolescência.

O autor nos dá uma narrativa mágica em um mundo com sua própria religião, moeda, língua e mitos. Uma jornada herói com muitas reviravoltas e com aquela ideia de que nem tudo é o que parece...

Recomendo muito essa leitura!!!

B. Rê 29/09/2023

?Somos mais do que as partes que nos formam?
Que universo envolvente e maravilhoso! Simplesmente amei a história. Amei o sistema de magia. Amei a grande maioria dos personagens, da mesma forma que amei poder odiar alguns outros. Enfim? difícil pensar em alguma coisa que eu não tenha amado.
Apesar dos vários acontecimentos e nuances, é uma história muito fluida, fácil de ler, quase como se o livro te pegasse pela mão e te guiasse sem nenhum esforço pelas páginas.
A princípio, o tamanho dessa criança me assustou um pouco e quase que eu abandono completamente o livro. Fico imensamente feliz por não ter feito isso. Incrível como 768 páginas podem passar voando.

anelymwho 28/09/2023

Excelente!!! comecei pensando que ia gostar, mas terminei AMANDO! a história é cativante e a escrita é leve, fácil de entender, super tranquila e envolvente. vc nunca espera o próximo acontecimento, e isso acaba sendo um ímã pro leitor. só não terminei mais rápido pq não tive muito tempo seguido de leitura nos últimos dias :(

recomendo demaisssss da conta e mal posso esperar pra ler o próximo

Anny277 27/09/2023

Demorei para terminar esse livro, acho que o fato de ser fantasia sempre acaba demandado mais tempo de mim.
Gostei muito da história, ela se desenvolve de forma lenta mesmo, como algumas pessoas ja falaram, mas muito bem escrito e extremamente detalhado, tão detalhado que parece que ali mesmo já tem mais de um livro sobre a vida do personagem principal.
Agora, como uma boa fofoqueira, vou ter que ler o segundo para saber o resto da história da vida de kvothe.

Maria 27/09/2023

Não sei como botar em palavras meu amor por esse livro...
"Não o silêncio comum que vinha da simples ausência de coisas se movimentando e fazendo barulho. Ele temia o silêncio profundo e cansado que às vezes envolvia seu amo como uma mortalha invisível."

Olha esse livro pra mim é meu novo livro favorito da vida dentre alguns poucos outros e sinceramente nunca vi alguém escrever mais de 700 páginas que me façam sentir como se fossem 200 de tão imersa que fiquei. De 330 páginas que li em 4 horas, parei e depois de dias voltei e terminei depois de 7 horas de leitura porque não queria parar.

Eu amei a escrita desse livro, tão fantástica, tão... Kvothe é tudo pra mim, ele simplesmente é um personagem maravilhoso, inteligente, forte, corajoso, sensível, empático. Poderia ficar horas falando aqui dele.

Olha se você quer ler esse livro mas está um pouco receoso pela quantidade de páginas, só começa, prometo que você nem vai sentir.

Enfim, não sei muito o que falar aqui porque pra mim foi uma experiência única que não consigo expressar em palavras, só espero que leiam e apreciem essa obra de arte, não vejo a hora de ler o segundo livro.