Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

RoyalUnicorn 18/06/2017

"Todo ser humano tem um instinto básico de ajudar os outros."
Perdido em Marte conta a história de Mark Watney a primeira pessoa a se perder em Marte. Tudo começa com a tripulação da Ares 3 explorando Marte até que acontece uma tempestade de areia que faz com que uma antena acerte Mark, todos acham que ele morreu então de luto saem de Marte com o VAM para chegarem em Hermes(a nave espacial) e voltar para Terra, o problema é que Mark não morreu, ele está vivo e agora precisa sobreviver em Marte. Watney terá que arranjar um jeito de produzir comida, água e oxigênio se não ele irá morrer, veremos sua luta de sobrevivência para conseguir sobreviver até um determinado Sol em que chegará a Ares 4 sua única esperança de sobrevivência, também acompanhamos Mark tentando achar um jeito de ser comunicar com a Nasa já que a VAM o único meio que ele poderia usar para comunicação foi levada pelos seus amigos. Apesar de ter muito azar ele teve sorte já que os astronautas não tiveram tempo de levar o HAB que é uma espécia de casa usada para proteger os astronautas de uma tempestade de areia por exemplo.
O livro é muito inteligente e muito bem desenvolvido, o Mark é hilário! Eu chorei de rir com as piadas e com as situações que ele vivia. Gostei muito do jeito que o Andy Weir narrou, com os diários de bordo do Mark, da Nasa e algumas vezes com a Ares 3. Os únicos aspectos que fizeram o livro não merecer 5 estrelas foram: O final e o desenvolvimento da tripulação da Ares 3. Vemos Mark evoluir muito porém onde está o desenvolvimento da tripulação? Simples, não tem. Andy tentou mostrar a vida da Ares 3 mas não foi o suficiente, faltou muito coisa. O final foi o que mais me irritou já que o livro é único, ou seja sem continuação, mas o autor deixou o final em aberto e isso foi algo muito irritante que espero que tenham consertado no filme. Sério Andy Weir ninguém se importaria se o livro tivesse 500 páginas só para resolver esses abertos, isso teria deixado o livro perfeito.
Enfim eu recomendo muito o livro! Por favor não percam a paciência com os vários termos científicos, o google está aqui para isso moçada! Espero que se divirtam em Marte tanto quanto eu, boa leitura e lembrem: NADA DE DISCO MUSIC! Pedido especial de Mark Watney para você.

Matheus Barbosa 16/07/2017

Ficção científica autêntica
Para aqueles que gostam de detalhes; que curtem entender o funcionamento das coisas e, além disso, sentem-se motivados por detalhes científicos, Perdido em Marte é uma excelente escolha.

O livro é simplesmente sensacional. A riqueza de detalhes é impressionamente e motivadora.

Se o filme, baseado neste livro, tive 50% dos detalhes que há nesta obra, possivelmente concorrer à uma estatueta iria.

Leo M 20/11/2017

Um conto aleijado...
O livro tem muitas virtudes, mas desagrada na sua visão limitada sobre o aspecto psicológico de um desafio dessa magnitude...

Tenho extrema admiração pela matemática, pela ciência, e pela capacidade do homem em superar obstáculos, entretanto ao ignorar o componente emocional de forma tão sistemática o autor demonstra que desconhece o ser humano na sua característica mais instintiva e emocional..

Ainda assim, apesar de aleijado, é um bom livro infanto-juvenil.
Gleison Marques 09/12/2017minha estante
Só não podemos pensar que, nossa condição psíquica seja igual a do personagem ou de qualquer outra pessoa. Ela pode ter se saído bem, havia muita coisa a se fazer e com a mente ocupada como estava foi suprimindo alguns problemas. Não podemos comparar nossa subjetividade a dele, porque casa um tem a sua. Eu nesse caso com certeza não me sairia bem, mas outras pesssoas se saem. E cada um reage diferente. É um livro no mínimo angustiante e bem elaborado.

ArtCavalcante 11/07/2022

Sci-Fi inteligente com um humor surpreendente! Mas o livro é melhor do que o filme?
A cada página que eu lia, me surpreendia cada vez mais com as peripécias e engenhocas que o personagem principal fazia pra salvar sua vida e se entreter, afinal, é difícil quando se é o único ser humano de um planeta!

