As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Rauny 22/11/2023

Quando pensei em ler esse livro imaginava ser um conteúdo denso, de difícil assimilação. Agora que li acredito esse ser um livro básico de iniciação as idéias sobre liberdade em todos os aspectos, principalmente no ámbito económico. Acredito que esse livro deve ser um dos primeiros a ser lidos por quem quer investigar mais sobre as ideias do autor.

Ingrid Lúcia 22/10/2023

O básico para começar a entender liberalismo econômico
Se você deseja entender o básico de economia e um pouco pensamento liberal na economia, começa por esse livro. Sendo uma transcrição de 6 palestras que Mises fez As Seis Lições reúne as palestras ministradas, em 1959, por ele na Universidade de Buenos Aires (percebe-se que a Argentina tem um problema com a economia a muito tempo). Sem mais, apenas nota 5 para esse senhorzinho fofo.

Caruso 14/10/2023

O livro é perfeito para entender o básico sobre sistemas políticos e é ótimo para quem se interessar em liberalismo, uma leitura bem rápida mas muito eficiente!

Mitsuki 05/10/2023

Uma boa introdução ao liberalismo
O livro ?as seis lições? é uma coletânea de 6 palestras do economista austriaco Ludwig Von Mises quando ele foi a Buenos Aires, este livro é fundamental para quem quiser conhecer mais a filosofia do liberalismo, apesar de ter sido publicado em 1951 continua sendo uma leitura muito relevante para aqueles interessados em compreender o pensamento econômico liberal.
Este é um dos melhores livros para quem quiser começar a entender sobre o liberalismo devido a sua linguagem clara e simples, neste livro é compilado os principais tópicos abordados por Mises mais aprofundadamente em outros livros. O livro é dividido em seis capítulos e possui 180 páginas, dentre esses seis capítulos cada um se trata de uma ?lição? específica, sendo elas respectivamente: socialismo, capitalismo, intervencionismo, inflação, investimento estrangeiro e políticas e ideias.
E apesar da linguagem simples e de ser um livro introdutório, Mises consegue explicar de forma clara diversos tópicos complexos como a ação humana, a lei da utilidade marginal, a formação de preços, a função do empreendedorismo e o ciclo econômico, de uma maneira acessível para leigos e especialistas.
Além disso, Mises destaca a importância do empreendedorismo na economia, enfatizando como os empresários desempenham um papel crucial na alocação eficiente de recursos e na criação de riqueza. Ele também discute os perigos do intervencionismo estatal na economia, alertando para as consequências negativas da interferência governamental no mercado econômico. É citado como exemplo o imperador Diocleciano que preocupado com a inflação que estava gerando muitas revoltas populares, impôs a todos os domínios romanos uma tabela de preços para mais de mil mercadorias e serviços, de acordo com os historiadores, mercados paralelos foram criados e a economia romana piorou ainda mais, o que culminou no seu abandono do posto de imperador.
No entanto, é importante destacar que "Seis Lições" também tem suas críticas. Alguns argumentam que ele não leva em consideração adequadamente os desafios e complexidades do mundo real. Além disso, suas ideias são frequentemente vistas como controversas e até mesmo impraticáveis por aqueles que defendem uma maior intervenção governamental na economia.

Layanne 22/09/2023

As seis lições de Mises:

1- Capitalismo
2- socialismo
3- Intervencionismo
4- Inflação
5- Investimento externo
6- Política e ideias

Nos seis pontos apresentado Mises nos mostra a importância da liberdade econômica, da iniciativa privada e o quanto o poder deve estar descentralizado das mãos do governo. O capitalismo nos propõem riqueza e liberdade econômica. O socialismo totalitarismo e concentração nas mãos do estado.
Quando o estado gasta mais, menos as pessoas compram, sendo assim o poder de compra diminui, e assim temos mais inflação.

Fica claro o quanto uma economia de livre mercado é importante para a sociedade, a iniciativa privada nos permite isso.

