Criatividade S.A.

Criatividade S.A. Ed Catmull...

Resenhas - Criatividade S.A.

Fernanda Araújo 23/01/2019

Fantástico
A persistência pode te levar a realizar coisas "impossíveis". Acreditar em seus sonhos e ir em busca das suas metas com todo o seu coração e a sua garra é o que te faz ser uma pessoa de sucesso. Muitas vezes você levará um NÃO na cara, mas isso não deve ser motivo para você desistir.
Buscar sempre pessoas mais inteligentes que você é essencial, mesmo que isso possa soar como uma ameaça às vezes. Muitos irão te dizer que está louco (a), mas não escute essas pessoas, procure estar sempre com aqueles que apoiam e ajudam a desenvolver a sua "loucura".
Um ambiente divertido e relaxante é sempre essencial para o desenvolvimento da criatividade e ideias inovadoras que te trarão sucesso, ouça todas as sugestões com atenção, ainda que elas possam te ferir um pouco, serão sempre importantes para ajudá-lo (a) a enxergar pequenos problemas ocultos aos seus olhos que, se não resolvidos a tempo, podem te levar à ruína.
Estas são algumas das reflexões que o livro "Criatividade S.A." traz para os leitores. Indico esta leitura para todos aqueles que têm o seu próprio negócio ou estão pensando em abrir o seu. Indico também aos professores, embora seja um livro de negócios ele contém ideias fantásticas para dinâmicas nas aulas. É ainda uma sugestão para aqueles que estão desanimados, perdidos na vida, sem conseguir encontrar o seu caminho, é uma obra motivadora que nos faz ter vontade de voltar a viver com todo o gás.
Fica a dica do mês de Janeiro 😘

Michael.Oliveira 14/02/2019

O Livro que eu queria ter lido bem antes
Um dos melhores livros sobre criatividade (e também sobre enfrentar bloqueios criativos) que já li. Me fez descobrir bastante coisa principalmente da indústria de animação como um todo. Saber como grandes empresas como Disney e Pixar trabalham juntas é incrível. E entender como a mente desse gênio que é Ed Catmull é sem palavras.

Pipoca Nerd 07/10/2019

Resenha de Livro Criatividade S.A. | Melhores Momentos de Toy Story 1, 2 e 3
Veja a Resenha de Livro Criatividade S.A. e relembre os melhores momentos dos filmes de Toy Story

Criatividade S.A. foi considerado o melhor livro sobre negócios do ano pela revista Forbes. E não é à toa. Ed Catmull, sócio fundador da Pixar, revela com bastante honestidade, todas as dificuldades e desafios que ele e diversos animadores enfrentaram desde o início da animação em computador, onde nenhuma empresa tinha interesse de investir, até o momento da Pixar se tornar reconhecida mundialmente. O que torna o livro tão interessante é que o autor não tem medo de reconhecer os erros da empresa e quais foram os caminhos para tentar acertar. Ele inclusive estimula o erro, reconhecendo que mais cedo ou mais tarde, todos nós fracassamos. E quanto antes a gente fracassa, melhor. Porque estamos mais perto de acertar.

O livro também se destaca pela forma que lida com a Gestão de Pessoas. Veja algumas opiniões do autor sobre isso:

“E desde então formulei uma política de tentar contratar pessoas mais inteligentes do que eu. Os retornos óbvios de pessoas excepcionais são que elas inovam, superam-se e, em geral, fazem com que sua empresa – e você por extensão – pareça melhor”.

“Dê uma boa ideia a uma equipe medíocre e ela irá estragá-la. Dê uma ideia medíocre a uma grande equipe e ela irá corrigi-la ou oferecer uma coisa melhor. Se você puder ter a equipe certa, então terá as ideias certas”.

Outra coisa interessante é ver como o processo de animação digital evoluiu, pois o livro cita os filmes realizados desde o início, a maioria disponíveis no YouTube, para que o leitor possa acompanhar.

Mas além de um livro de negócios, vemos um livro sobre processo criativo. É muito interessante observar como as ideias de filmes como Toy Story, Up, Wall-E e Procurando Nemo eram originalmente e como se tornaram com o aprimoramento da equipe.

Apesar de demonstrar vários exemplos do modelo de negócios da empresa, Ed Catmull diz o tempo todo que é contra fórmulas prontas e que a melhor maneira de desenvolver uma empresa é procurar entender o que se aplica melhor à sua empresa, manter-se sempre o estado de observação e não ter medo de errar.
Vamos ver agora um TOP 5 de cenas marcantes dos filmes de Toy Story. O primeiro filme de Toy Story foi o primeiro longa-metragem da empresa, e se tornou seu carro-chefe, uma obra memorável que faz parte da história do cinema.
A Revolta dos Brinquedos contra Sid, o vizinho de Andy que destruía brinquedos
A música “You Got a Friend in Me”, que abre o primeiro filme e se tornou tão famosa que fez parte dos outros filmes e concorreu a diversos prêmios
3. Os brinquedos disfarçados de cone, causando a maior confusão no trânsito e garantindo risadas
4. A história de como Lotso, o ursão de pelúcia que é o vilão da história, perdeu sua dona, consegue arrancar lágrimas. É de cortar o coração!
5. A cena em que Andy doa seus brinquedos para uma garotinha também é emocionante. Ele brinca com todos, relembra a importância de cada um. E ainda diz que Woody “nunca vai desistir de você”. É emocionante ouvir isto, depois de tudo que vimos Woody fazer para estar com Andy e fazê-lo feliz.

site: http://pipocanerd.com/cinema/resenha-de-livro-criatividade-s-melhores-momentos-de-toy-story-1-2-e-3/

Marlon.Roth 26/11/2019

Um livro sobre a verdadeira forma de liderar
Ed apresenta sua experiência e ponto de vista de como liderar uma equipe com sensatez, prudencia e principalmente com formas de simplificadas e reais de como fazer

Natyzilla 28/05/2020

Livro que todos deveriam ler
Fiquei surpresa com o que encontrei nesse livro. Senti como se ele conversasse comigo, como se soubesse o que eu penso e sinto. Sendo parte da cultura criativa, me senti reconfortada por várias das palavras proferidas pro Ed Catmull, em como manter o foco e não deixar que nossos erros e fracassos nos definam.

