Fangirl

Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

Vic 29/12/2020

Fangirl
Uma história leve e empolgante,que te faz querer ler sempre mais. Levi meu personagem favorito, um amor de pessoa.

Fabi129 08/09/2018

LEVI = A ÚNICA COISA BOA DO LIVRO
Bem, bem eu peguei este livro toda empolgada, pensando que ele seria minha salvação nessa maré de azar literária q estou. E CARAMBA, quebrei a cara de novo!
Já li 2 livros dessa autora. O único favorito foi Eleanor & Parker, Anexos no final não foi de todo ruim.
Já Fangirl ficou em falta ao meu ver. Eu esperava mais foco no romance e não foco em fanfics. Tá bem, que a protagonista gosta de escrever, mas a história precisava ser tãooooo só isso? =/ Isso resultou que nos primeiros capítulos não aconteceu nada.
Vamos ser sinceros, se não tivesse isso d fanfics, a história poderia ter sido MUITO melhor!
Agora a única coisa que fez o livro ser prazeroso de ler, foram as pouquíssimas cenas que Cath está com Levi. Amo os personagens masculinos dessa autora, porque ela sempre os fazem serem uns fofos. ^ ^
Como resistir aos sorrisos desse carinha? IMPOSSÍVEL!
A escrita dessa autora não é ruim. Pelo contrário, ela tem uma pegada bem adolescente e que você lê de boa. O enredo que dessa vez não deu muito certo.
O final ficou em falta também. Faltou algumas respostas e algo digno de ser chamado de Epílogo
Não recomendo para quem espera algo recheado de cenas fofas. Agora se é fã de Harry Potter, vá com tudo.
Érica | @aquelacomlivros 09/09/2018minha estante
Já sei que não vou gostar! Tirando da lista...

Fabi129 09/09/2018minha estante
Pode tirar Érica.

Thata.Bernachi 09/09/2018minha estante
Eu sou fã de Harry Potter e não consegui terminar de ler esse livro, e olha que em muitas cenas eu pulava todas as partes da fanfic

Fabi129 09/09/2018minha estante
Essas fanfics foram um sofrimento d ler mesmo. :(

Amanda 06/11/2018minha estante
Também achei as partes da fanfic um parto, mas Carry On é totalmente diferente do que a Cath escreve. Aquele livro é um hino! Graças à Deus eu li ele antes de Fangirl!

percysbtch 28/07/2022

nhe
o livro começou chato e a história demorou a me prender, mas depois fica até legalzinho. achei o casal fofo e tudo, mas sei lá não foi o que eu esperava

Nia 28/01/2021

Romântico, caloroso e apaixonante!
Meu deus! Foi um romance tão fofo. Bom, mas, como qualquer livro, há seus pros e contras. A narrativa foi boa, achei fluída, porém, achei lenta em algumas partes. O livro é grande demais para o enredo, na minha opinião. Teve personagens que não receberam o destaque que deveriam, ou a evolução que deveriam ter. Reagan, que é uma personagem interessante, não foi bem desenvolvida. Os únicos personagem que tiveram alguma evolução foram a Cath, obviamente, e a Wren ? por mais que seja pouca. A trama é interessante, apesar de tudo. Ah, não poderia me esquecer do Baz e Simon. Lendo o livro, fiquei ainda mais com vontade de ler Carry on. Recomendo para quem ama romances lentos, mais lentos que o normal.

Larissa2735 07/09/2022

Reconfortante e identificador <3
Fangirl é para todos que liam (ou continuam) lendo fanfics; para os que se perdem, às vezes, no mundo fictício, por medo do real; para todos que sentem uma pequena ânsia à menção de mudanças ou eventos repentinos; para todos que sentem uma ansiedade absurda ao se relacionar com alguém, não pela falta de confiança, mas por um medo de entrega e exposição; é para todos que procuram as ficções quando a vida está difícil, mas que ainda possuem esperança de possuir algo parecido ao que estão lendo; para todos que possuem paixões e ídolos, e que não têm vergonha de abraçar esse lado fã.

Fangirl realmente foi uma leitura deliciosa. Não por uma escrita magnífica ou trama viciante, mas pela EXTREMA verossimilhança a todos que participaram (ou participam), pelo menos uma vez na vida, de algum fandom. Parece bobo, mas a Rainbow Rowell sintetizou todos os sentimentos que é fazer parte disso: um amor meio irracional por pessoas ou personagens, e a sensação de se sentir parte de algo. Na história, Cath é uma menina de 18 anos que acabou de entrar para a faculdade, e tem dificuldade de conciliar a nova vida adulta com todos os hábitos e rotinas de sua adolescência, como as constantes atualizações de sua fanfic ?Sempre em Frente?. Ao longo da trama, é muito legal perceber, junto com a Cath, que esse lado fã não é algo que precisamos abandonar, porque ele sempre estará conosco. Também é incrivelmente reconfortante como a Rainbow Rowell expressa que não há necessidade de esconder ou de se envergonhar de algo que gostamos muito; no começo, Cath é relutante sobre expressar seu lado fã publicamente (no caso, à sua colega de quarto e ao amigo dela), mas ambos ficam fascinados com seu entusiasmo pela saga e seu talento para a escrita.

