Apenas Um Dia

Resenhas - Apenas Um Dia

Yas 07/10/2021

Apenas um Dia
Impressionante
Coloquei muita expectativa em cima desse livro, estou há muitos anos querendo ler e finalmente li, porém não foi nada como esperado, o que não quer dizer que não tenha sido bom.
No início a protagonista é chata, me irritava a forma como ela criou um apego ao garoto e tinha ciúmes dele, entretanto, a viajem deles de apenas um dia foi bem aventureira.
Gosto de como a história se desenrola, apesar de que no início não tenha curtido tanto. Fui folhear as paginas na parte 2 e descobrir que o pp não estaria na história me desanimou, mas a Gayle escreveu uma história de autodescoberta que me fez refletir, lulu é uma personagem comum, recatada, inteligente, certinha, boa moça que conhece um cara que a transforma, o que a diferencia do resto é como ela teve uma jornada de autoconhecimento, como ela passou um ano inteiro focada em si, nos seus gostos, nos seus sonhos, sair da asa dos pais e ir se jogar no mundo. Eu me aproximei muito da Allison justamente por estar passando por um momento parecido, temos a mesma idade e vivo sob o conforto dos meus pais, não sei o que eu quero da vida, não sei como lidar com decisões (por isso deixo que minha mãe as tome por mim), não sei quem sou.
Conhecer o melhor amigo dela me fez refletir demais sobre personalidade, eu realmente preciso escolher uma e mostrar apenas essa para todas ou eu posso adequar a mim mesma a certas ocasiões e pessoas e mesmo assim não me perder, mesmo assim estando mostrando uma parte de mim? que mesmo que eu não seja a mesma com x eu serei outra com y? que no fim eu sei quem sou e sei a minha verdade? esse livro me mostrou que sim, que eu não preciso estar ligada a apenas uma conduta, eu posso ser quem eu quiser, posso ser varias coisas e ainda assim ser eu mesma.
A alisson possui uma das melhores evoluções que conheço, e é muito gostosinho de ver como a mulher cresceu e está se jogando no mundo.
O final me deixou MUITO ansiosa e nervosa, já to doida pra pegar apenas um ano para descobrir qq foi aquilo.

Lia 27/09/2021

Ódio!!
Nunca passei tanta raiva lendo um livro como eu passei lendo esse, juro, odiei todos os personagens, não gostei da escrita da autora, sinto que é arrastado e não parece estar te levando a lugar nenhum.
Primeiro eu achei que ele tentava ser um clichê romântico e tals, mas de repente virou uma coisa mais reflexiva sobre como o amor pode machucar e etc, ou seja, uma vibe mais Colleen Hover, mas no final não foi nenhum dos dois, ficou perdido no limbo, sabe?. Enfim, odiei.
Malu 28/09/2021minha estante
cria todo um suspense pq o garoto sumiu e no fim n diz pq nem esclarece nada

Karin ACS 26/09/2021

Maravilhoso
Que livro, devorei os doisem uma semana. Fiquei com vontade de visitar Paris
e ler Shakespeare . Não conseguia parar de ler. Pois os personagens são lindos e tu te envolve na trama, fica torcendo para eles se encontrarem logo mas tudo dá errado. Recomendo demais a leitura conjunta dos dois livros este e Apenas um Ano.

Pêpe 22/09/2021

Lindo
Eu comecei a ler, bem sem vontade mesmo, mas eu já tinha começado né.
A história é da Allyson e do Willem, eles se conhecem quando ela está fazendo um tour pela Europa, e ele está fazendo ema peça de Shakespeare, assim que ela o vê fica encantada.
Eles voltam a se encontrar por acaso no trem e a convida para ir a Paris que ela não conseguiu ir.
Os dois acabam descobrindo lugares bem diferentes e passam um dia juntos, e lógico ela se apaixona por ele, que some, simples assim.
A Allyson passa por momentos bem difíceis por conta disso, e depois de um ano de tanto relutar, ela resolve voltar a Paris pra saber de alguma coisa sobre ele.
A história é uma graça bem docinha, e a gente torce o tempo todo pra que ela o encontre.
Fiquei com vontade de conhecer Paris...

Brenda 19/09/2021

Apenas um dia
Já assistiu ao filme Before Sunrise? Gosta da premissa de dois estranhos se encontrarem e subitamente sentirem uma conexão inexplicável? Bem, essa é a história desse livro. Duas pessoas completamente diferentes que se encontram na Europa, eles não têm muito em comum e ao mesmo tempo são extremamente parecidos.

