Le Nom du Vent

Le Nom du Vent Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Loh Valente 29/11/2023

É...
Esse livro definitivamente não foi pra mim. Não gostei muito da leitura dele, foi extremamente massante.
Foi um livro de barulho, já que não achei a história tão interessante, o moço só se lasca tadinho.
Enfim, não foi pra mim.
viniciusjm_ 05/12/2023minha estante
Compreendo moça, gosto e momentos na vida são coisas interessantes, esse é o livro favorito de toda minha vida. Dê mais uma chance, por favor?

Eduardo.Staque 29/11/2023

Poderia ter sido mais rápido
Livro grande, com ideias boas, um mundo bastante interessante, um sistema de magia e poderes que desperta uma curiosidade, mas nada de tão inovador assim, uma economia bem ativa em todos os momentos do livro... porém, tudo muito mal distribuído nesse calhamaço desnecessário.

É muita enrolação pra nada, com pouquíssimos personagens e acontecimentos interessantes, e a impressão que dá é que tudo o que falei no parágrafo acima é mais importante do que a trama.

O autor escreve muito bem, porém é prolixo demais, e ser prolixo não é problema, mas ser desnecessário sim.

Mais de 700 páginas e não estou nem um pouco convencido de que Kvothe é o grande herói, o que ele fez algo perto do que são os boatos espalhados por ele.

Pelo jeito terei que ler o restante pra saber onde isso vai dar.
Não estou nem um pouco animado, e só vou continuar quando achar os livros por um bom preço.

Nem mesmo O Chandriano e seu mistério me prendeu.

Mello 27/11/2023

O livro não tem uma reviravolta ou aventuras mil, mas tem aventura no meio do caminho. Conta a história de Kote, um garoto que se mete em muitas loucuras e acaba tendo sua família morta por seres maléficos. Vale a pena a leitura, mas é uma leitura longa e por vezes cansativa

Erica 27/11/2023

Uma história muito boa. Só não darei as 5 estrelas, porque achei o início meio difícil de engatar. Eu já tinha começado a ler esse livro e parei bem no comecinho, dessa vez quase desisti também, mas insisti e ainda bem que insisti.

Achei muito legal como o autor escreve o Kvothe muito inteligente e em algumas vezes muito maduro, mas sempre tem os momentos em que ele corresponde a idade que tem e a gente se lembra que ele é apenas uma criança. E isso reflete muito da personalidade dele, o próprio Abenthy fala isso pra ele, ou seja, o autor passa exatamente a mensagem que desejava.

Prova disso é o quando o Lorren pede maturidade e paciência pra ele, e a primeira coisa que ele faz é ir procurar uma forma de entrar no Arquivo escondido. Rs

No mais, também é interessante como o livro nos mostra o poder dos boatos, da crença, e da crença em nós mesmos. Nesse finalzinho o Bast fala que primeiro surgem os boatos as pessoas falam sobre o que nós somos, e a partir do momento que acreditamos nos tornamos exatamente o que dizem. A mente é fantástica!

Chorei e sorri junto con o Kvothe, me envolvi, me peguei torcendo pra ele nas competições do Arcanum, passei raiva junto com ele com o Ambrose? (e sei que vou passar mais ainda no próximo rs). ?

Valeu muito a pena ter insistido. Recomendo!

Bruna 25/11/2023

Não faz meu estilo, mas é ótimo
Gostei bastante da história em geral e dos personagens principais. Agora é ir atrás da continuação.

Cardan0 25/11/2023

O livro é bom, realmente bom, porém é tão desnecessárianente longo que quando você chega no final parece que está exausto de ler.

Helena_ 25/11/2023

Queria muito ter gostado do livro
Esse era um livro q eu estava muito ansiosa para ler, favoritar, marcar como 5 estrelas e tudo mais.
Mas infelizmente não aconteceu, o livro teve uma hora que ele emperrou, até podia ser importante para a leitura essas partes, mas estava muito lento e tedioso. Outra parte que me incomodou foi como as mulheres foram retratadas nessas história, sem papel de representar uma força, coragem, ficaram só na representação de como elas eram belas, sem mais nada a desempenhar.

Laurabmee 23/11/2023

Sou artista de trupe até a medula, sei fazer uma bela saída
Não conseguia parar por aqui e comentar os capítulos, sentia que deveria surtar por conta própria. Um livro de vivências, aventuras, amor, decepções, conquistas? tantas sensações me considero incapaz de descrever, pela sua grandiosidade. Tive momentos que me peguei chorando e gargalhando no mesmo instante, que sentimento incrível.
Houve partes do livro que desacelerei, um pouco, o ritmo de leitura, mas nada que me fez desgostar de alguma parte da narrativa.
Kvothe, você é um divo!

indyr 19/11/2023

Notas de rodapé
Já li esse livro duas vezes e ele definitivamente é o meu favorito do gênero. Eu amo os personagens, a ambientação, o momento em que se passa a história, as criaturas fantásticas, a relação do personagem com a música, a paixão pela ciência, o fascínio pela magia. Amo até a construção dos vilões e os misticismos envoltos no enrendo do livro. Esse livro entrou para a minha história e recomendo para todos que, assim como eu, são apaixonados por fantasia.