O astronauta Mark Watney ficou preso em Marte desde que uma tempestade de areia mais forte do que o esperado surge, e a tripulação da Ares 3 se vê obrigada a cancelar sua missão. Watney sofre um sério acidente e desaparece na poeira da tempestade; a tripulação vai embora crendo que o amigo está morto. Nosso herói acorda no outro dia com um corte horrível e sozinho em um deserto frio e vermelho; sem comunicação, ferido e dotado de apenas seus conhecimento acadêmicos, ele decide embarcar em um luta quase impossível por sua sobrevivência.

Fiquei impressionado com a inteligência, a tranquilidade em meio ao caos e o humor inabalável de Mark! Ele passou por MUITAS coisas que qualquer um que estivesse lendo aquilo diria "não, meu jovem.. agora você vai morrer mesmo, não tem como sair dessa", mas aí ele tira um ideia que por mais perigosa ou idiota que seja, funciona! Ou quase sempre funciona. O sabido é Engenheiro Mecânico e Botânico, ou seja, fazer gambiarra e plantar coisas é com ele mesmo; se tinha uma pessoa que poderia sobreviver ali, essa pessoa é Mark Watney.

A obra tem muitos termos técnicos. Eu confesso que no começo precisei ter um pouco mais de paciência pra ler e entender, já que é preciso ser explicado todo o contexto "NASA - espaço - tecnologia", mas não se preocupe, depois tudo se torna muito natural e tranquilo. A riqueza de detalhes e a originalidade são incríveis! Se você gosta de ficção científica intrigante e bem humorada, Perdido em Marte é perfeito pra você.

Agora, sobre a produção pra as telonas (não se preocupe, não vai ter spoilers): Eu li o livro pra depois assistir o filme, e sem dúvida essa é a melhor forma pra se fazer com qualquer obra. E é claro, encontrei várias coisas que não se encaixavam muito bem.

Primeiramente, a personalidade de vários personagens era completamente diferente; um dos mais gritantes foi Teddy Sanders (administrador da NASA na ficção), no livro ele é extremamente organizado, quase que com TOC por organização, além de apresentar um ar mais tranquilo e "certinho", apesar dele possuir o cargo mais alto na NASA, ele era na medida do possível, bem educado e quase gentil, sem perder a autoridade; no filme ele é um pouco desleixado, autoritário demais, chega a ser arrogante algumas vezes. Além dele, tiveram outros personagens bastante deformados, uns mais que outros; são eles: Mindy Park, Annie Montrose, Mitch Henderson e Beth Johanssen. Não vou me estender muito, apenas grave esses nomes na hora de assistir o filme e compare com o livro. Entretanto, teve três personagens que, na minha opinião, conseguiram ser melhores que os do livro, não estou dizendo que no exemplar eles são ruins, mas no filme eles são mais explorados; são eles: Rich Purnell, Melissa Lewis e Rick Martinez; mas sem dúvida quem se destacou mais foi Rich, ele me surpreendeu sendo mais engraçado e indiferente do que era o original.

Outra coisa: Tem muitas partes e detalhes no filme (mas MUITAS meeesmo), que você só entende se tiver lido antes; dentre eles, alguns acontecimentos importantes que não foram levados em conta, mas isso já era de ser esperado, é difícil um adaptação ser totalmente fiel. Mas sério, foi muito interessante, parece que o diretor fez aquilo, justamente, pra não ser entendido simplesmente assistindo. Inclusive, o final do filme é diferente! mas não é um "diferente" ruim ou que exclua o outro, é mais como um complemento. Não vou entrar muito em detalhes, se não eu estragaria tudo! kkkkkk, maaaas, eu posso disser que tanto a obra escrita, como a cinematográfica, são indispensáveis entre si. O livro sempre será melhor, mas isso não tira a importância do filme.

Espero ter ajudado e boa leitura! ;]

Will 12/02/2018

De tirar o folêgo.
Bem, se eu fosse descrever este livro com uma única palavra, seria... esplêndido.
A forma como é alternado o relato de Watney, com a tripulação da Hermes e o controle da missão na Terra, tira um pouco daquela pressão e suspense causada pela alta chance do Mark morrer.
Mas os momentos de desventura, seguida pela engenhosidade humana e a colaboração mundial, com algumas metaforas singulares próximo do fim da narrativa, contribuem para um clima leve em certos momentos, especialmente pelo bom humor do astronauta a todo momento.
Um livro que sem dúvida eu recomendaria a qualquer um!

