Le Nom du Vent

Le Nom du Vent Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Caroline 06/11/2023

Gostei. Queria ter amado!
Finalmente acabei esse livro. Confesso que a leitura não fluiu muito bem... vários imprevistos aconteceram, devido a isso não me conectei tanto.

O livro é rico em detalhes, muito bem escrito. Algumas partes cansativas, fato! Mas um bom livro.

Eu esperava mais dessa história devido ao hype que colocam no livro.

duuuh1 04/11/2023

Sensacional
De longe a melhor história que já li..?
A continuação do segundo livro segue perfeita, tanto que não sei qual dos dois livros é o melhor ?

Clara.Contiero 03/11/2023

Não consigo encontrar um nome para definir essa história.
Não sei escrever uma resenha pra esse livro. Só consigo dizer que acompanhar Kvothe ao longo dessas 650 páginas foi uma baita experiência. Foi diferente. Foi instigante, prazeroso, doloroso.

O Nome do Vento é simplesmente um dos melhores livros que eu já li. Sério mesmo.

paolafpf 01/11/2023

Li esse livro pela primeira vez quando eu tinha 12 anos (acho) e foi ele que me introduziu ao mundo da leitura. Lembro que eu fiquei abismada com a escrita incrível do Rothfuss e com a história cativante do Kvothe.

agora, com 19 anos, reli esse livro e todos os sentimentos que tive, lendo pela primeira vez, voltaram.

"O Nome do Vento" é um marco para a literatura e continua sendo meu livro favorito.

* (alguém do futuro pode me avisar quando o terceiro livro sair?)

Mah 29/10/2023

Gostei bastante da história. Demorei para terminar porque estava sem tempo e achei que ele tinha partes um tanto quanto desnecessárias, longas. Apesar de que o autor descreve tudo, desde a paisagem até os pensamentos do personagem principal, por isso que ele é comprido. O universo criado aqui é muito rico e complexo, a construção dele é incrível. O final do livro me deixou intrigada pra saber o que vai acontecer depois, me deixou com vontade de ler o próximo.

Helena193 26/10/2023

Um Tao esperado 5 estrelas
Não sei como dizer a você algo diferente do que já tenha lido sobre este livro, então, não direi. Ele é tão bom quanto falam mesmo.

Demorei a começá-lo, pois veja, quando algo é hypado eu dou uma fugida kkkk mas são anos sendo elogiado, e uma hora eu teria que ler ou retirar para sempre da lista e que bom que escolhi ler, eu amei tudo!

Eu não queria acelerar nenhuma parte, não queria deixar de ler nada, não queria outra coisa senão ler apenas kkk mas prolonguei pelo tempo que pude e foi uma leitura que se eu pudesse dava mais que 5 estrelas.

Obviamente estou ansiosa por ler o temor do sábio, mas já triste porque não tem o terceiro livro, posso me enganar e ler o que saiu sobre Feila e o que vai sair sobre o Bast (essa é a ordem certa?), mas para quem está esperando há anos pela continuação e finalização da saga acho que não vai bastar :(
Book Girl 29/10/2023minha estante
O final dele é fechadinho ou tem que ler a continuação?

Helena193 29/10/2023minha estante
Olha, da para viver e seguir em frente ao com esse livro, mas eu duvido que alguém não vai querer continuar para o livro 2 kkkk

Victor Moreira 26/10/2023

Só sei sentir e nada mais.
Quando eu li esse livro, foi num momento qur estava sem celular. E eu sou MUUIIITOO grato a isso. Porque caso contrário, eu poderia ter tido uma experiência completamente diferente.

Como 90% das pessoas que lêem esse livro gostam desse livro, vou começar pelas parte que eu achei meio ruins.

Esse livro é cheio de clichês. Tinham cenas que chegavam a ser óbvias de que ele seria o salvador, de que ele iria resolver. Ninguém nunca conseguiu, mas ele consegue, que doido. Nem imaginava kkkkkkk

No começo do livro, ele te promete uma série de acontecimentos e explicações da história do personagem, mas o livro acaba e o mlk ainda está na faculdade/escola. Ele te apresenta uma coisa, pra não te entregar no final e te obrigar a ler os próximos livros.
Sem falar que parece que a história vai seguir um rumo e depois muda pra outra coisa a cada 100 paginas kkkkk

A criação e retratação de personagens mulheres deixa um pouco a desejar, não vou mentir. Onde quase sempre é usada pra plot romântico. As personagens femininas são interessantes, mas elas não são aprofundadas, pq estão apaixonadas por alguém, ou alguém está apaixonada por elas u.u

E é agora que vem a pegadinha, pq mesmo com esses pontos que eu apresentei, isso não NADA comparado ao que essa história de proporciona.