Alfredo 26/10/2020

Excelente leitura!
Curiosidades da Pixar e Disney Animation com várias dicas de gestão.

LaLa219 16/11/2020

Muito interessante e fácil de ler. Acredito que consegue agregar conhecimento para muitos.

mateusagroecologia 09/02/2021

A cultura criativa
Ed Catmull aborda como foi o desenvolvimento da cultura criativa em que trabalhou para gerir tanto na Pixar como na Disney Animation e os desafios, dificuldades, problemas e obstáculos ao seu desenvolvimento e implementação.

Inicialmente explica como foi o início da construção da Pixar e como o seu objetivo pessoal, desenvolver uma animação em longa metragem inteiramente construído através de computação gráfica, estivera intrinsecamente ligado ao futuro da empresa e de seus sócios, John Lasseter e Steve Jobs.

Criatividade é debatida do ponto de vista de resolução de problemas aos quais todos nós, seres humanos, enfrentamos ao longo de nossas vidas pessoais e profissionais. Assim, trabalhar para criar e implementar uma cultura criativa na qual os funcionários de uma empresa ou organização tenham autonomia para arriscarem e cometerem erros é fundamental para evitar bloqueios criativos.

O autor cita como alguns problemas e desafios que empresas enfrentam podem ser uma excelente oportunidade de aprendizagem, quando bem aproveitada, ou até mesmo uma catástrofe para o futuro da organização caso não seja bem gerida.

Debates a respeito de hierarquia, responsabilidade, medo, fracasso, sinceridade e franqueza, permeiam a trajetória de Ed Catmull na gerência e como esses conceitos podem afetar significativamente uma cultura criativa, sejam incentivando-a ou até mesmo eliminando-a.

Uma gerência excessivamente controladora esquece que na vida, por simplesmente ser a vida, aleatoriedades podem e irão acontecer. O papel de uma gerência que quer desenvolver a criatividade dos seus colaboradores deve focar sua atenção na busca de problemas aos quais não consegue enxergar.

Livro bastante interessante que tenho interesse em relê-lo futuramente. Para quem trabalha

Stella Moraes 23/09/2021

Por dentro da Pixar!
Por mais que o livro seja destinado a falar sobre criatividade, tenho certeza que os fãs da Pixar vão gostar ainda mais desse livro.

Ao longo das páginas, Ed conta um pouco da sua história e do surgimento da Pixar entre trancos e barrancos até ser a grande empresa que é hoje.

No entanto, achei que no meio do livro os ensinamentos de criatividade e como se manter criativo ficam repetitivos.

De qualquer forma, é um bom livro sobre negócios, criatividade e sobre a Pixar, com participação mais do que especial de Steve Jobs e sua importância para a Pixar ser o que é hoje.

Millene 13/10/2021

Comecei esse livro sem ter lido antes então achei que seria só sobre a história da Pixar, e até que é sim mas é mais pro lado dos negócios e não tem como falar de um sem o outro.

Eu fiquei muito admirada como a Pixar funciona, da pra ver que quem trabalha lá é porque ama o que faz e como os fundadores querem sempre melhorar ela.

Eu não tenho uma empresa então não sei se algum dia vou usar as técnicas mostradas aqui mas é legal saber que uma liderança pode funcionar de outro modo além do tradicional.

Além disso, eu adorei saber como as histórias foram criadas e curiosidades sobre as montagens das animações.

Depois de ler esse livro, fui ver Toy Story e foi incrível ver os nomes nos créditos e saber quem era quem na produção

Carol 17/10/2021

A história da Pixar
Livro interessante, o autor Ed Catmull nos conta sobre sua trajetória de vida desde a época da faculdade de computação gráfica até virar presidente da Pixar e da Disney Animation. Durante a narração da história ele também engloba aspectos que considera importantes para a direção e gestão de uma empresa. Achei legal as partes que ele conta sobre Steve Jobs e quão valiosa foi sua pessoa para a evolução da Pixar.

Elaine 21/02/2022

Ótima leitura, cheia de dicas valiosas para incluirmos em nossas vidas.
Muito bom saber como grandes empresas gerenciam pessoas!

Andressa.Ellen 26/02/2022

Um livro para amantes da criatividade, líderes e empreendedores! Confesso que demorei a ler por ser um livro com textos muito longos que, apenas em alguns pontos, pareceu maçante. Mas a forma como os bastidores é apresentado e as soluções de várias situações diferentes é discutida, você fica preso ao livro, emocionado e, se você gosta de animação, arrepiado!

bella 15/11/2022

É um livro muito bom pra quem faz administração ou qualquer outra coisa relacionada com gestão de pessoas, mas também é ótimo para pessoas criativas.

Além disso, é muito interessante poder saber todo o processo de criação da Pixar e o "backstage" de alguns filmes e personagens.

Vou levar os ensinamentos desse livro pra vida e espero um dia poder trabalhar em um lugar tão agradável quanto o ambiente de lá.