Em resumo, Fangirl não é um livro ?marcante?: ele não te fará chorar, ou virar a noite para terminá-lo, mas é extremamente reconfortante e calmo. Acompanhando a Cath, eu me identifiquei absurdamente com a personagem, e pra mim, essa é uma das principais razões pela qual histórias são e devem ser escritas: a possibilidade da trajetória de alguém, mesmo que fictícia, espelhar a de tantas pessoas que, muitas vezes, anseiam por uma identificação, por saberem que talvez não sejam só os que se sentem de tal maneira.

Só não dou 5 estrelas, pois o final não me agradou. Nunca tinha acontecido isso comigo: quando acabei o último capítulo (que eu não sabia que era o último), e encontrei os agradecimentos da autora, achei que talvez eu tivesse baixado um arquivo faltando o epílogo real, mas não, era realmente o fim. Foi meio esquisito, a sensação é de que você não acabou de fato o livro, o que me incomodou um pouco Além disso, esperamos o livro inteiro a Cath terminar ?Sempre em Frente?, e não temos o desfecho de sua fanfic, e nem se ela chegou a terminar (mas 99% de certeza que sim, ela a terminou).

Momento de spoiler, pois preciso falar deles: o desenvolvimento da Cath e do Levi é sensacional. Ver o relacionamento deles florescer ao longo do livro é muito fofo, pois ao começarmos a história, é algo que jamais esperaríamos, e é muito natural. Além disso, me senti muito grata ao ler sobre os medos da Cath: quando estamos imersos na ficção, a ideia de nos relacionarmos e nos entregarmos parece muito fácil e natural, mas na vida real, não é, há um medo genuíno quando é de verdade (mesmo que nem todos experienciem essa mesma sensação). Então, ao ver o quanto o Levi gostava dela, e não se importava de esperar o tempo que fosse até ela se sentir confortável o bastante para, por exemplo, beijá-lo, me aqueceu o coração, porque é muito comum tomarmos decisões precipitadas pelo receio de estar decepcionando quem gostamos, quando o importante é que nos sintamos bem com o que estamos fazendo.
Larissa2735 07/09/2022minha estante
* liam (ou continuam lendo) fanfics

pandachu 08/01/2023

Obrigada levi por salvar a história.
Esse é o livro favorito da minha irmã e ela sempre pediu pra eu dar uma chance, e como eu tava afim de um romance eu peguei pra ler.

A história é boa porém os personagens não me agradam ao todo. A cath é extremamente infantil, ela é sonsa em diversos momentos, ela não parece ter 18 anos e nem estar na faculdade, o mundo dela gira em torno de simon e baz e ela simplesmente não tem outra personalidade além disso e de ser chata, mas enfim mais pro final do livro ela acaba melhorando.

A irmã dela é totalmente o oposto e é chata igual, tem atitudes completamente duvidosas e é uma insuportável na sua maior parte do livro, ate ela voltar a ser gente no final.

Vamos falar do que salva a história e realmente vale a pena: o levi. Que personagem simplesmente incrível, tinha um momento da história que eu ja estava apaixonada por ele, então não tinha como a cath não se apaixonar. Ele simplesmente faz de TUDO O POSSÍVEL por ela, e sem reclamar uma palavra, o que é surpreendente. O personagem é extremamente carismático e não tem como não se apegar. Se o romance deles deu certo, tem que agradecer inteiramente a ele.

writtenbybe 15/02/2023

Eu teria amado se tivesse 13 anos
Eu estava muito animada para esta leitura porque este livro era um dos que eu mais queria ler quando mais nova, além do fato de ter como protagonista uma escritora de fanfic, algo com o qual eu me identifiquei logo de cara, mas? bom, não tenho palavras pra escrever a decepção que foi, e o quanto essa sensação só aumentou a medida que eu avançava.

eu não esperava me deparar com uma personagem principal tão sem carisma, no sentido de que em momento algum ela cativa o leitor a ter por ela, no mínimo, uma simpatia. pode ser pelo fato de ela ser adolescente e tudo parecer muito trágico nessa idade, mas muitas das problemáticas que ela levantava eram chatas de se ler e só parecia encheção de linguiça mesmo por parte da autora, além de forçar aquela narrativa velha até mesmo pra 2013, ano em que o livro foi lançado, de ?não sou como as outras garotas?, que se repetia de novo e de novo e de novo. além da cath, os outros personagens, até mesmo a gêmea dela, não são bons o suficiente pra nós fazer querer seguir, ao menos por eles, o único que se salva é o levi em alguns pontos.

