Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Paulo 17/06/2022

Perdido, mas não em Marte
O livro é interessante, muito bacana.
Algumas partes conseguiram me prender bem mais que outras. Perceptível quando você ou lê 15 ou lê 75 páginas de cada vez.
O conceito é muito bom, o protagonista é legal e faz com que a gente se apegue a ele e queira que todos os seus planos deem certo, apesar de sabermos que nem tudo são flores para alguém em Marte desenvolvendo milhões de gambiarras e fazendo de tudo para sobreviver o máximo possível.
A grande quantidade de termos técnicos foi um pouco ?alguém me ajuda?. Tem muita sigla, muito número, alguns nomes estranhos, que embora o autor os explique bem, fiquei um pouco perdido em algumas partes.
O livro é bem fofo, vale a pena.
Ares 4?

Lily.Lyli 30/07/2022

Mediano.
Parecia que eu tava assistindo o filme, não é ruim mas eu esperava mais detalhes, esperava ele surtar, esperava ele se descabelar porque se você fica perdido em outro planeta e sozinho, sem o mínimo de preparo emocional para isso, você enlouquece ou... Quase. Faltou um bocado disso e faltou o autor ter ido pesquisar mais sobre como é verdadeiramente a vida de um astronauta sem as piadinhas, mas as piadinhas também são boas.

Leo M 20/11/2017

Um conto aleijado...
O livro tem muitas virtudes, mas desagrada na sua visão limitada sobre o aspecto psicológico de um desafio dessa magnitude...

Tenho extrema admiração pela matemática, pela ciência, e pela capacidade do homem em superar obstáculos, entretanto ao ignorar o componente emocional de forma tão sistemática o autor demonstra que desconhece o ser humano na sua característica mais instintiva e emocional..

Ainda assim, apesar de aleijado, é um bom livro infanto-juvenil.
Gleison Marques 09/12/2017minha estante
Só não podemos pensar que, nossa condição psíquica seja igual a do personagem ou de qualquer outra pessoa. Ela pode ter se saído bem, havia muita coisa a se fazer e com a mente ocupada como estava foi suprimindo alguns problemas. Não podemos comparar nossa subjetividade a dele, porque casa um tem a sua. Eu nesse caso com certeza não me sairia bem, mas outras pesssoas se saem. E cada um reage diferente. É um livro no mínimo angustiante e bem elaborado.

Clarana 31/07/2022

"Vou ser franca: Sob muitos pontos de vista, quase todos na verdade, ele é uma decepção"

Isabela Boscov - Agente Oculto / The Gray

ana !! 27/07/2022

uma montanha russa de emoções
confesso que dava bem pouco pro livro porque já tinha visto o filme e achei só bem razoável, mas gostei demais da história.
algumas partes são bem emocionantes e eu ficava até arrepiada lendo, os personagens são bem legais, até o resto da tripulação da hermes que mal tem foco eu achei bem interessante de acompanhar, mas também tiveram uns momentos tão chatos, o livro não conseguia seguir um ritmo só, uma hora tudo era tão devagar e na outra tão rápido, mas as partes rápidas pelo menos foram maioria pra mim
mas assim, eu super entenderia se eu visse alguém dizendo que achou o livro um tédio do começo ao fim porque eu preciso reconhecer que as partes científicas podem ficar bem chatinhas de ler pra quem não se interessa por nenhuma área, eu mesma sou formada em química então amava todas as explicações e gostava de ver tudo detalhado, porque eu já tinha uma noção das coisas que ele tentava explicar, talvez se eu não fosse tão fissurada em ciência teria detestado (mas acho que o público alvo desse livro são pessoas que gostam de ciência mesmo então talvez não seja um problema tão grande).

Will 12/02/2018

De tirar o folêgo.
Bem, se eu fosse descrever este livro com uma única palavra, seria... esplêndido.
A forma como é alternado o relato de Watney, com a tripulação da Hermes e o controle da missão na Terra, tira um pouco daquela pressão e suspense causada pela alta chance do Mark morrer.
Mas os momentos de desventura, seguida pela engenhosidade humana e a colaboração mundial, com algumas metaforas singulares próximo do fim da narrativa, contribuem para um clima leve em certos momentos, especialmente pelo bom humor do astronauta a todo momento.
Um livro que sem dúvida eu recomendaria a qualquer um!

Andy 13/03/2018

O marciano
De engenheiro mecânico e botânico a fazendeiro e caminhoneiro. Mark Watney, o famoso homem de Marte, nunca sequer sonhou que teria tantos problemas em sua vida, até ser atingido por um equipamento de transmissão durante uma tempestade em... Marte!