Andy 13/03/2018

O marciano
De engenheiro mecânico e botânico a fazendeiro e caminhoneiro. Mark Watney, o famoso homem de Marte, nunca sequer sonhou que teria tantos problemas em sua vida, até ser atingido por um equipamento de transmissão durante uma tempestade em... Marte!

Só o fato de estar em Marte, com um furo no traje para atividades extra veiculares (AEVs), devido ser um planeta de quase vácuo, é problema, imagina estar sozinho, sem nenhum equipamento de transmissão e com pouco mais de 400 dias de comida de astronauta, ainda correndo risco de ficar sem ar? Sim! Mark Watney estava morto, antes mesmo de sequer sonhar voltar para a Terra.

Andy Weir escreveu uma incrível obra cheia de suspense, física, química e momentos engraçados. Ora você está pensando no insucesso da mente brilhante de Watney, ora você acha graça no que o personagem diz. A editora Arqueiro trouxe uma tradução de "The Martian" em perfeito formato, inclusive a diagramação. A leitura foi muito divertida e imersiva. Resultado: amei!

Apesar dos pesares, nosso Deadpool de Marte, Mark Watney, pôs sua mente brilhante para funcionar e conseguiu fazer o impossível: cultivar comida em Marte. É, meus amigos, o cara é um gênio! Eu até diria que é um cientista maluco, pois suas experiências quase o matam. O planeta vermelho está sempre contra ele, mas ele não se dá por vencido, até conseguir sair deste grande e empoeirado lugar.

"Meu traseiro está fazendo tanto pela minha sobrevivência quanto meu cérebro."

Nota: 5 ???

Lily.Lyli 30/07/2022

Mediano.
Parecia que eu tava assistindo o filme, não é ruim mas eu esperava mais detalhes, esperava ele surtar, esperava ele se descabelar porque se você fica perdido em outro planeta e sozinho, sem o mínimo de preparo emocional para isso, você enlouquece ou... Quase. Faltou um bocado disso e faltou o autor ter ido pesquisar mais sobre como é verdadeiramente a vida de um astronauta sem as piadinhas, mas as piadinhas também são boas.

Fábio Valeta 08/07/2018

Perdido em Marte foi um livro que me chamou a atenção desde a primeira vez que o vi na livraria. Contudo, como acontece com bastante frequência no meu caso, demorei meses para adquirir o livro (tanto que quando comprei só havia a edição com o pôster do filme, que apesar de ser um excelente filme, é uma merda ter livros com pôster de filmes) e ainda mais tempo para ler o livro.

Com o livro, mantive a mesma impressão de quando assisti ao filme, que é bem mais fiel ao original do que eu imaginava: uma história divertida e muito bem escrita sobre um humano acidentalmente deixado sozinho no planeta Marte e sua tentativa de sobreviver por quatro anos, quando está prevista uma próxima missão ao planeta, tendo suprimentos para no máximo um.

A história possui muitos mais detalhes técnicos que o filme, mas ainda assim a leitura flui rapidamente. E sendo narrado quase em sua totalidade em primeira pessoa, com base nos diários de missão do protagonista, a história se foca justamente na forma como ele tenta resolver os problemas. Uma história com momentos engraçados e tensos se alternando em vários momentos.

Karlan 29/07/2018

O livro é beeeeeeeem melhor que o filme.
O livro mostra uma habilidade técnica e imaginação com uma narrativa bem agradável e corrida. E o cara está sozinho em marte!!!

Lommy 28/08/2022

Lindo
Foi simplesmente muito bom ler esse livro, a experiência e a emoção durante toda a leitura. Apesar das partes mais técnicas e científicas, foi divertido demais e mesmo sabendo a história por já ter assistido o filme, foi simplesmente muito incrível.

Anabs7 11/09/2022

Perfeito!
Literalmente o meu primeiro livro e juro... prende muito na leitura e faz você viajar junto para Marte e sofrer tbm!!

dica: lê o livro e dps vê o filme!! vai te surpreender...??

Rodriguês 08/11/2022

O livro é muito bom e bem escrito, e mesmo com uma linguagem científica bastante presente dá para entender bem para quem é leigo. O único problema é que ele se apegou muito ao lado científico e técnico ficou muito repetitivo em algumas partes, e sinto que faltou explora mais a condição de Mark Watney como o único homem em Marte, o ponto mais alto do livro é as adversidades que Mark passa e sua astúcia de resolver.

Clarana 31/07/2022

"Vou ser franca: Sob muitos pontos de vista, quase todos na verdade, ele é uma decepção"

Isabela Boscov - Agente Oculto / The Gray