Mesmo que a história é cheia de clichês, ela é cheia de momentos em que o personagem principal não consegue o que ele quer. As vezes as coisas dão errado. Então quando um clichê está acontecendo, eu me questionava se iria ser um clichê ou não, pq tudo era possível.

Eu me lembro de estar indo trabalhar às 07 da manhã no trem lotado de São Paulo e precisar segurar o choro, pq eu estava com medo das pessoas não gostarem da apresentação musical do Kvoth. VCS TEM NOÇÃO DISSO? Eu estava segurando o choro (pq chorar no transporte público é mico kkkk) pq eu não sabia se iriam gostar da apresentação de um mlk tocando "violão".

Eu lia 70-90 paginas por dia brincado. Era surreal de como essa história me envolvia e me instigava a cada capítulo.

Eu me apegava aos personagens de uma forma que eu não sabia explicar. Pq eu vivua com eles.
Mesmo que a história não fosse direto ao ponto daquele arco, isso é pq a vida é assim. A gente vive e aprende sobre aquele mundo junto com os personagens e isso me encantou.

Me irritava os clichês recorrentes do meio pro final e da falta de resposta, mas q emoção me consumia e falava mais alto. Simplesmente, descomunal kkkkkkk
Patty Amanajás 26/10/2023minha estante
Eu comecei a ler ele no mês passado, mas não tava no clima pra ele e parei. Tava bem no começo ainda e gostando, mas senti que não tava dando a atenção que deveria. Fora que com a amazon dando o KU de graça 3 meses e o audible tbm, decidi aproveitar isso. Pretendo retomar a leitura lá pra dezembro.

Tem spoiler na sua resenha? Comecei a ler e parei.

Victor Moreira 26/10/2023minha estante
Aiii que legal. Acho que você foi esperta em dar um tempo e voltar pra ler depois. A história não exige que você tenha um conhecimento completo do mundo pra conseguir se divertir, mas tem certas coisas que fazem bem você estar ali acompanhado.

A minha resenha não tem informações dos acontecimentos do livro (apenas fiz uma breve citação de algo que me fez segurar o choro no trem e é algo SUPER banal kkkkkk).

Se você é chatinha com spoilers (Como eu hahaha), eu recomendo que não leia. Porque eu falo sobre os pontos de escrita do livro. E pra um bom entendedor, meia palavra basta hahahaha

Uma das coisas que eu não gostei no livro, era sobre algo que acontecia com recorrência e isso me incomodava um pouco. Então se vc ler, pode ser que vc fique tentando procurar isso na história (Digo por experiência própria rs).

Eu só gostaria que vc voltasse aqui depois, pra ler a minha resenha (sem medo) e dar a sua opinião também. Amo debater com vc hahahaha

Victor Moreira 26/10/2023minha estante
Ps: O Skoob não me notificou do seu comentário hahahaha também achei ele sem querer kkkkkkk

Victor Moreira 26/10/2023minha estante
Pss: A 5°Série dentro de mim não se aguenta com a frase "A Amazon está dando o KU de graça por 3 meses" kkkkkkkkkkkk Intankavel kkkkkkkkkkkk

Patty Amanajás 27/10/2023minha estante
Pode ter certeza que vou voltar sim aqui e comentar quando terminar a minha leitura. Eu sou assim tbm, quando leio uma resenha e a pessoa comenta sobre algo que incomodou e ficou cansativo, fico procurando tbm tentando achar kkkkk

Tbm adoro conversar com vc sobre as leituras, inclusive senti sua falta quando não vi, durante um tempo, vc movimentar e atualizar aqui com o que tava lendo.