Só o fato de estar em Marte, com um furo no traje para atividades extra veiculares (AEVs), devido ser um planeta de quase vácuo, é problema, imagina estar sozinho, sem nenhum equipamento de transmissão e com pouco mais de 400 dias de comida de astronauta, ainda correndo risco de ficar sem ar? Sim! Mark Watney estava morto, antes mesmo de sequer sonhar voltar para a Terra.

Andy Weir escreveu uma incrível obra cheia de suspense, física, química e momentos engraçados. Ora você está pensando no insucesso da mente brilhante de Watney, ora você acha graça no que o personagem diz. A editora Arqueiro trouxe uma tradução de "The Martian" em perfeito formato, inclusive a diagramação. A leitura foi muito divertida e imersiva. Resultado: amei!

Apesar dos pesares, nosso Deadpool de Marte, Mark Watney, pôs sua mente brilhante para funcionar e conseguiu fazer o impossível: cultivar comida em Marte. É, meus amigos, o cara é um gênio! Eu até diria que é um cientista maluco, pois suas experiências quase o matam. O planeta vermelho está sempre contra ele, mas ele não se dá por vencido, até conseguir sair deste grande e empoeirado lugar.

"Meu traseiro está fazendo tanto pela minha sobrevivência quanto meu cérebro."

Nota: 5 ???

Fábio Valeta 08/07/2018

Perdido em Marte foi um livro que me chamou a atenção desde a primeira vez que o vi na livraria. Contudo, como acontece com bastante frequência no meu caso, demorei meses para adquirir o livro (tanto que quando comprei só havia a edição com o pôster do filme, que apesar de ser um excelente filme, é uma merda ter livros com pôster de filmes) e ainda mais tempo para ler o livro.

Com o livro, mantive a mesma impressão de quando assisti ao filme, que é bem mais fiel ao original do que eu imaginava: uma história divertida e muito bem escrita sobre um humano acidentalmente deixado sozinho no planeta Marte e sua tentativa de sobreviver por quatro anos, quando está prevista uma próxima missão ao planeta, tendo suprimentos para no máximo um.

A história possui muitos mais detalhes técnicos que o filme, mas ainda assim a leitura flui rapidamente. E sendo narrado quase em sua totalidade em primeira pessoa, com base nos diários de missão do protagonista, a história se foca justamente na forma como ele tenta resolver os problemas. Uma história com momentos engraçados e tensos se alternando em vários momentos.

Karlan 29/07/2018

O livro é beeeeeeeem melhor que o filme.
O livro mostra uma habilidade técnica e imaginação com uma narrativa bem agradável e corrida. E o cara está sozinho em marte!!!

Lommy 28/08/2022

Lindo
Foi simplesmente muito bom ler esse livro, a experiência e a emoção durante toda a leitura. Apesar das partes mais técnicas e científicas, foi divertido demais e mesmo sabendo a história por já ter assistido o filme, foi simplesmente muito incrível.

Maria5540 22/02/2023

Divertido, bem humorado e tenso, consegue prender a leitura mesmo quando o papo fica muito técnico. Terei que ver o filme pra conseguir criar uma imagem de tantas coisas que nem sei o que são hehehe

Lala 10/01/2023

Foi uma leitura cansativa pra mim, o autor colocou muitos dados numéricos, o que nao faz meu tipo de leitura, mesmo que a história em si seja interessante.

Layla.Loul 22/04/2023

Envolvente!
Cara, que incrível! Encantada com o suspense e com o quanto essa história foi envolvente! Eu me apaixonei pela inteligência e principalmente pelo humor de Mark logo de cara! Amei o livro, foi uma ótima leitura!

Gabi Mercês 30/05/2023

Esta história leva o leitor em uma jornada incrível! Com toda certeza esse livro entrou para o meu top 10 de ficção científica

Gabes_Ricci 26/03/2023

Meu primeiro livro na área!
As primeiras páginas do livro foram geográficas/científicas o bastante para me deixar pensando que não iria entender quase nada durante a leitura, felizmente não foi o caso! A leitura é surpreendentemente fácil de acompanhar, quanto aos dados científicos apresentados, bem jamais saberei o quão verídicos são, mas definitivamente foram o bastante pra mim.
Outro ponto mais do que positivo pra mim são os personagens, tanto aqueles que estão na Terra, quanto os tripulantes da missão, e principalmente o protagonista foram fabulosos, são pessoas solidárias e otimistas (porque tem de ser), fazendo o possível e impossível para salvar uma pessoa da morte. Particularmente achei que veríamos Mark completamente só, fazendo o impossível para suportar, as pessoas terem notado sua sobrevivência foi uma boa surpresa.

(Na moral o Watney passaria facilmente por brasileiro, esse cara deve ter feito um doutorado em gambiarra pra ser tão bom!)