Luiz felipe 11/09/2023

Revolução do Liberalismo
Primeiro, acredito a importância de destacar o conhecimento e importância das ideias de Ludwig Von Mises, filósofo que foi contra o status quo de seu período, período de ampla difusão de ideias comunistas.
O livro define premissas básicas do que ele acredita ser o modelo ideal, elencando de forma assertiva pontos como inflação, intervencionismo e formas de alavancagem (capital estrangeiro). Acredito que, como não podemos separar completamente a politica da economia, ele aborda ambos, mas vejo mais segurança em suas teses econômicas, falta um certo ?humanismo? em suas ideias.
Ademais, Mises apresenta em diversos momentos forma de combater ao comunismo, quase como se criasse uma legião de liberais, acredito que seu livro agrega mais quando suas ideias são transmitidas de forma mais ?pura?.
No final, me impressiona como LVM consegue passar de forma tao rápida e assertiva temas tão densos, realmente um grande mérito do escritor. Suas ideias são muito qualificadas e valem principalmente para os dias atuais, recomendo sua leitura para todos que desejam entender mais sobre o neo liberalismo.
PS: impressionante como algumas coisas são tao claras hoje, mas não em seu tempo, e como podemos fazer comparações a governos atuais e males que ele ?previa? e que realmente acontecem.

lipelimma 05/08/2023

⭐⭐⭐⭐ Page-Turner
⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Isa Moura 29/07/2023

Somente as boas ideias podem iluminar a escuridão
?Sempre que tentamos convencer um grupo de pessoas que não depende diretamente da solução de um problema, o fracasso é certo?

Tai Ramalho 23/06/2023

Livro de fácil entendimento, objetivo nas palavras e necessário a todos que procuram aprender sobre o mínimo de economia

GABRIELinHELL 09/06/2023

Okay...
Mises se baseia em argumentos falaciosos, simplistas e ideológicos, ignorando as contradições, as desigualdades e as crises do sistema capitalista. Além disso, Mises demonstra um desconhecimento profundo da teoria e da prática do socialismo, reduzindo-o a um regime autoritário e ineficiente, sem levar em conta as diferentes correntes e experiências históricas do movimento socialista. Por fim, Mises confunde política com ideologia, defendendo uma visão liberal e individualista que nega a importância da participação democrática, da solidariedade coletiva e da transformação social.
Mathfms 15/01/2024minha estante
Várias correntes? todas por água abaixo.
Os argumentos não são falaciosos, mas, concordo, são simplistas, visto que a obra não é um livro em si, mas um compilado de transcrições de palestras.
Acredito que você precise estudar até onde vai seu ego, ao afirmar que um dos economistas mais condecorados que já existiu, que inclusive viveu a experiência de fugir da repreensão estatal de um Estado centralizado autoritário, tem um ?desconhecimento profundo? sobre o sistema intervencionista socialista, que, em todas as suas tentativas de implementação, gerou apenas fome e miséria.

BCasf 26/04/2023

O livro traz a transcrição das seis palestras dadas pelo autor na Argentina. A linguagem é de fácil entendimento, tornando o livro as seis lições a porta de entrada para a escola austríaca de economia, bem como, para a filosofia liberal. Recomendo!

Renata 24/04/2023

Excelente para quem ainda é leigo no assunto!
O começo do livro é bem chatinho, não interessa tanto a história dele antes de saber exatamente o que se trata! Eu preferi pular essa parte e ir direto para as palestras que de fato é o que importa e achei MUITO bom, explicações claras e sucintas sobre os conceitos listados! E só depois voltei na parte do início quando já estava mais adepta ao assunto! Recomendo bastante!

Gustavo 14/04/2023

Essencial
Livro curto e rápido mas com conteudo enssencial para compreender a visão liberal sobre a economia e o quanto o socialismo é prejudicial.

Sophi53 03/04/2023

O livro as seis lições aborda superficialmente assuntos políticos de um ponto de vista liberalista.
É um livro para pensar se está de acordo ou não com o que você acredita, tenta explicar o ponto de vista de um liberalista não falar apenas fatos.
Um livro genuinamente simples de se entender, por mais que seja um livro com conteúdo abstruso