Skoob, seu chato! Pq não tá mandando notificação?? --"

HAHAHAH meu lado 5° série sempre aparece quando alguém coloca KU kkkkkkk

Grindier 21/10/2023

O nome do vento.
"Fiz parte de uma trupe. Viajei, amei, perdi, confiei e fui traído"
Kvothe é meu eterno crush.
Denna, você nunca o mereceu.

barbiedoll 20/10/2023

Confesso que detesto esse livro de verdade. Terminei de ler essa história há muitos anos e até hoje vejo pouca gente falando da atrocidade que essa porcaria é. Em resumo, O Nome do Vento é uma fantasia para macho "alfa" que objetifica mulher se sentir representado (não que falte esse tipo de representação na literatura).

Para começar, esse livro é chato, enrolado e pretensioso. A escolha do narrador em 1° pessoa foi uma decisão terrível, porque simplesmente não combina com o tom da história. Me pareceu muito um narrador em 1° pessoa transvestido de 3° pessoa, devido ao distanciamento e frieza do personagem que temos durante a leitura.

O protagonista, Kvothe, é extremamente irritante, arrogante e pretensioso, Patrick Rothfuss NÃO sabe construir personagens, portanto o faz parecer superficial demais, até porque o autor não coloca DEFEITOS no protagonista, aliás, até "tenta", pois os supostos defeitos só servem para exaltar e dar apoio as qualidades, porque NÃO são defeitos de verdade. Para simplificar, Kvothe é a versão masculina da Mary Sue.

Rothfuss tenta criar um personagem super inteligente, prodígio, autodidata e [INSIRA AQUI OUTRAS 50 QUALIDADES], o problema é que por ser um personagem mal construído (mal executado) e superficial, a inteligência do protagonista soa forçada, é como se Kvothe estivesse tentando ser mais inteligente e interessante do que realmente é. Parece que o autor projeta no protagonista tudo aquilo que ele gostaria de ser, o que me leva a crer que os leitores (homens, é óbvio) facilmente conseguiriam se idealizar nesse personagem também. Porque veja bem, Kvothe é tudo isso citado acima, mas é também sem personalidade, qualquer coisa, sem carisma. Não há nada de único nele.

Não vou comentar dos personagens secundários, pois, sinceramente, nem lembro deles. São tão sem carismas e mal desenvolvidos que parecem que foram criados para serem esquecidos.

A pior parte do livro, na minha visão, é a representação das personagens femininas. Todas servem a um único propósito: se apaixonarem pelo Kvothe e serem objetificadas e estereotipadas pela narrativa. Não têm personalidade além da aparência.

Já a construção de mundo e o sistema de magia parecem ser muito bons e ter potencial, mas são simples, sem imaginação e sem graça. Cheio de lugar comum que um leitor de fantasia facilmente encontra em qualquer outra obra.

Enfim, Patrick Rothfuss tenta fazer algo grandioso, e até consegue enganar devido a escrita (que não é ruim, mas também não é boa), mas soa forçado demais. De qualquer forma, é um livro que tem as ideias bem organizadas, porém não são bem executadas.

Ainda acho que o hype desse livro é efeito manada e falta de senso crítico, porque honestamente...
Geovanna 03/11/2023minha estante
Adorei sua resenha, todo mundo parece gostar desse livro e endeusar, lembro que achei pavoroso tbm e acabei dando 5 estrelas por medo de me acharem chata.

barbiedoll 05/11/2023minha estante
kkkkkkkkkk

barbiedoll 05/11/2023minha estante
até hoje não entendo o hype, pq não há nada de marcante nessa história

yrcrr 28/11/2023minha estante
conheci o livro pelo hype e tô decepcionada demais com os quase 60% do que já li dessa bomba misógina ??? assino embaixo de tudo da sua resenha!!

Honeypot 19/10/2023

Um marco na fantasia contemporânea!
Certo, antes de realmente começar, preciso confessar meu crime: não sou uma leitora de fantasias. Na verdade, se alguém tiver coragem de ver minha lista de "lidos", tornará a ver poucas obras que carregam esse gênero. Pois bem, talvez seja por isso que essa leitura ganhou um espaço no meu coração: uma fantasia de muito respeito e com um enredo belíssimo para os amantes de aventura (categoria que, agora, acredito me encaixaria).

