Criatividade S.A.

Criatividade S.A. Ed Catmull...

Resenhas - Criatividade S.A.

Nie 05/09/2021

Um Livro Essencial para os Criativos
Esse livro é uma leitura recomendado para pessoas que trabalham ou se interessam pela área criativa. Com uma leitura fácil e cronológica, Ed Catmull discorre sobre a fundação e sobre as interperies de se administrar uma das maiores empresas do mundo.

Bela 19/02/2021

Eu amo livro de negócios e amei esse livro com toda força!! A forma como Ed Catmull tinha um sonho e não parou até que ele fosse realizado, o quanto John Lesseter agregou para que isso fosse possivel e, não podemos deixar de citar Steve Jobs, que foi essencial para o crescimento da empresa. Um bônus desse livro é a forma como Steve é retratado, muito diferente dos filmes que vemos sobre ele.

@mauricio_damascen 23/10/2020

E um ótimo livro para expandir a forma como o administradores de empresas cumprem suas funções tendo várias dicas sobre como gerenciar pessoas estimular mas a proatividade no ambiente de trabalho além de também fazer um embasamento sobre como nos auto aperfeiçoar tanto na área em questões técnicas como também nas relações sociais.

Marina516 27/06/2023

Criatividade que inspira
O livro, apesar de ter um foco maior na parte empreendedora da Pixar e sua cultura de criatividade, também aborda muito bem toda a trajetória da empresa, contando cada detalhe de sua fundação e crescimento no mercado.
Sinceramente, não tenho nada a reclamar, no livro, Ed. Catmull aborda muito seus pensamentos e analogias sobre como liderar uma empresa, especialmente quando se está criando ela ao mesmo tempo. É uma história absurdamente inspiradora e contagiante
Além de tudo é impossível ler esse livro e não ter sentimentos nostálgicos ao ver algumas das ideias originais de filmes que via quando eramos pequenos, ver como cada um deles teve suas dificuldades e o tamanho do impacto que tiveram da indústria das animações
O livro também nos mostra como a Disney foi essencial pra Pixar, mas, ao mesmo tampo, sem a Pixar talvez a Disney não estivesse mais aqui também, mostrando uma mutualidade em seus trabalhos muito incrível
A cultura apresentada no livro sobre ambiente de trabalho e criatividade são inspiradores e admiráveis, é quase impossível não ter vontade de trabalhar lá ou em algum local com ideias parecidos com os da Pixar
Ed também nos fala especialmente sobre os cofundadores da Pixar, Steve Jobs e John Lasseter, e é muito lindo ver como a história deles é interessante e, especialmente a de Steve, muito diferente do que costumamos ouvir por aí
Em geral, amei o livro e creio que qualquer pessoa que goste de empreendedorismo ou animações deveria colocá-lo nas suas prioridades de leitura

Erika 02/02/2021

Um mundo para explorar
Se for pra descrever de forma simples esse livro: Um mundo para explorar. Foi uma leitura de certo modo tocante, escrito pelo diretor da pixar, ele conta toda a trajetória que passou com a empresa, expõe questões organizacionais e de liderança, erros e acertos, e o mais incrível: como manteve a criatividade em evidência dentro da empresa.
Os filmes da pixar sao icônicos, históricos,
porém fazê-los e deixa-los da forma que são, vai muito além de animação, cada página foi uma descoberta sobre os processos da empresa e curiosidades sobre desenvolvimentos de filmes como toy story.
Uma leitura exploratória, cativante e cheia de surpresas!

Heloisa Motoki 23/01/2021

Histórias, Liderança, trabalho em equipe e curiosidades
O livro traz histórias dos bastidores da Pixel, exemplo de liderança e trabalho em equipe e a curiosidade de vários filmes, a gente se vê dentro do filme de como foi pensado, o que mudou, o que usaram como treino para retratar, o que queriam atingir e o que atingiram.

E no final conta a passagem de Steve Jobs, sua participação , considerações até sua vivência na Pixel antes de falecer.

Maree 20/04/2024

5/5
Esse livro conta a história do desenvolvimento da Pixar, e até os momentos atuais?
É muito inspirador a história e o livro fez com que cada vez mais da vontade de trabalhar lá kkkkkk?
Ele me ensinou que no mundo existe pessoas com infinitas ideias e escutar a ideia de outros não é algo ruim, trabalharem em grupo e deixar todos se soltarem e trabalharem sua criatividade dando oportunidade para todos em uma equipe é excelente? trabalhar em equipe é todos estarem juntos nessa e trazerem suas ideias sem serem excluídos e menosprezamos?
Sempre fui uma pessoa que fazia tudo do meu jeito mas ao poucos estou me soltando e lembrando que todos precisam de oportunidades e de crescer e aprender a gostar da ideia dos outros e trabalharmos juntos sem impedir ninguém?
Nesse livro eu errei muito antes de começar a ler mas dps que li eu consegui tirar muito lição que deveria ter visto antes

@julendoporai 18/01/2021

Uma aula sobre criatividade!
Esse livro é uma aula sobre criatividade com quem entende e muito do assunto: um dos fundadores da Pixar. Ele aborda também a história da Pixar e seus personagens e também traz muitos exemplos reais e práticos. Especialmente interessante ver a perspectiva do autor sobre Steve Jobs. Recomendo muito a leitura!

MauricioTiso 15/07/2019

Uma viagem na montanha-russa
Ed Catmull generosamente nos presenteia com uma incrível história de construção e realização de um sonho e que, como consequência, entrega lições profundas sobre liderança e inovação.