Diálogos inteligentes, um cenário europeu que faz a gente ter vontade de largar tudo e viver esse sonho!

Esse é um dos meus livros favoritos desta escritora, ela queria personagens que são extremamente reais e profundos. Fala sobre juventude, e auto conhecimento. A jornada da protagonista é muito linda! Recomendo muito! (E sou mega suspeita pois já amo a Gayle Forman de coração)

gih 08/09/2021

Espetacular!
Um livro que me deixou sem palavras, e que me manchou para sempre.
Nele você logo de cara começa a ver sobre a vida corrida de Allyson, uma vida planejada, organizada, e problemática feita por sua mãe. Com o decorrer da história vamos vendo as mudanças pela qual ela vai passando, e a maior loucura que ela já fez: não seguir regras e passar um dia com um estranho (Willem) que ela conhece em uma viajem escolar para ver Shakespeare, no caminho acaba se deparando com o inesperado, o acaso, talvez? E depois de uma longa noite ela se encontra com ele no trem e ele leva ela à Paris. Nessa loucura viajem ela vai com a mala vazia: sem preocupações, sem medo, sem ser ela, apenas sendo Lulu que um dia foi para Paris por um dia com Willem. Frustrações, confusões acontecem e ela acaba voltando, ela foi com a mala vazia mas voltou cheia: cheia de dor, dúvidas, manchada para sempre. Depois de longos meses ela resolve encarar o acaso, encontrar Lulu de volta, e encontrar Willem, nesse caminho ela conhece pessoas maravilhosas que a ajudam nessa jornada, procurando pistas, e vamos vendo a evolução de quem ela é nesses meses, e vemos ela encarando seus fantasmas passados, até sua mãe. Depois de tanta aventura e luta para provar que realmente aquele dia não foi só um dia, ela vai para Paris de novo à procura de respostas e aos poucos encontra Lulu, e pistas para achar Willem, quando você acha que acaba aparecem mais coisas, ela finalmente o encontra, mas será que ele queria ser encontrado?
Uma história de amor inspiradora com uma ponta entre o autoconhecimento e a paixão. Um dia seria insuficiente para algumas pessoas, e um dia são mais que suficientes para outras. Uma história típica de Shakespeare, intensa, dramática, melancólica, inspiradora, linda... Tudo o que tem direito.
No final você só quer mais, você aprende e se apaixona junto com a protagonista por Paris e conhece um pouco a Europa, mas o melhor é que mesmo você querendo que desse certo, você se sente feliz pelas conquistas que ela teve, e se sente satisfeito com isso se esse for o final.

Isa 05/08/2021

Não sei muito sobre as obras de Shakespeare, mas esse livro me deu vontade de saber um pouco mais. A história é ótima e eu me identifiquei muito com a Allyson em algumas partes. Foi incrível ver o desenvolvimento dela e como tudo mudou após um dia. Se quiser saber mais sobre o final, leia o segundo livro ?apenas um ano? . No final dele, é mostrado um pouquinho mais o que acontece depois daquilo.

Mariane.Silva 19/07/2021

Muito bom!
Comecei detestando a personagem principal, a mãe dela e a melhor amiga dela. Mas, durante o dia em que acompanhamos ela e o ano que se segue após esse dia, podemos notar a transformação enorme pela qual ela passa. Achei bacana como ela conseguiu se descobrir, sair da apatia e, principalmente, impor suas vontades em nome de uma lembrança. Muito bonito! Estou ansiosa para ler a continuação.

santannie 07/07/2021

Um livro que nos deixa com vontade de viver um romance de um dia
Esse livro me trouxe a mesma sensação de assistir ao filme ''Before Sunrise''. Viver um dia de romance intenso, jovem e apaixonado nos dá vontade de pegar um trem na Europa e torcer pra viver isso também. Li muito rápido porque a leitura é realmente muito gostosa apesar de depois se tornar um pouco frustrante.