Não vou repetir a sinopse do livro, então vamos pontuar os principais pontos aqui. A leitura é fácil e com uma dinâmica que eu apreciei demais, não cansando ou mesmo confundindo o leitor, o que eu acredito ser comum para os novatos em fantasia, como eu. Gostei bastante da narração do Kvothe, e acredito ser impossível não se afeiçoar por ele. Além disso, achei interessante o fato de que a história foi tomando rumos inesperados, ganhando viés gradativamente instigantes conforme o enredo se construía. Um grande ponto alto, pelo menos para mim, é que o universo da obra não é algo que seja difícil de entender. Sei que deve ser fácil para alguns, mas eu realmente tenho dificuldade em acompanhar grandes mundos do gênero fantasia, talvez por isso "Senhor dos Anéis" me assuste tanto quando se trata da leitura dele. Sim, eu morro de medo de me perder completamente e não entender nada do mundo proposta e fantasioso do autor. No entanto, não senti isso aqui. É uma fantasia que dá gosto de ler.

Todavia, há dois grandes tópicos negativos aqui: a pressa em certos personagens e cena, e a lacuna de personagens femininas. Senti que houve uma pressa na resolução de alguns fatores, assim como alguns personagens sumiram ou tiveram um desenvolvimento precário/desperdiçado. Amo o Kvothe, mas, honestamente, ele não é o único que desperta meu interesse. Outra coisa, a que mais me desagradou: nenhuma personagem feminina significante, as poucas que apareceram, como Denna, tinham o típico papel de donzela ou par romântico do protagonista. Não sei se estou excessivamente exagerada aqui, mas é absurdo não ter UMA personagem feminina que faça parte do círculo social ou que seja apenas uma amiga do Kvothe. E não ouse me citar aquelas poucas que apareceram, pois estas caíram na tipicidade que já estamos acostumadas por aí. É um livro contemporâneo, pelo amor de Deus! Deixe personagens femininas terem seu espaço e não serem o estereótipo que já se saturou na ficção. Espero seriamente que isso melhore nos próximos livros, embora nem eu saiba quando poderei lê-los.

Enfim, é isso. Foi uma ótima leitura ?

Gabi 18/10/2023

Eu n acredito q eu ainda n fiz uma resenha da PERFEIÇÃO q é esse livro. Tá, ele n é perfeito, os personagens n são os mais bem desenvolvidos q eu já li e o Kvothe tem a típica síndrome de personagem principal, apesar de eu achar q ele passa longe de ser um personagem principal típico. O sistema de magia é simplesmente um dos melhores q eu já li (e isso q eu já li Brandon Sanderson) sendo extremamente bem detalhado, e eles dão umas descrições q fazem tanto sentido q eu até me questiono se eu tbm n conseguiria replicar, mas eu achei q o mundo/ambientação cai meio no ?mundo medieval meio fantástico? comum, ele é mto bom com alguns elementos bem criativos inclusive mas q no geral n é nd de novo. Apesar dos defeitos pontuais, eu simplesmente n conseguia parar de ler esse livro desde o momento q eu comecei a ler, mas talvez as descrições do funcionamento do mundo sejam meio maçantes para alguns, apesar de n terem sido nenhum problema pra mim e q inclusive tornaram a experiência de ler o livro ainda mlr.

Débora 16/10/2023

Kvothe, amor e dor
Dificilmente um livro me trás a perspectiva de mudança de vida, mas depois de ler o nome do vento a minha vida mudou, eu lia com um desejo insaciável de saber tudo sobre o kvothe mas com uma pena enorme de que nunca mais iria ler aquela história a primeira vez. O kvothe emociona, embala e impacta. A dor que ele sente tantas vezes, a inteligência incrível, todo o poder e impacto e principalmente todo o mistério são apenas alguns dos pontos que o livre oferece. Uma obra de arte, uma história para apresentar para todos que se ama.

Flávia 15/10/2023

O Nome do Vento
"O Nome do Vento" de Patrick Rothfuss é uma obra de fantasia bem escrita que cativa com sua narrativa, porém, não conseguiu atingir um nível excepcional em minha opinião. A história de Kvothe é rica em detalhes e o mundo é habilmente construído, mas em certos momentos pode parecer um pouco lenta. Além disso, alguns personagens secundários não são tão bem desenvolvidos quanto o protagonista. No entanto, a prosa de Rothfuss é elegante e o livro tem seu charme. Para os amantes de fantasia, vale a leitura, mas não espere que ele revolucione o gênero.