Abordando aspectos como pessoas, imprevisibilidade, cultura e obstinação, o autor traz os conceitos dentro de histórias reais o que facilita muito a absorção do conceito e a comparação com o dia a dia corporativo.

Outro bônus e uma nova visão sobre a genialidade de Steve Jobs e como lidar com uma pessoa visionário que reconhecidamente tem dificuldade de se comunicar com o mundo em sua volta.

A leitura é muito fluida e consistente, cheia de exemplos e a abordagem dos conceitos são muito acessíveis.

Recomendo à todos que queiram se inspirar para transformar seus negócio e suas vidas.

Ju 21/11/2020

Criatividade e cultura organizacional, deu match
O melhor livro que já li até agora sobre criatividade e cultura organizacional. Mesmo as histórias se tratando de uma indústria de animação, é impossível não transportar várias situações para o próprio ambiente de trabalho ou a própria vida. Fora que para mim, uma fã de animações, poder enxergar um pouco dos bastidores de grandes filmes, foi incrível.

Bruna3810 21/11/2020

Me fez sentir nostálgica do início ao fim, em cada citação das animações que compuseram minha infância. Pixar, Disney, Apple, LucasFilms, outras grandes empresas e, consequentemente, grandes empresários são o foco dessa obra, trazendo algumas dezenas de aprendizados e reflexões sobre uma boa gestão.

?O imprevisível é o terreno em que ocorre a criatividade?.

Lais.Sales 16/02/2023

Vou começar dando cinco estrelas para esse livro, apesar que no começo eu senti que a leitura foi um pouco mais maçante. Não que era uma leitura ruim, mas porque abordava assuntos dos quais eu não entendo, como, computadores, tecnologias, software (..)
Conforme fui avançando foi ficando muito bom, e consegui tirar muitas dicas valiosas, lições e aprendizados.
Para quem não sabe, o livro conta a história da Pixar, em como ela partiu de um sonho, até se tornar o que é hoje, e gente, foram muitos altos e baixos, mas a persistência deles foi tremenda e de se admirar. Ed nos ensina com detalhes em como gerenciar empresas, como lidar com pessoas, resolver problemas, ser criativo, acreditar em si mesmo e nas suas ideias, e mais ainda, nos mostra os segredos do gerenciamento da Pixar, o que levou a empresa a ter sucesso e como cada funcionário é ÚNICO e IMPORTANTE.
Aborda a fusão com a Disney animation, o porque desse acontecimento, a reação dos funcionários de ambas empresas, o que mudou no gerenciamento a partir disso e o que permaneceu igual. Enfim, tem uma homenagem linda ao Steve Jobs que me fez chorar, pois você percebe uma mudança muito significativa no comportando dele após ter investido e comprado a Pixar lá atrás, a convivência e se tornar amigo dessas pessoas foi o amolecendo. Não quero dar spoiler, mais é bonito demais ver essa transformação.

Nat 17/10/2021

Instigante
É um livro que superou minhas expectativas, fiquei impressionada com a trajetória contada pela história. Definitivamente é uma leitura que inspira, impressiona, leve e que te deixa curioso. Minha admiração pela empresa aumentou ainda mais depois desse livro. Recomendo!

Dalves 22/12/2018

Trata de muitas questões presentes no dia a dia do mundo corporativo, dando mais atenção às barreiras que existem e que impedem o afloramento da criatividade.

Através de exemplos reais, Catmull tenta descrever as diferentes estratégias que foram necessárias para que a Pixar crescesse e amadurecesse como companhia, porém preservando os traços da sua cultura criativa.

Como é de se supor, não se trata de uma aventura, ponto pelo qual alguns capítulos podem parecer levemente desconexos ou repetitivos. Contudo, dentro da proposta na qual o livro se insere, acho que cumpriu muito bem o papel.

Por fim, gostei bastante da parte destinada ao Steve Jobs.

Fernanda Araújo 23/01/2019

Fantástico
A persistência pode te levar a realizar coisas "impossíveis". Acreditar em seus sonhos e ir em busca das suas metas com todo o seu coração e a sua garra é o que te faz ser uma pessoa de sucesso. Muitas vezes você levará um NÃO na cara, mas isso não deve ser motivo para você desistir.
Buscar sempre pessoas mais inteligentes que você é essencial, mesmo que isso possa soar como uma ameaça às vezes. Muitos irão te dizer que está louco (a), mas não escute essas pessoas, procure estar sempre com aqueles que apoiam e ajudam a desenvolver a sua "loucura".
Um ambiente divertido e relaxante é sempre essencial para o desenvolvimento da criatividade e ideias inovadoras que te trarão sucesso, ouça todas as sugestões com atenção, ainda que elas possam te ferir um pouco, serão sempre importantes para ajudá-lo (a) a enxergar pequenos problemas ocultos aos seus olhos que, se não resolvidos a tempo, podem te levar à ruína.
Estas são algumas das reflexões que o livro "Criatividade S.A." traz para os leitores. Indico esta leitura para todos aqueles que têm o seu próprio negócio ou estão pensando em abrir o seu. Indico também aos professores, embora seja um livro de negócios ele contém ideias fantásticas para dinâmicas nas aulas. É ainda uma sugestão para aqueles que estão desanimados, perdidos na vida, sem conseguir encontrar o seu caminho, é uma obra motivadora que nos faz ter vontade de voltar a viver com todo o gás.
Fica a dica do mês de Janeiro 😘