Gabii 01/07/2021

Antes de ler eu estava com um pouco de receio, pois li alguns livro da autora que eu não gostei
Mas esse livro é realmente muito bom!
Estou louca para ler a continuação que é Apenas um Ano

Luciano Otaciano 29/06/2021

Livro muito bom, mas não espere mais que isso!
Esse foi um daqueles livros que agarram o leitor logo na primeira página. A proposta de largar tudo pro alto, fazer uma “loucura” por um dia e, simplesmente, viver o que a vida tem para oferecer é tentadora e praticamente todo mundo já passou por um momento assim. É aí que conhecemos a jornada de Allyson, uma jovem bem tranquila, que sempre foi uma filha exemplar, uma aluna exemplar, sem muitas surpresas, sempre seguindo as regras… Eis que, ao final de um excursão de formatura pela Europa, ela esbarra com um holandês charmoso e de espírito livre que a convence a ir para Paris com ele por um dia. Vamos acompanhar, então, um dia na vida dessa garota com um cara que ela acabou de conhecer, numa cidade apaixonante que ela nunca visitou e com poucos euros no bolso. O pesadelo de qualquer mãe ou pai, o sonho de (quase) todo jovem. É encantadora a forma como Gayle Forman cria o ambiente, a personalidade dos dois (principalmente de Allyson), os conflitos de dois turistas aproveitando um único dia juntos numa cidade com tanto para ver e absorver. Realmente, a escrita da autora tem uma melhora absurda de, por exemplo, Se Eu Ficar (mais sucesso de Gayle, que até teve uma adaptação para as telonas) para Apenas Um Dia. Allyson é uma personagem muito real e fácil de se identificar. Se você foi o nerd da época da escola, que preferia ficar em casa fazendo qualquer coisa à ir numa festa beber ilegalmente, 99% de chances de se ver na personagem. Os medos, as expectativas para o futuro, as dúvidas são todas muito pertinentes e conversam bastante com a fase de fim do ensino médio e início da faculdade. Essa vontade de ser uma versão melhorada de si mesmo, mostrar-se diferente para novas pessoas que ainda não te conhecem, mas ao mesmo tempo sem perder sua essência é uma grande preocupação dessa idade e Gayle Forman conseguiu passar isso para sua personagem com maestria.
Mas é claro que tudo que é bom dura pouco… Depois dessa aventura inusitada somos jogados na vida da Allyson universitária, já um ano depois dos acontecimentos daquele dia. E é aí que tudo começa a ficar muito melhor. Embarcamos numa jornada de autoconhecimento e discussões sobre o sentido da vida e a consequência das escolhas que fazemos. A jovem se vê perdida num curso que não sabe se é o que realmente quer para sua vida, ainda pensando naquele dia em Paris ao lado de um completo desconhecido, tendo algumas desavenças com os pais super controladores e com a melhor amiga de infância. Novas amizades surgem, novas oportunidades também e Allyson percebe que precisa tomar as rédeas de sua vida e, quem sabe, mudar o rumo de sua história. Não vou falar muito mais que isso para que você possa aproveitar a história em sua experiência completa e, para não soltar spoiler. Porém, preciso dizer que, ao criar diversas teorias e expectativas sobre o final que (para mim) seria o ideal, acabei me frustrando um pouquinho. Contudo a obra é excelente. Recomendo! Em resumo, APENAS UM DIA é um livro muito bom de ser desbravado, principalmente se você o ler sem altas expectativas, uma vez que, a experiência pode se tornar uma grande frustração, ou não dependendo do grau de expectativas que o leitor coloca na obra. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

Thaís 17/06/2021

"As pessoas que fingimos ser já estão dentro de nós!"

Talvez seja um momento meu, mas a identificação com Ally em seu conflito em ser achar encontrar se conecta com meus sentimentos.

Um livro encantador, ansiosa para ler o desfecho!

Lala 17/06/2021

Amei
Uma leitura que te prende, li sem parar a parte 1, mas como todo bom livro existe uma reviravolta, fiquei bem puta com oque aconteceu mas amei o final!

letty biachi 29/05/2021

se esse livro fosse melhor, seria a trilogia before (filmes)
até a metade desse livro, a história realmente se passa em um dia, e foi perfeito, quem não queria viajar pra europa e viver um romance assim? mas depois disso, não sei, acaba ficando meio enrolado e não empolga muito, mas claro, tem partes que salvam, tipo as aulas de francês dela, mas em compensação tem outras lá pro final que fazem o willem parecer uma pessoa completamente diferente que te deixa na dúvida se e ainda é o mesmo pelo qual você (e a protagonista rs) se apaixonou.

Kaike 28/05/2021minha estante
Esqueci de acrescentar que eu também não gostei das falas em francês, poderia ter pelo menos a tradução pra ter uma base do que tá sendo lido, muitas vezes é dito oque eles falam, mas muitas vezes também não.
Isso deixou mais chatinho e cansativo.