A Formatura

A Formatura Joelle Charbonneau

Resenhas - A Formatura

Cherry Mari 11/04/2024

4/10
SIMPLESMENTE o pior livro da saga e um dos piores finais de triologia que já li, PQP, que final mer*a foi aquele? plm ruim demais, não indico pra ninguém, a escritora simplesmente fez um final corrido, sem explicar absolutamente nada, deixou muita coisa aberta, minha eu de 13 só podia estar chapada pra ter gostado disso ?

Tamara Brekker 30/12/2023

O teste final é o mais mortal
O livro não é ruim,mas confesso que me decepcionou um pouco,eu acho que essa trilogia prometeu muito e não entregou tudo,o começo dos três livros é arrastado e só acontece algo de interessante nos últimos capítulos,esse último livro foi bom mas podia ter sido melhor,nas partes finais aconteceu umas reviravoltas que na minha opinião foram mau aproveitas e mau explicadas, admito que não entendi muito bem o final e acho que ele deixou a desejar

Rose 13/11/2023

No último volume da Trilogia tudo pode acontecer, e claro, os leitores já tem algumas idéias em mente, até por conta de outras histórias do tipo.

Mas confesso que o fato de ver a Presidente colocar tudo, literalmente tudo, nas mãos de Cia me deixou um pouco chateada.

Sim, eu sei que ela é a protagonista, mas acho que seria mais coerente uma ação em conjunto, afinal estamos falando de uma guria de 17 anos que nunca nem havia saído de sua pequena cidade ou colônia, como são chamados na trilogia.

Mas enfim, Cia tem em mãos uma lista de nomes do qual ela deve matar para acabar com os testes.

Aqui ela enfrenta dois problemas: a própria crença de que matar é errado e como ela iria planejar estes assassinatos, e pior, em tão pouco tempo?

Sozinha seria algo impossível, mas em quem confiar? Se nem as próprias pessoas próximas à presidente são confiáveis?

Com um governo corrompido, a revolução comprometida, e a liderança dos testes cada vez mais prestigiada,  Cia vai precisar de toda sua capacidade e intuição para vencer este desafio.

Confesso que esperava mais ação neste volume. E até agora estou tentando entender o motivo da fuga de Cia. Pra mim seria mais fácil colocar a culpa na pessoa que invadiu o quarto dela do que nela.

O livro não é ruim, mas em comparação aos outros 2, pelo menos para mim foi o mais fraco. Mesmo assim, é uma distopia que vale a pena conhecer.

Vinicius 31/10/2023

Demorei muito para acabar a saga, mas finalmente veio ai, na minha opinião não é a melhor saga de distopia, mas ela consegue entregar suas críticas e ter seus momentos de tensões, não acho os personagens tão envolventes e as vezes é chato o jeito como eles parecem Minions da Cia, apenas tão lá pra seguir ordens e ir a onde ela mandar o que é pior porque parece que todo o fardo fica para ela carregar.

Heloisa 25/10/2023

Esse livro melhora do meio pro final, apesar que ainda achei muito nada a ver uma adolescente ser responsável por coisas tão importantes

Loh 05/10/2023

A formatura
Essa saga e eu temos uma história. Ganhei o 1° volume desse livro, de maneira bem aleatória. Depois que li, fiquei pensando nele dias e dias e descobri quando cheguei ao fim que tinha outros 2 volumes. Me dediquei muito pra comprar e ler as continuações, inclusive comentava muito com minha mãezinha (que não está mais aqui comigo, está na glória ?) e ela também queria muito que eu comprasse esse livro. Coincidentemente depois da morte dela, os dois estavam ali disponíveis pra compra e eu fui, comprei e aguardei o momento de ler. Li os 3 ( o 1° volume pela 2x) e eu só conseguia pensar que eu queria muito contar pra minha mãe tudo que eu achei desse livro, como n posso, escrevo abaixo:
Eu fiquei anestesiada vendo tudo acontecer, eu lia e simplesmente esquecia que estava lendo, achei que eu mesma estava ali, fazendo parte do teste. Cia se mostrou corajosa e foi além das expectativas que eu tinha pra ela. O livro tem muita ação, muitos plots no meio do caminho e quando chega ao fim e tudo se encaixa, você ainda para e pensa: ?tem mais? Queria continuação! E isso? E aquilo?? Pq eu me SENTI AMIGA da Cia, queria saber se teve filhos, como foi depois do último teste, será que tudo que ela espera do seu futuro dará certo? Me identifiquei muito com ela e amei ter encerrado essa saga! De um livro de lá de 2018, refletindo em mim até hoje. Foi um prazer!

