Le Nom du Vent

Le Nom du Vent Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Milena R.M 24/12/2023

O nome do vento é um livro com a narrativa bem profunda, gosto muito dessas histórias que mostram o desenvolvimento dos personagens, por conta disso, mesmo sendo uma obra de fantasia acaba se tornando de certo modo realista
Da primeira vez que fui ler admito que deu preguiça porém resolvi dar uma segunda chance para ver o que essa obra tinha a oferecer, e realmente não me desapontei! Os personagens são interessantes, a história não é nem um pouco previsível, o que deixa a leitura maravilhosa!
Porém em algumas partes pode acabar sendo um pouco cansativo, para mim pelo menos, foi bom dar uma pausa ou outra para continuar a ler.

Para quem gosta de um livro bem detalhado, imprevisível e fantasioso como Harry Potter eu super recomendo!

Milena 20/12/2023

O nome do vento
Esse livro é muito bom. Ele tinha tudo pra ser insuportável ou cansativo, mas simplesmente não é. Quanto mais sei sobre a história, mais quero saber. E esse é o sentimento que paira em mim ao terminar essa leitura, pois acabou de forma tão fluída que esperei virar a página e encontrar um novo capítulo.

Confesso que ler tudo de uma vez só talvez não tenha sido a melhor escolha - esse é o tipo de livro que se deve saborear, absorver os detalhes e então prosseguir. Mas também não demorar o bastante para retomar a ponto de ter esquecido demais.

Sendo bem generalista pq é impossível comentar sobre os detalhes INÚMEROS desse livro - É uma fantasia ótima, densa na proporção certa, com explicações e descrições bem colocadas. Densa o bastante para que se queira mergulhar no universo. Já quero um jogo, uma série, qualquer coisa a mais sobre o nome do vento (mas um último livro já seria um bom começo para cessar essa sede)

P.S. fiquei chocada ao saber a quanto tempo esse livro existia e como ele ficou esquecido no pagode mesmo sendo perfeito!

4,5 ????

Tuiizinho 20/12/2023

O nome do vento
Um dois melhores presentes de aniversário que eu já recebi!!! O livro me prendeu em sua história fascinante. Durante a leitura, eu praticamente virei um papa-doce (referencia do livro). Não recomendo, altamente viciante.

giu 19/12/2023

A arte de nomear
Como viver em paz sabendo que essa trilogia ainda não tem um final e o segundo livro tem míseras 950 páginas?

Essa história chega a ser uma tortura de tão boa, tem tantas coisas que estou ansiosa para descobri nas continuações que nem sei por onde começar.

Para entrar no pódio dos favoritos, acho que a continuação precisa abordar um pontos que deixaram um pouquinho a desejar nesse primeiro livro. Eu quero ver a magia e as outras personagens de forma mais aprofundadas, pq esses aspectos foram mais superficiais e a história tem um potencial para expandir bem esse universo. Outro pronto, o rumo tem que focar mais no Chandriano, pq eu não sei como vou dormir sem saber nada sobre eles depois de ler 600 páginas.

Amei a história mas estou com as expectativas muito altas para a continuação e não vejo a hora de ler mais sobre o Kote.

Dory Aventureira 19/12/2023

Muito gostoso de ler
Aquele tipo de livro de conforto, divertido, o kvothe é um azarado que só se da mal coitado, quando você pensa da pra piorar? E sim da

Laura3437 17/12/2023

Pra quem curte histórias em uma época medieval eu diria esse livro é perfeito. Trás uma história envolvente com uma perspectiva diferente do que conhecemos dos contos que falam sobre magia, aprendizes e tudo o mais.

Mailza.Novaes 15/12/2023

Uma longa, longuíssima história...
O livro tinha potencial para ser muito bom, mas o autor arrasta demais a história com acontecimentos que não fariam falta. Uma escrita mais "limpa" teria beneficiado o enredo.

O que menos gostei: A construção do universo é pouco abordada (queria entender mais, fiquei curiosa, mas não tive muito entendimento sobre os seres e poderes, não claramente); os personagens são interessantes, mas há pouca abordagem sobre eles além do principal (que eu achei arrogante demais); história longuíssima sem necessidade - talvez o próximo livro seja melhor (?)

Vitoria 14/12/2023

E cade o terceiro livro ne
Estava adiando essa leitura tinha anos pq não queria começar a trilogia sem ter um final, mas acabei cedendo e lendo o primeiro livro mesmo sem ter nem previsão para o lançamento do livro de conclusão. E eu amei!

Esse é um daqueles livros que ler em grupo, com uma comunidade para discutir, faz toda a diferença. Eu li sozinha, sem ninguém para comentar sobre, e ficava me roendo o tempo todo. Eu fiquei obcecada, não conseguia parar de ler, queria mais e mais da história o tempo todos.

Sou uma pessoa que se deixa levar muito mais pelos personagens do que pela historia e, apesar de terem personagens incríveis no livro, devo confessar que o que me manteve mais entretida ma história foram os enredos. Eu so queria saber qual seria o próximo passo, a próxima aventura, o próximo segredo a ser revelado.