Pedro.Henrique 16/11/2023

O Nome do Vento
Melhor livro que eu já li. Seja a escrita, os personagens ou a história, nunca li algo tão bom antes ou pretendo ler no futuro próximo.

Mayara 11/11/2023

Um livro para pessoas que sabem que a vida é muito mais
Se você leu este livro e o acha entediante em certas partes ou longo demais, isso se dá ao fato de você não ter aberto o seu coração o suficiente.

Muitas pessoas podem achar que certos capítulos são desnecessários, mas é justamente isso que torna a história mais profunda, ao ponto de me fazer chorar quando o protagonista finalmente tem dinheiro para comer adequadamente e comprar sapatos.

Se você gosta de clichês fáceis e por achar que tem muitas páginas e te dar preguiça, não leia este livro. Se você gosta de coisas previsíveis, simplesmente ignore e siga sua vida, se você é impaciente e incapaz de se colocar no lugar do outro ou incapaz de ver os mínimos detalhes e perceber o quanto essa história foi feita com muito amor e dedicação, este livro infelizmente não foi feito para você.

Mas se você quiser algo que mude o seu olhar, esta história tem a capacidade para tal coisa. Há uma delicadeza pouco notável (para alguns) quando se trata das coisas mínimas da vida, da ansiedade do subir no palco, do alívio de ter comida, da felicidade de passar em um exame para a melhor faculdade e da ambição para seguir a sua intuição, mesmo quando tudo parece impossível.

Esse livro não me causou uma reação como: Nossa, ele conseguiu. Não, eu me senti como ele, quando doía nele, doía em mim, e quando ele aprendia algo, eu aprendia junto. O melhor livro que já li, é insuperável.
Alessandra 29/11/2023minha estante
Uau, agora minha ansiedade pra ler esse livro aumentou muitíssimo!

Erika 07/11/2023

Quando a ficção não surge do nada
O nome do vento ganhou um lugar especial no meu coração, porque não é o tipo de livro de ficção em que do nada a pessoa ganha poderes ou habilidades subumanas, sem qualquer esforço ou consequência. É um livro em que até a magia faz sentido.
A história não tem um rumo óbvio, você nunca sabe o que deve realmente esperar, o que torna tudo ainda mais emocionante.
E não posso deixar de mencionar o protagonista, Kvothe, que é exatamente o tipo de personagem que eu gosto: sagaz, inteligente, sensível e terrivelmente apaixonado. Mas o amor dele não é o foco principal e sim sua vida toda, que ele faz questão de ser marcante e excepcional.
Com certeza é um livro que aconselho a leitura.

Thaionará 07/11/2023

Um trono de vidro misturado com Game of Thrones.
Eu me demorei, me permiti demorar com esse livro. Não é o tipo de livro (pelo menos pra mim) que é fácil de ler em um dia, além de ser grande é bem complexo. Mas assim... Que livro maravilhoso.

Muito bem escrito, é a primeira vez que eu tenho contato com esse livro e autor. Está na minha lista faz muito tempo no entanto só peguei pra ler agora e ainda bem, pq não teria capacidade para ler sendo mais nova.

Maravilhoso, mas assim... pqp, o guri não tem um segundo de paz. Já estou apaixonada.

Enfim, não sei quando vou ler o segundo, no entanto, fica aqui registrado que eu recomendo pra crlh esse livro

Gusssz_ 06/11/2023

Extasiante
Um começo incrível pra uma história que promete muito. O Patrick consegue manter a linha do tempo intacta, enquanto insere o leitor na história de Kvothe e no mundo em que ele vive. O livro tem um ótimo desenvolvimento de personagens, mas o que mais surpreende é a riqueza em detalhes do mundo em que se passa a obra. O tipo de livro que te deixa louco pra ler a continuação.

08victoria 06/11/2023

Como a maioria dos livros que li eu fui sem saber o que esperar e sem procurar saber, o que na grande maioria é bom o que não foi diferente nesse livro, como primeiro livro acho que teve mais um apresentação do mundo de como as coisas funcionam (vou fingir que entendi tudo) e claro a história de vida do personagem e acho que essa foi a parte que me pegou nesse livro pq e contada de um jeito diferente o que não é ruim mas estranhei um pouco enfim bons personagens, bom enredo e longe de ser chato em algum momento é tbm aquele sentimento de ficar na torcida pelo protagonista mesmo sabendo que ele que tá contando o que já aconteceu. tenho algumas expectativas pro próximo livro