Ota Fumiga 06/07/2023

Nem teve formatura
Esse ultimo livro só deixou claro que O Teste deveria ser uma duologia e que toda a enrolação do segundo e a mediocridade desse terceiro poderiam ser editados em um livro só pra termos um final minimamente ok
Apesar de muitos erros do segundo livro estarem presentes aqui, eles aparecem em uma quantidade menor. Aliás gostaria de comentar sobre a tradução da trilogia que tem erros em todos os livros o que potencialmente pode ter impactado a leitura pra mim, porém mesmo se esses erros técnicos não existissem o livro continuaria não sendo lá essas coisas.
Toda a trama gira em torno de pessoas que são meros peões de um esquema muito maior que eles (que não faz sentido) e durante o livro são tratados como a última esperança da humanidade e acreditam fielmente nessa baboseira.
Isso somado a dezenas de dialogos expositivos e a personagens sem carisma é a fórmula do fracasso, pois até questões que seriam interessantes de serem abordadas são tratadas pela visão da Cia com um falso moralismo irritante.
Mesmo melhorando algumas coisas da atrocidade do segundo livro, as melhoras não foram suficientes pra recuperar a integridade da história estragada anteriormente e mesmo entregando um final minimamente decente você termina esse último volume com um sentimento agridoce.

OBS: Eu devo ter perdido alguma informação durante a leitura porque só isso justificaria a escolha do título desses livros. O segundo livro não teve nenhum estudo independente e esse aqui não teve nenhuma formatura. Qual o sentido???

Camilla 06/06/2023

Desenvolvimento de personagens, a gente não vê por aqui!
Bem, vamos lá!
Vou resumir nessa resenha a minha experiência com os três livros.
A ideia dessa distopia é boa mas mal executada eu diria. Achei interessante o desenrolar das coisas e as explicações para os testes que os alunos passavam a fim de se tornarem líderes competentes mas ao mesmo tempo ficou muita coisa sem fazer sentido algum.
A tal reviravolta do final poderia ter sido muito mais bem explorada, assim como os personagens da trilogia.

Eu, particularmente, não consegui me importar com nenhum deles, pois não consegui me conectar às histórias deles. No máximo, senti uma leve simpatia ou antipatia mas não o suficiente pra ligar pra qual seria o destino deles. Queria ter me apegado e torcido pelos personagens mas a autora falhou em trazer essa proximidade com eles ao não dar um desenvolvimento digno pra cada um.

Desde o início o Tomas só serviu de muleta pra Cia, mesmo com as experiências dele do teste, ele nunca foi relevante além dos propósitos dela. Quando a autora teve a chance de desentrelaçar ele dela e desenvolver melhor o personagem e seus traumas, ela resolveu que uma cena era o suficiente pra isso e logo em seguida colocou ele como cachorrinho dela novamente.

O Zeen era um personagem que tinha tudo pra ser relevante, mas foi colocado de lado durante a narrativa quase toda pra no final ter um impacto que não funcionou porque também foi muleta da Cia. Na real todos os estudantes foram usados pra isso. Pra girar em torno da Cia, das suas habilidades de liderança e das consequências de seus atos. Os poucos que tinham sua individualidade não foram desenvolvidos e foram jogados pra escanteio, vulgo Enzo, que tinha uma conexão com a rebelião que nunca foi explorada, Ian que era um personagem interessante e que tinha um grande papel a cumprir e Stacia que nunca entendemos realmente pois a autora não achou importante abordar a personagem direito. Raffe foi o que melhor foi desenvolvido e ainda assim faltou informação e o arco de redenção do Will não foi coerente de forma a conectar o que aconteceu no teste com as decisões finais dele, novamente, faltou desenvolvimento.

Helio Oliveira 31/05/2023

O final me surpreendeu, teve um plot twist até que interessante, porém meio preguiçoso os 2 últimos capítulos, parece que foi feito tudo na correria.

Katlyn.Pereira 26/03/2023

Eu diria que essa série manteve o mesmo nível do primeiro e do segundo. Eu achei que a autora soube desenvolver bem a história, deixar você doida lendo sem saber o que vai acontecer e se questionando várias vezes se é realmente aquilo ou não.

Uma leitura muito leve, onde o leitor consegue acompanhar direitinho o raciocínio complexo dessa mente brilhante que é a da Cia. Achei apenas que final poderia ter sido desenvolvido de uma outra forma, apesar de não ter sido ruim. Particularmente gostei bastante pela forma lógica que é pensada a história.

Gabriela.Marques 09/03/2023

Não foi uma trilogia que funcionou para mim, talvez eu só seja muito chata. Os livros são ótimos com personagens intrigantes e várias viradas na história. O final ficou um pouco em aberto, sem sabermos quem era o lado que realmente estava falando a verdade, fica a nossa interpretação.

Ju Martinez 28/02/2023

Um livro bom, o final não muito surpreendente, um pouco clichê. Personagens bons que poderiam ter se desenvolvido mais.

Luciana 10/02/2023

Começou muito bem essa trilogia, mas o último livro foi sem pé nem cabeça, sem plot, sem explicação.
Enfim, achei bem chato.