É um pouco desanimador saber que não ha previsão para conclusão da trilogia, e por essa razão estou atrasando a leitura do segundo livros, mas isso não me afasta dos videos e teorias sobre a serie e os próximos passos de Patrick Rothfuss.

Lima_Ma.ju 11/12/2023

Emocionante e cativante
?O Nome do Vento? me surpreendeu, e hoje eu digo com absoluta certeza de que é um dos meus livros favoritos. Foi o segundo livro de fantasia que eu li esse ano e me encantou. O sistema de magia é muito bem desenvolvido e é um pouquinho complexo, mas o leitor consegue aprender sobre ele rapidamente e ficar maravilhado com a criatividade do autor. Além de fantasia, o livro também traz um dos romances mais lindos que eu já li. Denna e Kvothe formam um dos casais mais lindos que eu já vi. Gostei muito de acompanhar o crescimento, desenvolvimento da personagem principal, suas aventuras, suas tristezas (essa parte não foi tão legal pq me rendeu algumas/muitas lágrimas) e suas alegrias.
PS: Eu sei que as primeiras 100 páginas podem ser bem prolixas, mas eu prometo que tudo vai melhorar.

Não me leva a sério 11/12/2023

O nome do vento (não descobri)
Gostei da história, a proposta é muito dahora só que acho que o foco poderia ser mais voltado pro grupo misterioso que matou a família do protagonista né, mas ai foca bastante na faculdade e em como o protagonista é esperto, inteligente e bla bla. Mas é muito bom. É tipo 5 capítulos tomando no uc e 1 resolvendo todos os problemas ? Mas a escrita é boa a história flui e me agradou.

Isanaa 08/12/2023

Se o Kvothe casar eu entro no casamento e estrago tudo.
O melhor livro de fantasia que li.
O melhor personagem de todos.
Meu namorado, marido, homem pra vida inteira. Te amo Kvothe??

Felipe Dias 08/12/2023

Esse livro só não é perfeito porque não tem final... o desgraçado do Patrick Rothfuss demora mais que o George Martin pra escrever!

Dani 06/12/2023

O herói de alaúde
Bom primeiramente venho aqui dizer que essa leitura não se engatou tão rápido quanto eu gostaria, mas quando engatou? meu amigo, foi uma semana pra eu terminar viu.
A história do Kvothe contado nessa primeira noite logo me chocou por conta dos primeiros acontecimentos em sua trupe e como ela foi ao fim, me destruiu por completo. Não estava preparada.
A segunda parte vivia em Tarbean foi de um choque maior ainda, muita dureza, humilhação, e esquecimento das origens, é de um desespero ver ele criança sofrendo todos os tipos de abusos que fiquei totalmente desesperançosa. Juro que me custou um pouco a perceber quando ele reagira e decidira ir a universidade.
Nessa parte foi um total esplendor, foi ai que o livro me pegou, toda magia, complexidade, que kvothe passou lá na universidade me inebriou por completo. Tenho que dizer que esperava por muitas coisas mirabolantes e me deparei com algumas coisas mais praticas, me vi confusa por medo dele ter se esquecido do seu objetivo.
Em boa parte da metade da final, admito ter esperado a qualquer momento ser expulso o que me deixou apreensiva já que tinham muitas coisas a serem explicadas. E para minha total surpresa ele não foi expulso nesse livro, como dizem isso ai é assunto para outra historia.
Ao final fiquei sedenta por esclarecimentos, muitas coisas ainda não consigo compreender, acredito que o que mais me pega é a questão do chandriano (por questões óbvias, simplesmente eles escorregam qualquer informação sobre o grupo) e o Bast, me deu muita apreensão, quem é o Bast? Como conheceu o Kvothe? O que ele quer? O que ele é? Não é querendo que o leitor fique com um pé atras do Bast, durante a historia, não é essa minha intenção, só quero respostas.
Dito isso, gostei muito do livro, só não ganhou 5 estrelas, pois estou encabulada por algumas questões não terem sido respondidas e é isso. Um ótimo livro. Preciso URGENTE ler os próximos.

viniciusjm_ 05/12/2023

The best!
Eu me enrolaria muito em descrever, porque eu o amo profundamente, e quando amo algo, minha cabeça não funciona muito bem, mas resumidamente, é o melhor livro de ficção que ja li até hoje. Melhor que ele, somente o segundo

MachadiAninha 04/12/2023

A fantasia mais cheirosa que você lerá
Sim, é pra rir e ter curiosidade com o título dessa resenha, porque se trata disso: tudo é tão bem descrito e bem ambientado que é possível sentir o cheiro do verão em cada página. O Nome do Vento é uma fantasia que eu considero diferente das outras por se tratar de uma precursora de desdobramento do gênero. A ambientação de mundo aqui, por mais que pareça parecida, vai aos poucos se tornando muito diferente de tudo o que você já viu. Isso aqui é delicioso, e por mais que hajam momentos em que vai parecer maçante, vale TANTO continuar pelo o que vem depois!

Kvothe, que no início parecia prepotente e "bom demais" em tudo, agora é o maior dos queridos pra mim. Recomendo de olhos fechados!