acredito que a autora pecou MUITO no desenvolvimento da história, haviam coisas muito mais interessantes para se abordar do que o romance (ainda que fofo), como a questão com a mãe da cath, que era a causa de todos os problemas internos que ela enfrentava, ou seu relacionamento com a escrita, algo que poderia ser mais aprofundado no sentido de trazer pra ela de forma mais concreta o que ela era capaz de fazer, além do que já conhecia, visto que esse foi uma das coisas que a chateava e trazia medo. o final foi suuuper corrido, e eu acho que quase 500 páginas foram jogadas fora, praticamente, com coisas sem sentido e que não agregaram em nada.

em termos técnicos, achei a tradução ruim, muitas coisas poderiam ter sido melhor adaptadas de forma que a narrativa ficasse mais natural, tudo me pareceu robotizado.

enfim, em resumo, o livro é bom em sua ideia inicial e a escrita da autora não deixa a desejar, no entanto, queria recuperar o tempo que eu gastei lendo.

Giulia 25/07/2021

Gostosinho de ler
Pra falar a verdade, eu me identifiquei um pouco com a Cath. Ela é uma menina introvertida, que facilmente largaria a realidade pra ir para o seu universo literário favorito. Eu faria a mesma coisa. O romance é bem clichê e gostosinho de ler. Eu achei que alguns pontos poderiam ter sido mais desenvolvidos, por exemplo a relação delas com mãe.

Acho que esse livro é bom quando vc quer ler alguma coisa que não precisa pensar muito.

aninha ald. 11/12/2021

Mais ou menos
me deu uma grande ressaca literária e foi muito blé apesar de ter sido até que legalzinho, o final nao teve um contexto foi só ela no seu dia a dia nada muito legal ou extraordinário, recomendo se você gosta de um romance adolescente normal sem nada de incrível e minimamente clichê só pela forma que se conheceram.

Mirella Santos 21/04/2020

Com esse livro, confirmei que sou fã da autora. Não dei 5 estrelas para leitura pois não gostei tanto das partes da narração das fanfics... Tanto da protagonista quanto da criada pela autora mesmo. Em contrapartida, o relacionamento das irmãs e o pai foi algo que me chamou mais pra dentro da história. Cath e Levi formam um dos casais mais fofos que eu gostaria de conhecer. Adorei fazer a leitura, mas Eleanor e Park e Anexos são meus favoritos ainda.
Ps: Preciso ler Ligações pra ontem :)

Nath 15/04/2020

Bom, mas faltou algo
Na verdade, senti falta de muitas coisas. De um desfecho mais bem preparado entre os relacionamentos de Cath e os demais. Ela e a mãe. Ela e o pai. Até os que foram mais explorados, como a colega de quarto Reagan, a irmã Wren e o Levi não foram aproveitados o suficiente, como se sempre faltasse alguma coisa. Eu entendi que é um final super aberto, que não era intenção da autora pegar todas as pontas e amarrar, porém acho que dava pra aproveitar melhor algumas coisas.

O que mais pegou no livro, de fato, foi a metalinguagem. Todo o envolvimento de Cath com a série de livros que ela amava, as fanfictions que escrevia e o desejo de se tornar autora. Isso foi trabalhado até exaustão, inclusive com aqueles trechos do Simon Snow em todo final de capítulo ou até mesmo no meio deles (o que vamos ser sinceros, às vezes quebrava demais o ritmo da história). Mas enfim, um Young Adult que preenche todas as premissas e pode agradar quem está atrás de uma leitura descomplicada. É bonzinho de ler.
ravenclaw 15/04/2020minha estante
Eu comecei a ler esse livro na adolescência e abandonei...

Nath 15/04/2020minha estante
Não é uma leitura que cativa todo mundo, pois falta um charme pra convencer a pessoa a continuar, como a Rowell trouxe em Eleanor e Park. Mas agrada um pouco ao insistir na leitura, porém não o suficiente. Bem mediano mesmo.

gcarvalhx 27/12/2021

hmmm
antes de ler esse livro eu vi muitas críticas, e muitas delas eu concordo. é legal e gostosinho de ler porém tem algumas partes que eu pulei

estherdeos 13/05/2021

A Cath é uma personagem maravilhosa, ela tem vários problemas e várias questões com ela mesma e com outros que trazem uma certa identificação. É uma história leve, divertida e gostosa de ler, segunda vez que leio esse livro e amei tanto quanto na primeira!